terça-feira, 24 de dezembro de 2013

24 de Dezembro de 2013

Padre aproveita momento do Natal e pede para que os casais sigam o exemplo a Família de Nazaré

 O Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, aproveitou o momento que antecede o Natal para pedir às famílias campinenses que observem o exemplo da Família de Nazaré. Ele pediu para que os casais aproveitem o exemplo de Maria e José para fortalecer a união entre si.

Segundo Pe Márcio, ao tomar conhecimento da gravidez de Maria, José deu uma grande demonstração de amor, antes mesmo que o anjo do Senhor aparecesse a ele, em sonho, para informar-lhe sobre o nascimento do Filho de Deus. Pe Márcio iniciou sua homilia, na Missa que marcou o acendimento da quarta vela do Advento (tempo que marca a espera do nascimento do Menino Jesus) falando sobre a proximidade do Natal.



“Estamos nas portas do Natal, quando teremos a contemplação do Filho de Deus. O Verbo vai se fazer carne. O Filho de Deus vem para salvar a humanidade. Deus, infinito, inclinou-se sobre a nossa humanidade. O advento é a espera deste momento”, disse Padre Márcio, para em seguida afirmar que o nascimento de Jesus representa “um mistério tão grande que não conseguimos abarcar com a nossa realidade”.



Para Pe Márcio, ao dizer sim ao Anjo, Maria deixou que Deus fosse Deus na vida dela e na de José. “Aquele casal tinha sonhos e, de repente, tudo se transforma em tempestade, tudo muda completamente. De um lado Maria se lança nas mãos de Deus e, do outro, José, que sabia que aquele filho não era dele. Mas José era justo e a Palavra diz que ele não difamou sua noiva, mas a deixou secretamente. Imagine a dor que passou José”.



Ele lembrou que, da mesma forma como anjo apareceu a Maria, apareceu em sonho a José, marcando outro momento importante e definitivo para a vinda do Cristo Salvador. “O anjo falou: ‘José, filho de Davi’ e a profecia dizia que Jesus viria da linhagem de Davi. Se José tivesse dito não, Jesus não poderia ser o Messias. A gente nunca reflete sobre o sim de José. Da mesma forma como Maria acreditou, José também acreditou”.



*Casais de hoje – *Pe Márcio lembrou que a vinda de Jesus foi “um sonho de Deus concretizado na vida de um casal que enxergou Deus” e que, às vezes, não enxergamos Deus em nossas vidas. “Mas Ele está sempre presente, através do Espírito Santo. Será que sabemos reconhecer a presença de Jesus? Estamos abertos para Jesus? Como vamos reconhecer que nossa vida tem a presença de Jesus diariamente? Peçamos ao Senhor que se faça presente em nossa vida”.



O pároco lembrou que o Natal nos remete a um clima familiar e que, nesta época, é bom lembrar a Família de Nazaré, de Jesus e Maria. “Percebamos que houve uma crise entre Maria e José. Penso que muitos casais são incapazes de amar da mesma forma que o amor deles, acreditando na esposa, no esposo. Veja que José não difamou Maria”.



No caso dos casais de hoje – prosseguiu – podemos dizer que um não acredita no outro porque não acredita que um quer o bem do outro. “Vivem brigando, discutindo, um quer impor algo ao outro, fica relembrando coisas do passado para enfraquecer o casamento”.



Ele lembrou que, ao falar sobre os casais em sua homilia, não estava se referindo a casais que não frequentam a igreja, mas a muitos que vão à missa semanalmente e, no entanto, tem posturas bem diferentes da adotada por José e Maria. “Muitos desses casais estão aqui na igreja. Não estou falando de casais que estão distantes, não. Casal que não se abre ao acolhimento se afasta um do outro, buscando, inclusive, justificativa para trair um ao outro. Então, eu os convido a contemplar essa figura do casal de Nazaré”.



E finalizou pedindo uma reflexão sobre a Família de Nazaré. “Que neste Natal descubramos este elemento bonito do casal de Nazaré: o acolhimento. Busquem rezar pensando em José e Maria, porque eles nos ajudam a enfrentar os problemas com mais serenidade, através do amor”.



*Pascom – Catedral*

24 de Dezembro de 2013

Revista Nacional descarta Lucy Alves da vitória no The Voice, mas paraibana acredita e pede voto nas redes sociais

 A cantora, instrumentista e novo ícone da música paraibana, Lucy Alves, finalista do programa The Voice Brasil destacou na sua rede social Facebook um protesto a uma matéria publicada na revista Veja desta semana.

