domingo, 15 de dezembro de 2013

Prijector, miniprojetor Wi-Fi dispensa cabos e traz boa compatibilidade

Tech Tudo
Prijector, miniprojetor Wi-Fi dispensa cabos e traz boa compatibilidade
A empresa Prijector, anunciou oficialmente o primeiro dispositivo que promete descomplicar qualquer apresentação. A solução, leva o mesmo nome da empresa e consiste de um pequeno dispositivo que se conecta diretamente à uma TV ou a qualquer projetor, permitindo que qualquer computador portátil envie apresentações via rede sem fio, sem complicações.
Prijector promete simplificar qualquer apresentação Foto: Divulgação)Prijector promete simplificar qualquer apresentação (Foto: Divulgação/Prijector)
Segundo a empresa, o objetivo do Prijector é resolver os problemas de projeção comuns, que muitas pessoas têm quando vão mostrar suas apresentações. Se você já passou pela experiência de conectar seu laptop a um projetor para fazer uma apresentação, então já sabe que algumas vezes essa tarefa pode se transformar em um jogo de adivinhação de qual cabo usar, qual botão de entrada apertar, ou como corrigir a resolução, o que gera muita frustração e atrasos para iniciar reuniões e outros tipos de evento.
Basicamente, o aparelho se conecta a qualquer TV ou projetor através de HDMI ou VGA. Depois de conectar o Prijector, ele já exibe as instruções na tela para começar a compartilhar as apresentações e está pronto para ser usado. além de eliminar o uso de cabos entre o computador e a TV ou projetor, ele é compatível com qualquer sistema operacional para Mac ou PC (Windows, Mac e Linux), e em breve também terá aplicações para aparelhos com iOS e Android.
Prijector suporta vários sistemas operacionais (Foto: Divulgação)Prijector suporta vários sistemas operacionais (Foto: DivulgaçãoPrijector)
Além de facilitar a presentação, o Prijector também pode funcionar como um hotspot wireless, tornando mais fácil para os convidados acessarem com segurança a Internet, sem a necessidade de obter uma senha para isso.
O aparelho já está a venda, a um preço promocional de U$$ 119 (cerca de R$ 278), mas seu preço regular é de U$$ 199 (R$ 464, sem impostos). Infelizmente para os brasileiros que se interessaram pelo produto, por enquanto, ele só está disponível nos Estados Unidos e ainda não há nenhuma previsão de venda dele no Brasil.

Governo inaugura Casa da Cidadania e ampliação de escola em Bayeux

Da Redação, com assessoria
Governo inaugura Casa da Cidadania e ampliação de escola em Bayeux
O governo do estado inaugurou neste domingo (15( a Casa da Cidadania da cidade, denominada vice-prefeito Edno de Paula Andrade, localizada no Centro, e às 17h, a reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Pinto, no bairro do Sesi.


A Casa da Cidadania atenderá uma média de 6,5 mil pessoas ao mês dos municípios de Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Mari, Sapé e Santa Rita. Inicialmente, a casa vai funcionar com sete boxes para atender a população com serviços da Cagepa, Detran (vistoria), Instituto de Polícia Científica (IPC), Procon Municipal, Ministério da Fazenda (CPF), Ministério do Trabalho (Carteira do Trabalho) e Pag Fácil. O horário de funcionamento será das 10h às 16h.

  Projeto para a construação da Casa da Cidadania e de melhorias na Escola Iriney Pinto, é de autoria do deputado Domiciano Cabral (DEM) .

A Casa da Cidadania é um programa estadual que existe desde 2001, regulamentado pela lei 8.186/2007, oferecendo, em um mesmo local, serviços de órgãos do Governo Federal, Estadual, Municipal e da iniciativa privada, contribuindo assim para a promoção de cidadania.

