sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prefeitura de João Pessoa inaugura novas instalações de USF no José Américo

Unidade de Saúde fica localizada na Rua Leila Diniz, no bairro José Américo. Investimento é estimado em torno de R$ 500 mil
Cidades | Em 08/11/13 às 17h35, atualizado em 08/11/13 às 17h41 | Por Secom-JP
Divulgação
Unidade de Saúde José Américo
Cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas, nesta segunda-feira (11) com a entrega das novas instalações da Unidade de Saúde José Américo I. O prédio, que foi reformado e ampliado com investimentos de R$ 500 mil, será entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo em solenidade com início às 9h. A Unidade de Saúde fica localizada na Rua Leila Diniz, no bairro José Américo.

“Estamos dando mais um passo rumo à nossa meta de reestruturar a saúde de João Pessoa”, declarou Luciano Cartaxo. “Esta é a sexta Unidade de Saúde que entregamos este ano e que vai possibilitar um atendimento de qualidade para mais de mil famílias. Fico feliz em poder estabelecer as condições necessárias para o fortalecimento da atenção básica e do trabalho preventivo em saúde na nossa cidade”, complementou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a obra demonstra o esforço contínuo da gestão do prefeito Luciano Cartaxo em melhorar a qualidade da saúde do município. “A intenção é disponibilizar serviços que vão além dos remédios e dos exames. Queremos estimular o cuidado e a qualidade de vida com práticas integrativas, prevenção e combate a animais transmissores de doenças”, destacou.

A USF José Américo também terá atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade. “O objetivo é efetivar o controle social”, ressaltou o secretário.

Na unidade ainda serão desenvolvidas ações como acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território. Outros serviços são ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças e o acompanhamento de todas as faixas etárias, o que também ocorre em áreas temáticas, como a hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção ao câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

Empresa norte-americana fabrica primeira pistola de metal em impressora 3D do mundo

Arma disparou mais de 50 tiros durante testes e não apresentou problemas
Ciência e Tecnologia | Em 08/11/13 às 14h43, atualizado em 08/11/13 às 14h55 | Por Redação, com The Verge
Reprodução/Internet
Primeira arma do planeta impressa em 3D
Uma companhia norte-americana especializada em serviços de impressão 3D anunciou que imprimiu a primeira pistola de metal do planeta. A arma é bem semelhante aos modelos já conhecidos e, durante os testes, realizou mais de 50 disparos sem apresentar problemas.  
De acordo com a empresa que desenvolveu a pistola, o processo de fabricação não é tão simples como alguns podem achar pelo fato de envolver impressão 3D. Segundo a companhia, a fabricação de cerca de 30 componentes da pistola envolve também o processo de sinterização por laser – algo que não pode ser feito em qualquer lugar.  
Em entrevista ao site The Verge, o representante de marketing da empresa, Scott McGowan, afirmou que o objetivo não era tornar mais acessível a produção de pistolas, mas sim chamar a atenção para o potencial da tecnologia de impressão 3D, que serve para muito mais do que simplesmente imprimir brinquedos de plástico. 
Assista ao teste da primeira pistola impressa em 3D do planeta:

Atleta paraibana sofre trauma no braço em competição e morre após quatro paradas cardíacas

