quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Polícia encontra pés de maconha armazenados dentro de baldes e garrafa pet; vídeo

A plantação foi encontrada no bairro Alto da Boa Vista, dentro de baldes e garrafas pet
Polícia | Em 14/11/13 às 19h01, atualizado em 14/11/13 às 20h50 | Por Redação, com informações de Jaceline Marque (TV Correio HD)
Reprodução/PortalMídia
Pés de maconha
Uma operação realizada por policiais militares lotados no 4º Batalhão da Polícia, por volta das 15h desta quinta-feira (14), apreendeu vários pés de maconha no município de Guarabira, localizado a 98 quilômetros de João Pessoa.
A plantação, com 11 pés de maconha, foi encontrada no bairro Alto da Boa Vista, dentro de baldes e garrafas pet, pronta para ser comercializada.
Após a apreensão da plantação, o comandante do 4º BPM, coronel Arilson Valério iniciou a operação denominada “Republicana”, com o apoio da Força Tática e Rádio Patrulha, conseguindo apreender 40 pedras de crack. “Essa operação foi realizada com o objetivo de encontrar e apreender mais drogas”, ressaltou o comandante.
Aproximadamente,  25 policiais em 06 guarnições, participaram da ação que apreendeu oito pessoas, investigadas por envolvimento com o tráfico de drogas.


Homem é perseguido e morto após descer de ônibus em JP

Um dos tiros atingiu as costas e o outro a cabeça da vítima
Polícia | Em 14/11/13 às 19h33, atualizado em 14/11/13 às 19h44 | Por Pollyana Sorrentino
Reprodução/Internet
UPS - Mandacaru
Um homicídio foi registrado, por volta das 19h, desta quinta-feira (14), no bairro de Mandacaru, em João Pessoa.
De acordo com informações do Capitão Antônio Sousa, comandante da Unidade de Polícia Solidária (UPS), o crime pode ter sido motivado por rixa entre integrantes de duas comunidades.
Ainda segundo o capitão, testemunhas informaram na localidade que a vítima havia descido de um transporte coletivo, na Avenida Tancredo Neves, quando foi perseguida por dois homens que estavam armados e efetuaram disparos de arma de fogo.
Um dos tiros atingiu as costas e o outro a cabeça da vítima. O caso está sendo investigado e a polícia suspeita que o crime tenha sido motivado por briga entre gangues rivais integrantes da Comunidade Salinas Ribamar e do Beco de Zé Borges.

Medicamentos de graça no SUS beneficiam cada vez mais diabéticos no Brasil

O SUS oferece de graça cinco tipos de medicamentos para diabetes em mais de 25 mil farmácias populares no Brasi
Saúde | Em 14/11/13 às 20h07, atualizado em 14/11/13 às 20h15 | Por Redacação
Reprodução/Internet
SUS
Desde 2011, com o lançamento do programa Saúde Não Tem Preço do Ministério da Saúde, vários brasileiros já foram beneficiados com medicamentos de graça em farmácias próprias do SUS e em drogarias vinculadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.
O supervisor de recurso, Wanderley da Silva, por exemplo, descobriu que tem diabetes há cinco anos. Ele está satisfeito com o tratamento gratuito: "Eu comprava medicamento de marca e, com o tempo, eu descobri que o governo fornecia essa medicação. Então eu passei a pegar porque são sessenta comprimidos ao mês, então eu teria que comprar três caixas. Três caixas para uma pessoa de baixa renda comprar e gastar trinta e seis reais é tirando de outra coisa. Eu já sei que está certo pra mim. Está lá meu prontuário, então a pessoa, às vezes, liga, como é o farmacêutico que já conhece. Então eu não tenho como expressar aqui pra você o benefício porque é imenso."
O aumento do número de pessoas que estão adquirindo medicamentos para o diabetes está relacionado ao conhecimento sobre a doença.
De acordo com dados da Vigitel 2012 - pesquisa do Ministério da Saúde de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, o percentual de pessoas que se declararam diabéticas passou de 5,3% para 7,4%, entre 2006 e 2012, conforme explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
"Mas isso não significa, necessariamente, que cresceu a diabetes e sim que cresceu o número de pessoas que sabem que têm diabetes, o que é bom. As pessoas devem, pelo menos, uma vez por ano, os adultos, principalmente, deveriam fazer o teste que é oferecido no SUS de graça, o teste de glicemia para identificar se tem ou não diabetes. Se ela é identificada cedo, a pessoa recebe o tratamento e aí tem o medicamento gratuito pelo programa Farmácia Popular."
Atualmente, o SUS oferece de graça cinco tipos de medicamentos para diabetes em mais de 25 mil farmácias populares no Brasil. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br

