domingo, 2 de junho de 2013

Divulgado esquema de segurança para o Maior São João do Mundo de Campina Grande/PB


O Comandante do Policiamento Regional I, Coronel Marcos Alexandre Sobreira, e o Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Souza Neto, participaram nesta sexta-feira (31) do lançamento do plano de segurança pública para o São João de Campina Grande, que começa no próximo dia 7. O anúncio foi feito pelo prefeito Romero Rodrigues, no auditório do Ipsem, onde foi informado aos presentes todos os detalhes do esquema de segurança, que este ano contará com câmeras de monitoramento em toda área da festa.

Uma das novidades anunciadas dentro do plano de segurança foi o fechamento do Parque do Povo também durante o dia, ficando apenas os comerciantes autorizados a entrar neste período, na área da festa. A medida visa evitar que alguém esconda algum instrumento durante o dia e possa pegá-lo a noite e utilizá-lo de uma forma que coloque em risco a segurança das pessoas.

O Comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Souza Neto, fez uma apresentação de como será empregado o efetivo no maior São João do Mundo. “Estamos cumprindo as diretrizes da secretaria de segurança e colocaremos 500 policiais para fazer a segurança nos dias de maior fluxo de pessoas e 300 nos dias normais, com o auxílio de 18 Pontos de Observação Policial (POP’s) na área do evento. A segurança da parte externa contará com a Rotam, Cavalaria e Canil, que atuarão na entrada e nas ruas próximas, principalmente nas de menor iluminação e difícil acesso de veículos. Nestes trechos vamos intensificar a segurança para coibir o tráfico e uso de drogas”, explicou.

Souza Neto destacou ainda ‘que além dos policiais, 68 câmeras estarão posicionadas em toda área do Parque do Povo, com uma central de monitoramento montada ao lado do palco principal, que será acompanhada pela Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros’.

O efetivo empregado não vai prejudicar o policiamento normal nos bairros, que continuará com viaturas fazendo rondas e abordagens a pessoas e veículos suspeitos, como acontece na rotina normal da cidade.

O Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, mostrou-se confiante quanto ao esquema de segurança apresentado e falou da integração para promover a segurança no maior São João do Mundo. “É uma soma de forças e trabalho para oferecer o melhor plano de segurança pública dos últimos anos para o Maior São João do Mundo, isso ficou demonstrado nessa apresentação e saio com a certeza de que teremos 30 dias de festa com muita segurança para as pessoas que escolheram Campina Grande como o local para brincar este data tão expressiva para nosso povo”, destacou.

Membros da Torcida Jovem do Galo são presos acusados no crime de porte ilegal de arma em Campina Grande/PB; dupla foi liberada após pagamento de fiança

Uma ação da Polícia Militar no bairro do Centenário em Campina Grande na noite deste sábado, dia 01 de junho, acabou com a prisão de dois membros da Torcida Jovem do Galo (Torcida organizada do Treze Futebol Clube).
Os dois rapazes foram detidos em uma abordagem da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar comandada pelo subtenente Assis nas proximidades do Estádio Presidente Vargas no bairro São José.
Os acusados são Jefferson Silva Costa, de 22 anos - atual presidente da Torcida Jovem do Galo e seu amigo Jonny Alves, de 20 anos.
Com a dupla, os policiais encontraram um revólver calibre 38, com várias munições, que estava em poder de Jeffersson.
Os dois rapazes ainda tentaram fugir da PM, utilizando uma motocicleta, mas foram alcançados pelas viaturas.
A dupla foi encaminhada para Central de Polícia Civil onde serão autuados por Porte Ilegal de Armas.
Ainda segundo Souza Neto, esta foi a segunda vez que o atual presidente da TJG foi detido pela prática do mesmo crime. "Há alguns meses atrás ele foi preso também por porte de armas, cumpriu alguns dias de pena e estava liberado. Agora, foi detido novamente" completou.
Jonny Alves, de 20 anos, foi autuado apenas por Posse Ilegal de Armas, por que estava na companhia de Jefferson que vai responder pelo Porte.
Após serem ouvidos, Jeffersson pagou uma fiança de um salário mínimo e foi liberado. Ele responderá o processo.
Jefferson Silva assumiu a presidência da TJG após o assassinato do ex-coordenador, Wagner Albuquerque, ocorrido em março deste ano.