segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

30 de Dezembro de 2013

Suspeito de roubar e agredir deputado Janduhy Carneiro foge de presídio no RN

Suspeito de roubar e agredir deputado Janduhy Carneiro foge de presídio no RN
 rês detentos fugiram na tarde deste sábado (28) do Centro de Detenção Provisória da cidade de Assu, na região Oeste potiguar. De acordo com a direção da unidade, os presos conseguiram escapar após serrarem as grades da cela. Os fugitivos foram identificados como Washington Martins da Rocha, Carlos Henrique da Silva e Nícolas Fernandes Bezerra.

Este último, suspeito de ter assaltado e agredido a coronhadas o deputado estadual Janduhy Carneiro, do Partido Ecológico Nacional (PEN) da Paraíba. O crime aconteceu no final de setembro deste ano em um posto de combustíveis nas proximidades da cidade de Assu. Na fuga, Nícolas deixou cair um aparelho celular com várias fotos em que ele próprio aparece empunhando duas armas de fogo. A PM divulgou as imagens.


Ainda segundo a polícia, as fotos divulgadas ajudaram a localizar o suspeito, que foi preso no dia 12 de outubro dentro de uma casa no conjunto Parati 2000, lá mesmo em Assu. Na ocasião, Nícolas teria confessado participação no assalto ao posto de combustíveis. "Tínhamos informações que o suspeito estava pela cidade. Fizemos uma operação para recuperar uma moto roubada e ele estava na mesma rua", relatou o major Assis Santos, comandante da PM no município. Além da prisão, foram apreendidos um revólver calibre 38 e quatro celulares.  

Deputado agredido

O deputado estadual Janduhy Carneiro, do Partido Ecológico Nacional (PEN) da Paraíba, foi uma das vítimas do assalto ao posto de combustíveis ocorrido no início de setembro deste ano às margens da BR-304, nas proximidades da cidade de Assu. Segundo Valder Teixeira, que é chefe de gabinete do parlamentar, Janduhy estava acompanhado de um filho adolescente e de um motorista. Os três foram agredidos a coronhadas. “Eles apanharam muito. O deputado levou coronhadas na cabeça. O filho dele também foi agredido. Quem mais apanhou foi o motorista, que ficou cheio de hematomas”, afirmou Valder.

Janduhy cruzou o Rio Grande do Norte quando voltava do Ceará para a Paraíba. Ele foi a Fortaleza para ver o jogo entre o Botafogo (PB) e o Tiradentes (CE), partida válida pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. "Eles pararam no posto para abastecer. Todos apanharam muito. E o celular que o ladrão perdeu ficou dentro do carro do deputado. O veículo, uma caminhonete Santa Fe, só não foi levada porque os assaltantes não souberam ligar”, acrescentou o chefe de gabinete.

Ainda de acordo com o chefe de gabinete, os criminosos roubaram vários pertences pessoais das vítimas, “inclusive um relógio que o deputado considera de valor inestimável pelo apego emocional”, revelou Valder.
 
Segundo a polícia, foto do suspeito estava no aparelho celular que ele próprio deixou cair (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Segundo a PM, fotos de Nícolas estavam no celular que ele próprio deixou cair (Foto: Divulgação/PM do RN)

30 de Dezembro de 2013

Liderança de CG segue Nonato e declara voto em Cássio para Governo em 2014

Liderança de CG segue Nonato e declara voto em Cássio para Governo em 2014
Da Rainha da Borborema chega a mais nova informação e dá conta que, mesmo sem ter oficializado a candidatura rumo ao Governo paraibano, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) recebeu uma adesão de peso na sua terra natal. O vereador Miguel Rodrigues (PPS), declarou com convicção que se o tucano confirmar a sua candidatura tem o seu apoio.

“É um desejo dos paraibanos, e principalmente dos campinenses, em ver Cássio Cunha Lima voltar a governar a Paraíba. É um desejo meu também!”, enfatizou o vereador campinense.


Não satisfeito, o parlamentar que concedeu uma entrevista na imprensa de Campina, salientou que seguirá a tese do vice-prefeito de João Pessoa Nonato Bandeira (PPS) que declarou que levará para uma discussão no partido, caso seja oficializada uma candidatura do PSDB, para que o PPS suba no palanque de Cássio.


“Se ele for candidato, o PPS está unido com Cássio Cunha Lima”, frisou o vereador que integra a base política do prefeito Romero Rodrigues (PSDB).


E você amigo internauta, acredita que Cássio será candidato ao Governo em 2014?Opine no espaço destinado aos comentários.