Agência Nacional de Saúde suspende 150 planos de saúde

Estão sendo aplicadas suspensões preventivas por um período de três meses
Saúde | Em 14/11/13 às 20h20, atualizado em 14/11/13 às 20h31 | Por Redação com Agência do Rádio
Reprodução/Internet
Mais de 15 mil reclamações foram atendidas
Cento e cinquenta planos de saúde de 41 operadoras vão ter a comercialização dos serviços suspensa a partir da próxima segunda-feira. A decisão da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, é para garantir assistência de qualidade aos pacientes. A Agência identificou descumprimento de prazos e negativas indevidas de cobertura assistencial. O diretor de Fiscalização da ANS, Bruno Sobral, ressalta que a medida protege os beneficiários dos planos.
"A lógica é a de que os beneficiários dessas operadoras que já estão contratados não sejam prejudicados com novas adições de beneficiários num plano que já tem problema. Então não acontece nada com os beneficiários atuais. Eles permanecem com seus contratos vigentes, eles têm que ser atendidos. A ideia é que eles sejam, inclusive, melhor atendidos agora porque naqueles planos não poderá haver, durante três meses, nenhuma inclusão de novos beneficiários".
Entre junho e setembro deste ano, a ANS recebeu mais de 15 mil reclamações sobre 516 operadoras de planos de saúde. Por isso, estão sendo aplicadas suspensões preventivas por um período de três meses. A atual suspensão beneficia mais de quatro milhões de consumidores. O diretor de Fiscalização da ANS, Bruno Sobral, explica como o beneficiário pode denunciar irregularidades.
"Todos os beneficiários de planos de saúde procurem primeiro as suas operadoras. Suas operadoras devem estar preparadas para atendê-los dentro dos prazos estipulados. Caso isso não seja possível, existe um canal da ANS através da internet, que é o www.ans.gov.br e tem também o nosso 0800, que é 0800 701 9656".
As operadoras que não cumprirem os critérios de garantia de atendimento definidos pela ANS podem ser multadas. Os valores variam de 80 mil a 100 mil reais. Para saber mais, acesse: www.ans.gov.br

TJ nega 'habeas corpus' a acusado de comandar arrastão no Solar dos Conselheiros

A quadrilha rendeu as vítimas, roubou dinheiro, celulares, objetos em ouro, dentre outros bens, sendo um prejuízo incalculável
Justiça | Em 14/11/13 às 21h06, atualizado em 14/11/13 às 21h09 | Por Redação, com assessoria
Reprodução/Internet
Decisão saiu nesta quinta-feira

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba denegou, na nesta quinta-feira (14), a ordem de Habeas Corpus Liberatório, por unanimidade, a Jefferson Bernardo Leitão, conhecido como “Pepinha ou Louro”. O réu foi acusado de roubo majorado e formação de quadrilha, delitos dos artigos 157, § 2º, I, II e III e 228 do Código Penal. A decisão foi dada em harmonia com o parecer da Procuradoria de Justiça. O relator do caso foi o desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

A defesa alega que o caso constitui “Constrangimento Ilegal”, pelo excesso de prazo na instrução. Entretanto, o relator do processo não vislumbrou o pedido, tendo o entendimento de que, caso tenha havido atraso, ele não deva ser atribuído ao magistrado condutor do processo nem do órgão acusador, mas às peculiaridades do processo, complexo, em número de denunciados e imputações contra eles assacadas.

De acordo com a Jurisprudência citada “o prazo legal para a conclusão de processo de réu preso não pode ser resultado da simples somatória dos lapsos para a realização de todos os atos previstos na lei, mas deve se adequar à complexidade da causa.” (RJDTACRIM 31/ 329).

Segundo os autos do processo, consta no inquérito policial que no dia 21 de junho de 2009, por volta das 14h, na Avenida Duque de Caxias, 81, Centro da Capital, no interior do Solar do Conselheiro, o réu Jefferson, com mais três denunciados, Suedno, Geraldo e Venair; subtraíram para si, com emprego de armas, diversos bens de mais de 40 vítimas que participavam da feira de antiguidades naquele local.

A apuração constatou que os denunciados chegaram, todos, armados ao local do crime num veículo guiado por Venair. Ao renderem as vítimas, roubaram dinheiro, celulares, objetos em ouro, dentre outros bens, sendo um prejuízo incalculável, já que os bens subtraídos, em sua maioria, peças de ouro, eram de alto valor econômico.

