quarta-feira, 19 de junho de 2013

Deputados mantêm vetos do governador a aumento linear de 5,84% para servidores

Por 17 votos contra 16, os parlamentares decidiram votar de acordo com a decisão do Poder Executivo. A sessão foi realizada nesta quarta-feira
Legislativo | Em 19/06/13 às 15h25, atualizado em 19/06/13 às 15h54 | Por Redação
Reprodução/Internet
Deputados seguiram decisão do Executivo
A Assembleia Legislativa da Paraíba voltou atrás na decisão de alterar o reajuste salarial dos servidores estaduais.
O veto do governador Ricardo Coutinho à emenda que aumentava de 3% para 5,84% a remuneração dos funcionários públicos da Paraíba foi mantido pelos parlamentares do estado durante sessão realizada nesta quarta-feira (19).
Por 17 votos contra 16, os parlamentares decidiram votar de acordo com a decisão do Poder Executivo.
No último dia 7 de maio, a Assembleia havia aprovado o reajuste de salário dos servidores estaduais proposto pelo Governo do Estado em 3% e acrescentado um aumento linear de outros 2,84%. A medida provisória foi vetada pelo governador da Paraíba. Na época, Ricardo Coutinho declarou que a decisão dos parlamentares “invadia a competência privativa do governador”.
A emenda apresentada pelo deputado estadual Gervásio Maia (PMDB) que prevê a equiparação da Bolsa Desempenho da Polícia Militar, concedida a título de gratificação para os policiais militares que estão na ativa, também teve veto mantido pela Assembleia. 
Além disso, foram mantidos vetos a duas emendas de Raniery Paulino (PMDB). A primeira que revogava todos os efeitos da Bolsa Desempenho para os funcionários do Fisco, com a incorporação dos 3% previstos na Lei do Subsídio, totalizando um reajuste de 8,84% para os ativos e inativos. A segunda é bastante semelhante aa de Gervásio. Já as emendas dos procuradores que equiparam gratificações foram mantidas.
Desde a última terça-feira (18), os deputados estaduais foram convocados para limpar a pauta do parlamento, ou seja, votar todos os projetos que são considerados urgentes. O motivo é que na quinta-feira (20) os parlamentares entrarão em recesso e só devem retornar no próximo dia 4 de julho.

Camioneta da Polícia Militar capota deixa um morto e outros três feridos

De acordo com o coronel Marcos Sobreira (comandante Regional de Campina Grande ), o cabo Moreira não resistiu aos feridos e veio a óbito
Polícia | Em 19/06/13 às 16h57, atualizado em 19/06/13 às 18h42 | Por Hyldo Pereira
Emerson Machado
Caminhonete onde os policiais estavam
Três policiais militares ficaram feridos e um morreu durante uma perseguição policial na tarde desta quarta-feira (19), na cidade de Sossêgo, no Agreste paraibano. As vítimas são lotadas no 10º BPM de Campina Grande.
De acordo com coronel Marcos Sobreira (comandante Regional de Campina Grande ), os policiais estavam perseguindo homens acusados de vários assaltos a postos de combustíveis na cidade de Cubati quando ocorreu o capotamento da viatura da Polícia Militar.
“Quatro policiais estavam na camioneta da Força Tática do 10º BPM perseguindo homens acusados de assaltos em Cubati. Os policiais pertencem a companhia de Soledade e foi ajudar o pessoal do 9º BPM na captura dos bandidos. Durante a perseguição em uma estrada de barro da cidade de Sossêgo, o policial que estava dirigindo perdeu o controle da direção e capotou”, disse o coronel.
Sobreira afirmou que todos os feridos foram encaminhados para o hospital da cidade de Cuité, mas o cabo Moreira não resistiu aos feridos e veio a óbito. Um dos assaltantes foi preso.

Brasil faz 2 a 0 contra o México e garante classificação para segunda fase da Copa das Confederações

