segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Capital vai sediar maior exposição internacional de futebol de todos os tempos

Na exposição serão exibidas relíquias dos mais de 150 anos do futebol mundial
Futebol | Em 18/11/13 às 10h25, atualizado em 18/11/13 às 10h30 | Por Redação
Reprodução/ sportsfeatures
Nós falamos Futebol
Terá início em maio de 2014, na Paraíba, a exposição internacional do We Speak Football (Nós Falamos Futebol) onde será exibida por cinco meses na Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano. Durante nove anos, o evento percorrerá o mundo e será finalizada durante a Copa de 2022, em Doha, no Catar;
A iniciativa foi idealizada por dois museus que são autoridades internacionais sobre esporte: de um lado, o Qatar Olympic & Sports Museum; do outro, o National Football Museum de Manchester, Inglaterra;
A Estação Cabo Branco, instalada no magnífico complexo projetado por Oscar Niemeyer, foi o local escolhido pelos organizadores que avaliaram condições técnicas, estrutura dos locais, além de características sociais e geográficas em diversas cidades brasileiras
Em maio do próximo ano, João Pessoa, uma das cidades sub-sede da Copa do Mundo de 2014, se transformará no maior centro de conhecimento, cultura e entretenimento sobre futebol de todo o mundo ao abrigar a maior e mais representativa exposição itinerante sobre o tema já realizada em todos os tempos. We Speak football (do inglês, Nós Falamos Futebol) está sendo construída por duas instituições que são autoridades mundiais em museus do esporte e, como não poderia deixar de ser, também emfutebol: o Qatar Olympic & Sports Museum, de Doha (Catar) e o National Football Museum, de Manchester (Inglaterra). Para a alegria dos paraibanos, os organizadores identificaram em João Pessoa (PB) o local perfeito para sediar a exposição. A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes,marca um golaço ao ceder um dos prédios dentro do complexo inaugurado em 2008, e projetado por Oscar Niemeyer, para a exposição que percorrerá inúmeros países durante nove anos, até chegar em Doha (Catar) à época da celebração da Copa do Mundo de Futebol, em 2022.
WE SPEAK FOOTBALL
prevê uma incomparável experiência interativa e será rica em recursos audiovisuais. Em mais de 1,5 mil metros de quadrados de exposição serão exibidas relíquias dosmais de 150 anos do futebol mundial. Será possível conhecer e explorar a história que mostra como o futebol se espalhou pelo mundo; vivenciar os melhores gols eas mais bonitas jogadas;sentir a pressão que ébater um pênalti; a vivência de estardentro de diferentes estádios e, como não poderia faltar,toda a emoção dos títulos conquistados pelo Brasil nas finais de Copa do Mundo.
“Estamos muito orgulhosos de trazer para o Brasil uma experiência tão grandiosa”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ao assinar o termo de anuência da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. “João Pessoa tem umalocalização privilegiada entre o Rio Grande do Norte, Pernambuco,Bahia e Ceará, estados com cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo”, explica. “É mais do que um compromisso firmado entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes,o Qatar Olympic & Sports Museum e oNational Football Museum, da Inglaterra. É sobretudo um compromisso com o turismo,com a cultura, o cidadão, a imagem da cidade, os estudantes, famílias e visitantes de João Pessoa que poderão conhecer e inaugurar a maior exposição de futebol já vista em todo o mundo”, comemorou o Prefeito.
Ao visitar a exposição WE SPEAK FOOTBALL, o público será levado às origens do futebol, reviverá a história da Copa do Mundo, conheceráas principais estrelas do esporte e viverá as emoções e a diversidade que fazem deste esporte uma língua que todos nós falamos. Além disso, o futebol brasileiro será destaque em uma seção especialmente voltada ao futebol pentacampeão.
Por fim, os visitantes terão a oportunidade de testar as suas habilidades no esporte, chutar um pênalti ou até mesmo liderar a sua equipe favorita à vitória nos mais recentes videogames sobre futebol. A exposição vai além dos muros da Estação Cabo Branco e busca deixar um legado para a comunidade local. Assim, serão oferecidas uma série de atividades, incluindo palestras sobre os aspectos socioculturais do esporte, bem como eventos envolvendo a comunidade local, programas educativos e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.
“O futebol é o esporte mais popular do mundo, é parte das nossas vidas e reflete a diversidade cultural de cada país.Nós estamos orgulhosos pela oportunidade de iniciar essa exposição pelo Brasil”, comenta o pesquisador e diretor do Qatar Olympic & Sport Museum, Dr. Christian Wacker. “Promover este eventograndioso junto com o National Football Museum,da Inglaterra, einaugurá-lo no Brasil, em um local tão especial como a Estação Cabo Branco, nos traz muita alegria”,celebra.
O conceito da exposição foi desenvolvido pelas duas instituições e reflete o futebol como um fenômeno globalno qual a pluralidadeda comunidademundialestá inserida.“O futebol une milhões de pessoas em todo o mundo,não importandoa idade, nacionalidade e cultura. É mais que um simples esporte, é uma parte importante da cultura global, capaz de unir o mundo todo”, afirma Kevin Moore, diretor do National Football Museum. “Mesmo pessoas que não falam a mesma línguacompartilham a linguagem do futebol”, reforça. “Estamos muito contentes em trabalhar com o Qatar Olympic & Sports Museum ea Estação Cabo Branco, nesta fantástica exposição internacional”.

