segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Filho de secretário de Planejamento de CG é assassinado na praia da Pipa

Da Redação
Filho de secretário de Planejamento de CG é assassinado na praia da Pipa Pipa/rn
O filho do secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Márcio de Matos Caniello, foi assassinado ontem à tarde na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. Mateus Loreto Caniello, de 21 anos, foi morto a tiros em frente de uma das lojinhas da cidade. 
Mateus Caniello era praticante de fisioculturismo do grupo TKNM Galvão. 

Piloto arremete pouso e passageiros revelam que havia outro avião na pista no Castro Pinto

Turismo em Foco
Piloto arremete pouso e passageiros revelam que havia outro avião na pista no Castro Pinto

Passageiros de um voo da TAM Linhas Aéreas que chegaram em João Pessoa (Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto) vindos de Brasília (Aeroporto Juscelino Kubitschek), na madrugada desta segunda-feira (20), revelaram que o piloto teve que arremeter o avião - procedimento em que o piloto de uma aeronave, durante o pouso, decide voltar a subir -, após anunciar que havia recebido autorização da torre de controle para pousar.  
Segundo alguns passageiros, eles ouviram da tripulação que o piloto decidiu arremeter o avião porque havia outra aeronave na pista em processo de taxiamento.
De acordo com informações do painel da Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, que administra o Castro Pinto, realmente os dois pousos aconteceram muito próximos um do outro. O avião da Azul, que chegava de Campinas (SP), pousou em João Pessoa às 0h11, apenas 12 minutos antes do voo da TAM, que vinha de Brasília, que tocou no solo às 0h23.
A reportagem, que estava no aeroporto naquele horário, chegou até a registrar a chegada do voo da Azul, mas não percebeu qualquer movimentação ou risco, já que o avião da TAM foi avistado ainda em procedimento de pouso quando os passageiros da Azul já haviam desembarcado.

20 de Janeiro de 2014

Audiências e sessões no Tribunal de Justiça voltam à normalidade nesta 3ª

Audiências e sessões no Tribunal de Justiça voltam à normalidade nesta 3ª
 Com o fim da suspensão dos prazos processuais, garantido durante as férias dos advogados, audiências e sessões de julgamentos voltam à normalidade na manhã desta terça-feira (21). As primeiras sessões ordinárias do ano serão realizadas na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, com 40 processos; e na 4ª Câmara Cível do TJPB, com 47 ações.

Apesar do TJPB e as 77 unidades judiciais do Estado terem retomado suas atividades no dia 7, com o término do recesso forense, os prazos processuais, audiências e sessões de julgamento continuaram suspensos até está segunda-feria (20), com o fim das férias dos advogados.

Estiveram vedados, ainda, a publicação de acórdãos, sentenças, decisões e despachos, bem como a intimação de partes ou advogados, na 1ª e 2ª instâncias. A publicação de notas de expediente no Diário da Justiça Eletrônico, bem como nos processos virtuais dos Juizados Especiais pelo sistema e-Jus e PJe, também foram suspensas.

Desde o começo do recesso forense, em 20 de dezembro, esteve em funcionamento o plantão judiciário com relação às medidas consideradas urgentes e indispensáveis à preservação de direitos. Essa medida também foi garantida aos processos penais envolvendo réus presos, nos processos vinculados a casos de prisão.


Expediente - De acordo com o a sessão administrativa, presidida pelo desembargador Romero Marcelo, em 30 de outubro, o Pleno do TJPB acatou o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba. A decisão beneficiou os advogados no que se referia a suspensão de todos os prazos por 30 dias, de 20 de dezembro de 2013 a 20 de janeiro de 2014.

Ascom

20 de Janeiro de 2014

GUERRA DE SAIA: cidade é palco de ‘rasteira’ pela reeleição na ALPB

GUERRA DE SAIA: cidade é palco de ‘rasteira’ pela reeleição na ALPB
 A cidade de Itapororoca localizada na microrrgião do Litoral Norte da Paraíba é alvo de disputa a acirrada por votos e apoio político por parte de deputadas da Assembleia Legislativa.


Para garantir a sobrevivência na Casa de Epitácio Pessoa, a cidade está mudando de lado. O motivo é que o prefeito, Celso de Morais Andrade Neto (DEM) trocou o apoio da parlamentar governista Lea Toscano (PSB) pelo da deputada Daniela Ribeiro (PP). E a perda de Lea Toscano vai além dessa 'disputa de saia'.


Outro município do Litoral Norte surpreendeu e trocou o apoio da parlamentar por outro deputado estadual, o sempre governista João Gonçalves (PSD).  O prefeito Nadir Fernandes de Farias (DEM) fez a escolha, assim como Celso e outros estão na lista que serão procurados e assediados pelos deputados em troca de apoio em emendas.


Está aberta a largada para a busca de apoio político em troca de votos.


