quinta-feira, 6 de junho de 2013

Garçonete de 21 anos é assassinada a tiros em lanchonete na Grande João Pessoa

Os acusados pelos assassinatos ainda não foram identificados pelas autoridades policiais
Polícia | Em 06/06/13 às 08h03, atualizado em 06/06/13 às 08h13 | Por Hyldo Pereira
190PB
Garçonete morta com tiros na cabeça
Três pessoas foram assassinadas na região metropolitana de João Pessoa, na noite desta quarta-feira (5). Entre as vítimas está uma garçonete, que foi morta a tiros na cidade de Santa Rita.
De acordo com a Polícia Militar, Richele Cristina de Santana, 21 anos, estava na mesa em uma lanchonete quando dois homens entraram no estabelecimento localizado no bairro Alto das Populares e efetuaram disparos na jovem. Ela morreu na hora. Os tiros atingiram a cabeça da vítima. O motivo do crime ainda é desconhecido.
Ainda em Santa Rita, o ex-presidiário Ricardino Ferreira da Silva, 37 anos, foi baleado no bairro Santa Cruz. Ele ainda chegou a ser socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa por uma ambulância do Samu, mas veio a óbito. A vítima era usuária de drogas.
No bairro Engenho Velho, situado na zona rural de João Pessoa, a polícia encontrou o corpo de um homem em uma estrada de barro. A vítima – ainda sem identificação – foi morta com golpes de foice no rosto.
Os corpos foram encaminhados para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) da Capital para necropsia. Os acusados pelos assassinatos ainda não foram identificados pelas autoridades policiais.

Corpo de Júlio Rafael chega de madrugada a João Pessoa e será cremado nesta sexta-feira

O superintendente do Sebrae na Paraíba, o economista Julio Rafael Jardelino da Costa, 58 anos, faleceu na noite desta quarta-feira (5) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Cidades | Em 05/06/13 às 15h27, atualizado em 06/06/13 às 15h35 | Por Redação
Internet 123
Júlio Rafael
Está prevista para a madrugada desta sexta-feira (7) a chegada à João Pessoa do corpo do diretor-superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, morto na quarta (5), vítima de câncer, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. 
O corpo será encaminhado ainda na madrugada  para a Central de Velórios e Crematório Caminho da Paz, localizado na estrada de Cabedelo (Rua Santa Aparecida, nº 54, Km 12). Da chegada do corpo, na madrugada, até o início da manhã da sexta-feira  (7), o velório será exclusivamente para a família de Júlio Rafael. A partir das 9 horas será aberta visitação pública, ficando até às 16 horas.
No final da tarde, haverá uma cerimônia de despedida e, em seguida, o corpo será cremado, conforme desejo do próprio Júlio Rafael.  
Em luto oficial, o Sebrae emitiu nota informado que durante toda a sexta-feira (7) não haverá atendimento ao público e o expediente de todas as suas agências será  interno.
Solidariedade
Políticos nacionais e paraibanos, além de setores empresariais, emitiram notas de pesar sobre o falecimento do ex-vereador e superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael.O ex-presidente da República, Luiz Inácio da Silva, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, como também, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo e os partidos como o PSB, PT do B e PT. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB) também enviou um comunciado lamentando a morte do economista na manhã desta quinta-feira (6). 
- O Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro de João Pessoa, através de seu Presidente, que neste ato representa o sentimento de todos os seus filiados, vem a público externar seu pesar a todos os familiares e amigos do ex-superintendente do SEBRAE Júlio Rafael.
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), lamentou o falecimento do colega de legenda Júlio Rafael. Ele decretou luto oficial de três dias, período em que as bandeiras permanecerão a meio-mastro.
- Lamentamos a morte do companheiro Júlio e decretamos luto oficial de três dias. Júlio foi vereador comigo durante quatro anos e tem inúmeros serviços prestados a esta cidade. Além disso, durante muito tempo foi superintendente do Sebrae na Paraíba. Neste momento, temos que ser solidários à toda a família do amigo e companheiro Júlio Rafael -, decretou o prefeito. 
O senador Vital do Rêgo, deputado estadual Trócolli Júnior e o ex-vereador Tavinho Santos lamentaram a morte do economista.
- Segundo Vital, a morte de Júlio Rafael, “é prematura, para o quanto ele ainda podia, com sua capacidade, liderança e habilidade, oferecer ao País”. Vital disse que Júlio Rafael marcou uma geração, através de sua atuação política. “Toda uma geração, da qual eu faço parte, lamenta a morte de Júlio Rafael. Ele liderou um processo na Paraíba. Jovem, idealista, propugnava por mudanças. Ele sempre foi um ideólogo, um militante da esquerda que tinha uma capacidade de dialogar e fazer política que marcava a sua vida”.
- O deputado estadual, Trócolli Júnior, também se manifestou através do Twitter sobre o falecimento do economista. “Dividi com Júlio Rafael, um mandato de vereador e tive a oportunidade de conhecê-lo bem. O que vou guardar dele é sua sinceridade”, disse Trócolli.
“A confirmação da morte de Júlio Rafael, representa uma grande perda para a Paraíba. Era um grande articulados político e amigo, Aristávora Santos. ‏
- A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel/PB) lamentou o falecimento do presidente do Sebrae/PB, Júlio Rafael. Um parceiro de longa data, sempre esteve ao nosso lado, apoiando e promovendo iniciativas de valorização do setor. Sua partida representa uma perda para toda a Paraíba, principalmente para micro e pequenos empreendedores de todos os segmentos, que sempre tiveram em sua figura um grande aliado. Deixamos os nossos sentimentos aos familiares e amigos. 
Na quarta-feira (5) após a confirmação da morte do superintendente do SEBRAE pelo Hospital Sírio Libanês, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou de Júlio Rafael e solidarizou com a família.
- Já o ex-secretário chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, escreveu uma carta de despedida. "Escrevo ainda sob o impacto da notícia que acabo de receber, do falecimento de meu grande amigo Júlio Rafael. Conheci o Júlio nas minhas andanças pelo Brasil. Liguei-me a ele e ao grupo de paraibanos que viviam em São Paulo e militavam no PT - Leda, Mônica, Walter e tantos outros", trecho da carta. "Júlio Rafael chegava sem avisar, nos alegrava e animava. Agora ele se foi", disse Dirceu.
O vereador de João Pessoa, Fernando Milanez, amigo pessoal de Júlio Rafael, informou que muitas outras lideranças políticas também estiveram no Sírio Libanês para se solidarizar com a família do político.
Faleceu às 19h10 desta quarta-feira (5) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o superintendente do Sebrae na Paraíba, o economista Julio Rafael Jardelino da Costa, 58 anos. 
O irmão de Júlio Rafael, Marcelo, disse que como ele estava em viagem oficial à São Paulo quando foi internado, o Sebrae pode realizar uma homenagem póstuma e a família também espera o retorno do filho e da esposa, Daniel e Ana Adelaide, que acompanharam o economista durante todo o período de sua internação.
Ana Adelaide, esposa do economista, infomou que Júlio Rafael será velado e cremado na Central de Velórios e Crematório Caminho da Paz, na BR-230, em Cabedelo. “Me sinto muito tristíssima, mas serena”, disse Ana Adelaide. O corpo deverá ser transladado nesta quinta-feira (6).
A unidade hospitalar divulgou a nota de falecimento em seu site oficial por volta das 22h10. Segundo a nota, assinada pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira e Paulo Cesar Ayroza Galvão, o falecimento aconteceu às 19h10.

