terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Presidente da Fetasp critica reajuste anunciado por RC e dispara: deixou o funcionalismo frustado

Assessoria
Presidente da Fetasp critica reajuste de RC  e dispara: frustrou o servidor

A Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos no Estado da Paraíba (Fetasp-PB) se reúne  nesta quarta-feira, às 10h, na sede da entidade, em João Pessoa, seu Conselho Pleno Estadual para discutir o reajuste salarial dos servidores públicos anunciado pelo governador Ricardo Coutinho, na tarde desta segunda-feira (27). "Um reajuste, em tese, a revelia da organização sindical de um modo geral", disse o presidente da Fetasp, Fernando Antônio Borges de Sousa.

Segundo Borges o reajuste anunciado pelo governo gerou uma frustação nas entidades que trabalharam com a perspectiva de discutir propostas apresentadas através da Fetasp-PB, visando reajuste salarial a ser negociado com o governo do estado e que, sequer não foram chamadas para mesa de negociação mesmo independente do seu resultado. "Isso constituiu desrespeito e afronta a organização sindical, além de um enfraquecimento desastroso no âmbito da confiança institucional que se supunha alicerçar as bases das instituições democráticas envolvidas", afirmou o presidente da Fetasp-PB,  fortalecendo o diálogo e afastando o sectarismo.

Para a Fetas-PB, a falta de compromisso de um governo que declara ser republicano, socialista e ter criado a data base dos servidores públicos para negociar e não o faz, desconstitui a credibilidade de quem se diz interessado em oferecer serviços públicos de qualidade a mais de um milhões de eleitores que transferiram seus votos pela fé da legitimidade, na esperança de um sonho que busca a credibilidade do seu representante como um bem maior para o futuro dos seus filhos.
"A mesa de negociação salarial representa um pacto bilateral entre patrão (governo) e empregados (sindicatos), sua ausência faz emergir ligeiramente princípios de um passado obscuro de nossa história, que não estamos dispostos a relembrar. Nessa esteira de raciocínio, se não reagirmos imediatamente estaremos indo na direção do caminho dos políticos adversários do governador Ricardo Coutinho, portanto, enquanto é tempo, vamos dar as costas para quem é indiferente a nossa luta para servir bem toda sociedade e isso deve fazer parte de uma atitude imediata, antes que sejamos vítimas de "uma surra de varas", alertou Fernando Borges.

O presidente da Fetasp-PB disse compreender e respeitar as associações que se dispuseram a conversar com o governador. Para ele, isso aglutina e fortalece quando todos estão juntos em busca do mesmo propósito, mas a legitimidade perante a lei e o Ministério do Trabalho e Emprego não se discute. "Quem pode negociar reajuste salarial em mesa de negociação, inquestionavelmente é o sindicato ou a Federação em se tratando de base dos servidores estaduais. Essa representação na Paraíba, a Fetasp/PB tem e colocou à disposição do governo, pois ela foi constituída para representar os interesses dos 23 sindicatos a ela filiados", firmou o dirigente.

A reunião tratará dos aspectos que envolvem os percentuais anunciados pelo governo e que foram distribuídos entre os diversos segmentos da categoria dos servidores públicos, apontando para o aprimoramento de consultas e estatísticas junto aos órgãos de fiscalização, como o "Sagres" do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). "A partir de agora, ampliaremos essas pesquisas com visitas e consultas acerca de detalhes daquilo que representa a transparência dos gastos com a folha de pessoal, seu real nível de tolerância diante da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além, é claro, de consultas dos gastos efetivados com os cargos de assessoramento direto, indireto e previdenciários previstos no art. 18 da LRF e que são contabilizados como outras despesas de pessoal", afirmou Fernando Borges, acrescentando que "queremos comparar esses gastos aos gastos total do estado no que diz respeito à eficiência administrativa de gestão".

A Fetasp-PB, por sua vez, Estranhou os valores informados como o índice inflacionário de 19%, quando na verdade hoje essa referência indica 24,14%. "Essa e outras informações inteligiveis que trata indice de reajuste a ser aplicado em alguns grupos ocupacionais, serão analisados quando aos seu resultados que as vezes representa remuneração outras vencimento", finalizou Fernando Borges.

