sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

10 de Janeiro de 2014

Dilma se reúne com Michel Temer e nomeação de Vital deve sair quinta

Dilma se reúne com Michel Temer e nomeação de Vital deve sair quinta
A presidente Dilma Rousseff (PT), se reuniu no final da tarde de ontem (09) com o vice presidente Michel Temmer (PMDB) com a finalidade de discutir a nomeação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para ocupar o Ministério da Integração Nacional. A nomeação deve sair na próxima semana.

O Encontro aconteceu no Palácio da Alvorada e reuniu ainda os ministros Gleisi Hoffmann, José Eduardo Cardozo e Celso Amorim. Segundo a coluna Radar Oline da Veja, escrita pelo influente jornalista Lauro Jardim, antes da chegada dos demais, porém, Dilma conversou a sós com Temer, que foi para o encontro com uma missão prioritária: tratar da confirmação de Vital do Rêgo para o Ministério de Integração Nacional. A ideia era sair do Alvorada com a data de nomeação do correligionário definida.

Na manhã desta sexta-feira (10), fonte fidedigna do Reuters garantiu que Vital do Rêgo será nomeado Ministroda Integração Nacional na próxima quinta-feira. Segundo o Reuters, o único nome debatido com a Dilma Rousseff (PT) sobre a Reforma Ministerial que pretende fazer foi o do senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Ainda segundo a reportagem Dilma manteve uma conversa um pouco mais abrangente sobre a reforma nesta quinta-feira com o vice-presidente Michel Temer. A tendência, segundo essa fonte, é que o senador Vital do Rêgo seja nomeado ministro da Integração Nacional, como deseja a legenda. A pasta estava com o PSB, que desembarcou do governo em setembro.

A fonte do PMDB afirmou ainda que a bancada da Câmara cogita dois nomes para substituir os ministros que deixarão os cargos para disputar eleições. Para o lugar de Gastão Vieira (Turismo), um dos nomes ventilados é o do deputado Sandro Mabel (GO), que teria ainda que receber o aval do líder da bancada, deputado Eduardo Cunha (RJ).


Na Agricultura, é possível que o partido indique o deputado Silas Brasileiro (MG), que é suplente do atual ministro, Antônio Andrade. Brasileiro é empresário do meio rural. Não há confirmação, porém, de que Dilma já tenha recebido essas indicações de Temer. O único nome que já teria sido levado pelo partido à presidente é o de Vital do Rêgo.

De acordo com a reportagem do Reuters, a presidente Dilma Rousseff só deve começar a aguardada reforma ministerial, substituindo ao menos dez membros do primeiro escalão, depois de retornar das viagens internacionais que fará neste mês, disseram fontes do Palácio do Planalto.


Dilma viaja no dia 22 a Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, e depois vai a Havana, em Cuba, para reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e, em seguida, participa de encontro do Mercosul, em Caracas, na Venezuela. A reunião em Cuba ocorrerá dia 26 e a do Mercosul estava prevista para dia 31, mas a data vai ser alterada.


Com isso, a maior parte das trocas deve ocorrer em fevereiro, quando o Congresso já estará de volta aos trabalhos. Uma das fontes do Planalto afirmou à Reuters, sob condição de anonimato, que Dilma deve começar as mudanças pelo comando da Casa Civil. Gleisi Hoffmann deixará a pasta para se candidatar ao governo do Paraná.


A maior parte das mudanças será feita usando a lógica eleitoral, garantindo também o ingresso de novos aliados no primeiro escalão para formar um grande arco de alianças visando a disputa à reeleição. Nesse sentido, o recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (Pros) pode ganhar um ministério. Dilma, porém, tem mantido nomes e negociações em sigilo e só teve uma conversa um pouco mais abrangente sobre a reforma nesta quinta-feira com o vice-presidente Michel Temer.


Segundo um peemedebista, no entanto, Dilma teria dito a Temer apenas que vai dar início às conversas e negociações para a reforma a partir da próxima segunda-feira.


A presidente deve manter os atuais ministérios comandados pelo PMDB (Turismo, Agricultura, Aviação Civil e Minas e Energia) sob a órbita do principal aliado do governo no Congresso, segundo uma das fontes do Planalto. A tendência, segundo essa fonte, é que o senador Vital do Rêgo seja nomeado ministro da Integração Nacional, como deseja a legenda.



PBAgora com Reuters

10 de Janeiro de 2014

Vené é recebido por lideranças em Itaporanga e defende Hospital de Trauma do Sertão

 O pré-candidato a Governador da Paraíba nas Eleições 2014 Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) foi recebido por diversas lideranças políticas nesta quinta-feira (09) em Itaporanga, data do aniversário de 149 anos da cidade. Ele concedeu entrevistas a emissoras de rádio locais e participou da festa de rua, conversando com o povo e ouvindo sugestões da população de Itaporanga e região do Vale do Piancó.