Nota de falecimento de Júlio Rafael
O último boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês foi no final da tarde da segunda-feira (03). Segundo o boletim, o paciente seguia internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 18 de abril. Ele ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por piora clínica neurológica importante com instabilidade hemodinâmica. 
Júlio Rafael, 58 anos, teve morte cerebral às 10h do domingo (2). Ele voltou, na madrugada do sábado (1º), a ser internado na UTI. Júlio Rafael estava no centro médico tratando de problemas decorrentes de câncer de pulmão e nódulos na cabeça.
Júlio Rafael teve câncer de pulmão e sentiu-se mal durante um evento realizado pelo Sebrae, em São Paulo. Ele apresentou problemas na respiração e na fala e foi levado às pressas para o Hospital Sírio Libanês, onde foi submetido a uma série de exames e passou por três cirurgias.
Após fazer exames, Júlio Rafael foi diagnosticado também com nódulos no cérebro e, submetido aos processos de radioterapia, fez duas cirurgias para retirada dos nódulos. 
Perfil
Júlio Rafael era economista formado pela Universidade do Mato Grosso (UFMT) e especialista em História Econômica da América Latina.
Durante suas gestões, o Sebrae ampliou fortemente sua atuação para atender os empreendedores individuais, uma nova categoria que permitiu cidadania empresarial para mais de 40 micro negócios informais na Paraíba.
Júlio defendia amplamente a regulamentação municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que afirmava ser “uma legislação extraordinária, capaz de ampliar o papel da micro e pequena empresa na geração de trabalho e renda em nosso estado”. 

Ele também já foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), de dezembro de 2003 a dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa, de janeiro de 2001 a novembro de 2003; e vereador de João Pessoa (1997-2000).