PB Agora

30 de Dezembro de 2013

EMBATE ELEITORAL: Ronaldinho desconversa ao ser questionado sobre candidatura de Cássio em 2014

EMBATE ELEITORAL: Ronaldinho desconversa ao ser questionado sobre candidatura de Cássio em 2014
O vice-prefeito de Campina Grande Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB), voltou a ser questionado sobre a possibilidade do seu irmão, o senador Cássio Cunha Lima, a disputar às eleições de 2014. Mostrando desconforto com o questionamento, Ronaldinho desconversou quando interpelado sobre o assunto.

Evitando dar uma declaração polemica, o tucano jogou a batata ‘quente’ para as mãos de outra pessoa.


“E eu sei? Nem ele sabe! Isso dependerá das conversas partidárias, das questões nacionais e dos entendimentos dos líderes partidários”, emendou.


Ronaldinho não perdeu a oportunidade e respondeu às críticas feitas pelo senador Vital Filho (PMDB) à gestão tucana na Prefeitura de Campina Grande.

"Ele deveria ter uma visão de estadista e ver que a administração do prefeito Romero é exitosa, é por isso que Campina tanto o rejeita", alfinetou Cunha Lima, que é vice-prefeito de Romero Rodrigues na Rainha da Borborema.

Apesar do esquivo, meses atrás a vereadora Raíssa Lacerda (PSD) declarou que o vice-prefeito de CG teria garantido que Cássio bateria o martelo sobre a candidatura própria, ou o apoio a RC em janeiro deste ano de 2014, ou seja, a partir da próxima quarta-feira (01).


PB Agora

Chegada de 2014 terá duas toneladas de fogos e 13 minutos de duração

Secom-JP
Chegada de 2014 terá duas toneladas de fogos e 13 minutos de duração
O Réveillon de João Pessoa terá cerca de 13 minutos de queima de fogos. Os fogos serão distribuídos, nesta terça (31), em duas embarcações flutuantes escoltadas por 20 guardas municipais e militares da Capitania dos Portos da Paraíba, que impedirão o tráfego marítimo no dia a partir de um raio de 200 metros da sua localização, até o término do show pirotécnico.
O espetáculo ganhará os céus logo após o show da banda de reggae brasiliense Natiruts. No total, serão aproximadamente duas toneladas de fogos sincronizados com a trilha sonora para saudar a chegada de 2014 no Busto de Tamandaré. “Faremos o mais belo show pirotécnico que João Pessoa já viu, munido de toda a segurança para os espectadores”, disse o diretor-adjunto da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), André Coelho.
O acionamento será comandado por um sistema exclusivo de computadores equipados com um canal único, responsável pela contagem regressiva. Este sistema atende a uma medida de segurança exigida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Paraibana Lucy Alves vai cantar no Réveillon da Avenida Paulista

G1
Paraibana Lucy Alves vai cantar no Réveillon da Avenida Paulista
Na manhã deste sábado (28), a paraibana Lucy Alves confirmou presença no Show de Réveillon na Avenida Paulista, no próximo dia 31 em São Paulo. Ela vai dividir o palco de mil metros quadrados com Sam Alves, vencedor da segunda edição do The Voice Brasil. O programa terminou na última quinta-feira (26) e Lucy chegou à Paraíba ontem (27).
A família foi buscá-la no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, e comemorou a manifestação popular em favor da artista. “Você imaginar quase 10 milhões de pessoas saindo de seus cuidados, usando a internet, o telefone e lhe prestigiando, isso aí é uma coisa muito importante, muito significativa e que eleva também a uma responsabilidade maior. Então, já tem muita coisa boa acontecendo com relação à profissão dela em si, mas o melhor que aconteceu até agora ainda foi essa manifestação popular”, afirma Badu, pai de Lucy.
Sobre a presença no Réveillon paulista, Lucy comemora: “Não vou estar aqui na minha Paraíba, gostaria muito de estar com os meus familiares, mas vou estar muito feliz porque vou fazer o que gosto, cantar e tocar pro pessoal, então vai ser muito bacana e mais uma experiência gratificante nessa minha carreira”. Com relação aos planos futuros, a musicista afirma que espera muito trabalho.
Ela afirmou que o Clã Brasil, grupo musical que integra com sua família, vai continuar a fazer shows e que a necessidade agora é de conciliar as agendas da sua carreira solo. Lucy também se diz grata pelo carinho que tem recebido do público e afirma ter conseguido criar uma empatia ao levantar a bandeira da Música Brasileira durante o programa.
“Onde eu tenho andado, não só aqui na Paraíba, mas para a minha grata surpresa, no Brasil inteiro, o pessoal vem falar com muito carinho e identificação. Isso é o mais importante, se sentir identificado, representado, o Nordeste estava representado, a Música Brasileira estava representada e foi essa a minha luta desde o começo do programa”, finaliza Lucy Alves.