Destaque do jogo foi a atuação inspirada de Neymar. O recém contratado do Barcelona marcou o primeiro gol da seleção brasileira e armou a jogada do segundo
Futebol | Em 19/06/13 às 18h00, atualizado em 19/06/13 às 18h40 | Por Amanda Gabriel
Reprodução
Neymar comemora 1º gol da seleção brasileira
A seleção brasileira finalizou sua segunda atuação na Copa das Confederações 2013 com uma grande vitória sobre o México. O time comandado por Luiz Felipe Scolari venceu por 2 a 0 o jogo desta quarta-feira (19), na arena Castelão, Fortaleza.
O time tupiniquim entrou em campo com a missão de aplicar uma revanche sobre a seleção mexicana, que havia vencido o Brasil na final das Olimpíadas de Londres, em 2012.  E a tarefa foi cumprida. Com uma atuação brilhante de Neymar e um claro entrosamento entre todos os integrantes da equipe, o Brasil garantiu sua permanência na Copa das Confederações. 
O jogo
1º tempo – A seleção brasileira entrou em campo impondo seu estilo de jogo ainda nos primeiros minutos. Nos primeiros cinco minutos, os donos da casa chegaram a ameaçar os adversários três vezes. Em uma das oportunidades o gol foi marcado. A boa oportunidade aproveitada por Oscar, no entanto, foi invalidada pela arbitragem.
Mas não demorou muito para o placar sair do zero a zero. Aos oito minutos do primeiro tempo o lateral Daniel Alves cruzou a bola, que desviou em um jogador mexicano e acabou caindo nos pés de Neymar. O atacante brasileiro não desperdiçou a chance e colocou a bola no fundo da rede adversária. 
E o Brasil continuou a pressionar. Por pouco Daniel Alves não marcou o segundo, aos 13 minutos. A intenção do jogador era fazer um cruzamento, mas a bola acabou indo de encontro ao travessão. Não fosse a agilidade do goleiro visitante, Jesús Corona, o México veria a vantagem canarinha aumentar.
Aos 15 minutos foi a vez do México ameaçar a ‘zaga’ brasileira. Daniel Alves escorregou e deixou o caminho livre para Chicharito tomar posse da bola e avançar em direção ao gol de Júlio César. David Luiz tentou travar o ataque, mas foi um erro de cálculo do próprio mexicano que impediu o empate.
A equipe de Felipão continuou a dominar a partida e mexicanos logo demonstraram desespero. Aos 20 minutos, Neymar foi derrubado enquanto armava um contra-ataque. O lance rendeu cobrança de falta para o Brasil e o primeiro cartão amarelo do jogo, para o meio campista do México Andrés Guardado.
Aos 34 minutos do primeiro tempo o México voltou a ameaçar um gol, quando Giovani lançou a bola para a pequena área do Brasil. Mas David Luiz conseguiu afastar a bola para o escanteio. Na cobrança, o próprio zagueiro contornou a situação e afastou o perigo cabeceando a bola. Durante o salto, no entanto, David Luiz acabou sofrendo um choque com o capitão tupiniquim Thiago Silva. O jogador teve que se ausentar do campo para receber atendimento médico. Mesmo com o nariz sangrando, David Luiz retornou aos gramados da arena Castelão e seguiu jogando. 
David Luiz precisou de atendimento médico
O primeiro tempo seguiu equilibrado. As duas equipes armaram novas oportunidades de gol, mas a posse de bola foi predominantemente brasileira. No penúltimo minuto do tempo normal o zagueiro Thiago Silva recebeu o segundo cartão amarelo do jogo. O capitão da seleção brasileira foi penalizado após aplicar uma falta em Javier Hernandez.
Thiago Silva leva cartão amarelo
2° tempo – Na segunda etapa do jogo o Brasil reforçou sua postura agressiva. Em cobrança de falta sofrida no primeiro minuto, Neymar levantou a bola que esbarrou em Luiz Gustavo e acabou ficando sob o domínio de Thiago Silva. O capitão da seleção foi ágil e chutou a gol, sacudindo a rede do adversário. A arbitragem, no entanto, impediu pela segunda vez o gol do time de Felipão.
Aos nove minutos foi a vez do paraibano Hulk amedrontar o goleiro mexicano. O atacante do Zenit tabelou com Neymar, que o colocou de frente para o gol, mas na hora do chute a bola partiu para o lado de fora da rede.
Hulk teve a chance de marcar, mas a bola foi para fora
Antes dos 20 primeiros minutos, destaque para duas importantes substituições. Do Brasil, saiu Oscar e entrou Hernanes, enquanto o técnico mexicano tirou Gerardo Flores e mandou Herrera para dentro de campo. A mudança incentivou o time mexicano e Salcido arriscou de longe. A jogada assustou os brasileiros, mas Julio César agarrou a bola com segurança.
Aos 30 minutos, Daniel Alves amplia o número de cartões amarelos para o Brasil. Felipão repete estratégia de jogos anteriores e troca Hulk por Lucas, aos 31. O treinador do Brasil seguiu mudando o time e Fred cedeu lugar a Jô.
O segundo tempo foi marcado por uma atuação equilibrada das duas equipes. O México criou grandes oportunidades de gol e assustou a defesa brasileira em diversos momentos. Mas foi o Brasil quem fez o segundo gol válido da partida. Aos 42 minutos Neymar – que fez uma apresentação brilhante do início ao final do jogo – armou uma bela jogada, driblou dois mexicanos e tocou para Jô. Ao jogador do Atlético MG coube aumentar o placar e finalizar o jogo com um bonito dois a zero para o Brasil.
Com o resultado, a seleção brasileira se classifica para a segunda fase da Copa das Confederações. 
Ficha técnica:
Local do jogo: Castelão, em Fortaleza 
Árbitro: Howard Webb (ING)
Público: 50.733 pessoas
Cartões Amarelos: Guardado, Herrera e Rodríguez (MEX); Thiago Silva e Daniel Alves (BRA)
Gols: Neymar, aos 9min do primeiro tempo; Jô, aos 48min do segundo tempo 
Brasil: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes - 16'/2ºT); Neymar, Hulk (Lucas - 32'/2ºT) e Fred (Jô - 37'/2ºT).

México: Corona, Flores (Herrera - 12'/2ºT), Francisco Rodríguez, Héctor Moreno e Salcido; Torrado (Jimenez - 41'/2ºT), Mier, Torres (Barrera - 24'/2ºT) e Guardado; Giovani dos Santos e Chicharito Hernández.