Anorexia avança no universo masculino

o Globo
No início deste ano, o estudante L.M.R., de 14 anos, estava insatisfeito com a sua aparência física e decidiu emagrecer. O adolescente de Santo André (SP) reduziu drasticamente a alimentação: consumia em torno de 600 a 700 calorias por dia. Em três meses e meio, perdeu 22 quilos. Na época, passou de 75 para 53 quilos e ficou com apenas 2% de gordura corporal. O jovem sofreu quatro crises de hipoglicemia, o que o assustou.
- Eu tenho medo de engordar até hoje, eu tive crises de hipoglicemia e fiquei com um pouco de medo. Agora, eu quero ficar forte - afirmou o garoto, que, aos poucos, tem se alimentado melhor, mas ainda em pequenas quantidades.
A mãe do adolescente já tentou levá-lo a um psicólogo, mas ele não quer. O garoto não acredita sofrer de anorexia, mas ela tem opinião diferente.
- Eu considero que ele teve quadro de anorexia e precisa da ajuda de um psicólogo. Ele realmente está com um transtorno alimentar - afirmou.
O caso do garoto, que anos atrás era considerado um episódio isolado, tem deixado de ser uma exceção no país. Nos últimos anos, tem aumentado a procura de adultos e adolescentes do sexo masculino por tratamento a transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, que deixaram de ser problemas associados apenas ao universo feminino. O percentual de homens que tem buscado ajuda ainda é bastante inferior ao de mulheres, mas já oscila entre 10% e 15% do total de pacientes que buscam serviços especializados de tratamento. A relação é superior em grupos em que a imagem corporal e a forma física são relevantes na esfera profissional, como atletas, modelos e bailarinos: é de cerca de um homem para cada seis mulheres.
A carência de dados, tanto em âmbito nacional como em internacional, e a resistência na busca de ajuda médica, por se tratarem de problemas associados ao mundo feminino, dificultam um retrato exato da incidência de transtornos alimentares em homens. Segundo psiquiatras e especialistas, contudo, tem ocorrido um aumento perceptível nos últimos seis anos na procura por tratamento nos serviços especializados. Em São Paulo, até 2007, o Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim) do Hospital das Clínicas de São Paulo havia atendido apenas três rapazes. Com o aumento da procura, foi aberto um ambulatório específico para o sexo masculino, que, atualmente, atende entre 15 e 16 pacientes.
O coordenador do ambulatório para homens do Ambulim, Alexandre de Azevedo, estima que os atendimentos a pacientes do sexo masculino representam 10% do total. Já o coordenador-geral da mesma entidade, Táki Cordás, calcula que, por semana, a unidade médica recebe de 45 a 50 pacientes dos dois sexos, tanto novos como usuais. Segundo ele, há atualmente uma fila de espera grande, o que dificulta a abertura de novas triagens.
- Há dez anos, eu não via homens buscando ajuda aqui. Esse número de homens, mesmo pequeno, é significativo. A literatura médica mostra que transtornos alimentares estão crescendo em algumas áreas que estavam razoavelmente protegidas, como homens, crianças e mulheres depois dos 40 anos - avaliou.
No Rio, o percentual de homens entre os pacientes atendidos com diagnóstico de anorexia ou de bulimia oscila entre 10% e 15% nos ambulatórios do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Gota) do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede) e do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub-UFRJ). A psiquiatra Silvia Freitas, fundadora e coordenadora do Gota, observa que houve um aumento na procura de homens por tratamento nos últimos dois anos. A equipe médica do Gota atende por mês uma média de cem pacientes com transtornos alimentares em geral.