A publicação salientou que 'Lucy Alves e Rubens Daniel conquistaram as duas vagas restantes, pelos times de Carlinhos Brown e Daniel, respectivamente, mas têm poucas chances de vencer diante das vozes das equipes de Lulu Santos e Claudia Leitte'. Diz ainda na matéria que Pedro Lima e Sam Alves, candidatos de Lulu Santos e Claudia Leitte são os favoritos da disputa.

Citar favoritos talvez não tenha sido desrespeitoso, mas a forma como a paraibana foi 'descartada' é clara na matéria e isso causou revolta tanto na concorrente como de seus fãs e do outro concorrente da disputa Rubens Daniel.


Confira o desabafo da paraibana e a matéria da veja abaixo:




Confira a matéria da Veja:

'The Voice Brasil': final será entre Pedro Lima e Sam Alves

Lucy Alves e Rubens Daniel também foram classificados para a última etapa, que tem os candidatos de Lulu Santos e Claudia Leitte como os favoritos

Pollyane Lima e Silva
Pedro Lima e Sam Alves estão na final do 'The Voice Brasil'
Pedro Lima e Sam Alves estão na final do 'The Voice Brasil' (Divulgação/TV Globo)
Sem grandes surpresas, os dois maiores favoritos desta segunda temporada do The Voice Brasil passaram facilmente pela semifinal. Pedro Lima e Sam Alves confirmaram a popularidade impressionante que despontou nas redes sociais desde que abriram a boca pela primeira vez e estão na final. Lucy Alves e Rubens Daniel conquistaram as duas vagas restantes, pelos times de Carlinhos Brown e Daniel, respectivamente, mas têm poucas chances de vencer diante das vozes das equipes de Lulu Santos e Claudia Leitte. Nesta rodada, os votos eram somados a 30 pontos que os técnicos distribuíam a seu gosto.
 
Pedro Lima foi o primeiro classificado. Cantou Coleção contra o Hoje é Ainda é Dia de Rock, de Luana Camarah. Foi uma apresentação "demolidora" contra um show "corretíssimo" - como bem definiu o técnico Lulu Santos. "Luana é uma leoa", disse ele, mas Pedro "se agiganta quando canta", completou. "Eu estou diante da voz do Brasil, ela me basta", derreteu-se, levando o fluminense às lágrimas, da mesma forma como o jovem de 25 anos e 1,65 metro de altura fez com o tutor durante sua interpretação. Lulu deu 20 pontos a ele e 10 para a paulista. Nem precisava: Pedro já havia arrebatado 66% dos votos do público.
Como Boninho, o diretor, de bobo não tem nada, deixou Sam para encerrar o programa. O time de Brown foi o segundo a subir no palco, e Lucy Alves cantou pela primeira vez sem qualquer instrumento. E perdendo a muleta da sanfona perdeu também parte do charme da voz. Seu frevo de Festa do Interior foi sufocada pela Travessia de Marcos Lessa. Foi o "rei" contra "uma artista completa", mas que ganhou o carisma do público, levando 67% dos votos. O técnico preferiu distribuir igualmente os pontos dele - fazendo jus a sua postura sempre em cima do muro -, e sem interferir na decisão popular.
 
Foi uma noite em que o público só tratou de ratificar os votos dados na semana passada. Rubens Daniel escolheu a única canção em inglês, Yesterday, para enfrentar Meu Grande Amor, por Cecília Militão. O técnico Daniel acompanhou toda a apresentação dela com acenos positivos com a cabeça, mas foi Rubens quem ele aplaudiu de pé. "Cecília já chegou pronta e faz bem aos meus ouvidos", e "esse garotinho, começou super bem, mas agora está preparadíssimo". E com a máxima "a voz do povo é a voz de Deus", deixou ambos em pé de igualdade, dando também 15 pontos para cada. O povo escolheu Rubens Daniel, que ficou com 68% dos votos.
E a gripe, que preocupou Sam Alves e seus fãs nesta quinta, nem deu sinal. A apresentação deVocê Existe em Mim foi primorosa - lembrando seus dois grandiosos momentos no programa, nas audições e nas batalhas. Gabby Moura defendeu com unhas e dentes sua vaga, transformando o palco em uma roda de samba com Alguém me Avisou. Mas se ela fez Claudia Leitte sambar o tempo todo, ele deixou a tutora aos prantos. "Gaby é uma rainha", "Sam é um anjo", resumiu. Vinte dos pontos ficaram com ele, que a essa altura já havia conquistado a maior pontuação da noite: nada menos que 84% só no voto popular.
 
A votação para a final foi imediatamente aberta, e seguirá por toda a semana. Mais uma vez, a popularidade é que vai fazer a diferença. Então, não é exagero dizer que se trata, na verdade, de um duelo. De vozes e histórias. Entre Sam, o menino abandonado em uma caixa de sapatos quando recém-nascido, e Pedro, o cantor de chuveiro que não cabe mais no banheiro de casa.
 