Solidariedade reafirma apoio a Luciano Cartaxo

Da Redação com Assessoria
Os quatro Vereadores de João Pessoa que fazem parte do Solidariedade, decidiram, em reunião com o chefe de gabinete do prefeito Luciano Cartaxo, Zennedy Bezerra, no início da tarde desta terça-feira(28), que continuam na bancada de situação, apoiando às decisões do prefeito Luciano Cartaxo.
 
Presidente Municipal do Partido Solidariedade, João Almeida, representando os vereadores Felipe Leitão, Professor Gabriel e Marmuthe Cavalcanti, afirmou categoricamente que os quatro estão na base do prefeito. “Nós vereadores continuamos na base do prefeito, apoiando suas decisões”, disse.
 
Ele afirmou ainda que os quatros parlamentares, com decidiram reafirmar o apóio ao prefeito. “Já éramos base e continuaremos sendo base”, garantiu.

Câmara de JP inicia as atividades de 2014 amanhã; Prefeito confirma presença

Da Redação com Assessoria
Câmara de JP inicia as atividades de 2014 amanhã; Prefeito confirma presença
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza nesta quarta-feira (29) a abertura da segunda sessão desta 16ª Legislatura, a partir das 9h30, no Plenário Senador Humberto Lucena. De acordo com o presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), 2014 será um ano atípico, porém todos os 27 vereadores da Capital estão em unidade para garantir a produção legislativa.
Entre as presenças confirmadas na cerimônia de abertura está o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT).Em seu discurso, o prefeito fará um balanço do primeiro ano de gestão e prestará contas das ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas diversas áreas da ação pública. Entre os destaques estão os avanços na saúde, na habitação, na educação e na mobilidade urbana, setores prioritários para a gestão no ano de 2013. 
Antes da abertura oficial, Durval Ferreira adiantará algumas novidades da Casa Napoleão Laureano durante entrevista, às 9h, no “Jornal da Câmara” (JC). O telejornal é transmitido ao vivo pela TV Câmara JP (Canal 23 da Net, 52 sinal aberto e 61.2 digital) todas as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h.
“Teremos um ano positivo e a expectativa é que superemos em qualidade o que produzimos ano passado. Este ano será atípico; haverá a Copa do Mundo de Futebol e também as Eleições 2014, no entanto, apesar disso, acredito que esses eventos não atrapalharão as atividades da Câmara”, reforçou Durval Ferreira.
O presidente da CMJP deixou claro que também espera maior participação dos cidadãos nas atividades do Legislativo em 2014. “Acredito que a população vai se aproximar mais da Casa e convido a todos para que possamos discutir, juntos, as questões em benefício de nossa cidade, principalmente durante as nossas audiências e sessões especiais”, salientou.
A CMJP terá em 2014 mais quatro programas de televisão e pretende aumentar a grade da TV Câmara JP de 10 horas para 24 horas de programas locais. Além disso, outra proposta é exibir o canal para todos os municípios paraibanos. Outra novidade é o lançamento de uma nova logomarca para a TV e a concessão de uma rádio legislativa para a Casa.

Muro da Granja Santana cai; rajada de vento teria provocado incidente

Janildo Silva
Muro da Granja Santana cai; rajada de vento teria provocado incidente
Um pedaço do muro na lateral da Granja Santana, residência oficial do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), caiu na noite desta segunda-feira.
Conforme as primeiras informações uma rajada de vento teria provocado a queda do muro, que imediatamente passou a contar com a presença de uma viatura policial para garantir a segurança do morador "VIP" e sua família.
Não há registro de que ninguém tenha ficado ferido no desabamento.
Veja fotos:
1
2
Vídeo enviado por internauta, logo após a queda:

UFCG divulga resultado do Vestibular 2014.1 nesta quarta

Assessoria
UFCG divulga resultado do Vestibular 2014.1 nesta quartaImagem da Internet
A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) disponibilizará, a partir das 15 horas dessa quarta-feira, dia 29, a lista com a classificação de todos os candidatos aprovados no Vestibular 2014.1 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foram homologadas 41.211 inscrições. A classificação dos candidatos foi feita com base nas notas obtidas no Enem 2013.
Ao todo, o Vestibular 2014.1 da UFCG está oferecendo 3.090 vagas, nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. 
Confirmação da vaga

No período de 03 a 25 de fevereiro, a Comprov abrirá o sistema para que os candidatos confirmem o interesse em realizar o curso na UFCG.  A lista final, com os nomes dos candidatos classificados dentro do limite de vagas oferecidas por curso, será divulgada no próximo dia 07 de março.

