sábado, 23 de novembro de 2013

Genoino passará por perícia médica neste sábado

Agência Brasil
Genoino passará por perícia médica neste sábado
O estado de saúde do deputado federal José Genoino (PT-SP) será avaliado amanhã (23), às 14h, pela junta de cinco médicos formada do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinou ontem (21) que Genoino seja submetido a uma perícia médica e concedeu prisão domiciliar provisória para que o parlamentar possa ser tratado.
A perícia será feita no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), no Hospital das Forças Armadas (HFA), onde Genoino deu entrada após passar mal na Penitenciária da Papuda na quinta-feira (21).
Foram indicados os seguintes médicos para fazer a perícia. Luiz Fernando Junqueira Júnior (professor de cardiologia da Universidade de Brasília e presidente da junta); Cantídio Lima Vieira (cardiologista e especialista em perícia médica); Fernando Antibas Atik (especialista em cirurgia cardiovascular ); Alexandre Visconti Brick (professor de cirurgia cardiovascular) e Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda (médica cardiologista do HUB).
Nesta tarde, o senador José Sarney (PMDB- AP) visitou o deputado, internado desde ontem no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF). “Quando eu estava doente no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, por duas vezes ele [Genoino] me visitou, de modo que vim aqui para retribuir e, ao mesmo tempo, cumprir o meu dever de amigo”, disse o ex-presidente do Senado.
Perguntado sobre o estado do deputado, Sarney disse que a seu ver Genoino está bem “mas ainda muito abatido”. O senador negou que tenha conversado sobre qualquer assunto referente às consequências da condenação do parlamentar, inclusive o cumprimento da pena em prisão domiciliar. Sarney destacou que assuntos como esses não teriam cabimento uma vez que o deputado “está doente, na UTI”.
A assessoria do IC-DF informou que não há previsão, a princípio, de divulgação de um novo boletim médico sobre a saúde do deputado nesta sexta-feira.

PEC do Voto Aberto deve ser votada em segundo turno na próxima terça-feira

Agência Senado
PEC do Voto Aberto deve ser votada em segundo turno na próxima terça-feira
O Plenário do Senado deve votar, nesta semana, em segundo turno, a PEC do voto aberto (PEC 43/2013). A proposta foi aprovada no dia 13 de novembro, em primeiro turno, e já estava pronta para ser votada na última quarta-feira (20), mas os líderes partidários propuseram um adiamento da votação em função da sessão do Congresso Nacional que estava marcada para o mesmo dia e da falta de quórum no Senado.
Na ocasião, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) previu que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) adiaria a votação, já que vários senadores se encontravam em viagens oficiais e o Plenário estava vazio.
- Dezesseis senadores estão em viagem oficial. Há uma reunião do Conselho Político do governo e isso esvazia o Plenário. Deve ser adiada a votação – argumentou Alvaro na quarta-feira.
Diante da dificuldade de um entendimento sobre o mérito da matéria, o senador Mário Couto (PSDB-PA) chamou a atenção para a necessidade de os parlamentares se abrirem para alguma negociação e, com isso, obterem algum avanço.
- Já se sentia que nós não conseguiríamos o voto aberto total. Então, pelo menos um avanço de 80% já seria uma grande vitória da minoria e da oposição – afirmou.
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que a proposta é uma questão fundamental a ser resolvida e sugeriu aos senadores que, independente de qualquer outra questão, comecem a ordem do dia da próxima terça-feira (26) com a votação em segundo turno da PEC do Voto Aberto.
- É uma questão fundamental. Vamos para o painel, para o voto, não tem mais jeito. Com quórum ou sem quórum, com senador viajando, com senador em missão oficial, seja lá o que for, terça-feira a gente tem que apreciar essa matéria – afirmou.
A proibição do voto secreto vale tanto para as possibilidades previstas na Constituição, como escolha de autoridades, exame de vetos presidenciais e cassação de mandatos parlamentares, quanto para as votações reservadas estabelecidas pelos Regimentos Internos do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras dos vereadores. Um exemplo dessa situação são as votações para a escolha dos membros das Mesas da Câmara e do Senado.
A PEC 43/2013 foi apresentada pelo ex-deputado Luiz Antonio Fleury e já passou pela Câmara dos Deputados. Se aprovada em segundo turno pelo Senado sem modificações, a proposta seguirá direto para a promulgação.
Outras PECs
Na pauta do Plenário estão ainda quatros PECs que precisam cumprir as cinco sessões de discussão para serem votadas em primeiro turno, entre elas, a PEC 34/2013 que exige um número maior de votos favoráveis na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para a aprovação de projetos que criem repartições públicas.
A proposta, apresentada pelo senador José Agripino (DEM-RN), altera dois artigos da Constituição (Art. 37 e 88) para que órgãos públicos só possam ser instituídos se isso for previsto em lei complementar, e não mais em lei ordinária, como atualmente.
Para ser aprovado, um projeto de lei complementar exige maioria absoluta, ou seja, 41 votos no Senado e 257 na Câmara. A aprovação de projeto de lei ordinária requer maioria simples – a maioria dos presentes em uma sessão.
O senador José Agripino explicou que a mudança de lei ordinária para lei complementar impede ainda que a criação de órgãos públicos ocorra com a edição de medidas provisórias. O líder do Democratas lembrou que em dez anos o número de ministros de Estado dobrou. “A Esplanada dos Ministérios abrigava 21 ministros e secretários em 2002 e termina o ano de 2013 com 39 ministérios”, lembra Agripino na justificativa da proposta.
"A proposta é minha contribuição contra o gasto público, que não para de crescer, contra o aparelhamento do Estado, que tem comprometido a eficácia das estruturas públicas e ao equilíbrio das contas públicas" afirma Agripino.
Uma proposta de emenda constitucional deve ser discutida em cinco sessões do Plenário do Senado antes que seja votada em primeiro turno. Há ainda um segundo turno de votação que deve ocorrer após a discussão da matéria em três sessões plenárias após a aprovação em primeiro turno. Para a aprovação de uma PEC são necessários 49 votos.