Paraibanos acreditam que Hulk será destaque na Copa

Atacante do Zenit é um dos homens de confiança do treinador Luiz Felipe Scolari
Futebol | Em 18/11/13 às 09h32, atualizado em 18/11/13 às 09h34 | Por Jornal Correio da Paraíba
Redação do jornal
hulk
A torcida paraibana está confiante em uma grande participação do nosso representante na Copa das Confederações. Setenta por cento dos campinenses acreditam que Hulk será o grande protagonista da seleção brasileira no torneio, desbancando inclusive os badalados Neymar e Fred. Apesar das críticas de parte da imprensa do sudeste, o atacante do Zenit é um dos homens de confiança do treinador Luiz Felipe Scolari.
O Jornal Correio ouviu 100 paraibanos que torcem pela seleção brasileira e setenta acreditam que o jogador será o grande destaque do país na competição. Os outros trinta pensam que Hulk será afetado pela pressão dos críticos e por isso não via conseguir apresentar seu melhor futebol.
Entre os torcedores que acham que o craque será o grande destaque do Brasil estão o pai do atleta, Gilvan Vieira, e o volante do Treze, Júlio César. “Exatamente por conta dessas críticas ele vai arrebentar e chegar na Copa do Mundo como o grande nome do Brasil”, apostou o camisa cinco do Galo.

Paraibana estreia no UFC dia 7, na Austrália; luta principal terá Antônio Pezão

Principal luta da noite será protagonizada pelo campinense, que vai encarar Mark Hunt
Lutas | Em 18/11/13 às 14h39, atualizado em 18/11/13 às 14h43 | Por Redação
Divulgação UFC
Bethe Correia
A paraibana Bethe Correia, 30 anos, fará sua estreia no UFC no próximo dia 7 de dezembro. Ela substituirá a russa Aleksandra Albu na luta contra a norte-americana Julie Kedzie, no UFC Fight Night 33, em Brisbane, na Austrália. 

A principal luta da noite será protagonizada por outro paraibano, o campinense Antônio Pezão, que vai encarar Mark Hunt. Bethe Correia aparecerá no card preliminar. Os brasileiros Caio Monstro, Bruno Carioca e Mauricio Shogun também subirão ao octógano. 

Bethe tem em seu cartel seus vitórias e nenhuma derrota. Em seu último compromisso, pelo Junglt Fight 54, ela superou Erica Paes, única atleta a vencer Cris Cyborg no MMA.