Vitória Quécia reside no bairro de Mangabeira, com a família, e foi socorrida para o hospital após sentir dores musculares
Cidades | Em 08/11/13 às 09h19, atualizado em 08/11/13 às 17h42 | Por Pollyana Sorrentino
Reprodução/Arquivo Pessoal/Twitter @jamillysarah 12
Vitória Kécia Chaves Faustino
Uma adolescente, lutadora de Greco-romana, morreu na noite desta quinta-feira (7), no Hospital Ortotrauma, localizado na Zona Sul, de João Pessoa. Vitória Kércia Chaves Faustino, 16 anos, foi socorrida à unidade de saúde, por volta das 10h, no entanto, após quatro paradas cardíacas, ela não resistiu e morreu no final do dia.
Vitória Kércia reside no bairro de Mangabeira com a família e foi socorrida para o hospital após sentir dores musculares no braço, parte do corpo em que levou uma forte pancada no último final de semana, durante competição na 6ª Etapa do Torneio da Juventude de Luta Olímpica, ocorrido em Manaus (AM).
Mesmo sofrendo o trauma durante a competição, a jovem conquistou a medalha de prata na categoria até 60kg. Após o campeonato, Kércia retornou para João Pessoa. Na manhã desta quinta-feira (7), ela passou mal e foi encaminhada pela mãe ao hospital, onde foi prontamente atendida e encaminhada a ‘unidade vermelha’, setor de urgência do Trauminha.
Vitória lutava Greco-romana
Foto: Vitória lutava Greco-romana
Créditos: Reprodução/Facebook
Logo após a chegada na casa de saúde, a adolescente teve a primeira parada cardíaca e foi atendida por uma equipe médica. Após controle de seu estado de saúde durante todo o dia, a atleta teve outras três paradas cardíacas no período da noite, no entanto, não resistiu e morreu.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Ortotrauma, não há informações sobre o que teria causado a morte de Vitória Kércia. O corpo da lutadora foi encaminhado à Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa (Gemol), onde passará por necropsia para constatação da causa da morte da atleta.

Vitória e seus amigos lutadores
Foto: Vitória e seus amigos lutadores
Créditos: Reprodução/Facebook

Paraibano e a esposa são assassinados no Paraná; bebê de sete meses fica ferido

Além do bebê, o irmão do rapaz e outra criança de 13 anos também foram atingidos pelos disparos; homem trabalhava como frentista em Curitiba e era natural de Cajazeiras
Polícia | Em 08/11/13 às 12h05, atualizado em 08/11/13 às 17h38 | Por Redação com RIC TV/Record Curitiba/PR
Reprodução/RIC TV/Record Curitiba/PR
Motivos ainda são desconhecidos
Um frentista paraibano e a mulher dele foram assassinados a tiros na noite dessa quinta-feira (7), em Curitiba no Paraná. O irmão do rapaz e duas crianças, um bebê de sete meses e uma menina de 13, ficaram feridos.
Segundo informações da polícia, a família estava em um carro quando foi abordada por um grupo de homens armados com duas pistolas. Os atiradores fecharam o automóvel das vítimas e efetuaram uma série de disparos no momento em que elas passavam pela Rua Francisco Derrosso no bairro Alto Boqueirão, na Zona Sul de Curitiba.
José Ailton Mangueira Rodrigues, 23 anos, era quem dirigia o carro. Ele e a esposa, Camila Costa Vieira Santos, 27, morreram na hora. Camila estava no banco traseiro e segurava no colo o filho do casal, uma criança de sete meses que ficou ferida com estilhaços dos tiros. A irmã dele, uma menina de 13 anos, fruto de outro relacionamento de Camila, e o irmão de José Ailton, Jeferson Harle Mangueira Rodrigues, 19, também foram baleados e depois do socorro, levados para Hospital Evangélico, onde foram atendidos e não correm risco de morte. O motivo dos crimes ainda é investigado pela polícia e os responsáveis fugiram.
José Ailton trabalhava como frentista em Curitiba/PR e a mulher era dona de um comércio de roupas usadas. Ele era natural de Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba e o corpo foi transferido para a cidade paraibana, onde ocorre o sepultamento.
Os parentes que sobreviveram ao ataque e que podem prestar depoimento serão ouvidos pela polícia logo depois que deixarem o hospital.

