quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

01 de Janeiro de 2014

TJPB tem o 12° pior desempenho contra corrupção;

TJPB tem o 12° pior desempenho contra corrupção;
 A Justiça estadual teve o pior desempenho no cumprimento das metas fixadas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) com o intuito de combater a corrupção no país.

O objetivo, definido em 2012, era que todos os processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública que entraram na Justiça até dezembro de 2011 fossem julgados até o fim de 2013.

As cortes estaduais julgaram apenas 40% das ações de improbidade e 52% dos processos criminais.

Outras cortes foram ligeiramente melhores. Mas todas elas também ficaram abaixo da meta do CNJ.

Entre os Tribunais Regionais Federais, os índices foram de 56% e 77%, respectivamente. No STJ (Superior Tribunal de Justiça), os resultados foram 71% e 58%.

Somadas todas as cortes, o resultado final obtido em todo o Judiciário foi de 54%.

Apesar do baixo índice de cumprimento, o CNJ diz que a chamada meta 18 estimulou os tribunais a acelerar o trâmite desses processos.

Segundo o conselheiro Gilberto Valente Martins, responsável pelo monitoramento da meta, os processos de improbidade demoravam muito a serem julgados: "A média era de sete anos até o julgamento", afirma.

Somados os processos de improbidade e criminais, as Justiças estaduais com pior desempenho foram as do Piauí (8%) e da Bahia (10%).


Os dados são atualizados em tempo real e podem variar conforme os tribunais enviam suas informações ao CNJ.

IRREGULARIDADES

Mas o que Martins afirma que o deixou mais preocupado foram os tribunais que se aproximaram do resultado desejado. O CNJ recebeu relatos de juízes que extinguiram ações para atingir mais rapidamente a meta. Acusados ficaram sem punição.

Segundo o conselheiro, um magistrado arquivou processos alegando que o Ministério Público não tem legitimidade para propor ações de improbidade -posição considerada absurda no meio.

"Eu até prefiro que haja esse tipo de magistrado, e o Ministério Público que recorra, do que aqueles que ficam com processos na manga", diz Martins. "Esses casos devem ser denunciados."

O conselheiro disse que vai analisar os tribunais com bons resultados para saber se houve algum tipo de truque na busca por um resultado mais próximo da meta, ou identificar boas práticas que possam ser copiadas por tribunais menos eficazes.

Ele afirmou ainda que o CNJ irá propor ações de responsabilidade se for identificado que juízes trataram a meta com descaso.

Martins também criticou a oscilação dos julgamentos nos tribunais estaduais e até no STJ (Superior Tribunal de Justiça) em relação às ações de improbidade contra deputados e senadores.

Há divergências sobre se parlamentares têm direito a foro privilegiado em processos desse tipo.

"O próprio STJ, em algumas turmas, fica oscilando. Acho que no Brasil se julga após verificar quem está no polo passivo da ação. Se é do baixo clero, não tem foro privilegiado. Se demandar um deputado com um peso maior, sendo do alto clero, tem foro privilegiado", disse.

Mesmo diante do descumprimento, o CNJ decidiu atualizar a meta para 2014 com os mesmos parâmetros.

Além da obrigação de julgar as ações de improbidade e crimes contra a administração que entraram na Justiça até o fim de 2011, os tribunais terão que apreciar, até dezembro de 2014, todos os processos desse tipo que chegaram ao Judiciário em 2012.

"Acreditamos que agora, mais aparelhados para julgar essas questões, teremos um êxito maior", disse Martins.

Ele afirmou que, em 2013, o foco do CNJ foi no monitoramento da meta. Neste ano, diz, as vistorias in loco serão intensificadas.

Multas e condenações por ressarcimento atingiram R$ 2,2 bilhões, segundo o CNJ. Mas esse valor não representa o que de fato foi pago, já que na maioria dos casos há recursos a serem julgados.

Procurados, os tribunais da Bahia e do Piauí -os piores das listas- prometeram mutirões para acelerar julgamentos em 2014.



Redação com Assessoria

01 de Janeiro de 2014

Cai número de alunos matriculados nas escolas públicas do estado, diz Censo Escolar 2013

Cai número de alunos matriculados nas escolas públicas do estado, diz Censo Escolar 2013
O número de pessoas matriculadas em escolas da rede estadual daParaíba caiu 25,34% de 2012 para 2013. Os dados do Censo Escolar 2013, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram divulgados ontem no Diário Oficial da União e revelam que a redução foi mais expressiva nas séries do ensino fundamental nas escolas estaduais.