A paraibana é aluna dos irmãos Patrício e Patrick Pitbull. 

CARD COMPLETO (UFC Fight Night 33):


Mark Hunt x Antônio Pezão
Maurício Shogun x James Te Huna
Pat Barry x Soa Palelei
Dylan Andrews x Clint Hester
Ryan Bader x Anthony Perosh
Nick Ring x Caio Monstro
Takeya Mizugaki x Nam Phan
Robert Whittaker x Brian Melancon
Bruno Carioca x Krzysztof Jotko
Alex Caceres x Mitch Gagnon
Richie Vaculik x Justing Scoggins
Julie Kedzie x Bethe Correia

TV Correio HD exibe série especial sobre infância e juventude

Trabalho jornalístico, feito em 40 dias, vai trazer denúncias graves e exclusivas
Mídia | Em 18/11/13 às 09h54, atualizado em 18/11/13 às 14h07 | Por Redação
Reprodução/ Laura Lorenzoni
Chega de Abuso
Uma série jornalística especial, exclusiva, com denúncias graves e propostas de soluções para os problemas que envolvem o universo das crianças e adolescentes. É dessa maneira que pode ser resumida a nova série especial da TV Correio HD: Chega de Abuso, que será veiculada em dois programas: Correio Debate (13h25) e Jornal da Correio (19h15).
Foram mais de quatro mil quilômetros percorridos, ao longo de 40 dias. Quinze profissionais se mobilizaram para desenvolver o trabalho, entre jornalistas, cinegrafistas e técnicos. As reportagens vão discutir a Exploração Sexual, Trabalho Infantil, Dependência das Drogas e protagonismo juvenil.
“São milhões de meninas e meninos, vítimas da exploração sexual, trabalho infantil e das drogas. Apesar dos avanços, muitas mazelas ainda precisam ser superadas. São crimes que se repetem, surpreendem e chocam”, comentou o Repórter Wendell Rodrigues, responsável pelo Roteiro, Produção, Reportagem e Edição da série.
Também atuaram na série: Kátia Dumont (Produção); Walter Júnior, Felipe Dias, Rannyerick Nascimento e Marcelo Xavier (Cinegrafistas); João Jeunes, Celso Teixeira (Operadores de áudio); Eufênia Coelho, Edivan Araújo, Dichell Braz e Marcelo Uchôa (Editores de imagem); Carla Visani e Denise Vilar (Editoras de Texto) e Sílvio Osias, que fez a supervisão editorial.
“Esta é mais uma série que demonstra nosso compromisso com temáticas que despertam o interesse da sociedade e melhorem a condição da infância e juventude”, destacou Osias.
Compromisso
A cada ano, a TV Correio HD renova o compromisso com a infância e juventude. Um dos maiores exemplos foi a série Juventude Vendida. O trabalho traçou uma radiografia da situação das crianças e adolescentes da Paraíba. Após a exibição, gerou uma série de resultados concretos e efetivos. Juventude Vendida foi o trabalho jornalístico que conquistou o maior número de prêmios da história do jornalismo paraibano. Foram sete conquistas: cinco nacionais, uma estadual e uma internacional, a primeira e única do jornalismo da Paraíba.
 