Veneziano visitou o comércio, conversou com as pessoas e ouviu diversas queixas sobre o descaso do Governo do Estado com a região. Segundo ele, as pessoas reclamam que o atual governador simplesmente esqueceu o Vale do Piancó e o sertão, como um todo. A maioria das queixas era sobre o descaso com a Saúde. “As pessoas que necessitam de atendimento médico vinham me dizer que estão entregues à própria sorte”, disse Veneziano, que posou para fotografias com diversas pessoas, nas ruas.



“Nós do PMDB defendemos a implantação do Hospital de Emergência e Trauma do Sertão, que estará, inclusive, no Plano de Desenvolvimento da Paraíba que o PMDB vai apresentar este ano, por ocasião das eleições. Será um hospital grande, completo, que possa garantir um atendimento de qualidade, desafogando o Trauma de Campina Grande e o de João Pessoa e fazendo com que o cidadão sertanejo tenha uma saúde, de qualidade, à sua disposição, mais perto da cidade onde mora”, declarou Veneziano.



*Saudado como “futuro governador” - *Em Itaporanga, Veneziano recebeu o apoio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas e comunitárias de Itaporanga e de cidades próximas, a exemplo de Patos, Diamante, Santana dos Garrotes, Ibiara, Boa Ventura, dentre outras. Também participaram da visita os deputados estaduais Caio Roberto e Aníbal Marcolino.



“Quero saudar aqui o meu futuro governador Veneziano”, disse Caio Roberto, ao se dirigir a Veneziano, durante entrevista à imprensa do Vale do Piancó. Veneziano também estava acompanhado do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), do ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley e do deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB).



O presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, vereador Jacklino Porcino e demais parlamentares da Casa Adauto Antônio de Araújo também participaram da comitiva de recepção a Veneziano. De acordo com o presidente da Câmara, Itaporanga, o Vale do Piancó e a Paraíba precisam de um governador que olhe para o sertanejo.



“O que está aí só sabe promete e assinar ordem de serviço, mas trabalhar pelo povo que é bom, nada. Hoje, data de aniversário de Itaporanga, o que a cidade está ganhando é uma delegacia que foi desativada e está sendo reaberta. E só. É muito pouco para o que a população precisa”, afirmou o presidente Jacklino Porcino, defendendo uma renovação na Paraíba, com a eleição de Veneziano Governador.



*Assessoria de imprensa*

10 de Janeiro de 2014

UPA de Campina Grande passa por melhorias e atende mais de 106 mil pessoas em 2013

 Em média, 8.850 pessoas foram atendidas por mês na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campina Grande durante o ano passado. Ao todo, 106.210 usuários receberam atendimento médico no serviço, sem contar aqueles que passaram pela triagem, mas que não precisaram ser atendidos ou foram encaminhados para outros serviços de saúde do município. A maioria dos procedimentos (65%) foi na especialidade de Clínica Médica, seguido de Pediatria (17%), Ortopedia (15%) e Cirurgia Buco-maxilo (3%).


De acordo com a direção da UPA, viroses, doenças diarreicas, pulmonares, cefaleias (dores de cabeça) estão entre as principais causas de atendimentos na unidade. Na maioria dos casos, são doenças sazonais – aquelas que ocorrem em determinadas épocas do ano, provocadas pelas mudanças climáticas, como a queda das temperaturas. Para otimizar o atendimento a estas e outras ocorrências, no início do ano passado, a Prefeitura implantou na unidade uma segunda sala para o sistema de acolhimento com classificação de risco, responsável pela triagem e controle do tempo de espera dos atendimentos


Outras melhorias também foram implantadas para humanizar o atendimento e melhorar o processo de trabalho dos profissionais da UPA. Foram feitas mudanças estruturais na ala vermelha e a ala verde foi climatizada. Além disso, o sistema de ar comprimido e oxigênio, necrotério, setor de manutenção, copa e o repouso médico passaram por reformas. Ainda foi implantado o gerenciamento de resíduos sólidos, gerando a diminuição da quantidade de materiais que necessitam de tratamento e, consequentemente, a redução dos custos com este processo.


De acordo com a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, na parte de serviços, a desde março de 2013, a UPA passou a contar com doze cirurgiões buco-maxilo, que atuam na correção de traumas e fraturas dos ossos da face, em decorrência de acidentes de trânsito, acidentes em esportes ou outros incidentes traumáticos. “Estes profissionais são capacitados para realizar cirurgias mais complexas e delicadas na boca, ossos da face e tecidos da cavidade oral e têm contribuído muito para diminuir o índice de infecções, pois o tempo de espera nestes casos acaba sendo menor”, explicou.


Ainda segundo a secretária de saúde, novos investimentos na UPA, que funciona no bairro do Alto Branco, ainda deverão ser feitos no primeiro semestre de 2014, como a informatização do sistema de atendimentos. “É mais uma mudança para aperfeiçoar o atendimento e que poderá garantir ao serviço um selo de qualificação, resultando na ampliação dos incentivos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde para custeio da unidade”, assegurou.