Professor: texto de 3 mil anos comprovaria reinos bíblicos

Terra
Professor: texto de 3 mil anos comprovaria reinos bíblicos
Um professor da Universidade de Haifa (Israel) afirma que uma inscrição em um jarro de barro descoberto em Jerusalém pode provar a existência dos reinos bíblicos de Davi e Salomão. O objeto, de quase 3 mil anos, foi encontrado em julho e é o mais antigo texto alfabético já achado na cidade histórica. As informações são da Fox News.
"Nós estamos falando de reis verdadeiros, e os reinos de Davi e Salomão foram um fato real", diz Gershon Galil. O debate entre os cientistas sobre o significado da inscrição ainda é muito grande, mas o professor afirma oferecer "a única tradução sensata" para o texto e ressalta que apenas a existência do objeto já é considerada importante.
"A coisa mais importante é que (o jarro) nos conta que alguém naquele período sabe como escrever alguma coisa", diz. Uma das dificuldades da tradução é que três letras do objeto estão incompletas. Galil as traduz como "yah-yin chah-lak", o que em hebraico significaria "vinho inferior".
A parte mais importante, contudo, é o primeiro trecho do texto, que indicaria o 20º ou 30º ano do reino de Salomão. A inscrição, afirma o professor, está em uma forma inicial do hebraico do sul, pois é a única língua a usar dois yods (letras hebraicas) para a palavra "vinho". Ele especula que o "vinho inferior" seria dado para trabalhadores que construíam a cidade de Jerusalém.
Se o hebraico como língua escrita era utilizado no período da inscrição no local, isso indica que os israelitas chegaram a Jerusalém antes do que se acreditava anteriormente e isso os colocaria em um tempo que a Bíblia indica que Salomão reinou. Galil acredita agora que novos indícios serão achados sobre os reinos bíblicos.

ONU suspende negociações sobre conflito na Síria por falta de acordo

G1
A reunião que seria realizada entre as delegações do governo e da oposição sírios na tarde desta terça-feira (28) foi cancelada pela ONU devido às diferenças entre os objetivos dos dois grupos, informou um dos negociadores da oposição.
O mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, cancelou a reunião da tarde para dar a Ibrahim Jaafari tempo para pensar sobre Genebra 1, disse Ahmed Jakal, negociador da oposição, se referindo ao chefe da delegação do governo da Síria.
"Há uma grande resistência do regime para mover as discussões para a questão de um governo de transição", disse.
Fontes declararam que a sessão da manhã desta terça-feira foi encerrada depois que a delegação do regime convocou os participantes a adotar uma declaração que condena uma suposta "decisão dos Estados Unidos de voltar a armar grupos terroristas na Síria".
A próxima reunião deve ocorrer apenas na quarta-feira.
As negociações de paz entre o regime sírio e a oposição foram retomadas nesta manhã em Genebra, onde a ONU espera resolver o bloqueio em torno de um governo de transição e conseguir o envio de ajuda humanitária urgente. Entretanto, não houve progressos.
A declaração de Genebra 1, adotada em junho de 2012 pelas grandes potências, é alvo de polêmica desde o início entre partidários e adversários do presidente Bashar al-Assad.
A oposição considera que Genebra 1 é sinônimo de governo de transição e saída de Assad, no poder desde 2000.
Mas o regime considera que a declaração convoca um governo de união nacional ampliado, e que a eventual saída do presidente deve ser decidida pelos sírios em eleições.
As delegações falaram no fim de semana, sem alcançar avanços, de questões humanitárias, como a situação em Homs e o problema de milhares de prisioneiros e desaparecidos no conflito.
arte síria versão 24.01 (Foto: Arte/G1)

