quinta-feira, 21 de novembro de 2013

21.11.2013 - 11:08

Bayeux pode compor consórcio metropolitano para capacitar guardas municipais

Dos 223 municípios da Paraíba, apenas 29 contam com Guarda Municipal. Desse total, dez equipes não são treinadas ou capacitadas, o que corresponde a 34,4% dos municípios com o serviço. Os dados são referentes ao ano de 2012 e constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2013. A Paraíba conta com o efetivo total de 1.853 guardas municipais.
O documento não traz a relação dos municípios que não possuem Guarda Municipal ou ainda quais deles não capacitaram suas equipes.
Conforme o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Rubens (Buba) Germano, a falta de Guarda Municipal é, de fato, uma realidade vivenciada pelas administrações municipais de muitas cidades do Estado. “São poucos os municípios que têm Guarda Municipal. Alguns têm agentes de segurança, mas não a Guarda”, relatou. Segundo Buba, uma das causas do problema é a falta de atenção dada pelo governo federal aos municípios.
“Cada vez que você cria uma Guarda, é preciso ter a estrutura, e de onde vem o recurso? Tudo o governo quer municipalizar, mas não se preocupa em criar uma política de auxílio para a administração municipal”, reclamou Buba Germano.
Para o titular da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) de João Pessoa, responsável pela Guarda Municipal, Geraldo Amorim, a capacitação e treinamento do efetivo é de extrema importância, não somente para o órgão, mas principalmente para a população, a fim de que ela seja beneficiada com a prestação de um bom serviço. “A Guarda é de grande importância para um município. Está previsto na Constituição que a Guarda Municipal tem a função de exercer a polícia administrativa do município, mas para isso, se precisa de capacitação, sem ela (capacitação), quem sofre é a população que deixa de contar com um serviço de qualidade”, considerou.
O secretário destacou que essa sempre foi uma preocupação da Semusb desde que a Guarda Municipal foi criada. “Desde então, estamos capacitando os homens, que precisam se atualizar e tomar ciência de novos conhecimentos. Para aprimorar ainda mais o serviço, temos uma identidade própria da Guarda, que além de tomar conta do patrimônio público, vai trabalhar com a prevenção e promoção de cidadania, a exemplo da ronda escolar que já é feita em vários bairros da capital”, frisou Amorim ao acrescentar que atualmente a Guarda Municipal de João Pessoa conta com o efetivo de 600 homens, mas que outros 400 novos guardas, aprovados no último concurso público, estão sendo formados e serão nomeados ainda no início do próximo ano.
De acordo com Geraldo Amorim, a Prefeitura de João Pessoa, está se reunindo com as prefeituras de Cabedelo, Conde e Bayeux para formar um consórcio para capacitar os guardas municipais da Região Metropolitana da capital. “Essa é uma sensibilidade nossa diante o fato de que esses municípios menores não têm acesso a recursos do governo federal. Então, estamos nesse diálogo para possibilitar essas capacitações.
Além disso, estamos em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para prestar um trabalho ainda melhor à sociedade pessoense”, completou.
EM CG, EFETIVO É DE 57 PESSOAS
Em funcionamento desde o ano passado, a Guarda Municipal de Campina Grande tem um efetivo composto por apenas 57 pessoas para atuar na cidade. Além do efetivo reduzido, a guarda também enfrenta problemas em relação à sua estrutura, pois, segundo o coordenador Cláudio Nascimento, dispõe de apenas duas viaturas e funciona em um prédio alugado, dividindo espaço com a Escola de Radioamadores.
O coordenador da guarda não soube precisar qual seria o efetivo ideal para que a guarda municipal atenda às demandas do município, mas disse que está fazendo um diagnóstico para montar um plano de ação que atenda as necessidades da população de Campina Grande.
“Temos procurado colocar o nosso efetivo, que gira entre 15 a 20 pessoas por dia, em pontos onde há a maior circulação de pessoas, como o Centro e o Terminal de Integração. O nosso objetivo é realizar um trabalho suplementar ao desempenhado pelas polícias, aliando os interesses do município ao da população”, declarou.
Outro tema recorrente em relação à guarda municipal da cidade é o uso de armas de fogo. Os componentes da guarda fizeram treinamento, mas, por enquanto, permanecem sem utilizar os equipamentos.
“Apesar da autorização para usar a arma, a guarda ainda não tem permissão para possui-las, pois ainda precisa atender a uma série de requisitos legais, dentre eles o que demanda uma sede própria e adequada para o armazenamento desse material”, explicou.
Segundo Cláudio Nascimento, ainda não há previsão para a conquista de uma sede própria, nem para a compra de armamento por parte da prefeitura.
“Em uma escala de 0 a 10, acredito que a nossa guarda ainda está em 1,5. O nosso principal desafio é justamente estruturar e organizar o trabalho dessa guarda, para que ela atenda satisfatoriamente a população”, acrescentou Cláudio Nascimento.