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo na Paraíba

Da Redação
Veja o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo na Paraíba
Nesta segunda-feira (30), os órgãos públicos estaduais funcionam em horário especial, com expediente das 8h às 14h, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial.
Já na terça-feira (31), quem fecha as portas são os bancos, enquanto o comércio e os shoppings vão funcionar em horários especiais e os órgãos estaduais terão ponto facultativo. No dia 1º, feriado nacional, tudo estará fechado. Veja mais detalhes dos serviços que funcionam em cada dia do feriado:
Dia 30 - segunda-feira
Bancos - horário normal
Órgãos estaduais - 8h às 12h
Órgãos municipais - horário normal
Comércio em João Pessoa - horário normal
Comércio em Campina Grande - horário normal
Shoppings - horário normal
    Manaíra - 10h às 23h
    Tambiá - 9h às 21h
    Mag - 10h às 22h
    Sebrae - 9h às 21h
    Sul - 10h às 21h
    Luiza Motta - 10h às 22h
    Boulevard - 10h às 22h
Dia 31 - terça-feira
Bancos - fechados
Órgãos estaduais - ponto facultativo
Comércio em João Pessoa - horário normal
Comércio em Campina Grande - horário normal
Shoppings - horário especial
    Manaíra - 10h às 19h
    Tambiá - 9h às 18h
    Mag - 10h às 19h
    Sebrae - 9h às 18h
    Sul - 10h às 18h
    Luiza Motta - 13h às 18h
    Boulevard - 8h às 18h
Dia 1º -  quarta-feira
Bancos - fechados
Órgãos estaduais - fechados
Órgãos municipais -  fechados
Comércio em João Pessoa - fechado
Comércio em Campina Grande - fechado
Shoppings - horário especial
    Manaíra - apenas área de lazer
    Tambiá - apenas o cinema
    Mag - apenas praça de alimentação e cinema
    Sebrae - fechado
    Sul - fechado
    Luiza Motta - fechado
    Boulevard - apenas o cinema

Câmara dobra gastos com assistência médica de deputados em 2013

R7
As manifestações de junho de 2013 tiveram impacto direto no Congresso Nacional, apressando a votação de alguns projetos e derrubando outros, como o da PEC 37. Além disso, a pressão popular levou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a anunciar uma economia de R$ 300 milhões até 2014. Contudo, nem tudo foi contenção de gastos no Congresso Nacional neste ano.

Uma decisão assinada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), contribuiu para dobrar as despesas com auxílio saúde por lá em 2013.

Em março de 2013, o Ato da Mesa da Câmara número 89 eliminou o limite de gastos com reembolso por despesas médicas. Não por acaso, os gastos com essas despesas passaram de R$ 1.476.539,39, em 2012, para R$ 3.483.876,89, em 2013 — 2,36 vezes mais.

Congresso encerra 2013 sem votar projeto de combate à corrupção

Leia mais notícias de Brasil e Política

Além disso, a adoção de um sistema de prontuários eletrônicos na Câmara motivou um aumento na quantidade de potenciais beneficiários de assistência médica entre os servidores da Casa, os secretários parlamentares e seus dependentes legais. O número passou de 19.644, em 2012, para 39.982 (103,53% a mais) em 2013 — o impacto orçamentário desta mudança não foi calculado.

Segundo a assessoria da Câmara, o ato 89, que extinguiu o limite de gastos, “foi publicado em função da inviabilidade operacional da norma anterior, que, diferentemente da regra transitória em vigor, estabelecia limites para o ressarcimento, mas sem determinação de valores padronizados para cada tipo de procedimento”.

Transparência

Questionada pelo R7, a assessoria de imprensa da Câmara informou que não poderia detalhar quanto cada deputado solicitou de reembolso, por questões de sigilo. Há, contudo, uma proposta no Congresso para que esses gastos passem a ser discriminados no Portal da Transparência da Câmara.