- Não há dados sobre transtornos alimentares em homens no Brasil, e a literatura mundial também é muito restrita em relação a eles. Vários fatores dificultam a procura por tratamento, especialmente a concepção de que são doenças que ocorrem apenas nas mulheres - considerou.
O aumento da busca por tratamento também tem sido observado entre meninos e adolescentes. Em Porto Alegre, a busca por ajuda aumentou nos últimos cinco anos no setor de transtornos alimentares do Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (Ceapia). Os homens já correspondem a 15% do total de pacientes que apresentam bulimia ou anorexia.
Os psiquiatras observam que o aumento da busca de homens por ajuda pode ser resultado tanto da maior incidência dos transtornos alimentares como da maior divulgação do seu tratamento, o que tem ajudado a diminuir o preconceito.
Com um histórico de crises de bulimia desde a adolescência, o zootecnista Daniel Dutra, de 29 anos, decidiu tomar uma decisão importante em maio deste ano: desistiu do doutorado que cursava desde o ano passado em São Paulo para dedicar-se ao tratamento.
O mineiro de Juiz de Fora, que tinha sobrepeso na adolescência, lembra que, durante a juventude, chegou a vomitar "de três a quatro vezes por dia". Ele conta que tentava disfarçar o transtorno alimentar de amigos e parentes. Em 2012, contudo, o quadro se agravou.
- No doutorado, as crises aumentaram, tive deficiência de cálcio, comecei a ter cãibra. Procurei médicos, e por fim chegou o diagnóstico de que tinha um problema de bulimia - relatou o zootecnista, que passa por acompanhamento médico e cujas crises estão atualmente controladas.
A iniciativa de procurar por ajuda para enfrentar um transtorno alimentar também foi tomada pelo estagiário de Marketing Cesar Fonseca, de 21 anos, que sofria na adolescência de anorexia. O paulista, como o mineiro, tinha sobrepeso na adolescência. Ele chegou a emagrecer 23 quilos e passou um dia inteiro com apenas uma maçã.
- Hoje estou melhor. É um transtorno alimentar que se trata. Há algumas recaídas, mas não graves. Não paro de comer por um longo período de tempo, porque sei que faz mal e não quero passar por tudo de novo - contou.
Homens com transtorno alimentar costumam ter histórico de sobrepeso
A bulimia e a anorexia costumam aparecer de maneira mais tardia em homens do que em mulheres, entre 16 e 28 anos. O perfil da maioria dos pacientes é de homens que atuam em áreas profissionais nas quais a imagem corporal é essencial e que têm histórico de sobrepeso. Eles também apresentam baixa autoestima, são perfeccionistas e sensíveis às opiniões dos outros.
Os sintomas são semelhantes aos que se manifestam nas mulheres: fixação na perda de peso, controle excessivo das calorias dos alimentos, uso de medicamentos para emagrecimento e exagero da prática de exercícios físicos. As principais consequências da diminuição drástica de peso são a redução dos níveis de testosterona e da capacidade de procriação, sintomas de fraqueza, desidratação e aumento da depressão.
O tempo de tratamento varia de paciente para paciente, mas psiquiatras alertam para a necessidade de um acompanhamento constante por uma equipe médica, uma vez que situações de estresse podem contribuir para recaídas. O apoio da família também é essencial.

