sábado, 7 de dezembro de 2013

07 de Dezembro de 2013

Brasil-Canadá 3.0: Governo conhece projetos de inclusão para portadores de deficiências

 Logo após a realização do painel “Oportunidades que vêm do diferente”, na Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, os pesquisadores André Brandão e Aurélio Pimenta apresentaram seus projetos de inclusão e acessibilidade ao vice-governador Rômulo Gouveia e parte de sua equipe de governo. O objetivo é propor alternativas inclusivas para portadores de síndromes e deficiências.


O painel foi mediado pela professora Joana Belarmino, e teve a participação dos pesquisadores André Brandão e Aurélio Pinheiro.


Joana Belarmino destacou o papel que a tecnologia tem no sentido de aproximar o conhecimento às pessoas que possuem algum tipo de limitação física. Ela mesma, que é deficiente visual, é uma das mais renomadas professoras do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba, tendo auxiliado na formação de muitos jornalistas hoje em atividade.


“Foi fundamental, porque a acessibilidade à tecnologia é uma questão central da sociedade, e eu acho que no próximo Brasil-Canadá o assunto mereceria mais painéis, mais atividades, porque é um tema que tem muita coisa a explorar”, avaliou. Ela comentou, ainda, que os dois palestrantes trouxeram experimentos importantes, e a exposição da Jutta Treviranus foi central, porque coloca a exclusão social intimamente relacionada à distribuição de renda, e, segundo Joana, as pessoas com deficiência estão exatamente nessa faixa.


André Brandão é autor do projeto Jecripe, que desenvolve jogos educativos voltados para crianças com Síndrome de Down. Ele, que não tem respaldo empresarial, disse que a Conferência será uma excelenteoportunidade para estreitar contatos e atrair investidores ao seu projeto.


“Busco contatos, busco pessoas interessadas em colaborar, tanto na questão de divulgação do projeto, quanto na questão financeira. Se alguém quiser colocar sua marca dentro do jogo, eu tenho interesse nessa questão, em caracterizar o advergames, o advertising (publicidade) dentro de jogos”, revelou.


Em breve, o projeto do Jecripe deve alcançar também alunos com o espectro do autismo, dada uma experiência recente, relatada por uma professora que tem uma aluna autista, e de como o jogo promoveu a socialização entre esta e os demais alunos.


“Na prática do jogo, outras crianças ficaram ao redor dela e auxiliaram a menina a fazer a utilização do jogo. Isso trouxe uma reação social muito positiva”, avalia André.

O terceiro painelista foi Aurélio Pimenta, que apresentou ao Governo do Estado seu projeto de acessibilidade “The Essencial Acessibility”. “Foi bastante promissor o contato que tive com o vice-governador Rômulo Gouveia. É uma oportunidade espetacular, a Paraíba é um dos estados com maior índice de deficiência física e acho que o povo da Paraíba vai tirar bastante proveito desta tecnologia assistiva” disse.


Sobre a conferência - A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).


Com o título “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”, a Conferência reúne Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação.


Ascom

Governo sul-africano convida chefes de Estado e de Governo para missa fúnebre

Agência Brasil
O governo sul-africano enviou hoje (6) circular às representações estrangeiras na África do Sul convidando os líderes de 150 nações para participarem na próxima terça-feira (10) da missa fúnebre oficial em homenagem ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, falecido ontem (5) aos 95 anos. A cerimônia será no Estádio de Soweto, em Joanesburgo.
A data de viagem da presidenta Dilma Rousseff para o funeral de Mandela ainda não está confirmada, mas a previsão é que ela participe da missa com outros chefes de Estado e de Governo. A presença da presidenta em eventos marcados para a tarde de segunda-feira (9) e de terça-feira (10) já foi cancelada.
Agora há pouco, foi publicada, em edição extra do Diário Oficial da União, a declaração de luto oficial de sete dias, a partir de hoje, assinada por Dilma, em sinal de pesar pela morte do ex-presidente sul-africano.
Neste domingo (8), será declarado o Dia Nacional de Reza e Reflexão na África do Sul. Após a cerimônia de terça-feira, o corpo de Mandela será velado na sede da Presidência em Pretória, entre 11 e 13 de dezembro e, em seguida, no domingo, dia 15, será sepultado na Aldeia de Qunu, no Sul do país, região onde ele viveu até a adolescência.