Sargento da Polícia Militar reage a assalto e atira em adolescente de 17 anos

Segundo o sargento, nas proximidades do viaduto Sonrisal, dois homens em uma moto se aproximaram e anunciaram o assalto
Polícia | Em 08/11/13 às 08h33, atualizado em 08/11/13 às 10h10 | Por Redação
Reprodução/ Bayeux Jovem
Adolescente foi atingido pelos disparos
Um sargento da Polícia Militar, reagiu a um assalto e acabou atirando em um adolescente de 17 anos na noite dessa quinta-feira (07), no bairro do Cristo Redentor (Zona Sul da Capital). O PM seguia o carro de sua esposa em uma moto, poucos metros atrás, quando foi abordado pelos bandidos.
Segundo informações do próprio oficial, nas proximidades do viaduto Cristo Redentor (Sonrisal), dois homens em uma moto se aproximaram e anunciaram o assalto. Sua esposa não percebeu a ação dos bandidos e seguiu seu trajeto. O policial encostou sua moto quando um dos homens pediu para que o comparsa o revistasse.
Temendo ser identificado, o policial conta que correu, e um dos bandidos começou a disparar. O sargento revidou atingindo um dos acusados que é menor de idade.
O adolescente foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa, onde segue sob custódia. Segundo o boletim do Hospital, seu estado de saúde é considerado regular.
Adolescente foi atingido pelos disparos
Foto: Adolescente foi atingido pelos disparos
Créditos: Reprodução

Delegados da Polícia Civil da Paraíba podem entrar em greve nesta segunda-feira

De acordo com o presidente da Adepdel, Cláudio Lameirão, o indicativo está relacionado a uma decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba
Polícia | Em 08/11/13 às 13h09, atualizado em 08/11/13 às 18h53 | Por Pollyana Sorrentino
Internet
Cláudio Lameirão - Presidente Adepdel
Os delegados da Polícia Civil da Paraíba podem entrar em greve a partir desta segunda-feira (11), segundo informou, através de nota, nesta sexta-feira (8), a Associação de Defesa das Prerrogativas do Delegado de Polícia da Paraíba (Adepdel).
De acordo com o presidente da Adepdel, Cláudio Lameirão, o indicativo está relacionado a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), que teria publicado na última terça-feira (5), uma autorização que permite aos juízes do Estado a receberem Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), confeccionados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Essas atribuições são do Delegado de Polícia. A PRF deve patrulhar rodovias e não produzir inquéritos policiais”, ressaltou Lameirão. Atualmente, a Paraíba conta com pelo menos 300 delegados. Eles estão sendo convocados pela Adepdel, a participar na próxima segunda-feira (11), de uma assembleia a partir das 11h, na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. 
“Vamos deliberar para o indicativo de greve e também pela elaboração de um ofício a todas as autoridades da Polícia Civil e Federal, no sentido de abrir inquérito policial para apurar possível crime de usurpação de função pública, bem como, provocar Ministério Público para entrar com ações de improbidade administrativa”, concluiu o presidente.
NOTA A ADEPDEL
A Associação de Defesa das Prerrogativas do Delegado de Polícia da Paraíba, vem, por meio desta, EXTERNAR MANIFESTA E TOTAL IRRESIGNAÇÃO com a Recomendação número 05 de 2013 da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba, publicada no Diário de Justiça de 06 de Novembro de 2013, por entender que as atribuições dos Delegados de Polícia foram afrontadas e desrespeitadas, além de ir de encontro à legislação vigente, em especial da lei 12.830 de 2013.
Os Delegados de Polícia Civil foram atingidos no seu íntimo, pois vêm empregando suas atividades com louvor, conquistando reconhecimento na sociedade, como consequência das grandes operações realizadas e sucessivas leis que lhe asseguram autonomia, a exemplo da mencionada lei 12.830 de 2013. Diante da total insatisfação com a Recomendação 05 de 2013, a ADEPDEL convoca todos os DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA para comparecerem à Secretaria de Segurança, no dia 11 de Novembro de 2013, às 11 horas, para fazer as seguintes deliberações:
1- GREVE; 
2- SUSPENSÃO DAS OPERAÇÕES COM A PRF e outras Instituições, salvo no tocante à POLÍCIA FEDERAL; 
3- FISCALIZAÇÃO E AUTUAÇÃO, MEDIANTE INQUÉRITO POLICIAL, DE POSSÍVEIS USURPAÇÕES DE FUNÇÕES; 
4- RETIRADA DA POLÍCIA CIVIL DO PROGRAMA BRASIL MAIS SEGURO, DO GOVERNO FEDERAL;
5-  RETIRADA DA POLÍCIA CIVIL DA CÂMARA DE ARTICULAÇÃO COM O JUDICIÁRIO.
João Pessoa, 08 de Novembro de 2013.
Cláudio Marcos Romero Lameirão
Presidente da ADEPDEL.