PB Agora

20 de Janeiro de 2014

Dom Aldo e Roseana Meira aderem à proposta vetada por Cartaxo

Dom Aldo e Roseana Meira aderem à proposta vetada por Cartaxo
 A campanha pelo IPTU Proporcional ganhou as adesões do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; da ex-secretária de Saúde da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e sanitarista, Roseana Meira; e do advogado e mestre em Direito, Rinaldo Mouzalas. Os três assinaram o documento, que resultará em um projeto de iniciativa popular, a ser encaminhado à Câmara Municipal para garantir a proporcionalidade da cobrança do imposto.


Na semana passada, três ex-secretários da Prefeitura de João Pessoa assinaram o documento. Os ex-secretários de Luciano Cartaxo, Aldo Prestes (Finanças) e Raimundo Nunes (Trabalho e Emprego) aderiram à proposta. José Guilherme, ex-secretário de Habitação da Prefeitura de João Pessoa no governo Agra também aderiu à campanha. O Projeto de Lei do IPTU Proporcional, aprovado pela Câmara Municipal em setembro de 2011, previa descontos de 20% no pagamento do IPTU de imóveis cuja área não fossem beneficiados com cinco itens descritos no artigo 185 da Lei Complementar 53 de 2008: meio fio ou calçamento com canalização de águas pluviais; abastecimento d’água; sistema de esgotos sanitários; rede de iluminação pública com ou sem postes para distribuição domiciliar; e escola primária ou posto de saúde.





projeto deveria ter entrado em vigor neste mês, no entanto, o prefeito Luciano Cartaxo sem discutir, encaminhou no projeto que previa isenção aos cartórios com um artigo revogando a lei aprovada pelos vereadores e sancionada pelo então prefeito Luciano Agra em 2011. Raoni Mendes reforçou que a luta pela proporcionalidade do IPTU não pode ser encarada pelo executivo nem como uma questão meramente de inconstitucionalidade e nem partidária.

“As adesões ao IPTU Proporcional servem de mais estímulo para que esse projeto retorne à Câmara Municipal mostrando não só assinaturas, mas o desejo de uma população que quer qualidade nos serviços públicos e justiça na cobrança dos impostos. A população de João Pessoa tinha um direito conquistado, é importante que se diga, mas que foi retirado pelo prefeito Luciano Cartaxo ao revogar a lei sem discutir com os vereadores e com o principal interessado que é o povo”, frisou.


Redação

20 de Janeiro de 2014

Presidente Durval Ferreira informa data do retorno da CMJP e revela novidades na Casa

Presidente Durval Ferreira informa data do retorno da CMJP e revela novidades na Casa
DE VOLTA AO TRABALHO: presidente Durval Ferreira informa data do retorno da CMJP e revela novidades na Casa 
 
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), confirmou em entrevista ao PB Agora, que o retorno das atividades do segundo ano da 16ª legislatura acontecerá na próxma quarta-feira (29).

Ele informou que a CMJP terá 3 prioridades para esse período: três novos programas produzidos para a TV Câmara, a concessão de uma rádio legislativa e a perspectiva de superar a produção legislativa do ano passado.

“Teremos um ano positivo e a expectativa é de que superemos em quantidade e qualidade tudo que produzimos o ano passado.

O presidente também afirmou que os trabalhos da Câmara não serão prejudicados em decorrência dos dois grandes eventos que acontecerão no país neste ano, a Copa do Mundo e as Eleições 2014.

“Os trabalhos não serão prejudicados, nós teremos novidades na TV Câmara, transmissão em canal aberto para toda a Paraíba e uma rádio para transmitir as sessões. A pretensão é que a TV tenha programação de 24 horas, superando as 10 horas eu hoje vão ao ar” declarou.

O líder da bancada governista na Casa de Napoleão Laureano, o vereador Bira (PT), também informou que uma reunião está agendada com os parlamentares para tratar das insatisfações dos vereadores coma gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT). Ele ainda disse que serão estabelecidas datas para que os parlamentares se reúnam para que haja um maior diálogo entre eles e o prefeito.


Thatiane Sonally com informações de Henrique Lima

PB Agora

20 de Janeiro de 2014

Presidenciável do PSDB confirma que pode ter aliança de tucanos e peemedebistas

Presidenciável do PSDB confirma que pode ter aliança de tucanos e peemedebistas
 Não foi por acaso que o deputado Trócolli Júnior (PMDB) foi tratado como mediador entre sua legenda e o PSDB. Um novo panorama está se modelando e PT e PSB pode se prejudicar tanto no âmbito nacional quanto no estadual.


Em matéria do Blog do Josias no site UOL, o jornalista destacou a possibilidade do PSDB procurar alianças em vários estados com o PMDB, um histórico adversário principalmente aqui na Paraíba nos últimos anos. Apesar da Paraíba não constar na matéria é um sério candidato.