Bayeux em Foco com Jornal da Paraíba
21.11.2013 - 11:34

DEBANDADA GERAL: Diretor do Hospital de Bayeux entrega cargo

Um dia após o segundo secretário de Saúde de Bayeux renunciar ao cargo - ele só passou 15 dias no governo -, nesta quinta-feira (21) foi a vez do diretor Administrativo do Hospital, senhor Mizael. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais.

A debandada geral na Secretaria de Saúde tem ocorrido pelo clima de caos e sucateamento. Sem condições de trabalho, auxiliares têm deixado seus postos de trabalho. 

Já deixaram o governo Expedito 4 a secretária Adjunta da Saúde, Kelly Bento, esposa do Secretário de Saúde do Estado Waldson de Souza, Dr. Fernando Ramalho, aliado histórico e secretário, Dr. José Arimateia, secretário de Saúde, e agora o diretor do hospital.
Bayeux em Foco
21.11.2013 - 14:45

Familiares choram morte de mais uma vítima do caos na saúde de Bayeux e fazem desabafo; ASSISTA

Familiares de Joseane Constantino de Sales, 53 anos, que morreu na noite de ontem (20) por falta de atendimento adequado na unidade de saúde do município de Bayeux que teve o Pronto Atendimento fechado pelo governo Expedito 4, deram entrevista à TV Clube, afiliada da Band, e mostraram indignação com a negligência do hospital.

Segundo informações dos familiares, ela teria passado um bom tempo em cima de uma maca aguardando atendimento ou ser socorrida por uma ambulância, o que acabou demorando muito. Após seu esposo conhecido por Lulinha, que é motorista da Secretaria de Saúde da prefeitura de Bayeux, pressionar e se revoltar pela demora da ambulância, foi que os profissionais que estavam no local providenciaram o socorro. Mas foi tarde demais, a caminho do Trauminha de João Pessoa a mulher não resistiu e morreu.

ASSISTA
Bayeux em Foco
21.11.2013 - 14:53

Bayeux: mudança no comando dos vigilantes, sai Herculano e entra Marconi

Foto: Bayeux em Foco
Foto: Bayeux em Foco
Pela segunda vez os vigilantes da prefeitura de Bayeux terão novo coordenador. Segundo informações de líderes da categoria, o prefeito Expedito Pereira (PSB) teria mudado o comando e colocado no lugar de Leandro Herculano, Marconi Paulino.

O cargo também chegou a ser o ocupado por Naldo da Imaculada que foi defenestrado da função após, segundo ele, pedir benefícios para o seu bairro durante uma reunião preparatória do Orçamento Participativo
Bayeux em Foco

Abertas novas vagas para o 'Programa de Habilitação Social'