Polícia prende acusados de matar vigilante do Fórum de Bayeux

Segundo delegado, dupla formada por um adolescente e por jovem de 18 anos queria acertar contas com outro rapaz e bala atingiu vigilante acidentalmente
Polícia | Em 08/11/13 às 15h31, atualizado em 08/11/13 às 17h09 | Por Assessoria de Comunicação
Internet
Foto ilustrativa
A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (8) dois acusados de assassinar a tiros, no mês de setembro, em Bayeux, o vigilante do Fórum local Léo Jaime do Nascimento, de 27 anos. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Reinaldo Nóbrega, a dupla formada por um adolescente de 17 anos e por Josué Davi dos Santos, 18 anos, teria ido ao bairro de São Bento em Bayeux acertar contas com outro rapaz, que no momento do crime conversava com Léo Jaime em frente de casa.
Vários tiros foram disparados e um atingiu o vigilante no peito. “O alvo não era o Léo Jaime. A pessoa que iria ser assassinada era outra. Nessa articulação criminosa o vigilante foi morto por engano”, disse o delegado.
Depois do crime, a dupla se desfez da arma e se escondeu. A polícia começou com as investigações e com ajuda popular conseguiu chegar aos dois acusados. O adolescente foi apreendido em casa e Josué Davi perto de sua residência, no mesmo bairro do local em que o vigilante foi assassinado.

O adolescente segue para o CEA e o Josué para o presídio de Bayeux, onde. Os dois ficam à disposição da Justiça.

Criança de 11 anos pode estar envolvida em assalto a posto de combustível

Na ação, foram levados R$ 300 e um celular. Crime está sendo investigado pela polícia
Polícia | Em 08/11/13 às 15h34, atualizado em 08/11/13 às 18h07 | Por Redação
Divulgação
Imagem Ilustrativa
A policia de Campina Grande investiga a participação de uma criança de apenas 11 anos em um assalto a mão armada, a um posto de combustível da cidade, na noite desta quinta-feira (7). O tenente-coronel Souza Neto afirmou que a participação do menor ainda é apurada.
De acordo com as imagens realizadas pelo circuito câmeras de segurança, o posto foi assaltado por um homem e uma criança, ambos em uma moto. O homem utilizava um colete de moto-táxi, já a criança estaria armada com um revólver, na traseira do veículo. Funcionários do posto de combustível relataram aos policiais que a dupla levou R$ 300 em espécie e um celular.
Souza Neto confirmou ainda que os policiais continuam realizando buscas para tentar identificar os acusados

Polícia prende dupla suspeita de planejar homicídio em João Pessoa

Um dos acusados já cumpriu pena por tráfico de drogas
Polícia | Em 08/11/13 às 17h00, atualizado em 08/11/13 às 17h09 | Por Assessoria de Comunicação
Internet
Foto ilustrativa
Policiais da Unidade de Polícia Solidária (UPS) da comunidade Bola na Rede, em João Pessoa, podem ter evitado um homicídio, na manhã desta sexta-feira (8), ao interceptarem uma moto com dois suspeitos que estavam com uma arma. A ação aconteceu no Acesso Oeste, na entrada do Alto do Mateus. Na garupa, foi apreendido um adolescente de 16 anos que revelou aos policiais que iria matar um homem, no mesmo bairro.

Segundo informou o sargento Jonas Pompilo, a viatura fazia rondas no local quando desconfiou da atitude da dupla, que passou em uma moto de 300 cilindradas em alta velocidade. “Nós perseguimos os dois até a Ilha do Bispo, onde eles caíram da moto e com o adolescente conseguimos apreender a arma, um revólver calibre 38, com quatro munições intactas que, segundo o jovem, serviria para matar o homem”, contou.