De acordo com a pesquisa, no ano passado a rede pública estadual contabilizou 343.300 matrículas e reduziu para 256.278 neste ano, entre as séries do ensino fundamental e ensino médio. Na fase do ensino fundamental, do total de 487.447 estudantes matriculados, somente 145.453 frequentavam unidades educacionais da rede mantida pelo Governo do Estado e em 31 municípios não há mais escolas estaduais ofertando vagas nesta fase do ensino regular.

Os outros 341.994 estudantes do ensino fundamental estudavam em escolas geridas pelos municípios. O estudante Matheus Mouzinho, de 15 anos, faz parte do número de matrículas reduzidas nas escolas estaduais da Paraíba. O garoto conta que deixou a escola pública que frequentava para terminar o ensino fundamental em uma escola da rede particular.

A secretária estadual de Educação, Márcia Lucena, explicou que a redução de matrículas no ensino fundamental se deve à municipalização das escolas que pertenciam ao Governo Estadual. Segundo ela, esseprocesso vem ocorrendo desde 2011 e também desde este período a secretaria tem concentrado as ações na qualificação do ensino médio da rede.

“Estamos repassando as matrículas do ensino fundamental para os municípios e também fortalecendo a rede municipal.

Antes de 2011, o Estado concentrava as ações no ensino fundamental e pouco se investia no ensino médio. Estamos reordenando a rede desde 2011, com ampliação de matrículas e melhoria na educação do ensino médio. De 2012 para cá, foram oferecidas 100 mil vagas no ensino médio, mas os alunos, principalmente os novatos, ainda não vieram.

Esperamos que isso mude em 2014 e que tenhamos uma melhor participação dos estudantes”, disse a secretária.

Já no ensino médio, em que no Estudo aparecem apenas as escolas estaduais, foram contabilizados 110.825 alunos.

Gabriela Oliveira integrou o Censo e fará o terceiro ano do ensino médio no ano que vem. A adolescente conta que sempre estudou em escola pública e almeja uma vaga na universidade.

Para conseguir o objetivo, ela planeja dedicar-se mais aos estudos na escola e fazer um cursinho preparatório. “Espero poder participar de um cursinho e me preparar melhor para o Enem. Mas não sei se vou fazer o cursinho oferecido pelas escolas estaduais”, disse a jovem.

Acompanhando a queda nas matrículas registradas na rede estadual, o total geral de alunos da rede pública da Paraíba, contabilizando as escolas municipais e estaduais, caiu 2,11%, comparando-se o total de matrículas de 2012 e 2013. Este ano foram registradas ao todo 832.094 matrículas, 18.006 a menos que no ano anterior.



Jornal da Paraíba

01 de Janeiro de 2014

Das doze pessoas feridas em tiroteio no Reveillon de Copacabana duas seguem internadas

Das doze pessoas feridas em tiroteio no Reveillon de Copacabana duas seguem internadas
Das cinco pessoas atendidas no hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, zona sul do Rio, após tiroteio no Réveillon de Copacabana (com total de 12 feridos), três receberam alta. Outras duas seguem internadas, em estado estável, segundo a secretaria municipal de Saúde.

Entre os internados está Adilson Rufino da Silva, 34, que teria iniciado o tiroteio após conseguir atirar contra o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Ronald Santana, após desarmá-lo.

Segundo testemunhas, Silva estaria tentando enforcar uma mulher na rua República do Peru na esquina da avenida Atlântica, a poucos minutos da queima dos fogos, quando foi interceptado pelo comandante e outro policial militar que o acompanhava.

Nesse momento, Silva teria conseguido retirar a arma do oficial e fazer um disparo que atingiu o joelho de Santana. O outro policial militar, ainda não identificado, reagiu com disparos e também foi baleado. No tiroteio, pelo menos outras quatro pessoas foram feridas.

Segundo informações da assessoria da Polícia Militar, os feridos por balas ou estilhaços totalizam 12, sendo dois policiais, um guarda municipal, Silva e outras oito pessoas que estavam nas proximidades.

Além de Silva, no hospital Miguel Couto foram socorridos Renato Resse, atingido por um tiro na perna e liberado; Luci da Silva, atingida por estilhaços e liberada; Carolina Sales, também atingida por estilhaços e liberada; e Maria Clara Freitas, que sofreu fraturas e será transferida para uma unidade particular.

O comandante do batalhão foi operado na madrugada em um hospital particular e recebeu alta. O outro policial militar continua internado no hospital da corporação, no centro do Rio.

