terça-feira, 31 de dezembro de 2013

31 de Dezembro de 2013

Governador passa Reveillon no Conde; Romero em CG e Cartaxo e Vital em JP

Governador passa Reveillon no Conde; Romero em CG e Cartaxo e Vital em JP
As principais lideranças políticas da Paraíba deverão passar o Reveillon noEstado. O governador Ricardo Coutinho decidiu ficar na passagem do ano no município do Conde, ao lado da prefeita Tatiana Lundgren, segundo informações do Cerimonial do Governo.

Esta será a vez que governador assistirá a passagem de ano novo na Capital paraibana, que termina sendo trocada por outra agenda fora de João Pessoa. Por sua vez, o prefeito Luciano Cartaxo vai ver o espetáculo de fogos no Busto de Tamandaré, em Tambau. Luciano deverá estar acompanhado da família. O prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues vai passar o Reveillon na Rainha da Borborema. Romero deverá assistir a queima de fogos nas margens do Açude Velho. Serão 16 minutos de queima de fogos saudando a chegada do ano novo.

O senador Vital do Rêgo, também brindará a chegada do Ano Novo em João Pessoa ao lado de sua mãe, a deputada Nilda Gondim, e dos irmãos Veneziano Vital do Rêgo e Raquel do Rêgo. Vital deverá se confraternizar com os familiares na casa de sua irmã. O ex-prefeito Veneziano fez questão de cumprimentar amigos em Campina Grande, antes da passagem do Ano Novo. Outras lideranças políticas também optaram em passar o Reveillon na Paraíba. “Este é um momento para fazermos uma reflexão de nossas vidas, e nos confraternizarmos na esperança de dias melhores no Ano Novo" desejou Veneziano. Paz, amor, prosperidade,saúde e realizações. Essas foram as palavras mais utilizadas as principais lideranças políticas paraibanas, neste último dia do ano.

PBAgora

31 de Dezembro de 2013

Ricardo Coutinho garante que fará todo esforço para preservar aliança com Cássio

Ricardo Coutinho garante que fará todo esforço para preservar aliança com Cássio
 Se depender do governador Ricardo Coutinho, a aliança em entre o PSDB do senador Cássio Cunha Lima, e o PSB celebrada em 2010 será preservada. Em sua participação no Programa Bom Dia Paraíba,transmitido pela TV Cabo Branco, o governador revelou que acredita na continuação da aliança entre ele e o senador tucano.

Confiante de que não correrá o risco de ver Cássio em outro palanque, Ricardo disse que o senador tem outros projetos políticos. Segundo Coutinho, existe um projeto em curso na Paraíba e que vem avançando e sendo demonstrado pelos indicadores, seja ele social, econômico ou qualquer outro. “Nós estamos muito melhor hoje do que estávamos em 2010”, disse.

O governador ressaltou ainda que o senador Cássio e as outras lideranças de outros partidos sabem que nesse momento é preciso pensar a Paraíba não apenas em função da eleição, mas em função de um projeto, que não foi só de 2010. Para ele, esse projeto deve ser para 2014 e para 2018. “Eu creio, sinceramente, se depender de mim eu farei tudo que seja possível para que a gente permaneça juntos”, ressaltou.

Indagado que independentemente do cenário eleitoral de 2014, se ele irá contar com o apoio do PSD, partido presidido no Estado pelo vice-governador Rômulo Gouveia, Ricardo respondeu que sim porque além de ser seu amigo faz parte do governo e co-responsável pelo desenvolvimento do Estado.

“Ele está construindo tudo isso. Então, eu não vejo porque Rômulo não esteja não só dentro desse processo, mas construindo esse processo como uma pessoa que tem responsabilidade para com a Paraíba, como uma pessoa que foi muito importante quando em 2010 com o mandato de deputado federal garantido saiu para disputar a vice-governadoria no momento em que poucos acreditavam que nós venceríamos e nós vencemos”, destacou.

PBAgora

31 de Dezembro de 2013

Carlos Dunga alerta que rompimento de aliança entre PSDB/PSB poderá beneficiar oposição

Carlos Dunga  alerta que rompimento de aliança entre PSDB/PSB poderá beneficiar oposição
 Se a aliança celebrada na Paraíba em 2010 entre o PSDB do senador Cássio Cunha e o PSB do governador Ricardo Coutinho, for quebrada, a oposição poderá levar a melhor nas eleições de 2014. O alerta que deixa preocupado os tucanos favoráveis a candidatura de Cássio, foi feito pelo deputado estadual Carlos Dunga (PTB).