Auto dos Orixás ocorre nesta quarta, em João Pessoa

Espetáculo este ano conta a influência dos quatro elementos da natureza em diversas culturas antigas do planeta e aborda o sincretismo como fio condutor
Cidades | Em 18/11/13 às 12h03, atualizado em 18/11/13 às 12h24 | Por Redação
Divulgação 12
Auto dos Orixás
O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes celebra na próxima quarta feira (20/11 - 19h), Dia da Consciência Negra, mais uma edição do espetáculo Auto dos Orixás, um ato público em formato de espetáculo que tem um objetivo maior de enfrentamento contra a intolerância religiosa e a todos os tipos de preconceito, sobretudo direcionados à cultura afrobrasileira.
Com direção e roteiro do artista visual e gestor cultural Elioenai Gomes, o espetáculo este ano conta a influência dos quatro elementos da natureza em diversas culturas antigas do planeta e aborda o sincretismo como fio condutor. “buscamos mostrar onde se situam os orixás em outras culturas do mundo” afirma o diretor.
Os bailarinos e integrantes passaram por diversas oficinas e laboratórios de dança afro, com Adélia Gomes, teatro com Jocerlan Silva, além de vivências com os quatro elementos com Carol Marques, entre outros profissionais envolvidos no processo. Essas atividades ofereceram subsídio para a construção coletiva das coreografias, onde a expansão de cada bailarino é o principal, buscando em si a energia para representar cada personagem. “A construção do espetáculo se dá em um processo de inclusão e integração, não somente com bailarinos profissionais, com participação de outros integrantes que tem a oportunidade de vivenciar, de forma didática, a cultura afrobrasileira sem necessariamente serem da religião” ponderou Elioenai.
Auto dos Orixás
Foto: Auto dos Orixás
Créditos: Divulgação
O figurino de Elioenai Gomes foi inspirado nas pinturas de Carybé, artista reconhecido no Brasil e no exterior como um dos principais difusores da cultura afrobrasileira no mundo, que através de suas obras retratou o cotidiano dos terreiros de candomblé da Bahia, berço da religião no Brasil.
Este ano o espetáculo tem participação especial do Coral Voz Ativa, que apresentará as rezas cantadas da Umbanda e Candomblé durante todo o espetáculo, além da bela voz do solista Jhonny Everton nos cantos em iorubá. O Grupo Raízes participa com seus cantos e batuques e convida bailarinos da Tribo Indígena Pele Vermelha.
Participam do espetáculo Elioenai Gomes, Ativa Adélia Gomes, Jocerlan Silva, Carol Marques Danylo Aguiar, Abayomi Rafael, Tutu Carvalho, Cely Sousa, Luciana Gomes, Karoline Aulálio, Onirê Rabay, Laís Almeida, Neiry Carla, Márcia Bezerra, Fernando Bernardo, Patrícia Brasileiro, Ana Patrícia Lira, Bianca Meireles, Juliana Batista, Lucivan Laranjeira, entre outros convidados especiais.
Auto dos Orixás
Foto: Auto dos Orixás
Créditos: Divulgação 
O Auto dos Orixás 2013 tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Paraíba, o FIC Augusto dos Anjos, e acontecerá às 19h, no Ponto de Cem Reis, na capital paraibana. A participação do público é gratuita. Informações pelo telefone 87309629/ 88040786 ou pelo site www.ateliemulticultural.com.br.
Auto dos Orixás
Foto: Auto dos Orixás
Créditos: Divulgação 

CCJ da Assembleia Legislativa aprova plano de cargos do TJ e mais 12 matérias

Dos projetos de lei ordinárias apreciados pelos parlamentares durante a reunião, três foram encaminhados pelo Tribunal de Justiça do Estado e aprovados por unanimidade
Legislativo | Em 18/11/13 às 16h42, atualizado em 18/11/13 às 16h48 | Por Assessoria
Assessoria
CCJ se reuniu nesta segunda
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) analisou 32 matérias na reunião ordinária desta segunda-feira (18). Foram aprovados 11 projetos de lei dos 30 analisados, um projeto de resolução e um parecer que dispensa a deliberação do plenário.
 
Dos projetos de lei ordinárias apreciados pelos parlamentares durante a reunião, três foram encaminhados pelo Tribunal de Justiça do Estado e aprovados por unanimidade. O primeiro, 1.736/2013, fixa percentual de 6% para revisão geral anual do vencimento dos servidores efetivos do Poder Judiciário da Paraíba para o exercício de 2013. 
 