Lucy Alves, paraibana, de 27 anos (Time Brown)


Audições: Impressionou ao subir no palco com sua sanfona para cantar Que nem Jiló, de Luiz Gonzaga. Lulu também virou, mas disse que queria vê-la cantar sem a parceira. Ela ficou com Brown.
Batalhas: Enfrentou a também regionalista Khrystal, cantando uma versão de Gostoso Demais com Isso aqui tá Bom Demais, de Dominguinhos. Mais uma vez, Brown optou por ela e a sanfona.
Tira-teima: Sem se desgrudar do instrumento favorito, cantou Segue o Seco, composição de Carlinhos Brown, que fez sucesso na voz de Marisa Monte. Depois que o público dispensou Heverton, o técnico abriu mão da dupla Angelo e Ângel  para ficar com ela.
Quartas de final: Lucy trocou seu instrumento favorito pelo piano, mas se manteve fiel ao repertório escolhendo Disparada, de Geraldo Vandré, para cantar. Agradou tanto que foi salva pelo público com 61% dos votos do time de Brown.
Veja
 
 Lucy também usou as redes sociais para pedir votos e agradeceu ao Brasil que votou nela até agora e a levou até o final. Ela postou uma mensagem no Facebook e um vídeo:
Lucy Alves: "Alô meu Brasil querido, obrigada!" Ela chegou lá com ajuda de vocês. A final é na próxima quinta-feira! Vamos mais uma vez votar em Lucy Alves. Pode votar quantas vezes quiser. Pela internet no endereçowww.globo.com/thevoice, pelo telefone 0303 108 8401 ou envie um SMS para 88401! Vamos votar muito e garantir a vitória da música brasileira.
 
Confira o Vídeo de Lucy lançado no sábado em sua página do Facebook pedindo votos para que o Brasil que dê a vitória nesta quinta-feira (26):
 
 

 
PB Agora com Veja e Facebook

Atentado contra edifício da polícia do Egito mata ao menos 14 pessoas

G1
Atentado contra edifício da polícia do Egito mata ao menos 14 pessoasImagem AP
Pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba contra o prédio da Direção de Segurança da província egípcia de Dakahliya, localizada no delta do rio Nilo.
A forte explosão aconteceu na cidade de Mansura, cerca de 100 quilômetros ao norte do Cairo, e causou sérios danos materiais. Imagens da televisão mostraram fachadas de prédios destruídas, além de várias ambulâncias no local.
Segundo a agência estatal "Mena" entre os feridos se encontra o chefe da Direção de Segurança, assim como policiais e civis. Após a explosão, parte do edifício caiu, segundo as mesmas fontes.
Carro que pode ter sido usado para explodir bomba em frente à sede da polícia na cidade do Delta do Nilo de Mansoura , a 110 km ao norte de Cairo. (Foto: AP)Carro que pode ter sido usado para explodir bomba em frente à sede da polícia na cidade do Delta do Nilo de Mansoura , a 110 km ao norte de Cairo. (Foto: AP)
Logo após o atentado, o primeiro-ministro egípcio, Hazem Beblawi, classificou a Irmandade Muçulmana, à qual pertence o presidente deposto Mohamed Morsi, de "organização terrorista".
A maioria das vítimas é policial, afirmou o governador da província de Daqahleya, Omar al-Chaouatfy.
Autoridades dos serviços de segurança afirmaram que o carro-bomba tinha dezenas de quilos de explosivos, e que a detonação foi ouvida em um raio de 20 quilômetros ao redor da cidade.
Magdy Higazi, um funcionário de alto escalão do Ministério da Saúde da província de Daqahleya, no delta do Nilo, havia anunciado um balanço provisório de oito mortos e 90 feridos.
Fontes de segurança disseram que o general Sami el Mihi, responsável pela segurança na província, ficou ferido, e que dois de seus colaboradores morreram na deflagração.
Grupos extremistas realizaram nos últimos meses diferentes ataques contra as forças da ordem no Egito, especialmente na Península do Sinai; ações que se intensificaram desde a derrocada militar do presidente islamista Morsi no último dia 3 de julho.