Universitário é preso em Cajazeiras ao tentar realizar prova do IFPB com ponto eletrônico

Diário do Sertão
A Polícia Militar da cidade de Cajazeiras prendeu na tarde deste domingo (15), o jovem Luis Taciano Bezerra da Silva, de 26 anos, ao tentar realizar a prova do concurso do IFPB com um ponto eletrônico no ouvido.
A prisão ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Cajazeiras.
O jovem é natural de Várzea Alegre, Estado do Ceará e é universitário do Curso de Administração.
Taciano foi levado para delegacia de Cajazeiras e em seguida transferido para Patos, sede da Policia Federal no Sertão do Estado.

Bandido temido no Sertão da Paraíba e do Ceará, é morto durante confronto com a Polícia

Folha do Sertão
A vida de crimes de Francisco Josiano Pereira, vulgo "Brinquedo", 33 anos, foragido da Polícia, terminou neste sábado (14), em Juazeiro da Bahia. De acordo com as primeiras informações, "Brinquedo" foi morto durante confronto com a Polícia Militar do Estado.

Os policiais militares teriam sido recebidos a bala quando cercavam a casa onde ele se escondia e após tiroteio, "Brinquedo" tombou sem vida.

Ele era acusado de tráfico de drogas, assaltos à banco, roubos e assassinados e percorreu pelo menos cinco estados do Nordeste (Paraíba, Piauí, Bahia, Pernambuco e Ceará).
Na Paraíba, o criminoso que é natural de Mauriti-CE, agia nas redondezas do Vale do Piancó, onde possuía familiares e na região do Alto Piranhas.

Segundo as informações, "Brinquedo" era tido como pessoa de alta periculosidade com ações em várias cidades do Cariri, principalmente Missão Velha, Abaiara, Mauriti e Milagres. Ele já havia cumprido pena por tráfico de drogas na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri e, contra ele, existiam dois mandados de prisão, sendo um datado do dia 23 de agosto e outro do dia 20 de setembro.

Papai Noel chega de trem no dia 18 em João Pessoa

Assessoria
Papai Noel chega de trem no dia 18 em João PessoaImagem da Internet
 Integrantes do Grupo Dinâmico Cultural realizarão no dia 18 deste mês, na CBTU em João Pessoa, às 13h41, o tradicional passeio "Jingle Bells nos Trilhos com Alegria". Ao som de muita música natalina, o pessoal terceiro idade promete transformar o trem em um verdadeiro trenó do papai Noel.
Os participantes virão vestidos a rigor e o Papai Noel chegará de trem para animar a todos. A concentração será às 12h30, na estação ferroviária de João Pessoa. Os idosos partirão para Cabedelo, depois seguem para Santa Rita e terminam as festividades na estação João Pessoa.

De acordo com a presidente do Grupo Dinâmico Cultural, Albenisa Maria Silva dos Santos, cerca 50 pessoas deverão participar do passeio natalino que será embalado por uma banda musical que tocará apenas canções natalinas. "Este é o terceiro ano do nosso Jingle Bells nos Trilhos com Alegria e qualquer pessoa da terceira idade pode participar sem custo algum. Basta apenas vir trajada ou até mesmo com um gorro do papai Noel para se integrar ao grupo", diz.