Procon-JP notifica planos de saúde por descumprir legislação

Secom JP
O setor de Fiscalização do Procon-JP notificou seis operadoras de planos de saúde, que atuam na Capital, por descumprimento às normas da Agência Nacional de Saúde (ANS) em relação ao período para uso dos serviços contratados e prazos máximos de atendimento. Todas as empresas fiscalizadas terão o prazo de 72 horas para se adequarem à lei, sob pena de multa, que pode variar de R$ 400 a R$ 6 milhões.
 
Segundo o coordenador-adjunto do Procon-JP, Ricardo Holanda, o consumidor deve ficar atento na hora de contratar um plano de saúde para os prazos de carência, que é o tempo que terá de esperar para ser atendido em um determinado procedimento, e que deve estar bem explicitado no contrato de adesão.
 
Pela legislação, as empresas de planos de saúde, individuais ou familiares novos ou adaptados, contratados a partir de 2 de janeiro de 1999, podem exigir até 24 horas para a carência em casos de urgência, acidentes pessoais ou complicação no processo gestacional, emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis.
 
Excluídos os partos prematuros, a carência máxima para partos é de 300 dias; doenças e lesões preexistentes (quando o cliente já sabia possuir quando contratou o plano) o prazo é de 24 meses e as demais situações será até 180 dias. “O cliente deve saber também que o tempo especificado no contrato é o prazo máximo previsto na legislação”, informou Ricardo Holanda.
 
O coordenador-adjunto do Procon-JP afirmou que os usuários de planos devem prestar atenção ainda às situações de atendimento, como por exemplo, a garantia do transporte do enfermo.
 
Em 2013 foram protocoladas 163 reclamações pertinentes às operadoras de planos de saúde no órgão municipal de defesa do consumidor.
 
Confira os prazos máximos para atendimento, conforme cada tipo, em dias úteis:
 
7 dias – Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia;
14 dias – Consulta nas demais especialidades;
10 dias – Consulta/sessão com fonoaudiólogo;
10 dias – Consulta/sessão com psicólogo;
10 dias – Consulta/sessão com nutricionista;
10 dias – Consulta/sessão com terapeuta ocupacional;
10 dias – Consulta/sessão com fisioterapeuta;
7 dias – Consulta e procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista;
3 dias – Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial;
10 dias – Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial;
21 dias – Procedimento de alta complexidade (PAC);
10 dias – Atendimento em regimento hospital-dia;
Sem carência – Urgência e emergência;
A critério do profissional responsável pelo atendimento – Consulta de retorno.

