sábado, 26 de outubro de 2013

Sine-JP recebe currículos para operador de telemarketing

Neste ano, já foram gerados 2.032 empregos por intermédio do órgão
Economia | Em 26/10/13 às 10h59, atualizado em 26/10/13 às 11h02 | Por Redação
Governo da Paraíba
Sine
O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) está recebendo currículos para interessados em trabalhar como operador de telemarketing para aumentar seu banco de profissionais. Neste ano, já foram gerados 2.032 empregos por intermédio do Sine-JP, sendo 1.600 apenas nesta área (78,7% do total). No ano que vem, as contratações para operador de telemarketing devem seguir em alta, com a instalação de uma segunda empresa de call center na cidade, a Contax, que vai gerar três mil empregos.
“Quando a empresa estiver pronta para funcionar, o Sine-JP terá um acervo grande de currículos de pessoas interessadas em trabalhar em call center”, afirmou a coordenadora do Sine-JP, Ludmila Carvalho. O representante do Grupo Contax, Wanderley Mariz, acredita que João Pessoa tem um grande potencial para se tornar um polo na indústria de atendimento por contar com uma mão de obra jovem e qualificada. “Queremos iniciar a nossa operação já no primeiro semestre de 2014", disse ele.
Ludmila Carvalho avisou que o perfil ideal para a função de operador de telemarketing é o de um profissional com boa comunicação, que saiba trabalhar em grupo e que tenha noções de informática, além do ensino médio concluído. A coordenadora frisou que geralmente estas vagas são disponibilizadas para o público jovem, sendo ideal para quem procura a primeira oportunidade no mercado de trabalho.
Pronatec - Para ter mais chances nas seleções das empresas de call center, Ludmila Carvalho recomendou aos interessados a fazerem o curso para operador de telemarketing oferecido pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Para participar, é só procurar o setor de qualificação do Sine-JP, na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da Praça Antenor Navarro, com atendimento das 8h às 17h.

Operadora confirma procura de turistas portugueses por João Pessoa para temporada de verão

Um dos focos da ação da Embratur em Portugal é trabalhar na capacitação dos agentes de viagem para aumentar o conhecimento acerca dos produtos turísticos brasileiros
Economia | Em 26/10/13 às 11h04, atualizado em 26/10/13 às 11h09 | Por Redação
Reprodução/Baixaqui
Praia Bela, João Pessoa
João Pessoa entrou definitivamente nos roteiros oferecidos pela operadora portuguesa Solférias aos seus clientes das cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, que estão habituados a passar férias no Nordeste brasileiro. A diretora comercial da operadora, Sónia Regateiro, afirmou que a capital paraibana é o novo destino que a Solférias está trabalhando para o inverno (na Europa), cuja comercialização começa no dia 1º de novembro.
A capital paraibana está inserida na brochura de inverno que a Solférias está dedicando ao Brasil e, segundo Sónia Regateiro, já houve alguma curiosidade sobre o novo destino no Nordeste brasileiro. “Os portugueses já estão habituados a vender o Nordeste há muitos anos e, então, é mais uma opção (João Pessoa) para os seus clientes”, afirmou a executiva.
Sónia Regateiro disse que nos dois dias de realização de um roadshow promovido pela Embratur nas três maiores cidades portuguesas (Porto, Coimbra e Lisboa), já havia recebido “imensos pedidos de disponibilidade e orçamentos para João Pessoa. Por isso, a receptividade está enorme”, enfatizou a diretora da operadora, que aposta no sucesso do novo destino.
A executiva disse que João Pessoa está situada a 180 quilômetros de Natal (RN) e a 120 quilômetros de Recife (PE) e, por isso, “dá perfeitamente para fazermos combinados”. Segundo ela, a porta de entrada dos turistas portugueses em João Pessoa vai ser por um destes dois aeroportos, “por onde temos voos diários com a TAP (companhia aérea portuguesa)”.
Roadshow - A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTu), Ruth Avelino, comemorou a informação sobre a grande procura dos agentes de viagens portugueses sobre João Pessoa para a venda de pacotes na alta temporada. A executiva está retornando de Portugal, onde participou de três roadshows promovidos pela Embratur para divulgação em conjunto com as operadoras Exoticoonline e Solférias. “Nossa ação aqui deve ser comemorada pelo trade paraibano, já que está confirmada a presença de muitos turistas portugueses na Paraíba”, disse.
Um dos focos da ação da Embratur em Portugal é trabalhar na capacitação dos agentes de viagem para aumentar o conhecimento acerca dos produtos turísticos brasileiros e suas diversidades. O turista português se encaixa perfeitamente ao que a Paraíba oferece, segundo Ruth Avelino. Os portugueses, na sua maioria (60,3%), fazem sua viagem a lazer relacionada a sol e praia; 20,6% cultura e 15,1% natureza, ecoturismo ou aventura.
Comitiva - Além de divulgar as potencialidades do turismo de lazer na Paraíba, a ação esteve voltada para a apresentação de João Pessoa como um destino de eventos. A presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes, acompanhou a comitiva paraibana, que contou também com as presenças dos executivos dos hotéis Tropical Tambaú (Fernando Souza), Hardman Praia Hotel (Manuelina Hardman) e Mussulo by Mantra (Jairo Oliveira), Michel Targino (Ouro Branco) e da Luck Receptivo João Pessoa, Christiane Pereira