80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação e 20% para os candidatos à mudança categoria
Cidades | Em 21/11/13 às 14h37, atualizado em 21/11/13 às 17h43 | Por Redação, com assessoria
Reprodução/Internet
Imagem Ilustrativa
O Governo do Estado vai anunciar novas vagas para que candidatos carentes obtenham a Carteira Nacional de Habilitação sem custos, por meio do Programa de Habilitação Social. O decreto regulamentando o procedimento de concessão do Programa de Habilitação Social foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (21) e revoga o decreto número 32.947 que criou o programa em 15 de maio de 2012.
Habilitação Social é um programa social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, cuja finalidade é possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores – ACC e da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como a mudança de categorias para C, D ou E.
Por meio do programa, o candidato é dispensado do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; das taxas para adição de categoria; mudança de categoria; do pagamento da Licença para aprendizado de direção veicular – LADV; do pagamento para Permissão para dirigir A ou B e do pagamento de taxas para realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.
De acordo com o regulamento do Programa, 80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação e 20% para os candidatos à mudança categoria. As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motos) e 30% para a categoria B (carros).
A seleção dos beneficiários será precedida de inscrição dos candidatos através do site do Programa nos termos previstos no edital. Cada classificado deverá preencher formulário próprio, declarando que atende a todos os requisitos necessários para participar do Programa de Habilitação Social.
A divulgação dos resultados será publicada em diário oficial e no endereço eletrônico, sendo divididos por região geoadminsitrativa, de modo que o Programa contemple candidatos em todos os municípios paraibanos.
Os candidatos selecionados deverão comprovar os dados cadastrais mediante apresentação dos documentos exigidos. Os candidatos que não comprovarem a veracidade das informações prestadas durante a inscrição “online” serão eliminados e substituídos por candidatos inscritos dentro do prazo legal e que constarão no cadastro reserva.
Quando lançou o Programa de Habilitação Social , em 2012, o Governo do Estado abriu, inicialmente, 2 mil inscrições. Na ocasião, foram inscritos mais de 108 mil candidatos levando o Governo do Estado a ampliar o número de vagas para 3 mil.
O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, Rodrigo Carvalho, disse que “o Programa de Habilitação Social é considerado um dos maiores programas de inclusão social lançados pelo Governo da Paraíba em todos os tempos e chamou a atenção de outros Detrans que enviaram representantes à Paraíba para conhecerem os critérios de distribuição das vagas, sempre atrelados ao lado social dos candidatos e sem qualquer risco de apadrinhamento”.
Rodrigo Carvalho explicou que o programa lançado pelo Governo do Estado é executado por meio de uma parceria entre o Detran e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano responsável pela verificação da documentação referente aos dados apresentados por ocasião da inscrição no Programa de Habilitação Social, garantindo que os beneficiados atendam aos critérios determinados pelo edital.
Ele lembrou que ‘a carteira de habilitação é um dos documentos mais importantes de inclusão social e exercício da cidadania considerando que, além de ser reconhecida legalmente como identidade, a CNH ajuda muita gente a ingressar no mercado de trabalho”.
Antes da implantação do Programa de Habilitação Social o acesso ao documento era condicionado, exclusivamente, ao pagamento pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, as antigas autoescolas.
Hoje o custo de carteira de habilitação passa de R$ 1 mil. Por meio do Programa de Habilitação Social, o Governo do Estado dispensa os candidatos beneficiados do pagamento das taxas e assume os custos cobrados pelos Centros de Formação de Condutores credenciados.

Dez são presos suspeitos de tráfico e prostituição infantil; casas de jogos são fechadas na PB

Operação conjunta entre polícias Civil e Militar ocorre nessa quarta e vai continuar até que as organizações criminosas sejam desarticuladas
Polícia | Em 20/11/13 às 16h44, atualizado em 21/11/13 às 10h49 | Por Alisson Correia e Hyldo Pereira
Reprodução/Cidade-Brasil
Pedras de Fogo, Sul da Paraíba
Uma operação conjunta desencadeada pelas polícias Civil e Militar da Paraíba expediu 10 mandados de prisão, apreendeu armas e fechou três casas de jogos de azar em Pedras de Fogo, a 41 km de João Pessoa, nessa quarta-feira (20). Segundo as autoridades, as investigações têm como objetivo desarticular redes de prostituição infantil e deter grupos que atuam com o tráfico de drogas.
De acordo com o delegado Aneilton Castro, os 10 mandados foram cumpridos, mas, como não houve flagrantes nem provas suficientes, essas pessoas tiveram que ser soltas. Duas armas de fogo foram apreendidas e três casas de jogos de azar fechadas durante a operação conjunta das polícias.
“Trata-se de um trabalho preventivo. Como não identificamos provas e flagrantes suficientes, então essas pessoas presas tiveram que ser soltas. Com relação às casas de jogos de azar, os responsáveis por esses estabelecimentos foram detidos, mas tiveram que ser liberados após Termo Circunstanciado de Ocorrência”, explica Aneilton.
O delegado afirma que as casas de jogos de azar podem contribuir para a ocorrência de outros crimes, como prostituição infantil e tráfico de drogas, e reforça que o trabalho da polícia vai continuar. “Apesar das pessoas presas terem sido liberadas, as investigações continuam para que esses crimes sejam extintos da nossa região”, finaliza.
O trabalho de investigação, prisão e apreensão foi coordenado pelo delegado Aneilton Castro junto com o tenente Carvalho, da Polícia Militar.
Assista à matéria exibida na TV Correio HD.