Ação de cidadania é realizada para comunidade quilombola de Paratibe

Secom JP
A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e a Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e de Igualdade Racial, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), participaram nesta sexta-feira (22) da ação Expresso Cidadã, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e executada pelo Incra, no bairro de Paratibe. A atividade, direcionada especialmente aos moradores do Quilombo Paratibe, foi incluída no calendário de programação do mês “Novembro Negro” e aconteceu na Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado.
 
“Este é um mês muito importante, porque discutimos a questão da cidadania do povo africano, afrodescentes e também índigenas, e ao mesmo tempo chamamos atenção para a necessidade de engajamento de todos e todas no enfrentamento à violência contra a mulher. É importante que essas parcerias continuem garantindo o direito à cidadania a toda população”, reforçou Socorro Borges, secretária titular da SEPPM. Também agora em novembro, a SEPPM está realizando várias atividades dentro do mês de mobilização pelo enfrentamento à violência contra a mulher.
 
O Expresso Cidadã faz parte do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR), criado em 2004. A ação busca promover garantias para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar, com a possibilidade da emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas, além de garantir acesso aos direitos previdenciários, por meio de mutirões itinerantes de documentação.
 
“Em uma ação como esta se busca a cidadania expressa em ação concreta, através da sensibilização e envolvimento de gestores públicos de todas as esperas de poder, levando em consideração o descaso histórico e cultural que as comunidades quilombolas sofreram e ainda sofrem para que tenham acesso aos serviços”, ressaltou Socorro Pimental, coordenadora Municipal de Promoção à Cidadania LGBT.
 
Durante a ação, a população do Quilombo Paratibe teve acesso à retirada de documentos, como CPF, Registro de Identidade, Carteira de Trabalho e consulta ao sistema do INSS. A procura também foi grande para o agendamento biométrico do recadastramento eleitoral. “Essa ação foi muito boa, senão teria que ir até Mangabeira para fazer esse agendamento”, comentou a dona de casa Janicleide Pereira.
 
Complementando as atividades da ação, equipes do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, serviço de atendimento e apoio a mulheres em situação de violência, também forneceram informações e atendimento sobre como recorrer à rede de enfrentamento à violência contra a mulher e ao serviço do Centro, além do atendimento realizado pelo telefone 0800 283 3883.
 
A ação em Paratibe também contou com a parceria de órgãos como o INSS, Instituto de Polícia Científica e Defensoria Pública. “Todas as parcerias, como as que fazemos com a Prefeitura de João Pessoa, possibilitam que possamos levar serviços e cidadania às comunidades inseridas no Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais. E este é o nosso objetivo”, enfatizou Abdon Bandeira, coordenador Estadual do PNDTR.

Rodada vai definir os últimos classificados da Copa dos Clubes Campeões

Secom/JP
A última rodada da fase de volta da segunda etapa da Copa de Futebol dos Clubes Campeões de Bairros programa, para este domingo (24), cinco partidas. A rodada promete grandes emoções, já que definirá os cinco últimos times para a terceira fase da competição. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

O secretário de Esporte de João Pessoa, Sérgio Meira, aposta no sucesso de mais uma rodada da Copa de Futebol dos Clubes Campeões. “Será mais uma rodada decisiva, pois ainda faltam cinco times para fechar a terceira fase. A disputa está equilibrada e só temos que torcer para que em campo os atletas possam mostrar um bom futebol”, disse.

Cinco equipes já estão classificadas para a terceira fase da competição: Goiás, Mixto, Nova Juventude, Tabajaras e Bartira, que garantiram suas vagas na rodada realizada no último domingo (17).

Próxima fase - Na próxima terça-feira (26), às 9h, será realizada na sede da Sejer, na Rua Camilo de Holanda, a reunião com os representantes dos dez times classificados para definir a tabela da terceira fase do torneio.

Confira os jogos da rodada:
9h Campo do Maguary - Arca x Mocidade
9h Campo do Vicentão - Piratas x Quadra XI
9h Campo da Marquize - Santa Cruz x Botafogo
9h Campo do Bessa - Napólis x Brasiliense
9h Campo do Varadouro - Vitória x Santo André

Romero sanciona lei que acrescenta duas horas à jornada dos professores, que terão reajuste de 10%