Excesso de peso pode aumentar chances de surdez, diz estudo

Terra
Excesso de peso pode aumentar chances de surdez, diz estudo
Um estudo que analisou 70 mil mulheres ao longo de 20 anos concluiu que o excesso de peso pode aumentar as chances de surdez. A pesquisa foi realizada pela Brigham and Women's Hospital, em Boston, e as informações são do Daily Mail.
Para chegar a este resultado, a cada dois anos durante duas décadas, as participantes do estudo foram questionadas sobre a saúde e o estilo de vida, incluindo hábitos de alimentação, peso e audição. A partir das respostas, os pesquisadores descobriram que as que estavam muito acima do peso, com IMC (Índice de Massa Corporal) a partir de 40 eram 25% mais propensas a ter problemas de audição do que as que apresentavam um índice abaixo de 25. Também foi descoberto que as mulheres que tinham mais de 87 cm de cintura apresentavam 27% mais riscos de sofrer sintomas de surdez do que aquelas cujas cinturas mediam menos de 71 cm.
Apesar dos resultados, os pesquisadores não sabem ainda precisar por que as mulheres com mais sobrepeso estão mais propensas a ter problemas de audição. No entanto, acreditam que o acúmulo de gordura poderia obstruir áreas dos ouvidos, limitando a circulação do sangue e, consequentemente, causando danos às células. "O ouvido é altamente ativo metabolicamente, o que significa que é muito dependente de um fluxo sanguíneo adequado", explica a pesquisadora Sharon Curhan.
O novo estudo mostrou também que atividade física regular, como 2 horas de caminhada por semana, poderia reduzir o risco de surdez em até 15%. Embora a pesquisa tenha sido focada em mulheres, os resultados se estendem também às pessoas do sexo masculino.

Sobe para 14 o número de mortos por causa da chuva no Espírito Santo

Agência Brasil
O número de mortes causadas pelas chuvas no Espírito Santo subiu para 14, segundo informações da Defesa Civil do Estado. De acordo com o órgão, ainda há pessoas desaparecidas. Devido às condições de deslocamento e comunicação no Estado por causa dos temporais, a Defesa Civil está com dificuldades de obter informações atualizadas das defesas civis municipais. Conforme os últimos dados do órgão, há 45 feridos e 46 mil desabrigados.
A presidente Dilma Rousseff, por meio da rede social Twitter, informou que o governo irá agir e liberar todos os recursos necessários para resgatar as pessoas, salvar as vidas e abrigar as famílias atingidas.
"Em seguida, vamos reconstruir as cidades e os municípios alagados - reconstruir estradas, hospitais, escolas, moradias. Vamos, ainda, realizar as obras estruturantes de prevenção necessárias: barragens, proteção de encostas, drenagem urbana para que diante de um período de chuvas dessa dimensão não tenhamos uma tragédia como essa", disse Dilma.
A presidente parabenizou a solidariedade das famílias que estão enviando doações às vítimas dos temporais no Espírito Santo e agradeceu os voluntários.
Na manhã desta terça-feira, em visita à capital, Vitória, Dilma disse que os governos precisam se concentrar nas medidas imediatas para tratar as consequências das chuvas que afetam o estado nos últimos dias e que o mais importante é salvar vidas. Nesta terça-feira, a presidenta anunciou R$ 608 milhões para o enfrentamento de desastres naturais.
Dilma viajou para o estado no início da manhã, onde fez um sobrevoo com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sobre as regiões mais afetadas. Dilma e Casagrande se reuniram logo depois para ouvir agentes da Defesa Civil estadual, que estão atuando na busca e salvamento de vítimas.
O município mais afetado é Itaguaçu, um dos 45 que tiveram a situação de emergência decretada nesta terça-feira pela Defesa Civil nacional. Os 3 mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal disponibilizados pelo governo federal já estão sendo distribuídos para as cidades mais afetadas. Outros dez kits com 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros também serão enviados pelo Ministério da Saúde. Cada kit é suficiente para atender a 1,5 mil pessoas pelo período de um mês.
Continua chovendo em vários municípios capixabas e a previsão é que as chuvas permaneçam, pelo menos, até domingo (29). A Defesa Civil Estadual mantém o alerta em função do solo encharcado que pode provocar novos deslizamentos e alagamentos em vários municípios.

ONU descobre vala comum com 75 corpos no Sudão do Sul

BBC Brasil

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos anunciou nesta terça-feira a descoberta de uma vala comum no Sudão do Sul contendo cerca de 75 corpos, em mais um desdobramento da violência no mais novo país do mundo.
Uma assessora do Alto Comissariado, Ravina Shamdasani, disse à BBC que os cadáveres foram encontrados na cidade de Betiu, uma cidade que foi tomada dias atrás por rebeldes leais ao ex-vice presidente Rieck Machar, que lutam para tomar o poder no Sudão do Sul. Shamdasani disse que ainda não está claro como as pessoas encontradas na vala comum morreram.