Folha

Brasil perde 'prazo' da Fifa e não entrega seis estádios da Copa

MSN
Brasil perde 'prazo' da Fifa e não entrega seis estádios da Copa
A Fifa fez "cara de mal" e ameaças ao cobrar que os seis estádios que faltam para a Copa do Mundo de 2014 deveriam ficar prontos até 31 de dezembro de 2013.
Mas nenhum deles foi concluído até esta terça-feira, a data limite imposta pela federação internacional. "Todos estão conscientes que a data limite é imperativa. Não vamos imaginar agora que os prazos não serão cumpridos", disse em março passado Jèrôme Valcke, o secretário-geral da Fifa e homem forte da organização do Mundial.
Na data em que as arenas de Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Manaus, Natal e São Paulo já deveriam estar prontas, só os responsáveis pela obra gaúcha lembraram do "ultimato" da Fifa.
O Internacional publicou nota sobre o assunto. Mesmo com o Beira-Rio 92% pronto, o clube diz que já vai começar a "entregar" o estádio, em partes, a partir do próximo dia 2. De acordo com a diretoria, a data de 31 de dezembro de 2013 era só "uma primeira referência contratual", e que a real data-limite é mesmo 28 de fevereiro de 2014.
Se for isso mesmo, a Fifa deve mais uma vez ser "enganada". Pelo menos três estádios, o do Corinthians, depois da tragédia que matou dois operários, o de Cuiabá e, principalmente o do Atlético-PR, têm chances mínimas de ficarem prontos em 60 dias.

Papa deseja ‘coragem e esperança’ em primeira missa de 2014

O Globo
Papa deseja ‘coragem e esperança’ em primeira missa de 2014
CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco desejou "força, coragem e esperança" ao mundo que começa um ano novo nesta quarta-feira. As expressões foram enfatizadas pelo pontífice em uma homilia durante a missa na Basílica de São Pedro, pela manhã.
A Igreja Católica dedica 1º de janeiro à promoção da paz. Francisco disse que deve haver "fome e sede por justiça, paz e Deus" no mundo.
O pontífice nascido na Argentina convidou católicos de todo o mundo a seguir um "caminho de fé", que promova um Evangelho "sem fronteiras".

IPI da linha branca não tem data para mudar, diz Fazenda

Agência Brasil
IPI da linha branca não tem data para mudar, diz Fazenda
As alíquotas atuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca vão continuar a valer, sem data prevista de mudança, informou ontem(31) o Ministério da Fazenda. 
De acordo com o ministério, quando as novas alíquotas foram anunciadas, em outubro, já não havia previsão de término da medida para eletrodomésticos da linha branca.
Na semana passada, o governo anunciou a mudança na alíquota do IPI para móveis de 3,5%, válida até 31 de dezembro, para 4%, a partir de 1º de janeiro. Também foram anunciadas mudanças nas alíquotas do IPI sobre automóveis.
Com isso, a alíquota do fogão continua em 4%; da geladeira, em 10%; do tanquinho, em 5% e da máquina de lavar, em 10%,como anunciado em outubro pelo governo
Originalmente, o IPI da linha branca correspondia a 4% para os fogões, 10% para os tanquinhos, 15% para as geladeiras e 20% para as máquinas de lavar. Em abril de 2009, as alíquotas foram reduzidas, mas voltaram ao normal em fevereiro de 2010. Em dezembro de 2011, a linha branca teve nova desoneração. Os móveis e painéis pagavam originalmente 10% de IPI e estavam com a tributação reduzida desde novembro de 2009. 
As alíquotas foram diminuídas e estão sendo gradualmente recompostas desde fevereiro deste ano. Ao reduzir as alíquotas, o objetivo do governo era estimular setores diante da crise econômica mundial.

Médica chinesa é acusada de vender bebês a traficantes

BBC Brasil
Médica chinesa é acusada de vender bebês a traficantes
Uma obstetra chinesa está sendo julgada sob a acusação de ter roubado pelo menos sete recém-nascidos para vendê-los a traficantes de bebês, informam a Justiça da China e a mídia estatal do país.
Zhang Shuxia é acusada de ter intermediado a venda dos sete bebês - incluindo um casal de gêmeos - entre novembro de 2011 e julho de 2013, dizendo aos pais que seus filhos estavam doentes e convencendo-os a abandoná-los.
A médica admitiu as acusações em um tribunal do condado de Fuping, na província de Shaanxi, centro do país. O caso veio a público após pais fazerem uma denúncia à polícia, suspeitando do roubo de seu filhos. Seis dos bebês foram resgatados, mas uma das crianças morreu.