Assessoria
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, sancionou nesta sexta-feira, 22, a Lei Complementar 078, que altera a jornada de trabalho dos professores da rede municipal de ensino. A ação garante aos professores do município um reajuste de 10%, o segundo no ano para a categoria concedido pelo poder público municipal.
Dando cumprimento a compromisso assumido pelo prefeito com o magistério, o incremento na jornada semanal será de duas horas semanais já agora no mês de novembro, o que provocará um impacto da ordem de R$ 400 mil nas finanças da prefeitura. O ajuste será completado em novembro de 2014, com o acréscimo de mais três horas semanais, adequando a carga-horária às trinta horas semanais.
 Com isso, ficam garantidos aos professores, em 2014, mais uma vez dois reajustes em um único ano, assim como em 2013. As três horas que serão acrescidas no próximo ano causarão mais um impacto de R$ 600 mil mensais aos cofres da municipalidade.
 Para o prefeito Romero Rodrigues, essa foi uma iniciativa ousada, mas acertada da Prefeitura Municipal de Campina Grande, que, apesar das dificuldades existentes em termos financeiros, prestigia uma categoria tão importante.
 “Agimos com ousadia, extrapolando os limites que nos foram impostos por dificuldades que enfrentamos por conta de práticas errôneas da gestão passada. Acertamos por tentar atender uma demanda da categoria, oferecendo dois reajustes nesse ano de 2013 e mais dois reajustes no ano de 2014, ações jamais presenciadas no município de Campina Grande”, declarou Romero.
 “Além disso, sobrepomos o reajuste praticado pelo Governo Federal à categoria, que foi de 7,9%, aumentando para 10%, refletindo, com isso, nosso respeito e empenho de sempre buscarmos as melhores soluções na luta por melhores condições para os nossos professores”, complementou ou o prefeito.

Veja mulher com 'pênis' e outros pacientes chocados após cirurgias

Globo.com
Veja mulher com 'pênis' e outros pacientes chocados após cirurgias
Mulher acorda com 'pênis'
Após perder mais de 60 kg depois de realizar uma cirurgia de redução de estômago, a britânica Helena Barret, de 38 anos, ficou chocada ao descobrir que uma sobra de pele entre suas pernas parecia um pênis, fazendo seus amigos pensarem que a mulher havia passado por uma cirurgia de mudança de sexo (leia a matéria).
Helena Barret ficou com sobra de pele acima do osso pubiano, o que dava a impressão de que a britânica tinha um pênis (Foto: Caters News)Helena Barret ficou com sobra de pele acima do osso pubiano, o que dava a impressão de que a britânica tinha um pênis (Foto: Caters News)
Lápis no cérebro
Um jovem afegão de 24 anos que se queixava de dores de cabeça surpreendeu médicos alemães que descobriram que ele vivia há 15 anos com um lápis encravado em sua cabeça, causando diversos problemas de saúde ao rapaz (leia a matéria).
Lápis com 7 cm de comprimento foi retirado do cérebro de jovem após 15 anos (Foto: University Clinc Rwth Aachen / AFP)Lápis com 7 cm de comprimento foi retirado do cérebro de jovem após 15 anos (Foto: University Clinc Rwth Aachen / AFP)
Pena na garganta
No fim de 2012, os pais de Mya Whittington, de apenas seis meses, ficaram chocados aos descobrirem que uma ponta estranha que parecia ser uma espinha comum era, na verdade, uma pena que estava alojada dentro da garganta da menina (leia amatéria).
Inchaço que parecia espinha era, na verdade, ocasionado por uma pena (Foto: Travis Morisse/AP)Inchaço que parecia espinha era, na verdade, ocasionado por uma pena (Foto: Travis Morisse/AP)
Bumbum 'invertido'
Em novembro de 2012, uma mulher publicou um vídeo na internet no qual mostra o defeito de sua prótese de silicone colocada no bumbum. A paciente consegue girar a prótese, deixando seu bumbum com aparência de "deformado" (leia a matéria)
Mulher ficou com bumbum 'deformado' após silicone sair do lugar (Foto: Reprodução/YouTube/)Mulher ficou com bumbum 'deformado' após silicone sair do lugar (Foto: Reprodução/YouTube/)
'Tesoura' esquecida'
Após sentir dores abdominais, o paquistanês Safdar Ali Shah, de 36 anos, descobriu em abril de 2012 que tinha uma "tesoura" em seu corpo, deixada por uma equipe médica durante uma cirurgia que ele havia se submetido nas costas em 2000. A pinça hemostática permaneceu 12 anos no organismo de Shah (leia a matéria).
Safdar Ali Shah, de 36 anos, exibe raio-X que mostra a pinça em seu corpo. (Foto: Akhtar Soomro/Reuters)Safdar Ali Shah, de 36 anos, exibe raio-X que mostra a pinça em seu corpo. (Foto: Akhtar Soomro/Reuters)
Agulha na cabeça
A chinesa Zhou Chaozheng, que mora na província de Hunan, foi surpreendida ao descobrir no início de 2010 que uma agulha de 2,5 centímetros estava há 20 anos encravada em sua cabeça. Os médicos estimam que Zhou encravou o objeto quando tinha apenas um ano de idade (leia a matéria).
Imagem de raio-X mostra uma agulha de 2,5 centímetros que ficou por 20 anos encravada na cabeça da chinesa Zhou Chaozheng, que mora na província de Hunan. Ela passou por uma cirurgia em outubro de 2010 após começar a sentir dores de cabeça depois de dar à (Foto: Getty Images)Imagem de raio-X mostra uma agulha de 2,5 centímetros que ficou por 20 anos encravada na cabeça da chinesa Zhou Chaozheng, que mora na província de Hunan. Ela passou por uma cirurgia em outubro de 2010 após começar a sentir dores de cabeça depois de dar à (Foto: Getty Images)
Plástico no pulmão
O norte-americano John Manley, de 50 anos, descobriu em setembro de 2009 que o motivo pelo qual tinha crises de tosse, cansaço e uma pneumonia que o fragilizou por dois anos era um pedaço de plástico que havia sido inalado pelo homem, provavelmente enquanto tomava uma bebida (leia a matéria). 
Em 2009, os médicos retiraram um pedaço de plástico de três centímetros do pulmão esquerdo do norte-americano John Manley, que sofria com crises de tosse. Ele teria inalado o objeto havia dois anos (Foto: AP)Médicos retiraram um pedaço de plástico de três centímetros do pulmão esquerdo do norte-americano John Manley, que sofria com crises de tosse (Foto: AP)
Pedra de 1,125 kg no rim
Incrédulo, o húngaro Sandor Sarkadi observou, ao lado da esposa, uma pedra de 1,125 kg retirada de seu rim em janeiro de 2009. Cirurgia aconteceu no hospital Kenez Gyula, em Debrecen (leia a matéria).
Em 2009, médicos do hospital Kenez Gyula, em Debrecen (Hungria), retiraram uma pedra de 1,125 quilo e 17 centímetros de diâmetro do rim do paciente Sandor Sarkadi. (Foto: MTI,Tibor Olah/AP)A urologista Judit Csorba, do hospital Kenez Gyula, em Debrecen (Hungria), segura pedra de 1,125 quilo e 17 centímetros de diâmetro retirada do rim do paciente Sandor Sarkadi. (Foto: MTI,Tibor Olah/AP)