O próprio pré-candidato do PMDB ao governo, Veneziano Vital do Rego falou da possibilidade de união com o PSDB do senador Cássio Cunha Lima, mas condicionou tal evento a um rompimento do tucano com o atualgovernador, Ricardo Coutinho (PSB).


Cássio também insinou várias hipóteses e uma delas seria a tal aliança com seu grupo adversário.


O senador Vital do Rego Filho foi outro que referendou a possibilidade de votar em tucanos caso o governo Dilma Roussef (PT) não lhe desse uma vaga de ministro em sua administração.


Resumindo:

Muitas águas vão rolar e somente o diálogo e até suportar pressões pode dar uma solução rápida para os problemas políticos que rondam a Paraíba.


Entenda o caso da condicional paraibana:

Vital ameaça votar em inimigo de Dilma se não obtiver ministério


Confira a matéria divulgada no site UOL:

Aécio negocia palanques com PMDB

O presidenciável tucano Aécio Neves negocia a formação de palanques com o PMDB em Estados onde o partido do vice-presidente Michel Temer não se entende com o PT. Em algumas praças as chances de celebração de acordos são efetivas. Os entendimentos estão mais avançados na Bahia e no Ceará.

No Ceará, Aécio arma um bote duplo. Além de colocar os pés num palanque cearense, ele tenta abrir caminho para a volta do correligionário Tasso Jereissati ao Senado. Para alcançar tais objetivos, trança o apoio do seu PSDB ao senador Eunício Oliveira, ex-ministro das Comunicações de Lula.

Atual líder do PMDB no Senado, Eunício disputará o governo cearense contra o candidato a ser indicado pelo governador Cid Gomes (Pros), com o provável apoio de Dilma Rousseff. Ele já conversou com Aécio. Voltará a procurá-lo após viagem de quatro dias aos EUA, para onde decola nesta segunda-feira (20).

Em privado, Eunício exibe dados de uma pesquisa que encomendou para consumo doméstico. Nesse levantamento, lidera a disputa pelo governo do Ceará com taxas que variam de 45% a 48% das intenções de voto, dependendo do cenário. Na corrida pela única vaga disponível no Senado, Tasso também aparece à frente com 45%.

O tucano Tasso tentara reeleger-se senador em 2010. Viu suas pretensões serem engolfadas pela onda Lula. De saída do Planalto, escorado em popularidade lunar, Lula empenhou-se para prover a Dilma um Senado menos hostil. Estavam em jogo na época duas cadeiras de senador por Estado. No Ceará, Lula ajudou a eleger José Pimentel (PT) e o próprio Eunício. Para o tucanato, a eventual volta de Tasso terá gosto de troco.

A situação da Bahia é mais conhecida. Ali, o PMDB deseja lançar a candidatura de Geddel Vieira Lima para tentar tirar do poder o PT do atual governador Jaques Wagner. Com as bênçãos de Aécio, Geddel tenta coligar-se ao PSDB e ao DEM do prefeito de Salvador ACM Neto. De resto, há negociações abertas em pelo menos mais quatro Estados.

Vanessa de Melo

PB Agora

20 de Janeiro de 2014

Vereador revela não se arrepender de rompimento com Cartaxo e fala sobre futuro político

Vereador revela não se arrepender de rompimento com Cartaxo e fala sobre futuro político
Após romper com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o vereador Raoni Mendes afirma que voltará do recesso atuando na bancada de oposição. Apesar de não ter conversando ainda com o vereador Lucas de Brito (DEM), líder da oposição na câmara, Raoni afirma que focou seu recesso em buscar assinaturas para tramitação da lei de iniciativa popular. “Nós podemos ter no retorno legislativo a grata surpresa de ganhar junto com a população a lei de iniciativa popular. Desta forma, o trabalho em conjunto com a posição será natural.
O vereador disse ainda que não se arrepende do rompimento com o prefeito após ter revogada a lei do IPTU Proporcional proposta pelo vereador. “Cada vez mais eu me convenço que tomei a atitude correta, a atitude que o povo esperava de mim. Quando vejo que retiram um direito do povo, jamais posso me arrepender de sair de uma pessoa que não dialogou com a população”, desabafou. Raoni completou dizendo que o prefeito tratou a lei do IPTU Proporcional como “uma coisa menor”, pois, segundo o vereador, não se trata de veto a um projeto, mas sim de revogar uma lei. “Tenho tido respaldo da população. A população tem assinado e reiterado a importância de pagar o tributo de acordo com as melhorias existentes na sua rua”, destacou.

Entenda o caso:

Cartaxo não aceita proposta do IPTU Proporcional e Raoni garante reagir



PB Agora

20 de Janeiro de 2014

Wilson Santiago participa da tradicional procissão de São Sebastião de Lagoa de Roça

Wilson Santiago participa da tradicional procissão de São Sebastião de Lagoa de Roça
O presidente regional do PTB paraibano, ex-senador Wilson Santiago, depois de cumprir extensa agenda política, na Capital, na manhã desta segunda-feira (20), participa, logo mais, da tradicional procissão do padroeiro da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, o santo homônimo, a convite de amigos e correligionários do município.