'Doença congênita'

Zhang trabalhava no Hospital Infantil e Materno de Fuping. No caso mais recente, um bebê nascido em 16 de julho foi vítima de tráfico após, segundo a acusação, Zhang ter dito aos seus pais que ele tinha uma séria doença congênita. Os pais teriam se convencido a abandonar o bebê.
A obstetra disse que vendeu o bebê a dois outros suspeitos, que por sua vez venderam o menino a um traficante na província de Henan, vizinha a Shaanxi.
Os pais denunciaram o caso à polícia em 20 de julho. Seu bebê foi encontrado e devolvido a eles em agosto. A obstetra foi detida juntamente com diversos outros suspeitos.
Seu advogado de defesa disse à Justiça que os pais deram seus bebês voluntariamente e que a médica recebeu diversos prêmios por seu trabalho.
Sob as rígidas leis de controle populacional da China, a maioria dos casais pode ter apenas um filho - e é forte a preferência por meninos saudáveis.
No início do mês, o país adotou uma resolução relaxando a política, permitindo que casais tenham dois filhos se um dos pais for filho único.

Jovem é atingida com golpes de garrafa no pescoço em Tambaú

Da Redação
Jovem é atingida com golpes de garrafa no pescoço em TambaúFoto: Aguinaldo Mota
No final da madrugada de hoje (1), uma jovem de aproximadamente 20 anos se envolveu numa briga na praia de Tambaú, em João Pessoa. Ela foi atingida com um garrafada no pescoço e está internada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
Segundo informações,o que motivou a briga entre as mulheres foi ciúmes, por causa do namorado de uma delas.
A jovem foi socorrida às pressas para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. A acusada pelo crime fugiu do local. 

Morre o ator James Avery, famoso por viver Tio Phil em Um Maluco no Pedaço

R7
 Morre o ator James Avery, famoso por viver Tio Phil em Um Maluco no Pedaço
James Avery, que interpretava tio Phill no seriado Fresh Prince of Bel Air[Um Maluco no Pedaço], morreu aos 65 anos na noite da última terça-feira (31), em um hospital em Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com o site TMZ, o ator tinha feito recentemente uma cirurgia no coração e morreu após complicações da operação.

A publicação também informou que Bárbara, mulher de Avery, estava com o ator minutos antes do momento da morte. Ela tinha saído do quarto para buscar comida e, quando voltou, o marido já tinha morrido.

James ficou conhecido por interpretar o tio Phill na série Fresh Prince of Bel Air, que lançou Will Smith como ator. A morte de Avery foi lamentada em uma rede social por Alfonso Ribeiro, ator que interpretou o filho no seriado dos anos 1990.

- O mundo perdeu um homem muito especial. Eu estou muito triste em dizer que James Avery faleceu. Apesar de ele ter interpretado o meu pai na televisão, ele era como a figura de um maravilhoso pai na minha vida. Ele fará muita falta.

James Avery também participou de outras séries ao longo de sua carreira, como Grey's Anatomy, The Closer, L.A. Law e The Jeffersons. Avery aainda dublou desenhos para a TV como As Tartarugas Ninja [ele fazia a voz de Destruidor na versão norte-americana] e games comoKinect Disneyland Adventures.

Ano de eleição, 2014 começa com restrições a autoridades com cargo

G1
Com as eleições para escolha de presidente, governadores, senadores e deputados no dia 5 de outubro, o ano de 2014 já começa com algumas restrições para agentes públicos, que vão se intensificando ao longo do ano. Quem descumprir as regras, fica sujeito a multa ou até mesmo perda da candidatura ou do cargo, se eleito, dependendo da gravidade.
A partir desta quarta-feira (1º), autoridades já ficam proibidas de distribuir gratuitamente bens, valores ou benefícios, a não ser em casos de calamidade pública e emergência ou aqueles previstos em programas sociais.

Ações sociais de entidades vinculadas a candidatos, no entanto, também estão vedadas.
Plenário do TSE se reúne para analisar irregularidades junto com Ministério Público Eleitoral (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)TSE se reúne para analisar irregularidades junto com Ministério Público Eleitoral (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)
A partir de 8 de abril, a administração pública já não poderá aumentar salários de servidores, a não ser para repor a inflação.
Em 5 julho começam a valer a maior parte das restrições: fica proibido admitir ou demitir servidores, exceto para cargos comissionados (sem concurso). Aprovados em concursos homologados até esta data poderão ser nomeados. Funcionários do Poder Judiciário, Ministério Público e órgãos da Presidência também ficam fora da proibição.
A três meses da eleição, a propaganda oficial também será limitada. Governantes e representantes não poderão fazer publicidade de atos e programas, a não ser em caso de "grave e urgente necessidade pública", após análise da Justiça Eleitoral. Também ficam liberadas propagandas de serviços e produtos que tenham concorrência no mercado, como de bancos públicos, por exemplo.

Só até julho poderá haver inaugrações de obras. Pronunciamentos em cadeia nacional de rádio e TV também são vedados. Agentes públicos que concorrem a novo mandato só poderão aparecer em propagandas e pedir votos a partir de 6 de julho; o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em 19 de agosto.