Líderes de facções em presídios do Maranhão são acusados de estupro

G1
Líderes de facções em presídios são acusados de estupro(Foto: Flora Dolores/O Estado)
pós visitar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na sexta-feira (20), o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Douglas Martins, cobrou providências do governo maranhense para acabar com a violência cometida a familiares de presos durante as visitas íntimas realizadas nos presídios do complexo. Mulheres e irmãs de presos estariam sendo obrigadas a ter relações sexuais com líderes das facções criminosas, que ameaçam de morte os detentos que se recusam a permitir o estupro. Com a morte de mais um detento no Complexo de Pedrinhas, nessa segunda-feira (23), subiu para 59 o número de detentos assassinados no sistema penitenciário somente em 2013. Em uma semana, sete presos já foram encontrados mortos nas celas.
"As parentes de presos sem poder dentro da prisão estão pagando esse preço para que eles não sejam assassinados. É uma grave violação de direitos humanos", afirmou o juiz, que é coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário [DMF] do CNJ. Ele vai incluir a informação no relatório sobre a situação de Pedrinhas que vai entregar ao presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa esta semana. A visita ocorreu após a morte de um detento quinta-feira [19]. Seria o 58º preso morto este ano no Complexo de Pedrinhas, segundo a imprensa maranhense.
A violência sexual seria facilitada pela falta de espaço adequado para as visitas íntimas, que acontecem em meio aos pavilhões, uma vez que as grades das celas foram depredadas. A lei determina que haja espaço adequado para esse tipo de visita. Sem espaços separados, as galerias abrigam cerca de 250 a 300 detentos que passam dia e noite juntos, o que estimularia brigas e uma rotina de agressões e mortes, segundo Martins.
"Por exigência dos líderes de facção, a direção da casa autorizou que as visitas íntimas acontecessem no meio das celas. Sou totalmente contrário à prática e pedi providências ao secretário da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, que prometeu acabar com a prática", disse Douglas Martins.
Rotina 
Desde 2011, quando houve o Mutirão Carcerário do CNJ no Maranhão, o Conselho recomenda ao Poder Executivo maranhense a construção de unidades prisionais, especialmente no interior, para acabar com a superlotação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o único do Estado. Em outubro, após uma briga entre os apenados, quando nove detentos foram mortos em Pedrinhas, o CNJ voltou ao Estado para reiterar a necessidade de mudanças urgentes no sistema prisional local.
A situação, no entanto, segue precária. Segundo o magistrado do CNJ, foi possível visitar todas as unidades do complexo, mas não entrar em todas as áreas dos presídios por falta de segurança. "Como as celas não ficam fechadas, os agentes de segurança recomendaram não entrar porque os líderes das facções não teriam permitido e o acesso às dependências seria muito arriscado", disse.

Bancos: veja os horários de atendimento na semana de Natal e Ano Novo

IG
Bancos: veja os horários de atendimento na semana de Natal e Ano Novo
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou, na última semana, que os horários do atendimento bancário nos feriados de fim de ano serão diferentes em cada estado nesta terça-feira (24), véspera de Natal.
Todos os bancos ficarão fechados nos feriados nacionais dos dias 25 (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo). Também no último dia do ano (31/12), as agências não abrirão ao público.
Nesta terça-feira (24/12), os bancos são obrigados a prestar atendimento mínimo de duas horas aos clientes, podendo estabelecer horários especiais. As agências dos estados que seguem o horário de Brasília abrirão das 9h às 11h. 
É o caso dos estados do Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Tocantins (TO) e Distrito Federal (DF). As demais agências, com diferença de até 3 horas em relação a Brasília, funcionarão entre as 7h e 9h.
Também será possível acessar os canais de atendimento alternativos dos bancos nos feriados, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e outro (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
Contas a pagar
O consumidor que tem contas a pagar (luz, telefone, água etc) com vencimento nas datas festivas poderão fazer o pagamento no primeiro dia útil após o feriado (26/12 e 02/01), sem multa. Além disso, é possível agendar o pagamento das contas para a data desejada ou fazer a transação em caixas eletrônicos. No caso de boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, pode-se fazer um agendamento ou pagar pelo DDA (Débito Direto Autorizado).
Confira o que será possível fazer em cada canal de atendimento durante os feriados:
* Pagamentos de contas e tributos a vencer. Pagamentos em atraso deverão ser efetuados no banco emissor do título, ou conforme orientação de cobrança.
** Contratação de produtos, serviços e linhas de crédito. Disponível conforme linha de produtos e serviços de cada banco.

Prefeitura libera tráfego de veículo na Avenida Panorâmica

Secom/JP
Prefeitura libera tráfego de veículo na Avenida Panorâmica  Imagem da Internet
A duplicação da Avenida João Cirilo (Avenida Panorâmica) foi liberada para o tráfego de veículos. A via, que tinha apenas uma faixa de rolamento em cada um dos sentidos, foi duplicada e está com 90% de conclusão. A decisão de liberar a duplicação faltando o termino de 10% da obra foi tomada por causa da expectativa de grande volume de veículos, em decorrência dos festejos de final de ano programados para orla da Capital.