De lá, o ex-senador segue viagem para a cidade de Campina Grande, em companhia de assessores, para, ainda na noite de hoje, reunir-se com lideranças petebistas da Rainha da Borborema. Na agenda, está o planejamento estratégico de fortalecimento do PTB paraibano, região por região, com atenções prioritariamente focadas no processo de disputa das Eleições de 2014.

Segundo Wilson Santiago, o partido já atingiu o que ele chama de ‘maioridade popular’ no amálgama da representatividade política estadual, com a existência de quadros que se fazem de liderança e voto.


 
 
Ascom

20 de Janeiro de 2014

Polícia Rodoviária Federal recupera moto roubada e prende duas pessoas

Polícia Rodoviária Federal recupera moto roubada e prende duas pessoas
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperaram, na noite de sábado (18), uma motocicleta roubada e prenderam duas pessoas acusadas de receptação. A ação foi realizada durante fiscalização no viaduto do Oitizeiro, no km 88 da BR101, em João Pessoa.

Os policiais abordaram um veículo, com duas pessoas, que tracionava um reboque com duas motocicletas sem placas. Cada motocicleta pertencia a um dos ocupantes do carro. Em pesquisas aos sistemas de consulta, foi constatado que uma das motocicletas constava com ocorrência de roubo/furto. O indivíduo e veículo foram então encaminhados para a delegacia de polícia civil para os procedimentos cabíveis.

Pouco tempo após, uma terceira pessoa compareceu na delegacia de polícia portando um Certificado de Registro de Veículo (CRV), com o objetivo retirar a motocicleta apreendida.

Em nova pesquisa realizada a respeito do documento apresentado, foi constatado que o CRV fazia parte de um lote de documentos furtados.

O homem de 23 anos identificado como proprietário do veículo foi preso e responderá pelo crime de receptação. O outro homem, de 30 anos, também foi preso e responderá pela receptação de documento furtado.



Nucom - PRF

20 de Janeiro de 2014

Hospital Metropolitano de Santa Rita vai gerar 1.700 empregos

Hospital Metropolitano de Santa Rita vai gerar 1.700 empregos
Além de ampliar a rede hospitalar do Estado, o Hospital Metropolitano de Santa Rita vai gerar emprego para 1.700 profissionais. A ordem de serviço para a construção da unidade hospitalar vai ser assinada pelo governador Ricardo Coutinho nesta segunda-feira (20), às 18h, na Praça do Chafariz, em Tibiri II, na cidade de Santa Rita.
De acordo com a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), serão investidos mais de R$ 100 milhões na obra. Doze municípios serão beneficiados com o serviço: Santa Rita, Bayeux, João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Capim, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Conde, Pedra de Fogo e Alhandra, beneficiando mais de 1,2 milhão pessoas. A obra terá uma concepção arquitetônica inovadora, ecologicamente correta, com aproveitamento de água e de luz solar.

O secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, ressaltou o esforço do Governo da Paraíba, na atenção especial à saúde do povo paraibano. “Estamos trabalhando muito para ampliar os serviços e levar saúde de qualidade à população. Não estamos apenas abrindo hospitais, estamos preparando as unidades de saúde com profissionais qualificados e equipamentos avançados para atender cada vez mais os usuários de forma humanizada”, destacou.



Secom

20 de Janeiro de 2014

Ricardo alfineta Cartaxo e diz que João Pessoa está ‘estrangulada’: “Ninguém pode ir contra a necessidade do povo!”

Ricardo alfineta Cartaxo e diz que João Pessoa está ‘estrangulada’: “Ninguém pode ir contra a necessidade do povo!”
Ex-prefeito de João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho (PSB) fez uso nesta segunda (20) do seu programa semanal de rádio e não perdeu a oportunidade de fazer criticas a atuação do prefeito da Capital Luciano Cartaxo (PT), em ações voltadas para a melhoria da mobilidade urbana.Coutinho citou que a gestão socialista está fazendo diversas intervenções que seriam de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa e alfinetou seu desafeto político.


“Por traz do Shopping de Mangabeira você tem uma longa Avenida que está sendo feita pelo Estado, obra que foi judicializada e está aí sendo feita, por que ninguém pode ir contra a necessidade do povo!”, alfinetou o ‘mago’.


“Quando essa vontade é correta, a vontade é feita simplesmente de uma postura que procure levar soluções para uma cidade que está pelo seu tamanho estrangulado!”, disparou Coutinho criticando a falta de intervenções por parte da gestão no transito de João Pessoa.