Após sete horas de sessão, TCE aprova contas de RC e aplica multa de R$ 5 mil

Da redação com assessoria do TCE
Após sete horas de sessão, TCE aprova contas de RC e aplica multa de R$ 5 mil
O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido extraordinariamente nesta segunda-feira (27), emitiu, por unanimidade, parecer favorável à aprovação das contas de 2012 do governador Ricardo Coutinho. A Corte, no entanto, por 4 votos a 2 aprovou a aplicação de multa no valor de R$ 5 mil, devido às falhas na prestação de contas do governo.
As principais irregularidades na prestação de contas foram gastos abaixo do limite constitucional com educação, despesas com pessoal acima do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, concessão de bolsa desempenho por meio de decreto e contratação de servidores sem vínculos com o Estado, os chamados 'codificados'.
Também foram aprovadas as prestações das contas relacionadas a períodos curtos de ocupação do cargo de governador pelo vice Rômulo Gouveia e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, em ambos os casos, em razão de ausências curtas do titular.
O relator do processo, conselheiro Arthur Cunha Lima, teve seu voto acompanhado pelos também conselheiros Arnóbio Viana, Nominando Diniz, Fernando Catão, Umberto Porto e André Carlo Torres Pontes.
Presidida pelo conselheiro Fábio Nogueira, a 145ª Sessão Extraordinária do TCE iniciou-se às 14h e teve seu encerramento às 21h. O Ministério Público esteve representado pela procuradora geral Elvira Samara Pereira de Oliveira.

Carro incendiado é encontrado em Cabedelo

Da Redação com informações de Aguinaldo Mota
Carro incendiado é encontrado em Cabedelo
Por volta das 12h, desta terça-feira (28), a Polícia Militar encontrou um carro completamente carbonizado na Praia do Jacaré, em Cabedelo. Segundo informações da polícia, pessoas que moram no local relataram que um casal foi visto nesta manhã perto do veículo.
A PM suspeita que no local tenha ocorrido um duplo homicídio, mas até o momento nenhum corpo foi encontrado.  O veículo de marca aparentemente popular foi destruindo pelas chamas, o que dificulta a identificação do modelo.
Mais informações em instantes.

Lucas assume oficialmente bancada de oposição na Câmara de João Pessoa

Da Redação com Assessoria
Lucas assume oficialmente bancada de oposição na Câmara de João Pessoa
A bancada de oposição da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) oficializou, nesta terça-feira (28), a mudança na liderança do grupo, que passou a ser comandado pelo vereador Lucas de Brito (DEM), em substituição ao vereador Renato Martins (PSB). A liderança é resultado de um acordo firmado entre os integrantes da bancada no início do mandato no ano passado e permite o rodízio no exercício da função.
A mudança foi informada ao presidente da Comissão de Recesso da Casa por meio de um memorando assinado pelos vereadores Lucas de Brito, Renato Martins e Zezinho do Botafogo (PSB). “Vamos intensificar o trabalho de fiscalização das ações do Poder Executivo para garantir que os serviços públicos atendam às necessidades da população de João Pessoa”, comenta Lucas.
Além dos integrantes da bancada, a reunião também contou com a presença do vereador Raoni Mendes (PDT), que deve oficializar seu ingresso na oposição ainda esta semana. O parlamentar vem mantendo discussões com os colegas acerca de sua participação no grupo e sobre a ampliação do debate em torno de projetos de relevância para os moradores da capital paraibana.
“Temos certeza de que a chegada do vereador Raoni dará ainda mais fôlego à bancada de oposição, que fez um trabalho exemplar em 2013 e inicia este ano com mais vigor para assegurar os direitos dos cidadãos”, finaliza Lucas, que participa nesta quarta-feira (29) do início dos trabalhos na Câmara Municipal.