Sem dúvida, eu vou atuar como sempre atuei, buscando manter as rédeas curtas, para não termos abusos"Marco Aurélio Mello,
presidente do Tribunal Superior Eleitoral
'Rédeas curtas'
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Marco Aurélio Mello afirma que, sob seu comando, a Justiça Eleitoral deverá atuar sob "rédeas curtas" para conter abusos. "Sem dúvida, eu vou atuar como sempre atuei, buscando manter as rédeas curtas, para não termos abusos", disse ao G1 nesta terça (31).

Ele esclarece que as regras existem para manter o equilíbrio da disputa, de forma a evitar que quem esteja em cargos públicos leve vantagem. "[A norma] visa a um pleito equilibrado, eleições equilibradas, com possibilidade de disputa por todos os cidadãos que se apresentarem como candidatos", diz.

"Como as paixões estão exacerbadas, podem colocar em segundo plano a regência legal. É preciso, no entanto, que todos os candidatos estejam atentos à lei. Mais importante que isso é o eleito compreender o valor do voto. É unico, mas se soma a outros para eleger os representantes".

A fiscalização, explica, fica a cargo do Ministério Público Eleitoral e também dos adversários, que podem denunciar irregularidades à Justiça Eleitoral.

Condição de Schumacher é estável, afirma assessora

G1
Depois de dois dias seguidos de entrevistas coletivas, os médicos que cuidam de Michael Schumacher no Centro Hospitalar de Grenoble não falaram com a imprensa nesta quarta-feira. Sem mudanças significativas no quadro do heptacampeão da Fórmula 1, coube a Sabine Kehm, assessora do alemão, dar a "boa notícia" aos jornalistas. Apesar de lembrar que o estado de Schumi ainda é crítico, ela comemorou o fato de o quadro do ex-piloto, que sofreu um acidente de esqui no último domingo, permanecer estável. De acordo com a assessora, a equipe médica só irá se pronunciar caso haja alguma mudança significativa com o alemão, como uma melhora ou a necessidade de uma nova cirurgia.
- A situação de Michael foi cuidadosamente supervisionada durante toda a noite, e se mantém estável desde a tarde de ontem até esta manhã, assim como sua pressão intra-craniana. No momento, isso é uma boa notícia, mas repito, no momento. Tudo pode mudar de uma hora para outra. Não quero entrar em nenhum panorama mais profundo, porque é muito cedo. No momento, é bom estar em uma condição estável, mas a situação ainda é crítica - afirmou Sabine Kehm, destacando que Schumacher segue em coma induzido e com a temperatura corporal reduzida artificialmente.
Sabine Khem, assessora de Michael Schumacher (Foto: Agência AFP)Sabine Khem, assessora de Michael Schumacher, é cercada pela imprensa em Grenoble (Foto: Agência AFP)
Com semblante mais aliviado nesta quarta-feira em relação aos dias anteriores, a assessora de Schumacher atendeu a imprensa com calma. Cercada por jornalistas, falou com veículos de diferentes idiomas - como inglês, francês e alemão - sem pressa, ficando por cerca de 20 minutos diante dos microfones e gravadores. Cortou apenas as perguntas sobre os familiares do ex-piloto.

- Eu não quero entrar nos detalhes sobre a família, mas vocês podem imaginar que o sentimento deles não é muito bom. Isso é tudo que quero falar sobre eles - afirmou.
Além da esposa Corinna e dos filhos Mick, de 14 anos, e Gina-Maria, de 16, também está no local o pai do ex-piloto, Rolf. Sabine informou que há amigos e outros familiares no hospital, mas não deu detalhes sobre como passaram a noite de ano novo com ele. 
Schumacher - AFP (Foto: Schumacher - AFP)Schumacher se acidentou em uma área "fora de pista", que tem neve mais fofa e não é monitorada (Foto: AFP)

Schumacher está internado deste o domingo, 29 de dezembro, em razão de uma forte queda de esqui na estação de Méribel. O alemão teria saído das rotas tradicionais da estação para ajudar um amigo e, ao fazer uma curva, não viu uma pedra, perdeu o equilíbrio e caiu, batendo fortemente a cabeça em uma outra rocha. Com a força do impacto, o capacete - que, de acordo com os médicos, salvou sua vida - se partiu em dois. A assessoria rebateu os rumores de que Schumi estaria em alta velocidade na hora do acidente e classificou o episódio como um conjunto de circunstâncias ruins e infelizes.
O ex-piloto chegou ao hospital em estado crítico e passou por uma cirurgia de emergência logo no domingo para diminuir a pressão intracraniana. Na noite de segunda-feira, o heptacampeão foi submetido a novo procedimento para eliminar um hematoma no cérebro. Segundo os médicos, ele apresentou uma "leve melhora" após a operação.
jornalistas, assessoria de Michael Schumacher (Foto: Felipe Siqueira)Nas primeiras horas do dia 1º de janeiro e sob um frio intenso na cidade francesa de Grenoble, a multidão de jornalistas de plantão diante do hospital busca informações sobre Schumacher com a assessoria do piloto (Foto: Felipe Siqueira)