Ascom

10 de Janeiro de 2014

Prefeito envolvido em ‘trapalhadas’ culpa imprensa pela impopularidade e admite incompetência para gerir saúde

Prefeito envolvido em ‘trapalhadas’ culpa imprensa pela impopularidade e admite incompetência para gerir saúde
Prefeito paraibano envolvido em ‘trapalhadas’ culpa imprensa pela impopularidade e admite incompetência para gerir saúde
Envolvido em diversos escândalos e correndo sério risco de ser cassado pela Câmara Municipal neste ano, o prefeito de Santa Rita Reginaldo Pereira (PRP), voltou a eximir a responsabilidade sobre o caos adminsitrativo que enfrenta. Dessa vez, Reginaldo culpou a imprensa que segundo ele só dá noticias ruins sobre sua cidade.


“A população precisa saber das nossas boas ações, isso não chega até ele, pois só falam as coisas ruins de Santa Rita. Admito que tivemos problemas na comunicação. Minha aprovação em Santa Rita deve ser de uns 95%, até outros prefeitos me dizem que estou indo muito bem e eu fico muito orgulhoso disso”, gabou-se Pereira.


Reginaldo se vangloriou de diversos feitos na cidade, porém admitiu incompetência na gestão da saúde e não parou de olhar para o ‘retrovisor’ mesmo com um ano de mandato: “Eu encontrei uma cidade faltando tudo. Medicamentos nos postos médicos, quem ligar para dizer que está faltando, pode estar faltando como falta nas maiores farmácias de João Pessoa”, culpou-se, dizendo que está ‘vigilante’ e jogando a culpa para o Governo do Estado pelo precário atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santa Rita; “Encontramos dificuldade para pagar o 13º da saúde e estamos apelando ao governador que mande o medicamento e o material para a UPA que está faltando e a prefeitura está bancando uma parte”, admitiu.


CASSAÇÃO: Reginaldo Pereira é acusado de ter realizado uma viagem aos Estados Unidos durante o período natalino sem prévia licença do Poder Legislativo. A notícia da saída dele do Brasil foi confirmada pelo Departamento de Polícia Federal na Paraíba em documento encaminhado aos vereadores de Santa Rita que já se articulam para acionar o gestor que comanda pela primeira vez a cidade com ‘mão de ferro’

A Polícia Federal informa que de acordo com os registros no Sistema de Tráfego Internacional, o prefeito Reginaldo Pereira “saiu do país na data de 18.10.2013, no voo JJ 8086 com retorno ao Brasil na data de 26/10/2013 no voo JJ8095/USA, através do aeroporto Internacional Governador Franco Montoro – Guarulhos, São Paulo”. A informação foi prestada por Maria da Conceição Marques de Aguiar, agente da Polícia Federal.

De posse dessa informação, a Câmara de Vereadores pretende abrir processo de cassação, com base no que dispõe o artigo 4º, inciso IX, do decreto-lei 201/67, que trata das infrações político-administrativas dos prefeitos “sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato”. Por esse dispositivo, o gestor não pode afastar-se da prefeitura, sem autorização da Câmara dos Vereadores.

O procurador jurídico da Câmara Municipal de Santa Rita, Neto Gadelha, explicou que não houve pedido de autorização do prefeito Reginaldo Pereira para se ausentar do município. “Ele deixou a prefeitura acéfala. A cidade ficou oito dias sem ter administrador”, afirmou. De acordo com o decreto-lei 201/67, o processo de cassação tem início com o oferecimento de denúncia escrita por qualquer eleitor, com a exposição dos fatos e a indicação das provas.


BRONCA: De posse da denúncia, o presidente da Câmara, na primeira sessão, determinará sua leitura e consultará os pares sobre o seu recebimento. Decidido o recebimento, pelo voto da maioria dos presentes, na mesma sessão será constituída a Comissão processante. O denunciado deverá ser intimado de todos os atos do processo, pessoalmente, ou na pessoa de seu procurador, com a antecedência, pelo menos, de 24 horas, sendo-lhe permitido assistir às diligências e audiências.

Para o procurador jurídico da prefeitura, Clodoaldo Maximino, como a viagem foi por um período inferior a 15 dias não haveria necessidade de autorização da Câmara. “A Lei Orgânica estabelece que o prefeito não pode se ausentar por mais de 15 dias, sem prévia comunicação à Câmara. Razão pela qual, não haveria necessidade de comunicação prévia”, ressaltou.



ENROLADO: O prefeito de Santa Rita Reginaldo Pereira já é alvo de outro pedido de cassação na Câmara. A denúncia é de que ele teria cometido crime de responsabilidade por ter realizado nomeações irregulares e a não publicação da LDO.



Mostrando-se completamente indiferente com as críticas recebidas, e transferindo como de costume as responsabilidade pelo caos administrativo, no fim de novembro do ano passado, Pereira exonerou todos os secretários e disse que seria deles a culpa da alta reprovação da gestão pelos moradores do município até então.