Rio Grande do Norte sofre abalo sísmico de magnitude 3,7

Falha geológica na região motivou os tremores, que são monitorados há pelo menos três anos por um laboratório
Ciência e Tecnologia | Em 26/10/13 às 12h04, atualizado em 26/10/13 às 12h11 | Por Jornal Correio da Paraíba
Reprodução/Skyscrapercity
Cidade fica a 135 km de Natal
Depois de registrar tremores de terra considerados leves nos últimos dois dias, o município de Pedra Preta, a 135 quilômetros da capital Natal, teve ontem) o abalo sísmico mais forte já observado no local, de magnitude 3,7 na escala Richter (que vai até 7). De acordo com o técnico do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Eduardo Menezes, o evento ocorreu pouco depois das 8h (horário local) de ontem em meio a, pelo menos, outros cinco tremores de menor intensidade, e teve epicentro no distrito de Cabeço Preto. Os abalos de anteontem à noite e de quinta-feira foram de magnitude 3.
Menezes explicou que uma falha geológica na região motivou os tremores, que são monitorados há pelo menos três anos pelo laboratório. “Trata-se de uma falha geológica que provoca uma atividade natural para a região. A população já sabe dessas ocorrências, mas o de hoje assustou mais porque, pela magnitude, teve potencial para provocar movimento de telhas e objetos dentro das casas”, disse.
O técnico do laboratório acrescentou que não há como prever novo tremor nos próximos dias, mas enfatizou que “não se pode descartar a hipótese”. Segundo ele, o tremor de hoje foi sentido em vários municípios, incluindo a capital potiguar.

Jovem é assassinado quando andava de bicicleta em Tibiri

Da Redação com Aguinaldo Mota
Jovem é assassinado quando andava de bicicleta em Tibiri
Um homem foi assassinado na noite desta sexta-feira (25) na rua Assis Chateaubriand, no bairro de Tibiri, em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. O corpo da vítima está sem identificação.
De acordo com informações do 7º BPM, o homem vinha em uma bicicleta pela rua quando foi abordado por dois jovens que estavam em uma motocicleta.
O carona teria efetuado vários tiros de pistola contra a vítima. Segundo a Polícia Militar, os disparos atingiram a cabeça do homem, que morreu na hora.
Apesar da movimentação da rua, os moradores disseram que não viram os autores do homicídio. A polícia segue investigando para prender os assassinos.

PMJP paga salários na próxima segunda no ‘Dia do Servidor’