Em entrevista à Rádio Caturité AM, Carlos Dunga deixou claro que defende a manutenção da aliança e do apoio à reeleição de Ricardo Coutinho, visto que um distanciamento entre os dois poderia favorecer a oposição que já tem um pré-candidato forte que é o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

Ele defende que Cássio e Ricardo se sentem e juntos, cheguem a uma conclusão melhor para à Paraíba.

- Espero que eles se sentem na mesa e humildemente cheguem a uma conclusão. Se houver um distanciamento, vai ser pior porque as oposições estão unidades e coesas para colocar seu candidato – avisou o parlamentar.

Segundo ele, a quebra dessa coligação pode representar um sério risco de eleger o candidato oposicionista. - Há um grande desejo do povo de votar nessa aliança. Se não houver, é sujeito a oposição levar o bom resultado – declarou ele.

Severino Lopes

PBAgora

31 de Dezembro de 2013

Votação da LOA gera queda de braço entre deputados de oposição e situação

Votação da LOA gera queda de braço entre deputados de oposição e situação
 O imbróglio em torno da votação da Lei do Orçamento Anual (LOA) que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2014, resultou no último embate do ano na Assembleia Legislativa da Paraíba, protagonizado por deputados da oposição e situação. A votação que estava marcada para a sessão desta segunda-feira (30) causou indignação da bancada governista.A votação que estava marcada para a sessão desta segunda-feira (30) causou indignação da bancada governista.

De um lado, a oposição “endureceu” o discurso e não aceitou as mudanças feitas no texto original pelo governo. E conseguiu adiar a votação para 2014. O presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, deputado Raniery Paulino (PMDB), achou prudente o adiamento, para a primeira quinzena de janeiro, da votação LOA. 

Paulino alegou pouco tempo para analisar a peça orçamentária que foi alterada pelo governo por determinaçãoda Justiça. “Nós só recebemos a matéria na última sexta-feira à tarde e não veio apenas com uma correção de três ou quatro laudas em relação ao pedido da Defensoria Pública. Veio todo o projeto novamente. Então, é necessário que se faça uma revisão geral e isso demanda tempo”, explicou.

O deputado disse ainda que foi estabelecido um prazo de quinze dias para a Comissão fazer a apreciação para seguir para a votação em Plenário. Segundo ele, prudência nunca é demais e que de qualquer forma os deputados estão de plantão e, se antes, do prazo chegarem a um juízo de valor, a votação poderá ser antecipada. “Acho que o nosso senso de responsabilidade requer isso. Já constatamos que a recomposição em relação à Defensoria Pública foi feita, mas foram retirados também recursos de outras fontes, a exemplo da Saúde, por isso é que vamos analisar a matéria para que nenhuma área fique desprovida de recursos públicos. Até o dia 15 de janeiro faremos essa reunião com a Comissão do Orçamento para fazermos a votação final da matéria”, ressaltou.

Raniery Paulino também disse que a Casa está amparada pelo Regimento Interno e que não há problemas jurídicos dessa ordem. “O presidente da Casa, Ricardo Marcelo, nos garantiu o máximo de eficiência no que concerne o exame da matéria e isso só se dará detalhadamente”, refutou. Relator da LOA, o deputado Caio Roberto (PR),também considerou acertada a decisão dos deputados de adiar a votação. Ele revelou que pediu um prazo de 15 dias para nova análise do projeto, que foi alterado por força das retificações feitas pelo governador Ricardo Coutinho para atender o orçamento da Defensoria Pública Estadual.

Se de um lado a oposição ficou satisfeita com o adiamento da votação, visto que ganhou mais prazo para debater o projeto, por outro, a situação lamentou. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), reclamou do adiamento na votação do projeto que deveria ter sido analisada na Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, antes de ir ao plenário. O socialista afirmou que o texto sequer chegou a ser apreciado na comissão: - Tudo se resolveu no gabinete do presidente da Assembleia. As decisões do poder legislativo estadual são tomadas por Ricardo Marcelo. Não são decisões colegiadas. É ele que convoca e desconvoca as reuniões. É frustrante porque no parlamento existia uma regra de que os deputados pudessem tentar convencer os demais com o poder da palavra. Mas, agora, não há mais discussão. O presidente decide, assina e pronto. Por que o relator da LOA não pediu o adiamento no âmbito da comissão de orçamento? Foi mais uma decisão tomada no gabinete do presidente - reclamou Hervázio.