A segunda proposta do TJPB aprovada pela CCJ foi a 1.737/2013 que pretende adequar alguns pontos do plano de Cargos inseridos na lei 9.586/2011. O projeto fixa novos valores percentuais nos vencimentos daqueles que, ao cumprir o estágio probatório, ascendam pela primeira vez nas classes do cargo que ocupam. Ou seja, o percentual de 4% passará a ser de 6%. A matéria também trata do benefício do auxilio saúde, que é direcionado apenas aos ocupantes de cargos efetivos, mas que com a aprovação da lei beneficiará os funcionários comissionados.
 
Já o projeto 1.738/2013, também encaminhado pelo Poder Judiciário e de autoria do presidente em exercício, desembargador Romero Marcelo da Fonseca, trata dosa subsídios dos juízes de primeiro grau. O objetivo é adequar os subsídios hoje estabelecidos aos padrões já utilizados em relação aos magistrados de todas as demais unidades da federação. 
 
Os deputados também aprovaram por unanimidade o projeto de lei 1.740/2013 do deputado Anísio Maia (PT), que institui a Política Estadual de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do campo, e o 1.720/2013 da deputada Gilma Germano (PPS), que obriga a colocação de banheiros químicos adaptados as necessidades de pessoas com deficiência nos eventos realizados na Paraíba.
 
Estavam presentes na reunião os deputados Janduhy Carneiro (PTN), Vituriano de Abreu (PSC), Bado Venâncio (PEN), Hervázio Bezerra (PSB), Jutay Meneses (PRB) e João Henrique (Democratas).

Ricardo e Dom Aldo falam sobre casa que atenderá 200 pessoas com HIV

O arcebispo da Paraíba disse que a Arquidiocese mantém uma casa de convivência, mas sem as condições adequadas
Cidades | Em 18/11/13 às 20h19, atualizado em 18/11/13 às 20h22 | Por Redação, com assessoria
Reprodução/Assessoria
Encontro ocorreu nesta segunda-feira
O governador Ricardo Coutinho recebeu em audiência na Granja Santana, na tarde desta segunda-feira (18), o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e o padre Egídio de Carvalho, que lhe entregaram o convite em nome da Arquidiocese da Paraíba para participar da inauguração da nova Casa de Convivência João Paulo II, no dia 20 de dezembro. A casa funcionará numa nova estrutura ampla e moderna construída no bairro de Tambiá, que atenderá 200 pessoas com HIV.
A casa de convivência foi construída com recursos na ordem de R$ 1,5 milhão, oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep). O espaço, que será administrado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), terá 24 leitos de internação e 12 leitos de enfermaria, espaço de convivência, salas para oficinas, consultórios para assistência social, psicológica, médica e refeitório que vão atender a 120 pessoas de João Pessoa e outras 80 de municípios paraibanos.
O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do funcionamento da Casa de Convivência para pessoas com HIV que necessitam de um acompanhamento especializado e oficinas que ajudem na ressocialização. Ele parabenizou o trabalho de Dom Aldo Pagotto e do padre Egídio nessa missão de, junto com o Governo do Estado, oferecer um atendimento cada vez mais qualificado para essa população que merece respeito e todo o apoio do Poder Público e instituições.
O arcebispo da Paraíba disse que a Arquidiocese mantém uma casa de convivência, mas sem as condições adequadas para a assistência e acompanhamento das pessoas com HIV. “Graças ao apoio do Governo do Estado teremos, em breve, uma casa modelo no país construída dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e que oferecerá diariamente acesso à alimentação, acompanhamento psicológico, espiritual, oficinas, lazer para a valorização da vida e o resgate da autoestima das pessoas”.
De acordo com o padre Egídio, a Casa de Convivência João Paulo II, junto com o trabalho da equipe da ASA, ajudará a pessoas com vírus HIV recuperarem a esperança de viver o presente e o futuro. “As pessoas que lá convivem possuem experiências de vida muito difícil e chegam no fundo do poço. Mas graças a Deus encontram na convivência com a equipe de apoiadores, no respeito e na fé um novo sentido para suas vidas”, completou padre Egídio.
O secretário de Planejamento do Estado e presidente do Conselho do Funcep, Gustavo Nogueira, ressaltou que o apoio do Governo do Estado na construção da Casa de Convivência para pessoas com HIV e para a manutenção do Hospital Padre Zé somam mais de R$ 3 milhões por ano.
“É preciso destacar a sensibilidade do Governo do Estado e todos os conselheiros do Funcep que defenderam o projeto da Casa de Acolhida e o apoio a uma população que merece um olhar destacado da sociedade. Quero ressaltar a grande atenção do Funcep na área da saúde como o apoio de R$ 1,5 milhão ano para o Hospital Padre Zé, que atende a população mais carente e precisa de apoio do poder público e da sociedade”, completou Nogueira.