Reginaldo Pereira inicia o ano de 2014 com inúmeros problemas e com forte risco de ser cassado.


E você amigo internauta, qual a avaliação que faz da gestão de Reginaldo Pereira? Opine no espaço destinado aos comentários.


PB Agora

Internauta flagra tubarão em Areia Vermelha; veja vídeo

Clilson Júnior
Internauta flagra tubarão em Areia Vermelha; veja vídeo
Um vídeo feito por um internauta neste domingo, 05, na ilha de Areia Vermelha na Paraíba tem causado polêmica. As imagens mostram um filhote tubarão nas águas rasas,  próximo a banhista.

O flagrante foi registrado pelo internauta e leitor do ClickPB, Giovanni Dias, que revelou que o animal nadou próximo a banhista, segundo testemunhas, parecia estar “à procura de uma saída, se debatendo muito nas águas rasas.

A pequena ilha batizada de Areia Vermelha, na Paraíba, é destino de centenas de turistas durante todo verão por ter águas calma e transparente. Durante o verão é um point de muita badalação e com grande concentração de jet skis e de barcos.


A ilha faz parte do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. 

Custo e prazo de entrega da Transposição do Rio São Francisco, pula para 1,1 bilhão

IG
Custo e prazo de entrega da Transposição do Rio São Francisco, pula para 1,1 bilhão
Obra mais cara financiada pelo governo federal com dinheiro 100% público, o projeto de transposição do Rio São Francisco sofreu tantas alterações desde que foi iniciado que seu custo e prazo de entrega praticamente dobraram.

O valor da construção saltou de R$ 4,7 bilhões para R$ 8,2 bilhões entre compensações ambientais, desapropriações e despesas com mão de obra. Apenas em licitações, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou sobrepreço de R$ 876 milhões, além de R$ 248 milhões em aditivos acima do limite estipulado por lei.

Iniciada em 2007 com previsão de entrega para 2012, a transposição do São Francisco só deve ser concluída em dezembro de 2015, quando finalmente levará água a 390 cidades do agreste e sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O TCU deu o primeiro alerta ainda em 2005, quando o tribunal fiscalizou os primeiros editais de concorrência para elaboração do projeto, execução e supervisão das obras, que foram "cancelados em decorrência do sobrepreço detectado da ordem de R$ 400 milhões".
Em 2007, novo sobrepreço, agora de R$ 100 milhões justamente no edital que substituía a licitação cancelada em 2005. Outra irregularidade em 2010, na concorrência 2/2007-MI, quando R$ 36 milhões "extrapolaram o limite permitido para alterações contratuais e superfaturamento".
O valor foi bem inferior aos R$ 340 milhões que obrigaram o Ministério da Integração Nacional (MIN) a revogar o edital que colocaria de pé as obras civis no Eixo Norte, de 402 quilômetros e três estações de bombeamento. O motivo: "deficiência do projeto básico, sobrepreços e restrição à competitividade na licitação".

Aditivos
Outros prejuízos não foram evitados, como os aditivos financeiros acima do limite legal de 25% sobre os preços combinados. Pelo menos 11 empresas cobraram mais do que esse percentual.
Em uma fiscalização de 2007, chama a atenção a inclusão de serviços novos "que redundaram em acréscimos de R$ 127,7 milhões", 53% acima do valor original, de R$ 238,5 milhões. Em outra contratação, agora de 2008, o sobrepreço chegou a 54%, ao acrescentar R$ 115 milhões aos R$ 212,1 milhões iniciais.
Em sua defesa, o ministério afirma que providenciou decréscimos de custos de 28% e 32%, respectivamente, o que compensaria os excedentes. Mas na opinião do TCU, "os diversos aditivos a esses contratos levou a acréscimos e supressões de serviços em percentual superior a 25% do valor inicial dos contratos, fato que configura irregularidade por contrariar a Lei 8.666/1993".

O rio
Equivalente à distância entre Brasília e Salvador, os 2.830 quilômetros de extensão do Rio São Francisco são hoje responsáveis pelo abastecimento de cinco usinas hidroelétricas e pelo sustento de milhões de ribeirinhos do Vale do São Francisco, que passa por Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.
Se o atual cronograma de obras vingar, em dezembro do ano que vem outras 12 milhões de pessoas também serão beneficiadas pelas águas de um dos maiores símbolos do País.

Outro lado
A respeito do sobrepreço de R$ 100 milhões, o ministério respondeu ao iG que "submeteu a nova licitação ao Tribunal de Contas da União, por meio do AVISO 24/MI, de 2007. O Acórdão 2288/2007 do TCU foi publicado durante a fase de julgamento das propostas e todos os itens apontados como sobrepreço foram corrigidos antes da assinatura dos contratos. Ou seja, não há, portanto, a materialização de sobrepreço."
Sobre os aditivos "não há o que se falar em prejuízo, o que ocorreu foi a execução de aditivos para inclusão de serviços novos e aumento na quantidade de serviços que são essenciais para o prosseguimento da obra. Os aditivos contratuais obedeceram aos limites legais de 25%. O acórdão TCU 2059/2013, que analisou os aditivos mencionados, não identificou qualquer irregularidade."