Ministro Aguinaldo Ribeiro inaugura 1.488 unidades do MCMV em Campina Grande

Assessoria
Ministro Aguinaldo Ribeiro inaugura 1.488 unidades do MCMV em Campina Grande
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), entregará nesta segunda-feira (16/12) ao lado do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), 1.488 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em Campina Grande.  O investimento é de R$ 77,7 milhões e beneficiará 5,9 mil pessoas com renda mensal familiar de até R$ 1,6 mil. O programa, gerido pelo Ministério das Cidades, já contratou, desde 2009, 12.223 moradias no município, um investimento da ordem de R$ 866.3 milhões. A solenidade será realizada às 10h no Loteamento Bianca no Bairro Três Irmãs na Rainha da Borborema
"Muitas pessoas diziam que o Minha Casa Minha Vida não ia dar certo. Não acreditavam que construiríamos um número tão expressivo de casas no país e em especial na nossa querida Campina Grande, que ganha de presente de Natal este grande empreendimento, estamos atendendo uma determinação da nossa presidenta Dilma que é cuidar de quem mais precisa", disse o ministro das Cidades que é vice-presidente do Partido Progressista na Paraíba.
Nesta primeira etapa serão entregues o Residencial Major Veneziano 1, 2 e 3. Está em fase de construção o quarto conjunto habitacional do empreendimento. Em cada residencial, há 496 apartamentos divididos em 31 blocos com quatro andares, sendo três unidades adaptadas às pessoas com deficiência. Os empreendimentos serão entregues com rede de água e esgoto, instalações de energia elétrica, drenagem, iluminação pública e pavimentação.
Cada unidade habitacional tem 40,24 m², dois quartos, circulação, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com piso de cerâmica em todos os cômodos. O empreendimento, localizado há sete quilômetros do centro de Campina Grande, tem área de lazer, com salão de festas, quadra poliesportiva e quadra de vôlei. As famílias beneficiárias contarão com quatro creches, seis escolas municipais, duas escolas estaduais e cinco unidades básicas de saúde no entorno do residencial.
MCMV - O programa MCMV foi lançado em março de 2009 pelo Governo Federal para permitir o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. Além do objetivo social, o programa gerou emprego e renda, nos últimos anos, por meio do incremento da cadeia produtiva do setor da construção civil.
Na Paraíba, o MCMV já investiu R$ 4.1 bilhões para a contratação de 65.272 unidades habitacionais e já entregou 34.574.  No país, o programa contratou mais de 3.030 milhões moradias e entregou 1.405 milhões, com investimento de R$ 195,6 bilhões.
Em 2013, o MCMV prevê a entrega de aproximadamente 490 mil moradias, o que equivale a 0,7% do estoque total de habitações disponíveis no país em relação a 2010. Este dado corresponde a cerca de 1/3 da produção habitacional no país e 48% daquela destinada à população de baixa renda.
O Minha Casa, Minha Vida subsidia a aquisição da casa/apartamento próprio para famílias com renda até R$ 1,6 mil e, facilita as condições de acesso ao imóvel para famílias com renda até R$ 5 mil. Para isso, o Governo Federal disponibilizou, na segunda etapa do MCMV, um total de R$ 125,7 bilhões, entre subsídio e linhas de financiamento.
O programa também influencia fortemente o crescimento econômico brasileiro. Toda a cadeia produtiva da indústria da construção civil é estimulada, o que gera mais empregos e renda para milhares de trabalhadores, além de ganhos significativos em escala ao comércio e à indústria nacional. Em 2012, o MCMV teve um impacto estimado em 0,8 % no Produto Interno Bruto (PIB) do País. Foram gerados aproximadamente 1,4 milhão de postos de trabalho formais, viabilizados pela superação da marca de dois milhões de unidades contratadas.
Como participar - Para participar do Minha Casa, Minha Vida, as famílias deverão estar enquadradas nas faixas de renda previstas no programa (veja abaixo). A seleção dos beneficiários é de responsabilidade das prefeituras. Portanto, os interessados devem se cadastrar na sede administrativa do município.
Toda família com renda bruta mensal de até R$ 5 mil pode participar do programa, desde que não possua casa própria ou financiamento em qualquer unidade da federação, ou tenha recebido anteriormente benefícios de natureza habitacional do Governo Federal.
Faixa 1 - Famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.600,00.
Faixa 2 - Famílias com renda mensal bruta de até R$ 3.275,00.
Faixa 3 - Famílias com renda mensal bruta acima de R$ 3.275,00 até R$ 5 mil.
Modalidades - O programa possui cinco modalidades para a Faixa 1:
Empresas: atende famílias com renda mensal de até R$ 1.600, por meio da transferência de recursos ao Fundo de Arrendamento Residencial - FAR.  Nessa modalidade, a maior parte do subsídio é da União. A parcela paga pelo beneficiário é de 5% da renda mensal, com prestação mínima de R$ 25.
Entidades: para as famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00 organizadas em cooperativas habitacionais ou mistas, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos. O trabalho é feito por meio da produção, aquisição ou requalificação de imóveis já existentes. A União concede subsídio para a construção da unidade por meio da concessão de financiamentos a beneficiários organizados de forma associativa por uma Entidade. A parcela paga pelo beneficiário é de 5% da renda mensal, com prestação mínima de R$ 25.
Municípios com até 50 mil habitantes: atende às famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00 em municípios com população de até 50 mil habitantes, não integrantes de regiões metropolitanas das capitais estaduais. O subsídio é da União, sendo que o valor de contrapartida pode ou não ser cobrado do beneficiário.
FGTS: para atender às famílias com renda mensal até R$ 5 mil por meio do financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Rural: modalidade destinada aos agricultores familiares e trabalhadores rurais com renda anual bruta de até R$ 15 mil, para o Grupo 1, de R$ 15 mil a R$ 30 mil para o Grupo 2 e de R$ 30 mil a R$ 60 mil para o grupo 3.
Os recursos do MCMV são do orçamento do Ministério das Cidades repassados para a Caixa Econômica Federal, que é o agente operacional do programa. Para atender à Faixa 1, nas modalidade Empresas e Entidades, a Caixa e o Banco do Brasil analisam e aprovam a contratação dos projetos apresentados pelas construtoras, conforme as diretrizes definidas pelo Ministério das Cidades. A liberação dos recursos ocorre a cada medição de obra.
Nas outras faixas de renda e modalidades, os recursos são repassados pelo ministério à Caixa para subsidiar os contratos de financiamento dos interessados na aquisição do imóvel tanto na área urbana como na rural. A contrapartida dos municípios é para a construção da infraestrutura externa, assim como alguns equipamentos públicos como escolas, postos de saúde e creches.