Quarteto de Cordas toca Haydn, Mozart e Villa-Lobos na Igreja da Misericórdia

Secom/JP

A mais refinada formação da música de câmara, o Quarteto de Cordas da Paraíba, faz concerto neste sábado (7), às 16h, na Igreja da Misericórdia, no último dia do I Festival Internacional de Música Clássica. A entrada é gratuita. Antes, às 14h, a Banda de Música da Cidade se apresenta no mesmo local. O festival é uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Quarteto é liderado pelo violinista Rodrigo Eloy, que, apesar da pouca idade, acumula vasta experiência como camerista, tendo tocado ao lado de grandes professores e músicos. Marcelo e Daniel Espinoza, segundo violino e viola, respectivamente, são prata da casa e o violoncelista cearense Ítalo Rafael completa o grupo.

O programa escolhido tem uma dose de juventude e energia (Mozart e Haydn), além de pinceladas impressionistas do grande mestre da música brasileira, Heitor Villa-Lobos, com o seu quarteto de cordas nº 1, obra indispensável para qualquer grupo desta natureza.

Origem - A forma do quarteto de cordas (dois violinos, para uma viola e um cello) passou a ser utilizada após a primeira metade do século XVIII. A estrutura que se tornaria padrão, tanto para Haydn quanto para outros compositores, era feita de quatro movimentos: um rápido, um lento, um minueto e trio e um final rápido.

Haydn é chamado frequentemente de “pai do quarteto de cordas” e chegou a executá-los em ocasiões sociais, de improviso, dos quais até o jovem Mozart também participava. Desde a sua época, o quarteto de cordas adquiriu cada vez mais prestígio e passou a ser considerado o verdadeiro teste da arte do compositor erudito, provavelmente devido ao fato de que a sua paleta sonora é bem mais reduzida do que a da música orquestral, forçando a se sustentar mais em suas próprias características do que nas diversidades tonais.

A composição para o quarteto de cordas floresceu na era clássica, quando nomes como Mozart e Beethoven compuseram séries célebres de quartetos, tão ou mais considerados que os do próprio Haydn. No século XIX houve um leve desinteresse pelo formato, mas com a chegada da idade moderna na música erudita, o quarteto retomou a antiga popularidade e passou a ter um papel central no desenvolvimento da obra de compositores como Shoenberg, Béla Bartok e, especialmente, Villa-Lobos.

Serviço:
Data: sábado (7), às 16h
Local: Igreja da Misericórdia (Rua Duque de Caxias, s/n)
Recital com o Quarteto de Cordas da Paraíba (Rodrigo Eloy – 1º violino; Marcelo Vasconcelos - 2º violino; Daniel Espinoza – viola; Ítalo Rafael – violoncelo)

Programa:

W. A. Mozart: Divertimento em ré k. 136 (Allegro/Andante/ Presto)
Heitor Villa-Lobos: Quarteto de cordas nº 1 (Cantilena - Andante / Brincadeira -Allegreto scherzando/Canto Lírico – Moderato/ Cançoneta - Andantino quasi allegreto / Melancolia – Lento/ Saltando como um Saci - Allegro)

Joseph Haydn: Quarteto de cordas em si menor op 33 nº 1 (Allegro Moderato /Scherzo, Allegro Di Molto /Andante - Presto)