Secom/JP
 PMJP paga salários na próxima segunda no ‘Dia do Servidor’
Como forma de reconhecimento aos servidores municipais pela sua dedicação e eficiência, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza o pagamento dos salários dos funcionários referentes ao mês de outubro, na próxima segunda-feira (28), Dia do Servidor Público. De acordo com o secretário de Administração (Sead), Roberto Wagner Mariz Queiroga, a medida foi uma recomendação do prefeito Luciano Cartaxo, como forma de demonstrar o reconhecimento que a gestão municipal tem pelos seus servidores.
“Geralmente efetuamos o pagamento dos salários nos dois últimos dias úteis do mês, mas neste mês fizemos um esforço e pagaremos em um único dia, justamente no dia em que é comemorado o dia do servidor. O prefeito Luciano Cartaxo demonstra, mais uma vez, que a valorização dos servidores é uma marca de sua gestão a frente da prefeitura”, destacou Roberto Wagner.
Dessa forma, não apenas os servidores aposentados e pensionistas do Instituto Previdenciário Municipal (IPM) da Capital, mas também os servidores lotados nas demais secretarias da administração direta e indireta recebem seus proventos na segunda-feira. Os pagamentos são feitos pelas agências do Banco do Brasil. Nestes dez primeiros meses de gestão, a prefeitura tem realizado o pagamento sempre dentro do mês trabalhado.
Ponto facultativo – Além de receberem seus salários no dia 28, os servidores ainda poderão contar com um feriado prolongado, pois para a data comemorativa, já foi confirmado que o expediente será facultativo. Na última quarta-feira, o secretário Roberto Wagner assinou a portaria que determinou o ponto facultativo. Apesar disso, os serviços essenciais oferecidos pela PMJP estarão mantidos, garantindo o atendimento à população.
Semana do Servidor - A PMJP realizará uma série de atividades dedicadas à Semana do Servidor. Além de um concurso de talentos e de fotografia, campeonatos esportivos e premiações para os servidores que mais se destacaram em 2013, a PMJP também irá oferecer um show na noite de sexta-feira (1º) para os servidores, com a dupla Paulo Sérgio e Daniel e a Banda Tuaregs. ‘A Semana do Servidor – O bom trabalho reconhecido’, será aberta pelo prefeito na quarta-feira, no ginásio do CAM, às 9h.

Grupo cava túnel para roubar cofre de empresa de transportes de valores

Da Redação com Assessoria
Grupo cava túnel para roubar cofre de empresa de transportes de valores da PB
A Polícia Federal descobriu na última quinta-feira (24) um túnel que começava numa casa do Centro de Patos, que seguia da residência até o cofre de uma empresa de transportes de valores. Os mandados de busca e apreensão ocorrem na manhã deste sábado (26).
Conforme o delegado da PF Antônio Glauter, o prejuízo seria milionário. O túnel tinha 80 metros, mas não alcançou o cofre da empresa. Ele afirma que as escavações estavam bastante avançadas e tinham estrutura semelhante ao que foi visto no caso do Banco central em Fortaleza/CE.
O delegado afirma que não tem informações de ter visto algo  semelhante na Paraíba e confirma que este o terceiro caso do tipo no Brasil, seguido pela ocorrência no Ceará e por outra registrada em Porto Alegre/RS.
Policiais federais das unidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa trabalham na ação e as equipes têm o reforço da Polícia Militar no momento da abordagem.
Sacos de areia acumulados depois da escavação
25.10.2013 - 17:42

Quatro são detidos por assaltos na Capital; dois deles não utilizavam armas

Quatro pessoas foram detidas na tarde desta sexta-feira (25) suspeitas de assalto, nos bairros da Torre, área central, e do Bessa, Zona Leste de João Pessoa.

No primeiro caso, dois menores tentaram assaltar uma jovem. Segundo a Polícia Militar, a dupla estava em uma moto e não portava arma de fogo, mas tentou assaltar uma pessoa que caminhava em um das ruas do bairro. A PM fazia rondas pelo local, percebeu o crime e saiu em busca dos dois. Houve perseguição até que eles fossem alcançados pela polícia.

A moto utilizada na tentativa de roubo foi apreendida pelas autoridades. Conforme a PM, a placa do veículo estava dobrada para dificultar a visualização, mas ele não era roubado, estava apenas com o emplacamento atrasado.

Os dois foram levados para a Delegacia do Menor, onde permanecem à disposição da Justiça.

Apesar deles não estarem armados, a orientação permanente da polícia é de que as pessoas não reajam em casos de assaltos.

Na ocorrência do Bessa, outros dois rapazes também foram detidos com duas armas e munições, quando realizavam assaltos naquele bairro.
Portal Correio/Bayeux em Foco
26.10.2013 - 09:51

MEC fará o monitoramento das redes sociais no Enem 2013

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou nesta sexta-feira (25) que o candidato que postar fotos ou mensagens em redes sociais no local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será eliminado. Uma equipe do ministério vai monitorar redes como o Twitter e o Facebook. "No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos", disse Mercadante. O Enem será aplicado amanhã (26) e domingo (27) a mais de 7,1 milhões de candidatos em 1.161 cidades em todo o país.