Mega da virada sai para 4 apostas; Veja os números

G1
 Mega da virada sai para 4 apostas; Veja os números
Quatro apostas dividiram a Mega-Sena da Virada, sorteada na noite desta terça-feira (31), informou a Caixa Ecônomica Federal (CEF). As apostas foram feitas em Curitiba (PR), Palotina (PR), Maceió (AL) e Teofilândia (BA). Cabe a cada uma delas R$ 56.169.465,02.
Confira as dezenas sorteadas:
20 - 30 - 36 - 38 - 47 - 53
A Quina premiou 1.147 apostas com R$ 38.701,20. A Quadra registrou 90.376 apostas vencedoras e cada uma receberá R$ 701,67.
O rateio deste ano foi de R$ 224.677.860,07, o segundo maior desde que a Mega-Sena da Virada começou, em 2009. A quantia é superior à estimativa inicial, que havia sido de R$ 200 milhões, e o prêmio é o maior do ano sorteado pelas Loterias da Caixa.

O sorteio ocorreu pouco depois das 20h desta terça, no estúdio da Rede Globo, em São Paulo.
As apostas começaram no dia 11 de novembro e, ao todo, foram vendidos 104,2 milhões de bilhetes. O total arrecadado foi de R$ 758,2 milhões. Desse valor, R$ 246 milhões foram arrecadados apenas entre esta segunda (30) e esta terça, os dois últimos dias de captação de apostas.

Novo salário mínimo entra em vigor nesta quarta-feira

Da Redação
Novo salário mínimo entra em vigor nesta quarta-feira
O novo salário mínimo nacional de R$ 724 passa a vigorar a partir desta quarta-feira (1°). O valor é 6,78%, superior ao atual de R$ 678.
Aproximadamente 950 mil paraibanos recebem o salário mínimo no Estado paraibano. A mudança de R$ 46 vai mexer no orçamento destas pessoas.
O novo mínimo injetará R$ 28,4 bilhões na economia brasileira em 2014.O aumento foi anunciado pelo governo no último dia 23 e é um dos menores desde o início do Plano Real, menor inclusive que o aplicado em 2013.
O salário mínimo passou a vigorar no Brasil em 1º de maio de 1940, durante o governo Getúlio Vargas. A Constituição Federal estabelece que o valor deveria ser suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador e de sua família: alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Três presidiários são pegos tentando fugir do PB1

Da Redação
Três presidiários são pegos tentando fugir do PB1Foto: Aguinaldo Mota
Três presidiários do Complexo Penitenciário PB1, foram detidos na madruga de hoje (1º), quando tentavam fugir da unidade com auxílio de escadas. Após a captura dos fugitivos, um princípio de rebelião foi iniciado dentro do presídio.
Uma equipe da Polícia Militar foi enviada para ajudar os agentes penitenciários no controle do motim. No tumulto, duas salas do Complexo PB1 foram queimadas pelos apenados. O fogo só foi controlado depois que os presos foram levados pela Polícia Militar para outras partes do presídio.
Os três presos que foram pegos tentando fugir, foram encaminhados no início da manhã desta quarta-feira para delegacia, onde vão prestar depoimento.