Polícia Federal abre concurso com vagas na PB e remuneração passa de R$ 5 mil

Interessados em concorrer devem se inscrever somente pela internet, entre os dias 1º e 23 de dezembro, dentro do horário de Brasília
Economia | Em 21/11/13 às 12h02, atualizado em 21/11/13 às 17h05 | Por Alisson Correia
Reprodução/Internet/Ilustração
Polícia Federal
O Departamento de Polícia Federal divulgou edital nessa quarta-feira (20) com o anúncio de concurso público para o preenchimento de 566 vagas, sendo 32 para o nível superior e 534 para o nível médio. Boa parte delas tem ofertas para pessoas portadoras de necessidades especiais e as remunerações vão de R$ 3 a R$ 5 mil. Na Paraíba, há duas vagas para cargos de nível médio.
Candidatos com nível superior devem desembolsar R$ 70 para a inscrição e podem concorrer aos cargos de administrador (4), arquivista (2), assistente social (7), engenheiro civil (5), engenheiro mecânico (3), engenheiro eletricista (3), psicólogo (3) e contador (5). A remuneração varia de R$ 4.039,32 a R$ 5.081,1, dependendo do cargo e do desempenho, em jornada de 40 horas semanais.
Já os concorrentes de nível médio devem pagar a taxa de R$ 60 para a inscrição e podem participar da seleção para o cargo de agente administrativo, que dispõe de 534 vagas em todo o Brasil, sendo duas para a Paraíba, com vencimentos que podem chegar a R$ 3.316,7, dependendo das gratificações por desempenho; a jornada também é de 40 horas semanais.
O maior número de vagas é oferecido no Distrito Federal, onde há 274 para o cargo de agente administrativo.
Interessados em concorrer ao concurso da Polícia Federal devem se inscrever somente pela internet, neste link, entre os dias 1º e 23 de dezembro, dentro do horário de Brasília.
Todas as informações sobre o quadro de vagas, provas, prazos, formas de inscrição e requisitos necessários aos concorrentes estão no link do edital.

Jovem denuncia ex-marido por estupro e agressão física em pousada de JP

O ex-marido ainda não foi localizado para prestar esclarecimentos
Polícia | Em 21/11/13 às 20h44, atualizado em 21/11/13 às 20h54 | Por Pollyana Sorrentino
Reprodução/Assessoria
Delegacia da Mulher em JP
Uma jovem, de 19 anos, foi vítima de violência sexual, no início da noite desta quinta-feira (21), em uma pousada localizada no Centro de João Pessoa. A vítima informou à polícia que o autor do abuso seria o ex-marido.
De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima revelou à delegada Vera Lúcia Soares, que foi até a pousada após ser acionada pelo ex-companheiro, que teria dito que queria conversar com ela.
Ao entrar no quarto com o homem, a jovem teria sido agredida fisicamente, tendo os cabelos puxados, e obrigada a manter relações sexuais com o suspeito.
Após o abuso, o homem teria abandonado o local e a vítima acionou a Polícia Militar que a acompanhou até a Delegacia da Mulher, localizada na Avenida Dom Pedro II, Centro.
Ela registrou queixa e foi levada à Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), para a realização de exames de conjunção carnal e corpo delito. O ex-marido ainda não foi localizado para prestar esclarecimentos.

Polícia apreende munições com veneno de rato, após assassinato na Zona Oeste de João Pessoa

A apreensão foi realizada durante rondas da polícia em busca dos acusados de matar um jovem , no bairro Ilha do Bispo
Polícia | Em 21/11/13 às 19h06, atualizado em 21/11/13 às 19h48 | Por Pollyana Sorrentino e Gabriella Ferreira
Reprodução/Twitter/EmersonMachado 12
Vítima do bairro Ilha do Bispo
A Polícia Militar apreendeu no início da noite desta quinta-feira (21), um revólver calibre 38 e seis munições contendo veneno de rato. O material foi encontrado com o jovem Vagner de Paula Nunes, de 20 anos, que estava assistindo a uma partida de futebol, durante uma busca da polícia no bairro Ilha do Bispo, na Zona Oeste de João Pessoa. 