Justiça deve desapropriar Aeroclube da Paraíba nesta quinta-feira; PRR-5 deu parecer pela retirada do aeródromo do Bessa

Da redação
Justiça deve desapropriar Aeroclube da Paraíba nesta quinta-feira; PRR-5 deu parecer pela retirada do aeródromo do Bessa
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região julga nesta quinta-feira (19), o recurso contra a decisão da Justiça Federal que manteve a posse do aeródromo junto ao Aeroclube da Paraíba, no bairro do Bessa. O relator do processo é o desembargador Dr. Luiz Alberto Gurgel, recentemente indicado para lista tríplice no STJ.

A Procuradoria Regional da República (PRR-5)  já se posicionou para dar ganho de causa ao município de João Pessoa, concedendo o direito de desapropriação pela prefeitura e a total a retirada do aeródromo do Bairro.


Desde que tomou posse em janeiro deste ano, a atual diretoria se mostrou alheia ao assunto e a decisão da próxima quinta-feira deverá sepultar de vez o Aeroclube da Paraíba no bairro do Bessa que funciona naquele local desde 1964.

Prefeito aliado dos Girassóis defende candidatura de Cássio, dá zero a RC:‘É só promessa’

Da Redação, com Diário do Sertão
Prefeito aliado dos Girassóis defende candidatura de Cássio, dá zero a RC:‘É só promessa’ Imafem Diário do Sertão

O prefeito de São Francisco, João Bosco Filho (PSDB) tascou um zero na administração do governador Ricardo Coutinho. "É só de promessa" disparou ao ser entrevistado no  Programa Frente a Frente, apresentado pelo jornalista Jackson Queiroga.
No quadro "Que nota você dá" ele "distribuiu" zeros aos temas ou pessoas que não eram do seu agrado, chamando a atenção por algumas opiniões até então desconhecidas do jovem médico, político e empresário.
Deu nota dez e rasgou elogios a possível uma candidatura do senador Cássio Cunha Lima ao governo do Estado em 2014, sinalizando  que o apoiará caso seja mesmo candidato, seguindo seu partido e contribuindo para o sucesso do tucano.
O governador Ricardo Coutinho, por sua vez, recebeu um sonoro zero de João Bosco Filho  mesmo tendo votado em RC na última eleição, a pedido de Cássio Cunha Lima.
O descontentamento do prefeito  se  dá pela falta de cumprimento de promessa de Ricardo Coutinho. "Ele  assinou ordem de serviço para a construção de uma estrada em São Francisco,  mas depois dessa assinatura nada de licitação e ainda estamos esperando essa importante obra", revelou Bosco com cara de "poucos amigos".
Para Bosco Filho, se não tiver simpatia por nenhum outro candidato eu  vou ficar em casa, aí Cássio vai me desculpar mais eu tenho o compromisso com o povo de São Francisco.