Telescópio da Nasa flagra "Mão de Deus" durante explosão de estrela

R7
Telescópio da Nasa flagra "Mão de Deus" durante explosão de estrela
O telescópio da Nasa NuSTAR flarou uma imagem rara no espaço sideral. Enquanto o Chandra, também da Nasa, captava "uma chapa" de raio-X das colorações verde e vermelho, o NuSTAR, por emitir raios-X de alta energia, obteve as imagens do azul.
De acordo com a principal pesquisadora do Chandra, Fiona Harrison, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, o flagrante só foi possível graças à tecnologia do NuSTAR.
- O ponto de vista único do NuSTAR, pelos raios-X de alta energia, mostra objetos bem estudados por nós em uma evidência totalmente nova.
Segundo a pesquisadora, a imagem da passa nebulosa é o resultado de um denso resto de uma estrela que explodiu em uma supernova. O que há em volta é uma radiação eletromagnética pulsante, que deu a forma da mão por conta da interação das partículas, denominada "vento".
No entanto, os cientistas ainda não sabem dizer se a imagem é uma ilusão de ótica ou se de fato a explosão gera a mão. Ainda assim, a explosão foi nomeada "Mão de Deus".
Apesar de os cientistas não terem certeza de que outras explosões tendam a resultar em uma forma de mão, a nuvem vermelha que parece os dedos da mão é uma estrutura conhecida pelos pesquisadores, chamada RCW 89. A hipótese é de que o vento aqueça a nuvem e produza a coloração de cor quente.

Gol é condenada a pagar R$ 10 mil a passageiros por troca de assento

G1
Cinco pessoas de Goiatuba, no sul de Goiás, devem receber R$ 10 mil como indenização por danos morais da companhia aérea Gol. A decisão foi da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). A administradora Daniele Guarnieri, 34, afirma que ela e o grupo com o qual viajava, dentre eles a filha, então, com 1 ano e 6 meses, e sogro com 68 anos, foram expulsos das poltronas onde estavam para que três tripulantes pudessem descansar. Cabe recurso da decisão.
“Eles alegaram que o piloto ia voltar dirigindo a aeronave e ele tinha que descansar. Eu falei: ‘Não pode descansar lá atrás? Lá também tem assento’. Até hoje não concordo com a situação”, conta Daniele.
Procurada pelo G1, a Gol informou que só se manifestará nos autos do processo.
Constrangimento
O caso aconteceu em janeiro de 2011, quando o grupo viajava com destino à ilha de St. Maarten, no Caribe. Acomodados na primeira fila do avião, em uma escala em Manaus, eles foram surpreendidos com a notícia de que deveriam desocupar as poltronas para um piloto e dois engenheiros da companhia aérea. Os autores do processo afirmam que foram “praticamente expulsos” dos assentos. “Todo mundo que estava dentro do avião ficou absurdamente espantado com a situação”, afirma a passageira.
O grupo disse ainda, à Justiça, que foram ameaçados de prisão. No depoimento, os passageiros alegaram que esta foi “a situação mais vexatória já experimentada em suas vidas”. Eles afirmam ainda que, depois que o avião decolou, um dos tripulantes saiu da poltrona, que ficou desocupada por todo o restante do percurso.
Outra passageira que depôs no caso confirmou a versão dos autores. Ela afirmou que uma aeromoça chegou a alterar o tom de voz ao exigir que os passageiros mudassem de lugar.
Troca de assentos
Após cerca de 30 minutos de discussão e atraso na decolagem do voo, sob a ameaça de que todos os passageiros teriam que sair do avião, o grupo saiu das poltronas e pôde escolher onde se sentar dentre as cadeiras que ainda estavam vagas. Daniele, e o marido optaram por sentar com o bebê em poltronas na saída de emergência, onde há mais espaço. Somente depois de acomodados, a aeromoça informou que o trio não poderia se sentar ali, já que bebês não podem ficar em tal local.
Mais uma vez, eles tiveram que trocar de assento. “Eu fiquei sozinha com minha filha pequena, separada do meu marido, do meu sogro e da babá que estava comigo”, lembra Daniele. Para ela, toda a situação chegou a atrapalhar as férias da família: “Conseguimos aproveitar, mas aquilo ficou na nossa cabeça”.
De volta ao Brasil, a família decidiu entrar com a ação na Justiça. “Muita gente disse pra eu não mexer com isso, que ia demorar muito. Mas eu pensei que mesmo que não ganhasse eu iria dar trabalho para eles [a companhia aérea] verem que a gente não é bobo”, justifica.
À Justiça, a Gol argumentou que a eventual mudança de poltrona, ainda mais quando há motivo justo, “não enseja o pagamento de indenização, causando, no máximo mero aborrecimento”. Entretanto, na sentença, o juiz Marcus Ferreira entendeu que “em razão da conduta praticada por seus funcionários, que não trataram os passageiros apelados com o devido cuidado e respeito, gerando, sim, abalo de ordem moral”.