Réveillon reúne cerca de 150 mil pessoas na orla da Capital

Da Redação com informações da Assessoria
 Réveillon reúne cerca de 150 mil pessoas  na orla da Capital
Foi em clima de paz e confraternização que uma verdadeira multidão se reuniu, na noite desta terça-feira (31), para a maior festa de Réveillon da história de João Pessoa. Ao lado de amigos e familiares, os presentes puderam vivenciar os primeiros momentos de 2014 sob as luzes e cores irradiadas por um show pirotécnico de quase 15 minutos. A festa, organizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), contou com as apresentações de Sambô e Natiruts no Busto de Tamandaré, shows que tiveram um público estimado em mais de 150 mil pessoas.  
De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, o evento foi preparado com muito amor, carinho e zelo para a população. "Sem dúvida alguma fizemos o maior réveillon da história de João Pessoa, e fizemos tudo juntos à população. Foi a Prefeitura de João Pessoa que planejou e organizou todo o evento, mas quem fez essa grande festa, de fato, foi o povo. Estamos felizes por ter preparado tudo isso para a cidade e mantemos o compromisso de, em 2014, manter a tradição de grandes eventos, que tragam mais turistas e engrandeçam o nome de nossa Capital", declarou.
A primeira atração da festa, iniciada por volta das 20h, foi a dupla sertaneja Paulo Sérgio e Daniel, que é destaque na noite pessoense. Logo em seguida, a banda brasiliense de reggae Natiruts subiu ao palco para embalar a multidão nas últimas horas do ano de 2013. Com canções como 'Natiruts Reggae Power', 'Presente de um Beija-Flor', 'Quero Ser Feliz Também' e 'Liberdade Pra Dentro da Cabeça', o grupo levou sua mensagem de paz, preparando o público para a chegada de mais um ano.
Depois de celebrar a virada, por volta das 0h15, o público presente pôde conferir a grande atração da noite: o grupo de samba/rock Sambô, de Ribeirão Preto (SP). Nas areias do Busto de Tamandaré, a banda apresentou a mistura de ritmos que a levou ao sucesso, unindo o samba aos instrumentos característicos do Rock como guitarras e baterias.
O show apresentou os sucessos do disco "Estação Sambô", que traz canções como "Zóio de Lula", "Os Cegos do Castelo", "Proud Mary" e "Sunday Blood Sunday". O encerramento ficou por conta da DJ paraibana Cris L, que trouxe House e Electro House em suas pick-ups.
Esperança - Para quem curtiu os shows, o momento foi de muita emoção e esperança em um ano ainda melhor. A contadora Valéria Oliveira, de 22 anos, por exemplo, saiu da cidade de Sousa, no Sertão do Estado, para curtir a festa. "Vim com toda a minha família e todos curtiram bastante. A festa foi perfeita, muito organizada e com muito brilho, sem falar na queima de fogos, uma das mais emocionantes que já vi", afirmou.
A empresária Maria Jeane, de 40 anos, mora em João Pessoa, e preferiu curtir a festa local ao invés de viajar. "Pensei em conhecer alguma outra cidade, mas gostei muito das atrações e assim aproveito para ficar com toda a família. A festa está bonita, organizada e foi a melhor forma de festejar esta data que sempre nos envolve tanto. Espero que o ano de 2014 reflita os bons momentos que tivemos aqui", declarou.
Megaestrutura - Para reduzir o tempo de espera entre uma banda e outra, a PMJP inovou com a instalação de dois palcos medindo (15m x 12m). Para garantir que ninguém perca os detalhes da festa, foram instalados seis telões em diversos pontos do local, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, além de um sistema de som moderno.
Durante a queima de fogos, que durou quase 15 minutos, houve a sincronização entre o show pirotécnico e musical, que incluiu repertório nacional e internacional. Para garantir a segurança de quem acompanhou o espetáculo, os fogos foram acoplados a duas balsas, ancoradas a 200 metros de distância da faixa de areia e a 150 metros uma da outra.
Barracas - Em toda a orla da Capital, milhares de pessoas se organizaram com familiares e amigos, e puderam curtir o momento especial com muita segurança e toda a estrutura necessária. No total, 1.300 famílias se cadastraram junto à PMJP para montar barracas em toda a faixa de areia da Capital.
A segurança foi garantida pela presença de 150 guardas municipais, 1.200 policiais militares e 20 bombeiros militares que contaram com um stand, 20 tendas de resgate, caminhão de combate a incêndio, moto aquática e botes salva vidas. Além deles, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu- 192), esteve presente com ambulâncias, motolâncias, um posto médico avançado e 27 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Limpeza - Mesmo com toda a festa, a PMJP trabalhou para que os pontos de comemoração e toda a orla estivessem limpas logo ao amanhecer, proporcionando uma cidade pronta para acolher quem deixou para aproveitar 2014 junto com o sol. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) escalou mais de 200 agentes, que trabalharam do dia 31 de dezembro a 1º de janeiro para fazer o recolhimento e acondicionamento de todo o lixo. Também foram instalados coletores e manilhas de concreto na praia, que irão contribuir para o descarte correto do lixo. 