Não satisfeito, Ricardo que foi um dos prefeitos melhor avaliados perante a opinião pública, elencou algumas intervenções feitas pelo Governo ‘Girassol’ nos seis anos que comandou João Pessoa.


“Eu fui prefeito e nós ampliamos o Retão de Manaíra, fizemos a ampliação da Pedro II e também fizemos as Alças da Beira-Rio”, frisou o governador.


Por fim, Ricardo destacou algumas obras que estão sendo feitas por seu Governo:


“São obras impactantes: estamos fazendo a duplicação da Avenida Cruz das Armas, uma obra eminentemente municipal, mas estamos fazendo, como fiz lá em Campina Grande a Almeida Barreto e estamos fazendo o Binário da Ponte do Jatobá e fizemos os Binários de Bayeux e do Conde e vamos fazer o Viaduto do Geisel e já começamos o Trevo de Mangabeira”, arrematou.


E você amigo internauta, acha que o governador Ricardo Coutinho tem razão? Opine no espaço destinado aos comentários.


PB Agora

19 de Janeiro de 2014

Colunista afirma que jornalistas do SBT têm vergonha de Sheherazade

Colunista afirma que jornalistas do SBT têm vergonha de Sheherazade
REPERCUSSÃO NACIONAL: colunista afirma que jornalistas do SBT têm vergonha de Rachel Sheherazade; apresentadora rebate


O site PB Agora sempre deu destaque aos comentários pertinentes da apresentadora revelação brasileira, a jornalista paraibana Rachel Sheherazade. Nem sempre suas opiniões fazem a cabeça de toda a nação, mas o importante é que seus comentários sempre dão 'o que falar'. Desta vez, a apresentadora do SBT Brasil foi alvo dos comentários de um colunista, Miguel Arcanjo Prado que escreve para o portal R7.


O que o jornalista publicou foi noticiado e teve repercussão nacional tanto nos meios de comunicação, quanto nas redes sociais. Ele diz em seu texto que jornalistas estariam com vergonha de trabalhar com a apresentadora e o motivo seria 'inveja', porque a paraibana recebe um salário de R$150 mil reais, é querida pelo dono da emissora, Silvio Santos e é claro por seus comentários.


Entre as polêmicas declarações de Sheherazade,destaque por ser contra os rolezinhos, um ponto a favor do deputado Marco Feliciano e a última foi ter se arrependido de ter votado no ex-presidente Lula, declarado em uma entrevista.


Em sua página do Facebook, a apresentadora comentou o assunto:

Gente boa, obrigada por sair em meu favor nas redes sociais, defendo meu direito de expressar minhas opiniões livremente, direito esse sagrado e consagrado na constituição brasileira. Sei que incomodo por não rezar a cartilha dos poderosos e por não ser porta-voz de seus interesses. Incomodo por não me deixar manipular e por falar o que penso sem medo de represálias. Tenho como aliados, primeiro oSBT, emissora que não cercea meus pensamentos nem jamais tentou calar minhas palavras. Pelo contrário: me abre uma janela diária de opinião em horário nobre sem quaisquer ressalvas. E tenho como aliados vocês, cidadãos conscientes, de livre pensar, amantes das liberdades, guardiões da democracia e da legalidade! Enquanto tiver o apoio de vcs e a chancela das leis e do direito, vou continuar dizendo exatamente o que penso - e SEM MEDO DE SER FELIZ!


“A concorrência não tem mais o que inventar” diz Rachel Sheherazade em resposta a colunista

Jornalista se pronunciou sobre nova polêmica envolvendo seu nome!
Jornalista se pronunciou sobre nova polêmica envolvendo seu nome!
 

Como noticiado aqui no TV Foco, o colunista Miguel Arcanjo do R7 – que por coincidência ou não faz parte da Rede Record, concorrente direta do SBT – publicou uma nota em que afirmava que os colegas da jornalista Rachel Sheherazade do SBT estariam envergonhados com suas opiniões expressas no “SBT Brasil”. Rachel não deixou barato e logo rebateu a notícia em seu perfil oficial do Twitter. Segundo ela, a notícia não passa de desespero por parte da concorrência (R7/Record).

“Desesperada, a concorrência não tem mais o que inventar! Rsrsrsrs! mas qdo a gente incomoda é sinal q está no rumo certo. SEMPRE EM FRENTE!! Gente boa, obrigada pelo apoio e credibilidade no meu trabalho! Vcs são a prova de q tenho muito mais amigos do q pensa a “concorrência” bjs”

Vale lembrar que Rachel é bem querida pelo público em geral. Ultimamente, por consequência de suas opiniões, a jornalista vem recebendo vários elogios e prêmios, dentre eles, o de melhor jornalista aqui no TV Foco.

 

 Confira o texto do colunista:

Por Miguel Arcanjo Prado*



Os jornalistas do SBT comentam entre si que têm vergonha de trabalhar na mesma redação que Rachel Sheherazade.