Batata frita tem substância cancerígena, ativada pela alta temperatura do óleo

IG
Batata frita tem substância cancerígena
Presente em todos os happy hours, redes de fast food e papos com os amigos, a batata-frita é uma unanimidade. Muito difícil achar alguém que não goste. No entanto, estudos mostram que o tubérculo, quando frito, sofre uma reação química e libera uma substância cancerígena, a acrilamida.
O nutrólogo Roberto Navarro explica que a reação acontece com quando o alimento é aquecido a altas temperaturas, aquelas maiores de 120ºC. "Se fala da fritura porque o cozimento não atinge essa temperatura alta", esclarece. O aminoácido asparagina reage com a glicose (ou frutose) e libera a maléfica acrilamida, composto já conhecido pela ciência por causar câncer em ratos. "Existem outros alimentos que liberam acrilamida, mas a batata é a que apresenta maior teor dessa substância quando é frita, por isso se fala tanto dela".
Além da batata, entram nesta lista a beterraba, o pão e os cereais. Todos eles têm o aminoácido asparagina, glicose e frutose (no caso das frutas), mas não se costuma comê-los após serem submetidos a temperaturas tão altas, o que os deixa livres da acrilamida.
A explicação científica, segundo um estudo publicado pelo periódico Journal of the National Cancer Institute, é que a acrilamida muda as estruturas do DNA e conduz à mutação, que, por sua vez, levaria à formação de tumores. Os efeitos cancerígenos da acrilamida foram comparados ao BPDE, uma substância já conhecida por causar câncer, e presente na fumaça do cigarro, combustíveis, além de outros. 
Outro estudo, publicado no periódico Journal of the Science of Food and Agriculture, mostrou que deixar batatas de molho antes de fritá-las reduz os níveis da substância. A pesquisa comparou o porcentual da substância em três situações: ao lavar batatas, deixá-las de molho por 30 minutos e deixá-las de molho por duas horas. A acrilamida foi reduzida em 23%, 38% e 48%, respectivamente. A redução só acontece, no entanto, se as batatas forem fritas levemente douradas. O problema persiste se a batata estiver frita em um tom mais escuro.
Uma terceira pesquisa publicada no periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention mostrou que houve um risco aumentado de câncer de endométrio ovário pós menopausa naquelas mulheres que consumiam acrilamida na dieta, particularmente entre mulheres não-fumantes (o cigarro atrapalha o resultado da pesquisa, porque ele é um potencial causador de tumores). O câncer de mama não foi relacionado com a ingestão de acrilamida. O grupo de 62 mil mulheres foi observado por cerca de 11 anos.
Sem pânico
Apesar do potencial cancerígeno da acrilamida, o mais provável é que o organismo consiga lutar contra ela. "Existem as substâncias xenobióticas, que são estranhas ao nosso organismo e não são necessárias, mas o corpo tem defesas para excretar e anular essas substâncias. A desintoxicação é feita pelo fígado, que elimina por meio das fezes, suor e urina", explica o nutrólogo Roberto Navarro.
A oncologista clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Paula Garcia Cardoso, explica que o grande vilão do câncer ainda são os fatores ambientais e os maus hábitos, como o cigarro e o sedentarismo. "O consumo excessivo da batata frita pode levar à obesidade, e ela sim é uma comprovada causadora de câncer".
O diretor do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), Hezio Jadir Fernandes Junior, diz que fica com o "pé atrás" quando ouve dizer que alimentos como refrigerante e batata frita causam câncer. Segundo ele, sabe-se que a acrilamida pode ser causadora do câncer, mas não se sabe o quanto dessa substância que uma pessoa necessita ingerir para ter o câncer. "É a grande interrogação atual."