Americano constrói casa com 50 mil latas de cerveja que guardava em sótão publicidade

Globo.com
Americano constrói casa com 50 mil latas de cerveja que guardava em sótão  publicidade
A ideia de que reciclar é importante tomou um sentido maior na cidade americana de Houston, no Texas. O americano John Milkovisch fez uma casa a partir de latas de cerveja e a moradia virou atração turística. Ao todo, ele usou mais de 50 mil latinhas na construção do local.
Milkovisch era filho de imigrantes austríacos e viu de perto como a vida era dura. Ainda adolescente, acompanhou a grande depressão americana e aprendeu a economizar e não desperdiçar nada. O americano cresceu com isso na cabeça e passou a colecionar por décadas tudo que podia.
Como gostava de beber cerveja com a mulher, ele acumulou muitas latinhas e foi guardando tudo no sótão.
O cuidador da casa, Ruben Guevara, conta que John morava numa residência como outra qualquer, mas que durante uma reforma, começou a inovação. Em vez de pintar a casa, ele usou todo o material.
Além das latinhas, bolinhas de gude, garrafas e outros objetos também foram usados durante os 17 meses da reforma, até que nasceu a ‘Casa de Latas’. Na decoração, as latinhas estão até na cortina, e em dias de vento, dá pra ouvir até uma música com o barulhinho do metal.
A casa chama atenção de quem passa pelo subúrbio de Houston. Depois que Milkovisch morreu, em 1988, o local foi aberto para visitação.