Primeira Travessia do Projeto Natação em Jacumã acontece neste sábado

Assessoria
Primeira Travessia do Projeto Natação em Jacumã acontece neste sábado
Neste sábado (7) acontece a 1ª Travessia do Projeto Natação no Mar na Praia de Jacumã a partir das 8h30.  O objetivo da atividade é popularizar e incentivar o esporte na região.  As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia do evento. 
Serão três provas distintas:  200m (de incentivo para a turma iniciante), 400m (para quem não se sente ainda preparado para uma prova oficial ou para quem quer aumentar os próprios limites) e 2km (prova principal). 
Nadadores da Grande João Pessoa e de regiões como PE, RN e CE foram convidados para participarem da competição. Cerca de 20 atletas do Projeto Natação no Mar do Rio de Janeiro confirmaram presença na prova principal.
Inscrições através do e-mail do projeto: natacaonomarpb@gmail.com
PROJETO NATAÇÃO NO MAR
O Projeto Natação no Mar, pioneiro no Brasil, iniciou-se em 2005 na cidade de Rio das Ostras/RJ, desenvolvido pela professora Izabel Thomas que, vendo a necessidade de uma maior interação da comunidade com o mar, decidiu dar aulas na praia.  Através dessa atividade, Izabel percebeu o potencial de desenvolver um trabalho muito mais amplo e de caráter social com  a oferta de aulas de natação no mar gratuitas. Pessoas de diferentes níveis socioculturais e com diferentes aspirações encontram nessas aulas uma ferramenta de conhecimento e interação com a própria sociedade utilizando o mar como meio.  Hoje o Projeto Natação no Mar atende a mais de 800 alunos por mês, tendo uma lista de espera com mais de 2.000 pretendentes.
Em 2009, com a parceria do atleta olímpico Luiz Lima, o Projeto Natação no Mar chegou nas águas de Copacabana, no ilustre Posto 6, local da largada da Maratona Aquática nos Jogos Olímpicos Rio 2016, além da Travessia dos Fortes, entre outras. Todas as 200 vagas disponibilizadas foram preenchidas no primeiro dia e a lista de espera hoje chega a 3.000 pessoas.

Em julho de 2013, esse maravilhoso projeto chegou às águas paraibanas por meio de outro atleta olímpico, o nadador Leonardo Costa, tendo o paraibano recordista mundial dos 200m nado borboleta Kaio Márcio como padrinho, a parceria da Prefeitura Municipal de Conde, através da Secretaria  de Turismo e Esporte, consolidou a Natação no Mar na Praia de Jacumã.  Hoje atendemos todas terças e quintas das 6h às 8h e 15h às 17h.  Alunos de todas as idades já frequentam e o projeto foi muito bem aceito nas águas quentes do Nordeste. 

Em duelo épico, Pezão e Hunt empatam após cinco rounds

Globo.com
Em duelo épico, Pezão e Hunt empatam após cinco rounds
 Os versos "Eu sou guerreiro / sou trabalhador" da música "Lado B Lado A", do Rappa, que embalaram a entrada do paraibano Antônio Pezão no octógono em Brisbane, na Austrália, podem resumir a sua atuação de diante do neozelandês Mark Hunt na madrugada deste sábado. Diante de um adversário fortíssimo e de momentos em que a maioria dos atletas desistiria, o brasileiro resistiu e protagonizou uma das maiores lutas da história dos pesos-pesados no MMA. O resultado de empate majoritário (48-47 para Hunt e um duplo 47-47) fez justiça aos dois atletas, que não mereciam deixar o octógono derrotados. Ambos tiveram os braços levantados pelo árbitro, e não mostraram nenhum sinal de descontentamento. Pelo contrário. Aplaudiram a decisão.

- Que luta! Agradeço a Deus por tudo e aos fãs pelo apoio - disse Hunt, que retirou-se rapidamente com o filho nos braços.

Antônio Pezão falou um pouco mais, e foi aplaudido por todos os presentes.

- Quero agradecer a todos na Austrália. Isso aqui é um paraíso. Mark é um guerreiro. Há duas semanas eu lesionei as costas, mas vim aqui para lutar por vocês. Agradeço à minha família e a todos no Brasil.