Ainda conforme o inquérito, consignou-se que o referido assalto já vinha sendo planejado há vários dias por Suedno de Oliveira, vulgo “Suede ou Alemão”, que arregimentou, uma semana antes do crime, seus comparsas Jefferson e Geraldo, residentes no bairro de São José e o “Playboy Venair”, morador de Manaíra, entretanto frequentador do Bairro São José, em virtude de ser viciado em drogas.

Réu atrasa e Júri de acusado de matar Aluízio Henriques é adiado, na Capital

Esta é a segunda vez que o julgamento de Roberto Marx é adiado. A primeira vez foi no mês setembro, devido a ausência do advogado de defesa
Justiça | Em 14/11/13 às 21h20, atualizado em 14/11/13 às 21h53 | Por Redação, com assessoria
Reprodução/Internet
Aluízio Henriques
O Júri de Roberto Marx Pereira dos Santos, acusado de matar Aluízio Henriques da Silva, no dia 30 de setembro de 2012, em Mangabeira, marcado para acontecer na tarde desta quinta-feira(14), na sala de sessões do 1º Tribunal do Júri de João Pessoa, no Fórum Criminal da Capital, foi adiado devido ao réu não ter chegado ao local do julgamento na hora estabelecida pela Justiça, que seria às 14h.
O réu, que se encontra preso na Penitenciária “Desembargador Flóscolo da Nóbrega”, no bairro do Róger, na Capital, seria ouvido em audiência presidida pela juíza do 1º Tribunal do Júri da Capital, Ana Flávia de Carvalho Dias.
Agentes penitenciários da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário do Estado só apresentaram o preso às 15h25. A convocação para Roberto Max Pereira dos Santos comparecer ao Fórum Criminal para assistir a audiência e se apresentar perante o jurado seria 14h. A solicitação requisitando o preso foi encaminhada à Gerencia no dia 23 de Outubro de 2013.
Esta é a segunda vez que o julgamento de Roberto Marx é adiado. A primeira vez foi no mês setembro, devido a ausência do advogado de defesa.
Roberto Marx é acusado de matar o estudante Aluízio Henriques da Silva, fato acontecido no dia 30 de setembro de 2012, após o acusado invadir uma casa em Mangabeira, onde se encontrava a vítima.
Por sua vez, Aluízio Henriques era o principal suspeito de matar Marx Nunes Xavier, de 25 anos. O crime aconteceu no dia 8 de agosto de 2011, na praia do Jacaré, em Cabedelo, quando este tentava defender um homossexual de uma agressão praticada por Aluízio e um outro amigo.
Com o adiamento, o novo júri será remarcado e, possivelmente, entrará na pauta de julgamento do mês de fevereiro de 2014, quando as audiências são retomadas pelo Tribunal do Juri da Capital.
Mesma situação – Nesta quinta-feira pela manhã, todas as audiências que seriam realizadas no 1º Tribunal do Juri da Capital, foram adiadas pela ausência dos presos. Três deixaram de acontecer por que os presos não foram apresentados à Justiça, na hora e data determinada na convocação. Todos eles se encontram recolhidos em presídios da Capital.

Trânsito em Tambaú é alterado para festa dos 95 anos das Assembleias de Deus; confira

A Semob designou 45 agentes de mobilidade que ficarão distribuídos em pontos estratégicos no entorno do evento para facilitar o tráfego
Cidades | Em 14/11/13 às 11h29, atualizado em 14/11/13 às 15h30 | Por Redação
Reprodução/Internet
Imagem Ilustrativa
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa está com tudo pronto para dar apoio ao evento comemorativo aos 95 anos de fundação das Assembleias de Deus na Paraíba, que será realizado neste sábado (16), a partir das 14h, com previsão de término às 23h, no Busto de Tamandaré, em Tambaú.
Para garantir a mobilidade do tráfego, bem como a segurança dos pedestres, a Semob designou 45 agentes de mobilidade que ficarão distribuídos em pontos estratégicos no entorno do evento. Também estarão dando suporte à segurança do trânsito 10 viaturas (carros, motos e bicicletas) que vão circular na área da festa desde o início até o seu encerramento.
Um trecho da Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira), no Cabo Branco, será reservado para o estacionamento dos cerca de 60 ônibus fretados que trarão fiéis de toda a Paraíba para participar do evento religioso. A partir das 6h da manhã, parte da Avenida Marcionila da Conceição, no Cabo Branco, vai ser isolada para o embarque e o desembarque desses veículos.
Plano da Semob