De acordo com o secretário Ronaldo Guerra, 90% da obra de duplicação já foram executadas faltando apenas a complementação da instalação da iluminação ornamental e de pequenos trechos do asfalto e da calçada. "Atendendo a determinação do prefeito Luciano Cartaxo foi decidido liberarmos o trecho da obra para a circulação de veículos em decorrência do grande fluxo previsto para a via neste período de festas", explicou.

Ronaldo disse ainda que a previsão é que os acabamentos finais da obra sejam concluídos ainda em dezembro. Para a conclusão da iluminação ornamental resta a instalação de parte dos postes e luminárias no canteiro central da via. "Nesta segunda-feira, esta sendo concluída a segunda rotatória que dá acesso a Avenida João Crisóstomo e ao Bairro dos Bancários. A terceira rotatória, que dá acesso a Avenida Antonio Mariz e ao Bairro de Mangabeira, será iniciada ainda esta semana", assegurou.

As intervenções na Avenida Panorâmica dão sequência à implantação de políticas de mobilidade urbana do Governo Municipal. São mais de 2,7 quilômetros de via asfaltada, com  canteiro central, iluminação ornamental, calçada e ciclovia. De acordo com o projeto, o trecho alargado corresponde ao inicio da via - do girador da Avenida José Américo de Almeida (Beira Rio)- à Avenida Governador Antonio Mariz, acesso ao Bairro de Mangabeira.

O projeto é fruto de um convênio firmado entre a PMJP, Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal (CEF), com investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões.  "Essa obra de duplicação promove melhorias imediatas no fluxo de veículos entre os Bairros do Altiplano Cabo Branco e adjacentes, como Cabo Branco, Bancários e Mangabeira", afirmou o secretário.

AESA prevê Natal nublado com chuvas isoladas na Paraíba

Da Redação com Assessoria
AESA prevê Natal nublado com chuvas isoladas na ParaíbaImagem da Internet
De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), para as próximas 24 horas, a expectativa é de céu variando entre nublado e parcialmente nublado na maior parte do Estado. A temperatura varia entre a mínima de 20°C no Brejo e a máxima de 35° no Sertão. A possibilidade de chuvas isoladas não está descartada.
"Constatamos uma redução da nebulosidade sobre a maioria das regiões que compõem o Estado da Paraíba. Mesmo assim, a alta concentração de umidade presente no ar ainda favorece a ocorrência de chuvas no decorrer das próximas 24 horas", informou a meteorologista Carmem Becker.
2014 - Os primeiros três meses do próximo ano vão ser de chuva dentro da normalidade nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba. Esta foi a conclusão dos meteorologistas que participaram da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte da Região Nordeste, realizado semana passada na sede da Aesa, em Campina Grande.

Shows de todos os estilos animam a véspera de Natal Paraíba; Confira

Da Redação
Shows de todos os estilos animam a véspera de Natal Paraíba; Confira
Nesta véspera de Natal, o estado da Paraíba terá shows para todos os gostos. Confira:

A banda Forró do Muído faz show no Lovina, localizado na praia de Ponta de Campinaa.
A dupla sertaneja Paulo Sérgio e Daniel se apresenta no Zodíaco Bar, no bairro de Tambaú.
 No bairro do Bessa, o Republik Pub terá uma noite de música eletrônica com o Dj Amauras e o projeto In Da House.
Em Campina Grande, Leo Verão e Daniel Freitas se apresentam no Bar do Cuscuz, enquanto na Ventura Recepções acontece o Aula Extra, com as atrações Capilé e Forró da Curtição.

Na noite da quarta-feira (25), Dia de Natal:

Acontece o espetáculo Simplesmente Natal, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. Simplesmente Natal é o espetáculo que a Prefeitura de João Pessoa promoverá na capital neste mês de dezembro. O evento contará com apresentações da Orquestra Sinfônica de João Pessoa (OSJP) e do Coral Villa Lobos, que juntos vão entoar canções natalinas