No exame de 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens na internet, como caderno de provas e do cartão de resposta. Segundo o ministro, foram identificados inclusive aqueles que usavam pseudônimos.

O candidato receberá no local de prova um envelope com lacre para guardar os pertences. Quem estiver com celular, deverá desligá-lo e colocá-lo no envelope, que ficará embaixo da carteira durante toda a prova. "Seremos cuidadosos e rigorosos, não vamos aceitar em hipótese nenhuma a utilização de celular nas salas de aula. Quem tentar seguramente será identificado e prejudicado", disse o ministro.

Além do celular, não é permitido uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos.

A segurança é uma das preocupações do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, as provas deixaram a gráfica de segurança máxima em malotes com lacre eletrônico e GPS, que permite acompanhar o deslocamento da prova e o horário em que os malotes serão abertos.

Depois de impressas, as provas foram guardadas em um galpão do Exército em São Paulo, e posteriormente, nesta semana, foram encaminhadas aos estados. De lá, serão levadas aos locais de prova. O MEC não informa a data ou a hora que ocorrerá o deslocamento. Todo o processo, explica Mercadante, tem o apoio das Forças Armadas, da Polícia Militar, da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal.

O compromisso do MEC, segundo o ministro, é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas. Sobre o monitoramento das redes sociais, Mercadante disse: "Nosso trabalho aqui não é tão eficiente como o do Obama", referindo-se às denúncias de que o governo norte americano tem espionado outros países, como Brasil, Alemanha e França. "Mas é bom. E é uma razão republicana, de preservar o exame. Não queremos espionar a vida de ninguém. Só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos e o sigilo do exame é importante para dar segurança e as mesmas condições aos participantes".

O ministro voltou a fazer recomendações aos candidatos, para que conheçam o caminho até o local de prova e que cheguem com antecedência. Os portões abrem às 12h, no horário de Brasília, e fecham pontualmente às 13h. O candidato deve estar atento ao horário de verão. A apresentação de documento de identidade com foto é obrigatória. Em caso de furto, será aceito boletim de ocorrência emitido, no máximo, 90 dias antes do dia do exame.
Agência Brasil
26.10.2013 - 10:30

Pastor Ronaldo amplia time de blogueiros do Bayeux em Foco e estreia “Refletindo sobre a Vida”

Pastor Ronaldo é da Igreja Batista Independente Shekinah
Pastor Ronaldo é da Igreja Batista Independente Shekinah
A partir deste sábado (26) os leitores do Portal Bayeux em Foco passam a contar com mais um blog. “Refletindo sobre a Vida” estreia sob a edição do Pastor Ronaldo Nascimento.
“Minha intenção é difundir a mensagem do evangelho de Jesus Cristo por meio de breves reflexões para glória de Deus”, explicou o pastor.
Pastor Ronaldo é da Igreja Batista Independente Shekinah, sediada por trás do 16º RCMec, em Bayeux.
Conheça o pastor.
Ronaldo Nascimento é natural de Campina Grande. Fez seu curso de bacharel em teologia no Seminário Teológico Evangélico Congregacional (STEC), em Campina Grande. É mestrando Teologia pelo Miami International Seminary (MINTS). Foi docente no STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), SETEBRAE (Seminário Teológico do Betel Brasileiro e Ação Evangélica) e ITESMI (Instituto Superior de Missões), pastor da Igreja Batista Independente Shekinah. Professor de Hermenêutica, Grego Bíblico e Exegese do Novo Testamento. É casado com Joseane Nascimento e têm dois filhos, Lucas e Daniel.

Bayeux em Foco
26.10.2013 - 09:56

Polícia divulga vídeo no qual mostra a ação de dois homens na morte de empresário

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
A polícia divulgou as imagens do circuito de segurança de uma loja que flagrou parte da ação dos acusados pelo assassinato de Francisco Augusto de Oliveira, 55 anos, dono de um posto de combustíveis em Cajazeiras, a 468 km da Capital, no último dia 16 de outubro.

As imagens mostram quatro homens chegando em uma motocicleta e dois deles descem e caminham em direção ao posto de combustíveis. Minutos depois é possível ver os homens voltando correndo após efetuaram os disparos contra o empresário. O trânsito fica congestionado e uma multidão se aglomera no local do crime.