Paraíba tem duas praias impróprias para banho neste fim de semana

Da Redação com Assessoria
Paraíba tem duas praias impróprias para banho neste fim de semana
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (22), o relatório semanal de balneabilidade das praias do litoral paraibano. As praias do Jacaré, em Cabedelo, e do Maceió, no município de Pitimbu, devem ser evitadas pelos banhistas. O relatório de balneabilidade tem validade até a próxima quinta-feira, 28 de novembro.
Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba e, no município de Pitimbu, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho.
Conforme o relatório, as demais praias do estado são consideradas adequadas para o banho e classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a balneabilidade das 56 praias do Estado, por meio de coleta de material para análise. O monitoramento é semanal nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.

Festival Sons e Sabores chega a Solânea, no Brejo da Paraíba

Assessoria
Festival Sons e Sabores chega a Solânea, no Brejo da Paraíba
O festival de gastrononia e música Sons e Sabores do Brejo chega nesta sexta-feira (22) à cidade de Solânea, a 130 km de João Pessoa. Na cidade, a programação inclui atividades esportivas radicais, com a realização do 1º Desafio de Mountain Bike. A grande atração continua sendo os pratos criados especialmente para o festival e os shows musicais que acontecem nos oito bares e restaurantes participantes.
A programação em Solânea segue até o domingo (24). O festival, que começou dia 18 de outubro, já passou por quatro cidades. Até o dia 15 de dezembro, o evento ainda vai chegar a Serraria, Remígio e Pilões.
“O Festival faz parte de uma estratégia ousada de criar um calendário de eventos anual para o Brejo paraibano, atraindo visitantes, valorizando a gastronomia, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo e a economia local”, disse a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. Segundo ela, os pratos foram incluídos nos cardápios dos estabelecimentos, que continuam recebendo turistas mesmo fora do período em que a programação está mais concentrada em outra cidade.
De acordo com o chef Adilson Santana, coordenador da programação gastronômica a maioria dos pratos criados para o festival têm em suas receitas ingredientes regionais, mas com um toque de sofisticação. “Há uma influência muito grande da cultura quilombola e a forte utilização dos ingredientes locais, como a banana e os produtos da cana de açúcar, especialmente a cachaça e a rapadura”, destaca.
Programação em Solânea
Sexta-feira (22)
19h30 - apresentações de dança, grupo de chorinho e da orquestra sinfônica jovem, no palco principal, montado na cidade
23h - festival gastronômico, com degustações em oito restaurantes da cidade
Sábado (23)
Manhã - Degustação na feira livre e trilha de bike, saindo da Praça 26 de Novembro
Tarde - Apresentações culturais, com mostra de artesanato, mamulengos, bumba meu boi, cine teatro e dança
20h30 - Shows no palco principal, com artistas da terra
Domingo (24)
Fascinart na Praça
1o Desafio de Mountain Bike
Caminhada ecológica
Festival gastronômico

Provas do Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro

Assessoria

A Comissão Permanente de Concursos (CPCON) já está com tudo pronto para a realização do  Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que acontece nos próximos dias 1º e 2 de dezembro, nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Sousa.

Ao todo, 28.546 candidatos se inscreveram no processo seletivo deste ano, sendo 12.108 no sistema de cota universal e 16.438 na cota de inclusão. Eles disputam uma das 2.884 vagas ofertadas, distribuídas em 50% para a cota universal e 50% para a cota de inclusão. As outras 2.884 vagas para ingresso na Universidade são ofertadas pelo Enem-SiSU, conforme as normas da Resolução UEPB/CONSEPE/013/2013.

Para a realização do Vestibular 2014, a CPCON conta com uma equipe de 3 mil colaboradores, entre coordenadores, subcoordenadores, fiscais de setor, fiscais de sala, fiscais de inspeção, apoio e fiscais especiais.

As provas do Vestibular 2014 serão aplicadas nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Sousa. Mesmo não havendo Câmpus da UEPB em Sousa, a cidade terá locais de provas do para facilitar a acessibilidade dos candidatos da região sertaneja.

Em Campina são 26 setores de aplicação de provas; em Guarabira, cinco; em Catolé do Rocha, dois; em João Pessoa, sete; em Monteiro, dois; em Patos, sete; em Araruna, dois; e em Sousa, dois. Os cartões de inscrição já estão disponíveis no site da CPCON com a indicação dos respectivos locais de provas dos candidatos.

Recomendações

As avaliações serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 13h. De acordo com a professora Ana Alice Sobreira, presidente da CPCON, não será permitida a entrada de candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrônico ou boné. Detectores de metais serão utilizados na entrada e saída dos candidatos e sempre que for preciso o aluno ir ao banheiro.