O motivo é o tipo de pensamento que a apresentadora faz questão de exibir e que incomoda grande parte de seus colegas.



O jornalismo do SBT, que antes era considerado mais imparcial, está cada vez mais associado a um pensamento de direita, por conta da figura de Sheherazade.



Nesta semana, após a entrevista que ela deu a um jornal impresso na qual defendeu o deputado Feliciano e depois de seus comentários sobre a polêmica dos "rolezinhos", a situação azedou de vez.



O problema é que ninguém na redação pode sequer pensar em tirá-la do cargo, já que a moça é protegida do patrão, Silvio Santos.


O jeito, para manter o emprego, é aguentá-la.



*Miguel Arcanjo Prado é jornalista, editor de Cultura e colunista do R7, no qual escreve o blog Atores & Bastidores, sobre teatro. Ele assume também este blog, interinamente, até o dia 27/1/2014, período de férias da colunista Fabíola Reipert.




Redação com R7 e Facebook e TV Foco

20 de Janeiro de 2014

Após defender aliança política, deputado diz que pesquisa deve definir quem seria o candidato

Após afirmar que a aliança entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) não existiria mais, o deputado Trócolli Junior, que segundo Cássio, seria o “embaixador do diálogo” entre o PMDB e o PSDB, defende abertamente a união entre os dois partidos.

Trócolli disse que seus argumentos já ganham apoio dentro do PMDB, mesmo candidato próprio na majoritária.

“Vários companheiros de partido aceitam essa composição e esse entendimento. Lógico que não é unanimidade, mas nós vamos trabalhar para que possamos ter unanimidade para a vitória em outubro”, disse o deputado.

O deputado afirmou que o PMDB segue aberto ao diálogo não só com Cássio, mas também com o ‘blocão’.

Sobre uma eventual chapa com Cássio, Trócolli disse que o PMDB tem as vagas de vice-governador e a de senador da república, porém, acredita que pesquisas devem ser feitas para definir o nome na majoritária. “Havendo essa pesquisa, quem estiver melhor vai para a cabeça de chapa e os demais ocupam os demais cargos”, afirmou.



PB Agora

20 de Janeiro de 2014

Efraim Morais fica em cima do muro e não fala sobre possível rompimento de Cássio e Ricardo Coutinho

 Efraim Morais fica em cima do muro e não fala sobre possível rompimento de Cássio e Ricardo Coutinho
 Entre a "cruz e a espada" o ex-senador Efraim Morais, presidente estadual do DEM, evitou falar sobre o posicionamento do seu partido em caso de rompimento da aliança entre o senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho.

A iminência do fim da aliança ganhou novo capítulo com as declarações do senador Cássio dizendo que não frustraria a vontade dos paraibanos que a manutenção da aliança depende de uma avaliação do governo.  Efraim disse que não falaria sobre o assunto, enquanto nada se concretizasse, ficando assim, "em cima do muro". "Não tenho nada a declarar enquanto for tudo especulação", declarou. O DEM foi o primeiro partido a declarar apoio a Ricardo Coutinho em 2010 e Efraim foi candidato a senador na chapa encabeçada pelo socialista.

Efraim Filho  – Mais objetivo que o pai, o deputado federal Efraim Filho garantiu o partido dos Democratas poderá sim, novamente, atuar como o fiel da balança nas eleições deste ano por ser um partido de grande força política dentro da Assembleia Legislativa com a maior bancada parlamentar de apoio ao governo do Estado, maior que a do PSDB e ainda que a do PSB do próprio governador Ricardo Coutinho. “Ainda por ser o segundo partido com maior número de filiados na Paraíba, nós temos sim essa capacidade de ser o fiel da balança porque temos a rigor um Estado dividido e as forças políticas intermediárias acabam tendo um papel preponderante nas eleições locais”, disse. Sobre a possibilidade de o senador Cássio Cunha Lima vir a se candidatar ao governo do Estado em 2014, o deputado enfatizou que no campo das análises políticas pode-se trabalhar em cima de hipóteses e conjecturas, porém o Democratas não e, ainda, nem se reuniu para falar sobre tal cenário.

Conforme o deputado, como o senador Cássio ainda não se definiu sobre o seu futuro político, especificamente sobre a possibilidade de ser candidato ou assumir essa candidatura, o DEM trabalha 2014 com a manutenção da aliança em 2010, aliança na qual estiveram no mesmo palanque Cássio, Ricardo e o seu pai, Efraim Morais, hoje secretário da Infraestrutura do Estado.