Circulação
Na área próximo ao Busto de Tamandaré apenas os veículos de moradores e os de serviço público terão acesso ao local, os demais serão desviados por rotas alternativas com orientação dos agentes da Semob para chegar ao destino desejado.
Ônibus urbano
A linha 507 – Cabo Branco, que circula pela Avenida Cabo Branco, próximo ao Busto de Tamandaré, passará a circular pela Rua Juiz Amaro Bezerra, entrando à esquerda na Avenida Cairu, depois voltando à Avenida Cabo Branco, seguindo o itinerário normal.
Reforço
Havendo necessidade, em função da demanda de pessoas que vão participar do evento, a Semob poderá determinar às empresas que reforcem a frota das linhas que circulam próximo ao Busto de Tamandaré.
Táxi
Um ponto de táxi, durante o evento, será reservado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no trecho compreendido entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua José Augusto Trindade, em Tambaú.
A Semob recomenda que os motoristas evitem circular próximo à área do evento em função dos pontos de bloqueio no entorno do Busto de Tamandaré. Para as pessoas que vão participar da festa, o ideal é ir de ônibus ou táxi.

Valor da renegociação de dívidas de produtores rurais ultrapassa R$ 1 bilhão

Prazo para liquidação dos débitos oferece descontos de 40% a 85%. Na Paraíba, 8.124 transações foram realizadas
Economia | Em 14/11/13 às 14h34, atualizado em 14/11/13 às 14h43 | Por Assessoria de Comunicação
Reprodução/Internet
Imagem Ilustrativa
O valor da renegociação de dívidas de produtores rurais (agricultor familiar e empresarial) atingidos pela estiagem no país ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão no mês de novembro. Até agora, mais 70 mil operações foram autorizadas pelos bancos, sendo a Bahia o estado campeão na quantidade de renegociações: 14.274 operações realizadas. Em segundo lugar está o estado do Ceará, com 14.635 transações, e a Paraíba em terceiro, com 8.124 mil registros.
De acordo com o secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Jenner Guimarães, o programa permite aos produtores rurais atravessar a fase da estiagem com mais segurança. “O resgate desse passivo vai ajudar esse produtor rural a recomeçar e reconstruir sua atividade sem o peso dessa dívida no futuro”, explica. As condições de renegociação são facilitadas e com taxas de juros especiais, sendo que a dívida pode ser liquidada com significativa redução ou paga, de maneira parcelada, em até 10 anos.

Por meio do programa, o produtor rural Epaminondas Freitas Souto, do município de Tuparetama (PE), conseguiu quitar todo o valor da sua dívida. Ele, que atua no ramo da pecuária, obteve 80 % de desconto no total do débito. “Eu paguei pouco mais de R$ 600. Eu achei bom. Agora que estou com tudo em dia, já posso pensar em novos projetos”, comemora. Com a dívida paga, Epaminondas conta que já pensa em solicitar novas linhas de financiamento ao banco para expandir seu negócio. “Já vi o projeto, o valor da pastagem. Com certeza vou querer crescer mais”, conta.

Renegociação

Dentro do programa de renegociação de dívidas do governo federal existem várias modalidades para atender o perfil dos produtores rurais. O Rebate para Liquidação de Dívidas, por exemplo, objetiva a quitação de operações de crédito rural contratadas com recursos de fontes públicas até 31 de dezembro de 2006 e no limite de R$ 100 mil. Nessa categoria, o produtor rural tem até 31 de dezembro de 2014 para formalizar a liquidação.

Além do rebate, há a liquidação/renegociação de dívidas inscritas na Dívida Ativa da União. A reprogramação também permite ao produtor reagendar o reembolso das operações de crédito rural de custeio e investimento contratadas no período de 1º de janeiro de 2007 a 30 de dezembro de 2011.

Os beneficiários só podem solicitar a renegociação se o empreendimento estiver localizado em município da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e em região onde tenha sido decretada situação de emergência ou de estado de calamidade pública em decorrência de seca ou estiagem pelo Ministério da Integração Nacional.