De acordo com o Sargento Monteiro, da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar, Vagner de Paula jogou a arma ao ver a viatura se aproximar. “Estávamos em busca do acusado de cometer um homicídio na tarde desta quinta-feira, quando o jovem jogou a arma para despistar os policiais”, disse.
“Apesar dele alegar que era proteção pessoal, demos voz de prisão imediatamente”, completou. O suspeito tem passagem pela polícia e foi levado para prestar esclarecimentos na 1ª Delegacia Distrital.

A apreensão foi realizada durante rondas da polícia em busca dos acusados de matar um jovem, por volta das 16h, desta quinta-feira (21), também no bairro Ilha do Bispo. 

De acordo com informações da Polícia Militar, o assassinato ocorreu na Avenida Nova Liberdade. A vítima, ao perceber a ação dos criminosos, ainda atentou fugir invadindo uma residência, mas foi alcançada nas proximidades de um mangue e executada com tiros na cabeça.
O corpo do jovem foi levado à Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal, na Capital, onde será submetido a exames cadavéricos.

Sistema Correio de Comunicação apoia certificação das agências de publicidade na Paraíba

Para o presidente da Abap-PB, Expedito Carvalho Júnior, a estimativa é que em torno de 45% do mercado esteja certificado e que é preciso ampliar este percentual para melhorar a qualidade da produção
Economia | Em 21/11/13 às 16h31, atualizado em 21/11/13 às 16h44 | Por Jornal Correio da Paraíba/Álisson Arruda
Assuero Lima (Jornal Correio da Paraíba) 12
Beatriz recebe presidente da Abap
Mais da metade das agências de publicidade da Paraíba não é certificada pelo Conselho Executivo das Normas-padrão (Cenp), que regula o mercado publicitário em todo País. Para elevar a qualificação do setor no estado, o Sistema Correio de Comunicação anunciou apoio às entidades que representam o mercado publicitário para que as demais agências também se certifiquem.
Nesta quinta-feira (21), a diretora-executiva do Sistema Correio, Beatriz Ribeiro, recebeu o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade na Paraíba (Abap-PB), Expedito Carvalho Júnior, e o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-PB), Rinaldo Pessoa, para discutir melhorias do material publicitário e, consequentemente, dos resultados para os anunciantes.
“Estamos atentos à divulgação da importância que é o Cemp e estamos no meio, entre agências e clientes. Somos caminho e o que tiver de melhor qualidade na programação, que terá propagandas de melhor qualidade, ganha todo mundo. Abrimos as portas para o que precisarem para ampliar a quantidade de agências certificadas”, destacou Beatriz Ribeiro.
Ela frisou que é importante essa integração do mercado em busca de novas parcerias visando resultados para os clientes. A diretora executiva do Sistema Correio também alertou para a necessidade de desenvolver novas formatações no material publicitário, buscando mais criatividade e entendendo ainda melhor o que os anunciantes precisam para ter retorno.
Resultados para anunciantes
Para o presidente da Abap-PB, Expedito Carvalho Júnior, a estimativa é que em torno de 45% do mercado esteja certificado e que é preciso ampliar este percentual para melhorar a qualidade da produção. “A partir do momento que se tenha um mercado certificado, tem como oferecer aos seus clientes um material de melhor qualidade. Os anunciantes ganham com isso e os veículos também porque vão conseguir através desse material atingir seus objetivos de venda. Todo mundo acaba ganhando e essa é a nossa grande defesa”, afirmou.
Expedito Carvalho Júnior esclareceu que todo o procedimento de certificação da agência para que possa se regularizar com o Cenp é feito através do site (www.cenp.com.br), que possui todas as informações e qual a estrutura básica necessária para certificação de qualidade técnica.
De acordo com o presidente do Sinapro-PB, Rinaldo Pessoa, a ideia é trazer para a Paraíba a ampla utilização das normas padrão para que as agências certificadas tenham uma relação diferenciada com os veículos de comunicação. “Temos o pleno entendimento que o caminho certo é um trabalho unificado entre veículo, agências e anunciantes. É o tripé que compõe o mercado publicitário”, frisou.
Beatriz recebe presidente da Abap
Foto: Beatriz recebe presidente da Abap
Créditos: Assuero Lima (Jornal Correio da Paraíba) 
Encontro
No próximo ano, será realizado um evento que reúna agências, veículos de comunicação e anunciantes com representantes da indústria e varejo paraibanos para discutir os potenciais da publicidade no Estado. O encontro deve ser realizado em março e será uma oportunidade para que empresas conheçam todo o cenário da publicidade.
“Os meios de comunicação vão poder apresentar para anunciantes suas ferramentas e isso é um cenário positivo da economia porque surgem novos anunciantes. Empresas que nunca tiverem a oportunidade de anunciar vão ouvir os testemunhos dos anunciantes e os casos de sucesso”, avaliou Rinaldo Pessoa.