A luta

O primeiro round começou com os dois lutadores mantendo a distância, e Pezão aplicando dois pisões laterais e um chute baixo logo de início. Hunt contra-atacou buscando um cruzado de direita próximo à grade. O brasileiro desviou-se e perdeu o equilíbrio, mas levantou-se rapidamente. O brasileiro encurtou a distância e aplicou um duro golpe que derrubou o neozelandês. Ele, no entanto, recuperou-se rapidamente e voltou a manter a distância do paraibano. Consciente e usando sua estratégia com perfeição, Pezão mantinha Hunt à distância com chutes e buscava golpes fortes, principalmente de direita. O neozelandês se valia apenas de socos isolados.

 No segundo round Pezão começou buscando um chute alto aproveitando sua vantagem de altura. No contra-golpe, Hunt buscou os diretos de direita, mas a movimentação do brasileiro evitava que ele se tornasse um alvo fácil para o rival. Pezão também tentou um chute alto rodado, do qual o neozelandês desviou-se com facilidade. Na sequência, os dois buscaram golpes fortes, e Hunt acertou uma combinação de jab e direto no rosto do brasileiro, que sentiu, mas respondeu com um chute baixo. A luta diminuiu de ritmo, mas Pezão conseguiu acertar um forte chute no tornozelo esquerdo de Hunt, que sentiu claramente e passou a mancar até o fim do round.

Os lutadores voltaram para o segundo round com estratégias diferentes. Pezão se mantinha aplicando chutes e buscando magoar a perna esquerda do neozelandês. Já Hunt buscava encurtar a distância e levar a luta para a grade ou para o chão, provavelmente para tentar proteger a perna esquerda. O brasileiro tentava se afastar e aplicar golpes, mas Hunt acertou um belo direto de direita que derrubou Pezão. No chão, Hunt buscava dar sequência aos golpes e o brasileiro tentava ganhar tempo e se proteger de novos socos. Em inferioridade no round, Pezão apenas se defendeu das cotoveladas e socos do neozelandês até o fim do período.

Grupo D é considerado o grupo da morte; saiba quais as equipes

Sorteio das chaves da Copa proporcionou duelos importantes e destacou grupo forte, considerado 'grupo da morte'
Futebol | Em 06/12/13 às 15h00, atualizado em 06/12/13 às 23h07 | Por Redação
Divulgação/Fifa
Sorteios dos jogos da Copa 2014
Itália, Inglaterra, Uruguai. Três equipes fortes que já foram campeãs mundiais, e a Costa Rica. Este é o grupo D, sorteado na tarde dessa sexta-feira (6) e considerado o 'grupo da morte'.
O primeiro jogo do 'grupo da morte' será Uruguai e Costa Rica, no dia 14 de junho, às 16h, em Fortaleza/CE
No segundo jogo do grupo, os gigantes Inglaterra e Itália se enfrentam também no dia 14 de junho, as 21h, em Manaus/AM
O terceiro jogo do 'grupo da morte' acontece entre Uruguai e Inglaterra, no dia 19 de junho, em São Paulo/SP, às 16h.
Já o enfrentamento entre Uruguai e Itália acontece dia 24 de junho, às 13h em Natal/RN.
Além do Grupo D, outras grupos terão duelos importantes como o grupo B, que terá Espanha versus Holanda, os finalistas da Copa de 2010, disputada na África do Sul e que teve como vencedor  a Espanha. Esse jogo acontece dia 13 de junho, às 16h, em Salvador/BA.
Outro jogo de destaque será o do grupo G entre Alemanha e Portugual, no dia 16 de junho, às 13h, em Salvador/BA
Os grupos considerados mais fracos foram o F, que tem a Argentina como cabeça de chave e ainda Bósnia Herzegovina, Nigéria e Irã; e o grupo H, com Bélgica, Rússia, Argélia e Coreia do sul.
As partidas ocorrem de acordo com o horário de Brasília/DF.