Abusou de álcool? Confira as dicas para curar a ressaca

Da Redação com o Terra
Confira as dicas para curar a ressaca
Depois das festas de fim de ano, no dia seguinte, você está acabado, meio zonzo e com uma batalha no seu sistema digestivo. Tudo isso sem contar a língua peluda, a sensação que o volume médio do mundo aumentou porque qualquer som parece alto e uma dor de cabeça que não vai embora. Isso, meu amigo, é a ressaca ou a reação do corpo ao abuso de álcool. E todo mundo tem uma receitinha caseira para curar o problema, por isso selecionamos fatos que vão fazer você pensar duas vezes antes de misturar cerveja com licor de fios de ovos:
1) Não tem cura
Esqueça aquela dica do seu primo  que, para curar a ressaca, você tem de beber pela manhã um copo da mesma bebida que lhe deixou em um estado deplorável. Ressaca não tem cura e, sim, prevenção. Você pode tratar os sintomas, mas algumas vezes a solução é pior que o problema, já que para passar a dor de cabeça você, invariavelmente, vai tomar algum remédio que irá irritar ainda mais seu estômago já estragado.
2) Ressaca pode ser evitada
A péssima sensação do dia seguinte varia de pessoa para pessoa, mas mesmo médicos recomendam que se você espera beber muito em uma balada, que pelo menos, coma bem antes. A comida no estômago vai fazer com que a absorção do álcool seja mais lenta. Além disso, alterne bebida alcoólica com água (ou suco natural), já que seu corpo vai sofrendo desidratação com o prolongar do porre. Evite bebidas com cafeína, como refrigerantes.
3) Café não cura ressaca, nem faz ficar sóbrio
Ele não só pode piorar a desidratação como pesquisas recentes mostraram que a cafeína dá a sensação de recuperação ao bêbado, mas seus sentidos e reflexos ainda estão bem afetados, logo a pessoa se sente confiante o bastante para dirigir, por exemplo, e pode se dar muito mal.
4) Algumas bebidas dão uma ressaca pior que a outra
Isso ainda está sendo estudado, mas alguns pesquisadores do National Institutes of Health dos EUA mostraram que quanto mais escuro o drinque, pior a ressaca, já que não é só o álcool que afeta seu corpo e sim outros componentes (orgânicos encontrados em barris de carvalho e aqueles usados para dar cor e textura às bebidas). Outro estudo recente provou que ressaca de uísque é duas vezes pior que a de vodca. E já houve especialistas que disseram que o vinho tinto, o rum, o brandy e o uísque são os piores causadores de males do dia seguinte. O que todos concordam é que nunca se deve misturar bebidas porque aí o estrago é grande. E, em tempo, que bons vinhos não dão ressaca.
5) Doces não ajudarão
Alimentos com alta concentração de açúcares podem dar alívio momentâneo, mas os sintomas voltam depois piores do que estavam. O nível de glicose no corpo deve subir gradualmente e de modo devagar.
6) Tamanho pode ser documento
Reza a lenda que quanto maior e mais gorda for uma pessoa, mais álcool consegue aguentar. Isso pode ser verdadeiro em alguns casos, mas a teoria está mais relacionada à quantidade de água no corpo (que influenciará na concentração de álcool) do que à gordura em si. E essa quantidade de água no corpo é parcialmente ligada ao peso individual e não inteiramente. O que se sabe é que pelos homens possuírem mais água que as mulheres, conseguem aguentar mais doses.
7) Ressaca tem prazo de validade
O tempo em que seu corpo vai voltar totalmente ao normal (imaginando que você se absteve de qualquer coisa alcoólica depois do seu porre) é de até 24 horas depois da farra. O maior tempo de ressaca já registrado em textos médicos foi em 2007, quando a revista especializada Lancet  trouxe um caso de um escocês (quem mais?) que ainda apresentava efeitos de ressaca após quatro semanas da bebedeira.

Matrículas na rede estadual para alunos novatos começam nesta quinta-feira

Da Redação com Assessoria
Matrículas na rede estadual para alunos novatos começam nesta quinta-feiraImagem da Internet
As 808 escolas da rede estadual de ensino iniciam nesta quinta-feira (2) as matrículas para os alunos novatos. O período de matrículas vai até o dia 31 de janeiro. Os alunos veteranos foram matriculados automaticamente durante o mês de dezembro. A rede permanecerá recebendo matrículas durante todo o ano de 2014 para atender casos de transferência entre instituições de ensino.
A documentação necessária para matrícula é a seguinte: duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou RG e o histórico escolar. O ano letivo de 2014 - que terá 206 dias de aulas - terá início no dia 5 de fevereiro.
As gerências regionais deverão organizar postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizar estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores das escolas, para chamada escolar, tais como: campanhas, visita às famílias, cartazes, anúncios nos meios de comunicação, entre outros.
Antes do início do ano letivo haverá o planejamento, nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2014, envolvendo os profissionais dos turnos diurno e noturno.
A Secretaria de Estado da Educação orienta aos gestores que garantam que os espaços estejam limpos e organizados, com exposição das produções de estudantes e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado por eles.
Dia da Acolhida - Após planejar o ano, cada escola vai organizar a recepção dos estudantes no dia 5 de fevereiro. "Coletivamente organizem os detalhes que farão com que os estudantes se sintam acolhidos e formem ou fortaleçam os laços afetivos com a escola - condição importante para que a aprendizagem aconteça. Recomenda-se, para esse dia, que a escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2014", disse a gerente de Acompanhamento à Gestão Escolar, Aline Montenegro.