A recomendação é de que os candidatos cheguem ao seu local de provas com pelo menos 30 minutos de antecedência. Os gabaritos de cada dia de provas serão divulgados 1 hora após o término dos exames.

Provas

No primeiro dia de avaliação serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas. No segundo dia, os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza.


Os concorrentes da área II fazem provas de Química, Física e Biologia; os da área III fazem provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV respondem às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2014.

Este ano, o Vestibular da UEPB disponibilizou a prova em braile para os candidatos inscritos que possuem deficiência visual, mas nenhum candidato solicitou este tipo de prova. No entanto, quatro candidatos com deficiência visual solicitaram atendimento especial para a realização das provas (um em Campina Grande, um em Catolé do Rocha, um em Patos e um em Guarabira). Além desses, receberão atendimento especial quatro candidatos portadores dedeficiência física (três em Campina Grande e um em João Pessoa).

Uma novidade do processo seletivo deste ano é a nota mínima de classificação, que passou a ser de 100 pontos. Ou seja, o candidato tem que acertar pelo menos 10% do total de acertos de cada prova para não ser eliminado. Antes bastava o concorrente atingir a nota mínima (0,1 ponto) que continuava na disputa.

Sistema Correio vai fazer 1º hotel do Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa

Empreendimento é fruto de uma parceria com grupo europeu e projeto seguirá padrão sustentável
Economia | Em 23/11/13 às 09h26, atualizado em 23/11/13 às 09h34 | Por Jornal Correio da Paraíba
Mano de Carvalho (Jornal Correio da Paraíba) 12
Centro de Convenções
O primeiro hotel do Pólo Turístico Cabo Branco será construído pelo Sistema Correio de Comunicação. O anúncio foi feito ontem à tarde pela diretora do sistema Beatriz Ribeiro, também principal gestora da empresa Tempo Hotéis e Turismo S/A, durante entrevista em que ela informou que o empreendimento será realizado em parceria com um importante grupo hoteleiro europeu.
Beatriz Ribeiro acrescentou “que o momento é oportuno devido às novas perspectivas que a Paraíba está vivendo com acontecimentos como a importante iniciativa do governo do Estado em destravar os impedimentos burocráticos que ainda deixavam em dúvida se valia mesmo a pena investir na construção de um grande equipamento turístico no Pólo Cabo Branco”. Outro acontecimento decisivo para que a Tempo Hotéis anunciasse o pioneirismo em desbravar esse novo território de investimentos foi a inauguração do Centro de Convenções.
- A inauguração pelo governador Ricardo Coutinho do Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima foi o sinal verde que esperávamos para empreender, comentou Beatriz Ribeiro, acrescentando que “temos uma tradição em criar oportunidades de investimentos capazes de gerar empregos e de fazer crescer a economia, e vislumbramos nas iniciativas de valorização da infraestrutura do setor turístico do governo do Estado um chamamento aos grupos com capacidade de realização e com credibilidade para agregar parceiros”, explicou.
Sobre a parceria com o grupo hoteleiro da Europa ela informou que “oportunamente a marca de prestígio internacional será divulgada, estamos em diálogo permanente, já tivemos inúmeras reuniões de trabalho. É uma parceria que tem tudo para crescer e fortalecer a indústria turística nordestina”.
O empreendimento da Tempo Hotéis será construído numa das áreas de maior beleza na antiga propriedade Mangabeira que foi desmembrada há quase 30 anos para a implantação do Pólo Turístico. Beatriz explica que “mantivemos a área, nos últimos 25 anos, como era ao tempo em que integrava o acervo do Estado, antes de vencermos a concorrência pública para a aquisição do lote, e lá ainda estão uma casa construída nos anos 60, com cercas e cancelas, tudo de forma a preservar o aspecto original da área”.
Ricardo vê “marco regional”
O governador Ricardo Coutinho saudou ontem “como um marco importante para o turismo regional” a iniciativa do sistema Correio de construir em parceria com um grupo internacional o primeiro hotel no Pólo Turístico Cabo Branco. “Eu sempre achei que o caminho para expandir o turismo seria esse que o governo trilhou, o de garantir a infraestrutura necessária através de investimentos em grandes obras como o Centro de Convenções”.