Condenado por homossexualismo, homem que quebrou código nazista recebe perdão

IG
Condenado por homossexualismo, homem que quebrou código nazista recebe perdão
O britânico Alan Turing (1912-1954), que ajudou os aliados a vencer a 2ª Guerra Mundial ao quebrar o código secreto nazista, recebeu um perdão real póstumo.
Homossexual, Turing foi punido com a castração química por manter relações com pessoas do mesmo sexo. Ao ser condenado, o especialista perdeu o acesso a informações sigilosas e teve de interromper o trabalho de quebra de códigos que se provou vital para os aliados durante a 2ª Guerra Mundial.
O perdão foi concedido sob a Real Prerrogativa do Perdão após uma solicitação do ministro da Justiça do Reino Unido, Chris Grayling.
Tratamento 'terrível'
"Alan Turing foi um homem excepcional com uma mente brilhante", afirmou Grayling. Ele disse que a pesquisa de Turing conduzida durante a guerra em Bletchley Park "encurtou o conflito" e "salvou milhares de vidas".
O trabalho de Turing ajudou os Aliados a ler as mensagens navais alemãs cifradas com a máquina Enigma. Ele também contribuiu com um trabalho fundamental na quebra de códigos que só foi divulgado ao público em abril de 2012.
"A sua vida foi ofuscada por sua condenação pela homossexualidade, algo que consideramos injusto e discriminatório e que agora foi finalmente revogada", afirmou Grayling.
"Turing merece ser lembrado e reconhecido por sua fantástica contribuição ao esforço de guerra e por seu legado à ciência. Um perdão da Rainha é uma homenagem justa a um homem excepcional."
O perdão passa a ter efeito nesta terça-feira, 24 de dezembro.
Morte
Turing morreu em junho 1954 por envenenamento por cianeto. Um inquérito aberto pela polícia concluiu que ele havia se suicidado.
No entanto, biógrafos, amigos e outros alunos de sua vida contestam o laudo e sugerem que sua morte foi um acidente.
Há anos, muitas pessoas vêm batalhando pela concessão de perdão a Turing.
Em dezembro de 2011, um petição online foi criada no site do governo britânico reivindicando o perdão a Turing.
A campanha reuniu mais de 34 mil assinaturas, mas o pedido acabou negado por Tom McNally, então ministro de Estado no Ministério da Justiça britânico, para quem Turing havia sido "devidamente condenado" pelo que era considerado um crime na época.
Antes disso, em agosto de 2009, uma petição havia sido criada para pedir o perdão a Turing. Na ocasião, o matemático ganhou um pedido de desculpas oficial do então primeiro-ministro Gordon Brown.
Brown definiu como "terrível" a maneira como Turing foi perseguido por sua homossexualidade.
notíciasPARAÍBA

MPF quer ampliar condenação para garantir funcionamento integral do HULW

Assessoria
. O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) recorreu de sentença e quer ampliar condenação para garantir o funcionamento integral do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em junho de 2013, a Justiça Federal confirmou liminar que havia concedido desde  novembro de 2011, e mandou a universidade regularizar as cirurgias eletivas cardíacas e bariátricas no hospital, entendendo que, em face da escassez de recursos, não seria possível normalizar todos os seus serviços.

A Justiça entendeu ainda que não poderia determinar a criação de mais cargos no quadro de pessoal do HULW, nem tampouco que fosse efetivado controle eletrônico de frequência de seus servidores. Também não fixou qualquer obrigação para a União, estado da Paraíba e município de João Pessoa. Entretanto, estabeleceu multa diária de R$ 2 mil, a cargo da UFPB, para o caso de descumprimento da decisão.

O recurso (uma apelação) foi interposto em 29 de novembro de 2013 e será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Recife (PE). Nele constam uma série de pedidos para sanear a situação de precariedade do hospital. A Ação Civil Pública nº 0008315-93.2011.4.05.8200 foi proposta, pelo MPF, em 4 de novembro de 2011.

Pede-se que a UFPB seja condenada, juntamente com a União, à prestação do adequado atendimento médico-cirúrgico e ao custeio de toda e qualquer despesa, de qualquer natureza, necessária ao funcionamento integral da Unidade de Assistência Cardiovascular de Alta Complexidade, bem como da alta complexidade do HULW em geral, incluídos leitos de UTI, cirurgias, internação, acompanhamento pós-operatório e medicamentos necessários à total recuperação dos pacientes que deles necessitarem.

Segundo o MPF, a situação de precariedade e sucateamento das instalações e equipamentos do hospital universitário somente se agrava com o passar do tempo. "A propósito, deve-se ressaltar que com a desativação do centro coronariano do HULW constatou-se a falta de utilização dos equipamentos ali disponíveis, na ausência de equipes médicas para viabilizar o seu efetivo funcionamento, enquanto os pacientes a espera de cirurgias cardíacas batem de porta em porta atrás de atendimento. Trata-se portanto de flagrante ineficiência gerencial do ente público, ao permitir que tais equipamentos permaneçam ociosos e sujeitos à deterioração", afirma o procurador regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa.

Também é requerida a condenação definitiva da UFPB e União a realizar as obras e serviços necessários à reparação e reforma da estrutura e equipamentos de todo o HULW, identificadas nos relatórios do Conselho Regional da Medicina da Paraíba (CRM-PB). Pede-se ainda, no recurso, que ambos sejam condenados a adotar as medidas legais e orçamentárias necessárias à criação de cargos para o HULW, a serem providos mediante concurso público, alcançando-se o quantitativo ideal de profissionais indicados pelo Ministério da Educação.