Aprovada concessão de visto na entrada de estrangeiro no País

Atualmente, o visto é concedido apenas em representações diplomáticas brasileiras no exterior
Cidades | Em 14/11/13 às 09h44, atualizado em 14/11/13 às 09h47 | Por Jornal Correio da Paraíba
Reprodução
Aeroporto Castro Pinto
A Câmara Federal aprovou proposta que permite a concessão de visto de turista no momento da entrada em território brasileiro aos visitantes naturais de Estados Unidos, Canadá, México, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Pela proposta, o Poder Executivo poderá estender essa facilidade a turistas de outros países. Atualmente, o visto é concedido apenas em representações diplomáticas brasileiras no exterior.
O texto, aprovado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, foi o substitutivo da Comissão de Relações Exteriores ao projeto original, de autoria do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). O relator da proposta, deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB), foi favorável ao texto elaborado por aquela comissão.
A intenção é incentivar o turismo receptivo brasileiro. Otávio Leite afirma que há uma demanda reprimida de turistas devido às dificuldades burocráticas para a obtenção de visto para o Brasil nesses países. Nos EUA, lembra ele, a situação se agrava pelo fato de o Brasil ter lá apenas cinco consulados.
O deputado esclarece que não se trata de modificar os procedimentos, mas apenas deixar que as exigências sejam requeridas no momento do desembarque do visitante. Segundo ele, os agentes turísticos brasileiros afirmam categoricamente que, só com essa medida, o número de turistas norte-americanos no Brasil deverá duplicar.
A proposta altera a Lei 6.815/80, segundo a qual o visto de turista será concedido àquele que venha ao Brasil sem finalidade imigratória e sem intenção de trabalhar.
Visto eletrônico
A proposta também estabelece a modalidade de requisição eletrônica do visto, pela Internet, cuja análise pelas autoridades brasileiras deverá ser feita em oito dias corridos. O requerente deverá enviar eletronicamente os documentos solicitados.

Tecnologia 4G para celulares começa a funcionar em João Pessoa nesta quinta

De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil já conta com mais de 398 mil dispositivos 4G ativados
Ciência e Tecnologia | Em 14/11/13 às 09h03, atualizado em 14/11/13 às 09h16 | Por Hyldo Pereira
Internet
A tecnologia chega a celulares em João Pessoa
A empresa de telefonia Vivo lança nesta quinta-feira (14) em João Pessoa a tecnologia 4G. A operação vai possibilitar o acesso à internet em altíssima velocidade e a experiência diferenciada de aplicações, como games multiplayers, videoconferência ou streaming de vídeo.
A empresa tem apostado fortemente no mercado de smartphones e tablets, já que estão ganhando cada vez mais a preferência dos consumidores. O lançamento na Capital paraibana terá a participação de diretores da telefonia.
De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil já conta com  mais de 398 mil dispositivos 4G ativados. O instituto IDC acredita que o Brasil terá 600 mil smartphones compatíveis com o 4G vendidos em 2013.
A previsão da Anatel é que as operadoras invistam entre R$ 12 bilhões e R$ 15 bilhões até 2018 para implantar a rede que dará suporte ao 4G e à telefonia rural. 
Conhecida como quarta geração, o 4G é uma tecnologia que permite velocidades em dados bem maiores que as atuais. O termo virou sinônimo para LTE (Long Term Evolution), que pode ser traduzido como Evolução de Longo Prazo. É considerado o mais moderno padrão da tecnologia de redes de celular. A vantagem sobre outros padrões que concorriam para suceder o 3G no Brasil é que é possível fazer pequenas atualizações na rede para alcançar velocidades cada vez mais altas, próximas à banda larga fixa. O 4G/LTE está presente em 50 países, e a expectativa é que em 2017 tenha 600 milhões de assinantes.

PM realiza ‘Operação Republicana’ durante o feriadão

Policiamento é intensificado em áreas com mais risco de roubo; Semob começa a multar com radar móvel
Polícia | Em 14/11/13 às 08h53, atualizado em 14/11/13 às 08h58 | Por Jornal Correio da Paraíba/ Aline Martins
Reprodução
Blitz da Lei Seca
A partir das 18h desta quinta-feira (14) até a meia-noite do domingo (17), a Polícia Militar realiza a ‘Operação Republicana’. Cerca de 5 mil PMs e 300 viaturas estarão nas ruas para coibir, principalmente, crimes contra o patrimônio - que inclui furtos e roubos a pessoas e imóveis - e embriaguez ao volante. A estratégia é reforçar a segurança nas áreas de maior concentração de pessoas e também em localidades onde há muito imóveis fechados. Além disso, a polícia promete realizar o check point (blitze). Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou que vai começar a usar o radar móvel no sábado para multar os motoristas ‘apressadinhos’, que não respeitam os limites de velocidade nas vias da Capital, .
Desde o início do mês, a Semob está utilizando o radar em caráter educativo, segundo informou o superintendente-adjunto Roberto Pinto. O objetivo do órgão é utilizar o equipamento nas vias onde os condutores dirigem em alta velocidade. Esses registros são informados em relatórios dos agentes de trânsito. Um dos pontos usados foi nos Bancários, nas proximidades do colégio Geo Sul por conta da reclamação da população em relação a acidentes.
Confira a matéria na integra na edição desta quinta-feira (14), no Jornal Correio da Paraíba.