Ricardo Coutinho destacou um aspecto que considera importante que é a parceria com um grupo internacional: “Estabelecemos uma agenda internacional para divulgar as oportunidades de negócios num ambiente amplamente favorável que é esse que estamos construindo através dos investimentos importantes. Tive encontros bastante significativos com grandes grupos hoteleiros, e efetivamente considero o pioneirismo desse primeiro empreendimento fruto de todo um trabalho de dimensão internacional”.
O governador da Paraíba lembrou ainda que “a geração de renda e emprego que o Pólo Turístico possibilitará vai representar um novo tempo para a economia estadual, desenvolvimento para o turismo através também da atração de mais investimentos de grupos nacionais e de outros países, além de garantir melhor qualidade de vida para toda a população”.
Ruth destaca imagem positiva
A confirmação do primeiro hotel a ser construído na área do Polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa, não foi nenhuma surpresa para a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino. Segundo a dirigente, o Correio, através de Beatriz Ribeiro, foi o primeiro proprietário, dos 19 que possuem áreas no local, a procurar a PBTur para discutir a aceleração do processo de destravamento do projeto, a fim de iniciar a instalação dos empreendimentos hoteleiros, ainda em 2011.
“Não foi nenhuma surpresa porque o Correio, dono da Tempo Hotéis e Turismo, sempre se mostrou disposto a cumprir todos os trâmites legais do processo de construção dos empreendimentos e sempre demonstrou interesse com a evolução da economia paraibana, na busca de gerar mais renda e empregos”, afirmou Ruth Avelino, uma das coordenadoras do processo de negociação para o destravamento das questões jurídicas e ambientais do Polo.
No aspecto econômico, a executiva da PBTur apontou que a Paraíba está atrasada na consolidação de uma área do porte do Polo Turístico, mas que a oportunidade está lançada para os investidores que pretendem investir na área. O empreendimento anunciado, na opinião dela, irá apressar a construção de novos hotéis ou resorts, mas, acima de tudo, irá tranquilizar o mercado voltado para o turismo de eventos que tem se mostrado inquieto após a inauguração do Centro de Convenções de João Pessoa.
“Com o primeiro hotel em construção, certamente desencadeará um processo de evolução para o surgimento de outros projetos, o que será excelente para contemplar o turismo de eventos, pois corremos o risco de não ter como atender os segmentos de lazer e eventos ao mesmo tempo”, enfatizou a executiva.
Ruth Avelino também destacou a imagem positiva que o empreendimento irá passar aos empresários estrangeiros, que se mostrarão mais confiantes em desenvolver um processo de parceria na construção ou administração dos empreendimentos hoteleiros. “Nenhum empresário faz filantropia, e, como venho dizendo aos empresários paraibanos, em especial, não temos mais tempo a perder. Agora vai”, afirmou.
Conceito é sustentabilidade
A arquiteta paraibana Sandra Moura é autora do projeto do primeiro hotel do Polo Turistico Cabo Branco em parceria com o premiado arquiteto Antonio Barreiro, uma das estrelas da Expo 98, que teve por tema os oceanos e é vencedor de vários concursos internacionais.
Ela informou ontem durante entrevista que o empreendimento será norteado pelo conceito de sustentabilidade que atende ao mesmo tempo às expectativas da agenda atual da sociedade no que diz respeito à ampliação das propostas ambientalmente corretas.
- Sustentabilidade é o conceito do projeto de um hotel que será totalmente integrado à natureza, explica a arquiteta. Ela adianta que “os materiais a serem empregados na construção serão naturais e, além disso, ligados à nossa terra, ao local, ao meio ambiente em que será implantado o empreendimento”.
“As referências à região definem a linguagem do projeto que atenta para as especificidades da área, as características geográficas e ambientais nordestinas, mas tudo com traços que definem a arquitetura contemporânea mundial no que ela tem de humanização, sofisticação tecnológica e simplicidade de uso com beleza e muita funcionalidade”, explica a arquiteta.
Para Sandra Moura, não é mais possível se pensar em sustentabilidade sem que seja dada atenção à identidade cultural do local: “A integração à natureza é um ponto pacífico de um projeto que vai privilegiar extração dos materiais ecologicamente corretos”. Ela assegura que “não haverá qualquer agressão ambiental, ao contrário, o projeto pensado por nós atenta justamente para a valorização do meio ambiente idealizando espaços da cultura local com conceitos universais”.
Leia mais na edição de hoje do seu Jornal Correio da Paraíba.