Após a publicação do ato 89, que não contava com uma estimativa sobre o possível aumento de gastos, a Câmara criou um grupo de estudos para fixar regras definitivas sobre as novas limitações para o pagamento do reembolso aos parlamentares.  Na minuta apresentada pelo grupo, está proposta a fixação de um teto de reembolso global, correspondente a 5% da dotação orçamentária prevista para a assistência médica e odontológica dos servidores.

A proposta também prevê a publicação dos valores reembolsados no Portal da Transparência da Câmara, com o nome do parlamentar e a respectiva despesa, e a fixação do prazo de 120 dias, após o término do exercício financeiro, para a solicitação de reembolso.

Após analisar a minuta, a 2ª Vice-Presidência da Câmara, que é responsável por fazer os reembolsos, solicitou aos órgãos técnicos da Casa um estudo sobre a possibilidade de adoção de um plano de saúde para os deputados. O objetivo é definir qual modelo — sistema de ressarcimento ou plano de saúde — é mais vantajoso para a Câmara, dos pontos de vista da economia e da transparência.

Teto de igreja em Santa Rita desaba logo após culto

Da Redação
Na noite deste domingo (29), o teto da Igreja Assembleia de Deus, no distrito de Várzea Nova, em Santa Rita desabou poucos minutos após a saída dos fiéis e do pastor. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O pastor da igreja havia sido o último a deixar o local. O Corpo de Bombeiros esteve no local para averiguar a situação e o oficial que comandou a equipe afirmou que as paredes laterais da igreja desabaram deixando parte do prédio comprometido. Foi necessária a interdição de moradias vizinhas.
Apenas na região Metropolitana de João Pessoa, este já é o terceiro caso de desabamento de tetos em igrejas. Em julho, cerca de 20 pessoas ficaram feridas com o desabamento do teto da Igreja Adventista do Sétimo Dia. E em outubro, o teto de uma Igreja Católica ficou comprometido momentos antes de um círculo de orações no bairro do Alto do Mateus.

Dois homicidios e três tentativas foram registrados na grande João Pessoa

Aguinaldo Mota
Dois homicidios e três tentativas foram registrados na grande João PessoaFoto: Aguinaldo Mota
Pelo menos dois homicídios e três tentativas foram registrados do sábado (28) para o domingo (30) na região metropolitana de João Pessoa. 
De acordo com informações da Polícia, os homicídios aconteceram no Conjunto Tibiri II, em Santa Rita. As vítimas foram Jamerson Euzébio da Silba, de 19 anos, e Leandro Francisco de Oliveira, que havia completado 18 anos na última segunda-feira.
Os dois foram mortos a tiros. O primeiro estava numa praça quando dois desconhecidos teriam se aproximado e disparado vários tiros contra ele, que ainda foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A segunda vítima morreu no local do crime. Homens não identificados teriam invadido a casa dela e disparado vários tiros. Leandro e a tia dele Lúcia Dionízio da Silva, 26 anos, foram atingidos pelos tiros. 
Além da tia de Leandro, também foram vítimas de tentativa de homicídio um porteiro de 19 anos, residente no Alto do Mateus, e uma moradora de rua no Bairro Pedro Gondim, em João Pessoa.

Deputados ainda analisam peça orçamentária e votação da LOA não será nesta segunda

Clilson Júnior
Deputados ainda analisam peça orçamentária e votação da LOA não será hoje
Clilson Júnior
ClickPB

Uma verdadeira casca de banana” Esta é a definição que os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba encontraram para definir o grau de confiança no governo Ricardo Coutinho. Quando todo o impasse sobre a votação do Lei Orçamentária Anual (LOA) paraceia resolvido, uma nova questão voltou a ameaçar a aprovação da peça orçamentária de 2014. A votação prevista para manhã de hoje foi adiada, revelou uma alta fonte da Al nesta manhã.

Segundo a fonte, a Secretária de Planejamento do Estado só enviou as mudanças determinadas pelo Supremo Tribunal Federal na peça orçamentária na derradeira hora de sexta-feira. A Lei de Diretrizes Orçamentária ainda não foi votada devido determinação do STF, depois que foi detectada uma redução nos valores aprovados pela Defensoria Pública da Paraíba para o orçamento de 2014, de R$ 71.641.794,00 para RS 55.103.294,00.

Ninguém sabe quais mudanças foram realizadas na peça orçamentária. Como o nível de confiança no governo chega bem próximo do zero, é mais prudente analisar todos os detalhes. Só após esta analise minuciosa é que a LOA vai a plenário. Não há a mínima chance de votação nesta segunda-feira, dia 30. Vamos analisar tim tim por tim tim” desabafou um deputado em contato com o ClickPB.