Outros pedidos -  O MPF requer a condenação da UFPB a implantar controle eletrônico e digital de frequência, no prazo de 90 dias, para todos os servidores do hospital, à exceção daqueles que estiverem excluídos do ponto por determinação legal expressa. Também pede-se que seja introduzido sistema de compensação (banco de horas) e o efetivo desconto salarial dos servidores que não cumprirem integralmente a jornada de trabalho. Para o MPF, da documentação apresentada pela UFPB nos autos não se pode concluir que o sistema esteja efetivamente implantado para todos os servidores, nem que seja realmente eficiente.

No recurso, o MPF pede, também, a condenação das partes rés ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, em valor a ser estipulado pela Justiça, a serem revertidos ao Fundo de Defesa dos Interesses Difusos para aplicação em projetos de saúde na Paraíba.

Equívocos - Para o MPF, a decisão proferida pela Justiça Federal em primeira instância incidiu em flagrantes equívocos ao restringir a procedência dos pedidos formulados quanto à regularização de apenas alguns dos serviços cirúrgicos do HULW, sem esclarecer porque pacientes cardíacos e obesos teriam mais direitos do que outros que precisam, por exemplo, de cirurgias torácicas em razão de câncer. Deixou de esclarecer, assim, com base em que análise financeira entendeu não haver recursos para atender toda a clientela necessitada dos respectivos serviços.

Também negou-se a determinar a ampliação do quadro de profissionais do HULW quando o próprio ente admite que essa é a única forma de garantir a normalização de seus serviços. Além disso, excluiu da condenação a União, embora seja o ente responsável por repassar recursos à UFPB (que alega receber uma média de R$ 1,3 milhão mensal para manter o hospital quando sua necessidade real seria de aproximadamente R$ 4 milhões. "De fato, não conseguimos compreender a lógica que existe na atitude dos entes federais envolvidos quando criam um hospital universitário com previsão de prestar uma ampla gama de serviços e, repentinamente, resolvem sufocar seu quadro de pessoal a ponto de não permitir sequer o funcionamento de seus serviços mais essenciais", afirma o MPF na apelação.

Ação cautelar - O MPF protocolou ainda, na tarde de ontem (23), ação cautelar incidental perante o TRF-5, pleiteando medidas liminares que garantam providências imediatas por parte da UFPB e da União para regularização de todos os serviços do HULW, especialmente cirurgias. Argumenta que diversos pacientes aguardam intervenções torácicas em situação de urgência sem terem atendimento por simples falta de insumos no hospitalar, bem como que são notórios os riscos para o bem estar de todos os pacientes que aguardam atendimento em face da crise generalizada que se abateu sobre o HULW.

Pede-se ainda que, enquanto não regularizada a situação, a União, o estado da Paraíba e o município de João Pessoa também sejam obrigados a garantir os serviços prestados pelo hospital ou, em último caso, a custeá-los na rede privada. Tendo em vista a grave situação de abandono dos pacientes, ordem similar já havia sido postulada ao juízo de primeiro grau, no entanto a 1ª Vara Federal condenou apenas a UFPB a atender parte do pedido. Instado pelo MPF a esclarecer como ficaria a situação dos pacientes diante da omissão da UFPB, limitou-se o magistrado a aduzir "não ser atribuição do Judiciário apontar soluções gerenciais para a consecução de resultados administrativos", fixando apenas multa por descumprimento a cargo da universidade.

Segundo argumenta o procurador regional dos Direitos do Cidadão: "Essa não é uma resposta adequada do Judiciário à situação de crise que vive a nossa saúde pública. Se o poder público não está oferecendo soluções administrativas eficazes para o problema, cabe à Justiça determinar que o faça em tempo razoável sob pena de responsabilidade de quem ocupa cargos públicos para tanto. Por isso, esperamos que o TRF da 5ª Região ofereça proteção mais efetiva à clientela atualmente abandonada em face das falhas nos serviços do HULW". Considerando que mesmo com a fixação de multa em face da UFPB a decisão judicial, mesmo insuficiente, não vem sendo cumprida, o MPF pleiteia ainda, na mesma ação cautelar, que sejam fixadas multas pessoais por descumprimento a cargo de cada autoridade responsável que restar omissa.

* Ação Cautelar nº 0045105-67.2013.4.05.0000 (MCTR3320-PB)
http://www.trf5.jus.br/processo/0045105-67.2013.4.05.0000

* Ação Civil Pública nº 0008315-93.2011.4.05.8200 (é possível consultar a movimentação do processo através da página www.jfpb.jus.br , bastando, para tanto, colocar o número da ação na ferramenta de pesquisa processual).