Tela curva e resistência a água são destaques de smartphones

G1
Apesar de os smartphones ficarem na sombra de outras novidades tecnológicas na Consumer Eletronic Show (CES) 2014, em Las Vegas, alguns aparelhos conseguiram um lugar ao sol. Com tela curva e chassi que se recupera de arranhões, o G Flex, da LG, é um desses aparelhos.
Outro aparelho que consegue brilhar, principalmente para os descuidados, é o Xperia Z1 compact, da Sony, que é à prova d'água. Um ponto comum entre os aparelhos são as telas de alta resolução.
Veja abaixo os smartphones que são novidades da feira:
Tela sinuosa
A tela curva e um chassi que se regenera ao ser riscada são o que fazem do G Flex, da LG, um smartphone diferente.
A tela sinuosa de 6 polegadas, de OLED, permite uma visualização melhor do que é exibido. Arranhões desaparecem em até três minutos.
O aparelho tem processador de 2,2 GHz (Gigahertz) e câmera traseira de 13 Megapixels (MP). Nos EUA, custa US$ 1 mil.
Smartphone LG G Flex tem tela curva e chega aos EUA por US$ 1 mil (Foto: Gustavo Petró/G1)Smartphone LG G Flex tem tela curva e chega aos EUA por US$ 1 mil (Foto: Gustavo Petró/G1)
Molhado e funcionando
A Sony apresentou uma versão compacta de seu smartphone carro-chefe Xperia Z1. Apesar de ser 33 gramas mais leve e mais fino do que o antecessor, o Xperia Z1 Compact possui a mesma resolução, de 20.7 Megapixels (MP).
Assim como o original, também é à prova d'água --"sobrevive" a um banho por até 30 minutos, a uma profundidade de 1,5 metro. Chega aos Estados Unidos em fevereiro, mas ainda não possui preço.
Novo smartphone Xperia Z1 Compact é mais fino e mais leve que antecessor (Foto: Divulgação/Sony)Novo smartphone Xperia Z1 Compact é mais fino e mais leve que antecessor (Foto: Divulgação/Sony)
Sistema operacional próprio
O novo top de linha da fabricante chinesa é uma aposta em smartphones de telas grandes e com sistema operacional próprio.
Para fugir de Android, do Google, do iOS, da Apple, e até do Mozilla, o Ascend Mate2 vai rodar uma interface chamada Emotion UI 2.0, capaz de captar melhores fotos em que o rosto das pessoas apareça e de reconhecer o toque na tela mesmo quando as mãos estão cobertas por luvas.
Com tela de 6,1 polegadas, o aparelho acessa a rede 4G, tem câmeras frontal de 13 megapixels (MP) e traseira, de 5 MP. A companhia não informou o preço do aparelho.
Smartphone Ascend Mate2 4G, com tela de 6.1 polegadas, lançado pela Huawei na CES 2014. (Foto: Divulgação/Huawei)Smartphone Ascend Mate2 4G, com tela de 6.1 polegadas, lançado pela Huawei na CES 2014. (Foto: Divulgação/Huawei)
2 em 1
É um smartphone? Um tablet? Sim para as duas perguntas: o Asus PadFone X não é um "phablet" (celulares inteligentes grandes que se assemelham a tablets), mas pode facilmente ser convertido em um parente do iPad ao ser acoplado a um suporte com tela sensível ao toque.
Com isso, os aplicativos instalados no smartphone de 5 polegadas, quando integrado ao tablet por um suporte, podem ser utilizados no aparelho de 9 polegadas.
O Asus PadFone X permite que um smartphone se transforme em um tablet ao ser integrado a uma tela. (Foto: Divulgação/Asus)O Asus PadFone X permite que um smartphone se transforme em um tablet ao ser integrado a uma tela. (Foto: Divulgação/Asus)
Banda larga 4G
Maior vendedora de computadores do mundo, a chinesa Lenovo apresentou o Vibe Z, com tela de 5,5 polegadas e equipado com Android 4.3.
Pesando 147 gramas, o celular possui câmesa traseira de 13 Megapixels (MP) e frontal, de 5 MP. Com suporte ao 4G, o vibe Z permite navegar na internet ultra-rápida de quarta geração.
O aparelho é equipado com o processador Qualcomm Snapdragon de quatro núcleos e tela de alta definição.
Vibe Z é o novo smartphone top de linha da Lenovo, maior fabricante de computadores do mundo, e foi apresentado na CES 2014. (Foto: Divulgação/Lenovo)Vibe Z é o novo smartphone top de linha da Lenovo, maior fabricante de computadores do mundo, e foi apresentado na CES 2014. (Foto: Divulgação/Lenovo)

INSS: aposentados que ganham mais de um salário têm reajuste de 5,56%

Extra
 Aposentados que ganham mais de um salário têm reajuste de 5,56%
Os 9,2 milhões de aposentados do INSS que recebem mais de um salário mínimo (R$ 724) vão receber apenas 5,56% de aumento este ano. O valor for confirmado pela Assessoria de Imprensa do INSS, que ainda hoje deve divulgar o novo valor do teto que será pago aos segurados. O índice corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, dia 10. O valor é retroativo a 1º de janeiro, e deve ser pago no início de fevereiro.
Segundo o Ministério da Previdência, há 9,2 milhões de beneficiários que recebem mais do que o piso, no total de 26 milhões de segurados. A última vez em que esses aposentados que ganham acima do mínimo tiveram reajuste real foi em 2010. Na ocasião, por pressão do Congresso Federal, foi aprovado um reajuste de 7,7% para os aposentados dessa faixa. Já no ano passado o aumento para esse grupo foi de 6,2%, ou seja, apenas a reposição da inflação do ano anterior.
O Governo Federal usa outros cálculos para garantir o aumento do salário mínimo, levando em conta o INPC e Produto Interno Bruto (PIB). Este ano o mínimo teve 6,78% de aumento, passando de R$ 678 para R$ 724.