Rodo Shopping Paraíba será inaugurado nesta terça-feira, com 37 lojas

Seleção dos empreendedores e do mix das lojas foi feita levando em consideração a diversidade de segmentos do comércio e serviços paraibanos
Economia | Em 18/11/13 às 13h21, atualizado em 18/11/13 às 13h28 | Por Redação, com assessoria
Divulgação
Rodo Shopping
O Rodo Shopping Paraíba, no distrito do Cajá, na cidade de Caldas Brandão, será inaugurado nesta terça-feira (19). O empreendimento, localizado às margens da BR-230, entre João Pessoa e Campina Grande, conta com 37 lojas que comercializam as principais atividades econômicas do Estado. A inauguração será às 15h e contará com a presença de dirigentes do Sebrae Paraíba e do Governo do Estado.
Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, o Rodo Shopping é um espaço importante, que trará desenvolvimento econômico para a região do Cajá e Gurinhém. “Os comerciantes locais foram selecionados e capacitados para atenderem o grande fluxo de pessoas que passa pela rodovia. É uma ótima oportunidade de negócio para os empreendedores e uma boa alternativa de parada para quem está viajando entre o litoral e o interior”, disse o superintendente.
A seleção dos empreendedores e do mix das lojas foi feita levando em consideração a diversidade de segmentos do comércio e serviços paraibanos, capazes de atrair o cliente que circula na rodovia. Foram contemplados os arranjos produtivos do Estado, não apenas da área de alimentação. “O empreendimento tem um conceito de shopping, de um centro de comercialização, inclusive com amplo estacionamento. As lojas são de gastronomia regional, artesanato, calçados, confecções e serviços. A vocação local foi contemplada e evidenciada”, ressaltou o gerente do Sebrae em João Pessoa, Edilson Azevedo.
Para a ocupação das lojas, foram selecionados pequenos empresários, associações e cooperativas de produtores, centrais e redes de negócios empresariais. Foi elaborado um edital e foram feitas duas chamadas. Posteriormente à seleção, o Sebrae promoveu uma capacitação com os comerciantes, passando conhecimentos sobre gestão de empresas em regime de cooperação.
Em novembro do ano passado, Sebrae Paraíba e Governo do Estado assinaram contrato que previa a elaboração de um plano de gestão e a criação de um mix de lojas, pelo Sebrae, para que o empreendimento, enfim, pudesse funcionar plenamente.
Capacitação empreendedora
Durante a primeira semana de novembro (4 a 8 de novembro) o Sebrae promoveu capacitações com cerca de 200 empreendedores no distrito do Cajá. A Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) ofereceu diversas atividades para os pequenos empresários e pessoas que pensam em abrir o próprio negócio. A oficina abordou temas importantes para o dia a dia de uma empresa, como gestão, planejamento, marketing e finanças, fazendo com que os participantes vivessem situações reais do cotidiano de uma empresa.
“A ideia da OSE é despertar o empreendedorismo na população e melhorar a gestão e planejamento dos que já têm seu próprio negócio”, destacou a analista do Sebrae Paraíba e coordenadora da OSE, Marielza Araújo. Segundo ela, os empreendedores se envolveram nas diversas atividades, promovendo novos negócios e fortalecendo os já existentes.