Os suspeitos foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma, onde estão internados sob custódia policial. O piloto da moto era o ex-presidiário Orlean de Souza Rodrigues, 32, que já cumpriu pena por tráfico de drogas. O veículo estava com restrição de roubo e logo que os dois receberem alta serão encaminhados até a Delegacia da Polícia Civil.

O coordenador das UPS de João Pessoa, capitão Kelton Pontes, adiantou que as Unidades de Polícia Solidária foram fortalecidas com a implantação dos quadrantes de polícia preventiva. “Elas garantem maior cobertura policial, com o aumento do número de rondas e abordagens, que evitam crimes como esse que poderia ter acontecido no Alto do Mateus, caso os dois não tivessem sido interceptados pela ação policial”, apontou.

PC acha mais 200 quilos de maconha e apreensão chega a quase 1 tonelada, no Cariri

Droga foi achada embaixo de um pé de umbuzeiro, próximo sítio Generoba, onde foi descoberto, na semana passada uma plantação com 200 mil pés de maconha
Polícia | Em 08/11/13 às 17h46, atualizado em 08/11/13 às 18h49 | Por Redação
Cariri Ligado
Droga é encontrada em Monteiro
A Polícia Civil encontrou nesta sexta-feira (08) mais de 200 quilos de maconha abandonadas dentro de uma mata fechada, no município de Monteiro, a 303 km de João Pessoa, no Cariri paraibano. O entorpecente estava armazenado em cerca de 20 sacos. Essa é a segunda apreensão da droga feita no local em menos de 15 dias que já somam 870 quilos de maconha encontrado pela polícia.
A droga foi achada embaixo de um pé de umbuzeiro, próximo sítio Generoba (zona rural de Monteiro), onde foi descoberto, na semana passada, uma plantação com 200 mil pés de maconha em um terreno com cerca de 10 hectares. 
A diligência, de acordo com a Polícia Civil, foi realizada com o objetivo de concluir a operação iniciadas no último dia 30, que além de descobrir a plantação, apreendeu 670 quilos de maconha armazenadas em sacola, além de uma espingarda calibre 12 e munições de fuzil.
A polícia já iniciou inquérito de investigação para descobrir os responsáveis pela plantação e posse da drogas e prendê-los.
O Grupo Tático Especial – GTE da 14ª DSPC em Monteiro iniciou investigação no local há cerca de três meses. O trabalho é coordenado pelo delegado Yure Givago.

Rebelião em cadeia pública da Paraíba termina com três presos feridos

O tenente Florestan Ferreira, do 10º BPM, informou que cerca de 45 presos reivindicavam melhorias na unidade prisional e a revisão de pena
Polícia | Em 08/11/13 às 20h34, atualizado em 08/11/13 às 20h59 | Por Hyldo Pereira
Gilmar Batista
Presos exigiam a presença da imprensa
Detentos da cadeia pública da cidade de Areia, no Brejo paraibano, fizeram uma rebelião na tarde desta sexta-feira (8). De acordo com informações da instituição penal, três presos ficaram feridos. A Polícia Militar e agentes carcerários que estavam no local no momento da rebelião conseguiram conter os presos de forma pacífica. O motim começou por volta das 14h30 e terminou as 20h00. 
O tenente Florestan Ferreira, do 10º BPM, informou que cerca de 45 presos reivindicavam melhorias na unidade prisional e a revisão de pena. Os rebelados exigiam a presença do juiz da comarca local para discutir sobre a progressão das condenações. Os presos solicitaram a presença da imprensa.
“Celas foram destruídas, cadeados quebrados e os presidiários ocuparam o pátio central e a cozinha. Durante o tumulto, cinco presos, que estavam no isolado e acusados de estupros, foram feitos reféns”, disse o policial.
As péssimas condições das instalações o banho de sol foram uns dos principais motivos que desencadearam o tumulto.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, não houve nenhum confronto direto entre detentos e policiais. Três detentos acusados de estupros foram espancados pelos colegas de cela e atendidos pelas equipes médicas que estavam na cadeia.
Presos rebelados conversando com a imprensa
Foto: presos rebelados em negociação com a PM
Créditos: Gilmar Batista