Severino Lopes

PBAgora

Prefeitura de JP realiza programação alusiva ao Dia de Combate a Intolerância Religiosa

Assessoria
Prefeitura de JP realiza programação alusiva ao Dia de Combate a Intolerância Religiosa
Combater a intolerância religiosa e fortalecer o exercício do direito a liberdade de expressão é um dos principais objetivos da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, que acontece na próxima terça (21) e quarta-feira, na Capital. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e da Igualdade Racial.
Segundo a coordenadora de Promoção a Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, Socorro Pimentel, esse é o momento de colocar a pauta na rua e mostrar o sentimento de solidariedade e respeito que a gestão tem com a população no exercício dos seus direitos. "O Brasil é um Estado laico e a liberdade religiosa é um direito fundamental dos cidadãos. Queremos que todos possam exercer esse direito igualmente e que ninguém seja perseguido por suas crenças", afirmou.
Nesta terça-feira (21), a partir das 15h, será realizada a I Caminhada de Combate a Intolerância Religiosa. A Concentração acontece no Parque Solon de Lucena (Lagoa). De lá, os participantes seguem para a Praça João Pessoa onde acontece um ato público e em seguida para o Ponto de Cem Reis. No local, acontecerão apresentações de diversos segmentos religiosos.
"A Constituição Federal assegura a inviolabilidade a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício de cultos religiosos e garantida na forma da lei a proteção aos locais e cultos e suas liturgias. O que estamos fazendo é trabalhando para que esse direito seja respeitado por todos", frisou Socorro Pimentel.
A programação continua na quarta-feira (22), no auditório da OAB/PB, na Rua Rodrigues de Aquino, Centro da Capital. Das 8h às 12h, acontece a exibição do vídeo "Diversidade Religiosa e Direitos Humanos", produzido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e uma roda de diálogos com a presença de líderes religiosos.
No período da tarde, das 15h às 18h, no mesmo local, será realizada uma audiência pública sobre o desrespeito a diversidade religiosa com a presença de representantes do poder público municipal e estadual.
Os eventos em alusão ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa contam com a parceria da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da OAB/PB e Academia de Livres Pensadores da Paraíba. A caminhada, a exibição do vídeo e a audiência são abertas ao público. "Contamos com a presença e a participação de todos", destacou Socorro.
Mesa Temática - Na terça-feira (21), a coordenadora Socorro Pimentel participa também de uma mesa Temática sobre a diversidade religiosa e cultural no contexto escolar e social que acontecerá às 19h, na Câmara Municipal de Alagoa Grande.

Mulher tentar entrar no presídio do Roger com chips e pedaços de serra nas partes íntimas

Da Redação
Mulher tentar entrar no presídio do Roger com chips e pedaços de serra nas partes íntimasFoto: Marinésio Alves
Durante a visita neste domingo (19), na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o Presídio do Roger, uma mulher de 25 anos foi flagrada com 15 chips de celular na vagina e quatro pedaços de serra no ânus.
De acordo com os agentes penitenciários, a mulher estava no presídio, acompanhada de uma criança de 45 dias de nascida, para visitar o esposo, que cumpre pena por tráfico de drogas.
Durante a revista, a mulher sentou no detector de metais portátil em formato de banco e o alarme disparou. Depois do sinal ter disparado, as agentes encontraram os chips de celular na vagina. A mulher foi submetida à outra inspeção no detector, quando o equipamento emitiu um sinal sonoro. Numa segunda revista, as agentes encontraram quatro pedaços de serra enrolados em um material semelhante à borracha e alojados no ânus da jovem.
Ela foi levada para o Distrito Integrado de Segurança Pública da Paraíba (Disp), no bairro de Manaíra, para ser feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência ( TCO) e ser liberada.

Colegas no SBT têm vergonha de Sheherazade

R7
Colegas no SBT têm vergonha de Sheherazade
Os jornalistas do SBT comentam entre si que têm vergonha de trabalhar na mesma redação que Rachel Sheherazade.
O motivo é o tipo de pensamento que a apresentadora faz questão de exibir e que incomoda grande parte de seus colegas.
O jornalismo do SBT, que antes era considerado mais imparcial, está cada vez mais associado a um pensamento de direita, por conta da figura de Sheherazade.
Nesta semana, após a entrevista que ela deu a um jornal impresso na qual defendeu o deputado Feliciano e depois de seus comentários sobre a polêmica dos "rolezinhos", a situação azedou de vez.
O problema é que ninguém na redação pode sequer pensar em tirá-la do cargo, já que a moça é protegida do patrão, Silvio Santos.