Na última quarta-feira (22) um suspeito de participar do assassinato foi preso pela Equipe do Grupo Tático Especial (GTE) da Polícia Civil em Sousa.

De acordo com informações do delegado Sylvio Rabelo, outros dois menores de 16 anos foram apreendidos e podem estar envolvidos no crime. Ele afirma que não tem condições de adiantar muitos detalhes de como ocorreu a prisão nem repassar a identidade do detido porque ainda está trabalhando nas investigações.

“Estamos passando por várias cidades do Sertão da Paraíba e vamos prender mais pessoas envolvidas com muitos crimes no interior, inclusive outros possíveis responsáveis pelo assassinato do dono de posto de combustíveis e Cajazeiras”, adianta Rabelo.
Portal Correio/Bayeux em Foco
26.10.2013 - 10:47

Grupo imita assalto ao BC de Fortaleza e cava túnel para roubar cofre na Paraíba

A Polícia Federal descobriu na última quinta-feira (24) um túnel que começava numa casa do Centro de Patos, a 305 km de João Pessoa, que seguia da residência até o cofre de uma empresa de transportes de valores. Os mandados de busca e apreensão são cumpridos desde a manhã deste sábado (26), mas até às 10h ninguém havia sido preso.

Conforme o delegado da PF Antônio Glauter, o prejuízo seria milionário. O túnel tinha 80 metros, mas não alcançou o cofre da empresa. Ele afirma que as escavações estavam bastante avançadas e tinham estrutura semelhante ao que foi visto no caso do Banco central em Fortaleza/CE, registrado entre 6 e 7 de agosto de 2005, com escavações que duraram cerca de três meses. O crime é considerado o segundo maior assalto a banco no mundo, quando foram roubados aproximadamente R$ 164.755.150,00.

O delegado afirma que não tem informações de ter visto algo  semelhante na Paraíba e confirma que este o terceiro caso do tipo no Brasil, seguido pela ocorrência no Ceará e por outra registrada em Porto Alegre/RS.

A ação policial conseguiu frustrar o furto que seria de proporções milionárias, não tendo havido prisões em razão do imóvel estar desocupado naquele momento.

Policiais federais das unidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa trabalham na ação e as equipes têm o reforço da Polícia Militar no momento da abordagem.
26.10.2013 - 10:52

Enem começa tranquilo e sem ocorrências durante realização das provas na PB

A Operação Enem, deflagrada nessa sexta-feira (25) pela Polícia Militar para garantir a segurança durante as escoltas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio e policiamento nos locais de aplicação do certame, segue sem registro de ocorrências. Um boletim divulgado, na manhã deste sábado (26), pela Coordenadoria de Planejamento da instituição informou que as provas já se encontram nas 45 cidades onde será realizado o exame.

As escoltas dos carros dos Correios que transportam os malotes com as provas foram feitas na sexta-feira utilizando dez rotas, sendo duas saindo do 15º Batalhão de Infantaria Motorizada, em João Pessoa, e oito saindo do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Campina Grande. Na ocasião, todos os malotes de provas foram transportados para as 45 cidades paraibanas onde será realizado o Enem, somando mais de 2.000 km percorridos.

“Esses caminhos são itinerários que foram escolhidos estrategicamente, estudados em conjunto com nossa coordenadoria de inteligência para otimizar o tempo e a segurança das provas, até os locais previamente definidos entre os Correios e a PMPB”, explicou o coordenador de planejamento da Polícia Militar, tenente coronel Onivan Elias.

Cada rota contou com a escolta de uma viatura com quatro policiais armados. As provas ficaram armazenadas durante a noite nas coletorias dos correios, com rondas policiais reforçadas no entorno desses locais.

Na manhã deste sábado (26) as provas estão sendo distribuídas para as escolas e o policiamento motorizado e a pé já se encontram, desde às 9h, próximos dos locais de aplicação do exame nacional.

A operação Enem da Polícia Militar conta com 1.200 homens e 150 viaturas. Todas as cidades onde estão sendo realizadas as provas são monitoradas ‘on line’ por um Centro de Comando e Controle que foi instalado no Quartel do Comando Geral da PM, em João Pessoa. Um novo boletim deve ser divulgado no fim da tarde deste sábado com os resultados do policiamento no primeiro dia do Enem 2013