Justiça pode obriga Governo do Estado a recuperar ponte do Rio Sanhauá

Da Redação com a Assessoria
Justiça pode obriga Governo do Estado a recuperar ponte do Rio Sanhauá
A Promotoria de Justiça de Bayeux ingressou com uma ação civil pública para obrigar o Estado da Paraíba e o Departamento de Estadas de Rodagem (DER-PB) a recuperarem toda a ponte do Rio Sanhauá, colocando em plena condições de funcionamento e liberando o trânsito para o população de Bayeux e região, inclusive com acesso às vias principais, na forma mais adequada que vise preservar o monumento histórico e fazer sua revitalização.
Segundo a promotora de Justiça Maria Edlígia Chaves, em 7 de agosto de 2000, o governador da Paraíba, por meio do Decreto nº 21.222/2000, homologou a declaração do Conselho de Proteção dos Bens Históricos e Culturais (Conpec), declarando o tombamento da Ponte sobre o Rio Sanhauá, tendo em vista sua representatividade e importância histórica e econômica para a preservação da história do povo paraibano.
Apesar do tombamento, nenhuma intervenção foi feita na ponte visando sua preservação, o que vem causando desgaste arquitetônico. Diante disso, o Ministério Público, por meio da 5ª Promotora de Bayeux, instaurou inquérito civil para apurar as causas dessa negligência administrativa, bastante demonstrada no cervo fotográfico dos autos.
De acordo com a promotora, a primeira providência do MP foi a retirada de um barraco construído ilegalmente em cima da ponte. Também foi notificado o DER para se pronunciar sobre a situação, mas o departamento informou apenas que pretende elaborar um projeto que inclua os cuidados da obra de arte como monumento histórico, sem agendar qualquer data para essa providência.
A promotora Maria Edlígia informou ainda que o Estado da Paraíba disse que pretende transformar a velha ponte em um Sítio Turístico, sem marcar qualquer data ou mesmo sinalizar por uma manutenção, pelo menos emergencial, da ponte.
"Diante da degradação da Ponte do Rio Sanhauá e a falta de um projeto ou data próxima para qualquer providência, além dos riscos que os moradores da área estão expostos, não resta outra alternativa ao Ministério Público senão impetrar uma ação civil pública para pedir a intervenção do Poder Judiciário em tão antigo problema. É preciso ainda dizer que a ponte é usada diariamente por pedestres e veículos, ou seja, se ela desabar pode lesionar ou matar várias pessoas, sem esquecer, é claro, o valor histórico do monumento", ressaltou a promotora na ação.

Três praias do litoral paraibanos estão imprópias para o banho, aponta Sudema

Redação, com assessoria
 Três praias das 56  do litoral paraibanos estão impróprias para o banhos. Segunda classificação da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema)  até a próxima quinta-feira (16) as praias de Jacaré, em Cabedelo; Manaíra, em João Pessoa, e a praia de Maceió, no município de Pitimbu, devem ser evitadas pelos banhistas.
Na praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba e, no município de Pitimbu, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho. Em João Pessoa, a mesma distância deve ser observada em relação à galeria pluvial localizada próxima ao Hotel Costa do Atlântico, em Manaíra.
Conforme o relatório, as demais praias do Estado estão consideradas adequadas para o banho e são classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias do Estado, por meio de coleta de material para análise. O monitoramento é semanal nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.

Confira a previsão do tempo para este final de semana em João Pessoa

Da Redação
O sol deve predominar neste sábado (11) em João Pessoa, mas com períodos nublados, com chuva a qualquer hora . Índice UV  moderado. A temperatura vai continuar elevada, máxima de 30º e mínima de 23º, segundo previsão do Clima Tempo.
Ainda de acordo com a previsão para a Capital paraibana, no domingo (12) as temperaturas vão continuar próximas das registradas no sábado - 31º para a máxima e 23º  a mínima. Já o índice  UV: Alto,
O tempo se mantém na condição típica do verão, de calor e tempo abafado: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Já nesta sexta-feira à noite, a previsão é de pancada de chuvas.

Mesmo gripada, Wanessa da Mata sobe ao palco do Extremo Cultural

Da Redação com Assessoria
Mesmo gripada, Wanessa da Mata sobe ao palco do Extremo Cultural
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) confirmou que a apresentação da cantora Vanessa da Mata permanece confirmada para hoje (10), às 22h.
De acordo com a assessoria, o estado de saúde da artista, que está se recuperando de uma gripe, não impedirá o show.
Ao chegar à capital, Vanessa foi medicada e está descansando no hotel para se preparar. 
Em sua página no Facebook a cantora confirma o show e convida os fãs para a apresentação no Extremo Cultural, no Busto de Tamandaré, em Tambaú.