Lutador de jiu-jitsu perde o controle de moto e morre após sofrer traumatismo craniano

Segundo informações da Polícia Civil, João Vicente Santiago Júnior tinha saído de um restaurante, onde trabalhava de segurança particular, quando ao passar pela avenida João Cirilo perdeu o controle da moto e caiu na pista
Polícia | Em 18/11/13 às 08h29, atualizado em 18/11/13 às 08h40 | Por Hyldo Pereira
Reprodução/ Aguinaldo Mota
João Vicente teve traumatismo craniano
O lutador de jiu-jitsu João Vicente Santiago Júnior, 36 anos, conhecido por Fofinho, morreu no início na manhã desta segunda-feira (18) ao perder o controle da motocicleta e cair no bairro Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa.
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima tinha saído de um restaurante, onde trabalhava de segurança particular, quando ao passar pela avenida João Cirilo perdeu o controle da moto e caiu na pista.
Ainda segundo a PC, o atleta bateu com a cabeça no meio fio provocando um traumatismo craniano. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas a vítima já estava em óbito.
Lutador de jiu-jitsu morreu no local
Foto: Lutador de jiu-jitsu morreu no local 
Créditos: Reprodução/ Aguinaldo Mota

Empresário que foi preso suspeito de abusar de menor é liberado após alvará de soltura

Na delegacia, familiares da vítima ficaram revoltados com o crime e tentaram linchar o empresário
Polícia | Em 17/11/13 às 18h19, atualizado em 18/11/13 às 11h43 | Por Hyldo Pereira
Portal Correio
Garota disse que teve partes íntimas acariciadas
Um empresário dono de uma rede de padaria foi preso por agentes da Polícia Civil neste domingo (17) apontado como responsável pelo abuso sexual contra uma adolescente de 13 anos. A prisão ocorreu em uma das filiais da empresa no bairro de Tambaú, orla de João Pessoa. Familiares da vítima tentaram linchar o homem na delegacia. Ele foi liberado ainda na noite deste domingo por força de um alvará de soltura. 
De acordo com Ana Carolina, mãe da garota, a adolescente participava de um evento gospel na orla de João Pessoa, quando uma mulher a convidou para ir até um carro, que estava parado perto do local. A versão foi confirmada pela delegada da Mulher, Maria Rodrigues. 
“A mulher, que é uma aliciadora de menor, conhecida como Joérica e que participava da igreja onde eu congrego, chamou minha filha para ir até o carro onde estava esse empresário. A menina estava acompanhada de um amiguinho, mas ele ficou longe por orientação da aliciadora”, disse a mãe.
A menor afirmou que ficou cerca de 30 minutos dentro de carro sendo acariciadas nas partes íntimas. O empresário teria oferecido R$ 200 e um celular como recompensa. “A menina dizia que estava doendo e homem continuou acariciando as partes íntimas dela. O empresário queria marcar um encontro com a minha filha nesta segunda e disse que lhe daria um celular e R$ 200 para relação sexual”, relatou Ana Carolina.
A polícia chegou até o suspeito após encontrar na bolsa da possível aliciadora um papel contendo o telefone do empresário e o local de trabalho dele. “Quando abrimos a bolsa de Joérica encontramos o número do telefone desse empresário. Fiz o boletim na delegacia da Mulher e quando os agentes confirmaram quem era a pessoa, foram até o local e minha filha o reconheceu imediatamente”, revelou a mãe.
Ele foi autuado pela delegada Maria Rodrigues por estupro. A garota foi encaminhada para exames no Instituto de Polícia Científica da Capital. O resultado médico deve ficar pronto em 30 dias.