Fugitivo do hospital de Trauma de Campina Grande é recapturado

Da Redação
Fugitivo do hospital de Trauma de Campina Grande é recapturado  Divulgação/ Ten.Cel Souza Neto
Um dos três presos que fugiram do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, foi recapturado na manhã desta terça-feira (28) no bairro da Prata, em Campina Grande.
Segundo informações, o homem, de 47 anos, foi localizado após uma denúncia anônima. Os outros dois continuam foragidos.
Entenda o caso
Os presos estavam internados há aproximadamente de duas semanas, sob custódia policial. Mas na madrugada de ontem (27), eles fugiram do hospital de Trauma de Campina Grande.
A princípio, a Polícia Militar chegou a divulgar que os suspeitos renderam um policial que fazia a custódia, mas depois identificaram com as imagens do circuito interno de vigilância do hospital que o policial estava dormindo na hora da fuga. Um dos fugitivos é considerado perigoso pela direção do presídio Raymundo Asfora.

Fuzilados: Polícia registra duplo homicidio em Patos

Redação, com Patosonline
Duas pessoas foram executadas no final da manhã desta segunda-feira (28) em Patos, a 280 quilometros de João Pessoa.O tiroteiro aconteceu na Rua do Meio no Bairro da Liberdade.
As vítimas foram identificadas como José Everaldo Vieira da Silva Júnior, 17 anos, conhecido como Juninho, morto na porta de sua residência na Rua do Meio. A outra vítima trata-se de José kaio Henrique, 21 anos, morto na Rua Felizardo próximo a uma das entradas da Rua do Meio. As duas vítimas foram executados com vários tiros na região do tórax e cabeça.
Segundo informações, José Everaldo já tem passagem pela polícia sendo acusado de furtos e assaltos na cidade de Patos. Ele é acusado do assalto ocorrido recentemente na residência do empresário Chico Cirilo onde foi espancada uma senhora durante o fato.
José Kaio pode ter sido morto por estar "na hora errada e no local errado". Kaio, como era mais conhecido, havia chegado de viagem a cerca de 30 dias devido ao trabalho como vendedor.
Ninguém foi preso


crime
crime
crime

Centro de João Pessoa está repleto de calçadas esburacadas e lixo espalhado

Da Redação
Centro de João Pessoa está repleto de calçadas esburacadas e lixo espalhado
Não é hoje (28), que a população de João Pessoa reclama da falta de manutenção no urbanismo e estrutura da cidade. Declives, buracos, desníveis, paralelepípedos soltos e lixo espalhado são alguns obstáculos que complicam a circulação de pedestres nas calçadas e ruas que circulam o Parque Solon de Lucena. 
Essas são consequências causadas pela falta de planejamento urbanístico que tem ocorrido nos últimos meses em João Pessoa. Esse descaso com a estrutura da cidade tem afetado a vida de todos e pode causar acidentes graves a população, que está cansada de esperar, e não acredita mais em solução que justifique os altos impostos cobrados.
Ao caminhar pela Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro, encontramos calçadas esburacadas, paralelepípedos arrancados e sem meio-fio. Segundo o aposentado João Paulo, que sempre frequenta o posto do INSS que fica próximo ao local, já chegou a sofrer uma queda na calçada, ao tropeçar em uma pedra solta.  "A calçada estava toda esburacada e eu levei uma queda feia", lamentou.
Além dos buracos, o pedestre também encontra muito lixo espalhado pelas calçadas. Do outro lado desta mesma Avenida, onde está localizado um restaurante, fica impossível caminhar pela calçada devido a falta de reconhecimento do lixo, que deveria ser feito pela empresa responsável, e que é contratada pela Prefeitura de João Pessoa. 

Ex-primeira-dama da Paraíba pede demissão de cargo no governo Ricardo

Da Redação
Ex-primeira-dama da Paraíba pede demissão de cargo no governo Ricardo
A ex-primeira-dama da Paraíba, Silvia Almeida, ex-mulher do senador Cássio Cunha Lima,  pediu exoneração de cargo de confiança que ocupa no governo Ricardo Coutinho.
A exoneração de Silvia já teria sido encaminhada para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), que deve acontecer nos próximos dias.
A saída de Silvia da gestão do PSB engrossa as especulações de iminente rompimento entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB).
Silvia Almeida, que comandou durante toda a gestão de Cássio Cunha Lima o 'Programa de Artesanato' e outras atividades ligadas a cultura paraibana, exercia na gestão Ricardo Coutinho a função de coordenadora de museus.
De acordo com informações, Silvia foi convidada e aceitou a Coordenação de Arborização e Meio Ambiente na Prefeitura de Campina Grande.