Um ano após tragédia na Kiss, lei nacional ainda não saiu do papel

Globo.com
Um ano após tragédia na Kiss, lei nacional ainda não saiu do papel
A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, alertou para a necessidade de aprimorar a legislação de prevenção a incêndios e reforçar a fiscalização sobres casas noturnas, bares e similares. Um ano depois, no entanto, a lei nacional prometida pelos deputados para unificar as normas de segurança em todo o país ainda não foi votada.
Mesmo a nova legislação do Rio Grande do Sul, aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador no final de dezembro, ainda depende de regulamentação e pode levar meses até que seja aplicada na prática. Enquanto isso, nada impede que a sucessão de falhas que deixou um saldo de 242 mortos em Santa Maria se repita em outro lugar.
Nos dias seguintes ao incêndio, a Câmara dos Deputados anunciou a criação de uma Comissão Externa para acompanhar os desdobramentos da tragédia e apresentar uma proposta legislativa sobre o tema. Mas a mobilização inicial dos parlamentares perdeu força ao longo dos meses. Concluído em junho passado, o projeto de lei aguarda há mais de sete meses para ser levado à votação em plenário.
De acordo com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que coordenou a comissão, outras proposições consideradas prioritárias passaram à frente da pauta de votações, como o programa Mais Médicos, a minirreforma eleitoral e o Marco Civil da Internet. Mas também faltou sensibilidade dos deputados para o tema, na avaliação do parlamentar. 
“Tivemos um semestre difícil, mas acho que o motivo principal (para a demora) é que talvez o impacto do que aconteceu seja diretamente proporcional à proximidade das pessoas com o fato. Eu, como morador de Santa Maria, convivo muito com a tragédia, mas para outros deputados há um certo distanciamento. E talvez isso efetivamente tenha feito com que a Casa não tenha compreendido a importância de que tivéssemos completado um ano da tragédia já com uma nova legislação em vigor no país”, justifica.
Pimenta diz que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assumiu o compromisso de que o projeto será votado em fevereiro, na volta do recesso parlamentar, e que já há acordo de líderes de bancada para aprovação. O deputado federal também afirma que senadores do Rio Grande do Sul e de outros estados prometeram analisar rapidamente a proposta, que depois ainda passará pela sanção presidencial.
Entre outras normas, o texto define as responsabilidades de bombeiros e agentes públicos na fiscalização dos estabelecimentos, prevê a criminalização da superlotação em casas noturnas e similares e extingue o sistema de pagamento com comandas, todos fatores que contribuíram para o horror de Santa Maria. Estados e municípios continuarão a ter suas próprias leis próprias, mas terão que adaptá-las às normas e exigências da lei federal.
"O projeto enfrenta principamente a questão de impunidade, essa dificuldade que a gente tem hoje de saber com clareza quem foram os responsáveis, esse verdadeiro jogo de empurra que existe no poder público. Define com clareza a responsabilidade da prefeitura, dos bombeiros, dos proprietários, dos técnicos que aprovam projetos e estabelece um padrão mínimo de exigência que deve ser observado em todo o Brasil", diz Pimenta.
Lei estadual espera regulamentação e dará mais autonomia a bombeiros
Também formulada por uma Comissão Especial, a nova lei estadual de prevenção a incêndios foi aprovada em 11 de dezembro e sancionada pelo governador Tarso Genro no dia 26 do mesmo mês. As novas normas estão em vigor desde então, mas para serem aplicadas de fato ainda dependem da regulamentação, que vai definir prazos para cumprimento, valor de multas e sanções, entre outros itens.
De acordo com o deputado Adão Villaverde (PT), presidente da comissão e autor da proposta, o Executivo se comprometeu a publicar o decreto regulamentar ainda no primeiro semestre. Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a assessoria de imprensa da Casa Civil não respondeu aos questionamentos.
A regulamentação depende da criação de um conselho estadual formado por entidades relacionadas à prevenção de incêndios, como Corpo de Bombeiros, Conselho de Engenharia e Agronomia (Crea) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau), entre outras. Essa conselho irá detalhas como a lei será aplicada e também terá um papel normativo, consultivo e atualizador da legislação, mas ainda não foi criado.
O comandante do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Eviltom Pereira Diaz, diz que comissões internas foram formadas em todos os comandos regionais para elaborar as normas técnicas que darão subsídios à lei, além de outras sugestões da corporação. Esse trabalho, iniciado no começo de janeiro, deve se encerrado até o final da semana.
Entre as principais novidades da nova lei gaúcha estão a ampliação do número de itens obrigatórios a serem considerados na elaboração do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), a exigência de brigadistas treinados no combate a incêndios em locais com 200 ou mais pessoas e a exigência do alvará dos bombeiros para funcionamento do imóvel.
Uma das maiores críticas dos bombeiros à legislação anterior era de que ela não permitia que a boate Kiss, por exemplo, fosse interditada. Na nova versão, os bombeiros terão amplos poderes de interdição e também poderão contar com um quadro técnico de especialistas para atuar na fiscalização, que não necessitará de vínculo com a Brigada Militar.
“O nível de exigência da nova lei é infinitamente superior à legislação anterior. Não haverá autorização de funcionamento de qualquer edificação sem o alvará de prevenção contra incêndio. Sob a nova legislação, a Kiss estaria fechada, a tragédia seria evitada. Se o bombeiro detectou que na edificação não há o cumprimento do que foi exigido, ele pode chegar lá e fazer a interdição”, diz o deputado Villaverde.