População teme ‘toque de recolher’ no São José, mas PM nega ação criminosa

A denúncia garante que a insatisfação dos criminosos foi motivada após a morte de um homem que possivelmente comandava o tráfico de drogas
Polícia | Em 21/11/13 às 19h41, atualizado em 21/11/13 às 19h50 | Por Pollyana Sorrentino
Reprodução/Twitter/EmersonMachado
Nas redes sociais, os internautas comentaram a denúncia
Uma denúncia relatando “toque de recolher”, no bairro São José, em João Pessoa, está provocando tumulto nas redes sociais, bem como, entre os cidadãos que residem nas proximidades da localidade.
Moradores e comerciantes dos bairros vizinhos, considerados nobres, como Manaíra e Tambaú estão temendo o descolamento na área e evitando sair de casa ou manter abertos os estabelecimentos comerciais.
A denúncia garante que a insatisfação dos criminosos foi motivada após a morte de um homem que possivelmente comandava o tráfico de drogas.
O pânico tomou conta de toda a cidade, atingindo até mesmo bairros distantes do São José, como Jaguaribe. Clientes de uma pizzaria no local declararam que estavam comendo rapidamente, pois haviam recebido a informação de que o “toque de recolher” seria expandido para toda a Capital, tendo o funcionamento das casas comerciais suspensos a partir das 21h.
Estudantes de uma faculdade, localizada às margens da BR-230, temendo a ação criminosa, devem abandonar as aulas antes do período habitual.
Diante da denúncia, a assessoria da Polícia Militar informou ao Portal Correio que desconhece a informação. Ela revelou ainda que existe uma intensificação do policiamento no bairro São José nas últimas horas, com o objetivo de atingir as metas de redução da criminalidade no local e proporcionar a sensação de segurança aos moradores, mas não há comprovação de que criminosos estariam ameaçando a comunidade. 
Apreensão no Bairro São José
Foto: Uma das apreensões no Bairro São José, ocorrida nesta quinta-feira (21). 
Créditos: Reprodução/Assessoria

Apesar de atraso, presidente de partido não acredita que eleições serão prejudicadas pelo Recadastramento Biométrico

Da Redação
Apesar de atraso, presidente de partido não acredita que eleições serão prejudicadasFoto: Walla Santos
José Maranhão acredita que a lentidão no recadastramento biométrico acontece devido à pouca divulgação do processo. Em entrevista, o ex-governador afirmou que acredita na conclusão do processo até março, desde que haja maior divulgação.
Maranhão enfatizou que "há tempo para concluir o recadastramento". Ele acredita nisso porque considera que "o paraibano é muito participativo" e vai querer colaborar com sua opinião no próximo pleito.
O ex-governador, que já fez seu recadastramento, acredita que é necessário haver maior divulgação tanto pelo TRE-PB quanto pela imprensa local para que o eleitor procure realizar sua atualização.
Nesta quarta-feira (20), foi divulgado um levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba apontando que o Estado alcançou 38,3% da meta de recadastramento. Ao todo, foram recadastrados 341,9 mil eleitores. De acordo com o TSE, a Paraíba tem o terceiro pior índice entre os estados que realizam o recadastramento.