O líder acrescentou que o "recesso branco" ou informal prossegue, já que o período de descanso dos deputados no fim de ano só pode ser aproveitado, pelo Regimento Interno, depois da apreciação da LOA. Além disso, há várias matérias pendentes de votação com a remissão das dívidas de motociclistas com veículos até 150 cilindradas e o projeto que regulamenta o transporte alternativo, dentre outros.

- Teremos problemas burocráticos, inclusive na Assembleia, porque o pagamento dos servidores é feito normalmente no dia 20 de cada mês. Pela previsão da mesa diretora da Casa, a LOA só será votada no dia 15 de janeiro. Vai dar tempo de fechar a folha até lá? Além disso, tem que haver a confecção do Quadro de Detalhamento da Despesa do Governo do Estado, sem falar nos problemas de planejamento de todos os poderes.

A sessão deliberativa para apreciação e votação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2014, foi adiada por um prazo máximo de 15 dias. A Mesa Diretora acatou ofício encaminhado pelo relator da matéria, o deputado Caio Roberto (PR), e pelo presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, Raniery Paulino (PMDB), solicitando o adiamento.

Os deputados explicaram que não houve tempo hábil para a análise da nova peça orçamentária, que possui quatro volumes com mais de 600 páginas. A matéria, de autoria do Governo do Estado, prevê orçamento de R$ 10,7 bilhões.

PBAgora

31 de Dezembro de 2013

PRESSÃO DOS TUCANOS: reunião do PSDB nacional vai bater o martelo sobre futuro de Cássio

PRESSÃO DOS TUCANOS: reunião do PSDB nacional vai bater o martelo sobre futuro de Cássio
 O PSDB nacional tem pressa e já marcou a data. No mais tardar em janeiro, o senador Cássio Cunha Lima terá que se decidir se cede a pressão e aceita disputar o governo do Estado, rompendo assim a aliança com o governador Ricardo Coutinho (PSB), ou se adiará para 2018 o sonho de voltar ao Palácio da Redenção. Principal partido de oposição ao governo do PT, o PSDB nacional quer refletir com bastante cuidado sobre a situação na Paraíba, sob a perspectiva da campanha presidencial em torno do nome do senador mineiro e presidente da legenda, Aécio Neves.

De acordo com o jornalista Marcos Alfredo, a conveniência ou não para os tucanos sobre a candidatura do também senador Cássio Cunha Lima é o grande ponto de discussão dentro da sigla. Como principal protagonista no processo, Cássio será convocado para uma reunião de cúpula, durante o mês de janeiro, quando haverá uma definição completa sobre a situação do senador paraibano no ano eleitoral de 2014. Na ocasião, os tucanos vão decidir se será mais interessante que Cássio concorra às eleições ao Governo do Estado na Paraíba ou participe como um dos principais coordenadores da campanha de Aécio.

Na Paraíba muitos tucanos a exemplo do senador Cícero Lucena e do deputado federal Ruy Carneiro, defendem que o melhor seria mesmo ter o ex-governador na disputa pelo Palácio da Redenção. No visão desses tucanos, essa decisão fortaleceria o partido no Estado, ampliaria o poder de coesão em torno do nome de Aécio na Paraíba e não deixaria o partido a reboque, mais uma vez, do projeto do PSB - que também já tem pré-candidato lançado: o governador Eduardo Campos, do vizinho Pernambuco, e presidente nacional da legenda do governador Ricardo Coutinho.

A questão jurídica, naturalmente, fará parte da análise do Caso Cássio por parte do PSDB. Para o partido, só haverá sentido em se assumir o risco de uma candidatura majoritária com absoluta margem de certeza de que não haverá "adversidades legais", ainda por conta da lei da Ficha Limpa. Embora haja sentimento de segurança em relação à questão, a intenção da cúpula tucana é, principalmente, de não expor o importante quadro em um intrincado jogo de polêmica em plena campanha nacional.

Alguns aliados de Cássio, a exemplo do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), sabem que a decisão de Cássio e encarar uma nova campanha e o rompimento com o aliado Ricardo, requer uma análise profunda. E terá forte influência na decisão partidária do PSDB nacional.

PBAgora

Anderson Silva já anda de muletas

G1
Anderson Silva já anda de muletasImagem da Internet
O cirurgião ortopedista Steven Sanders, que operou o ex-campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva, explicou, em uma conferência por telefone fechada a alguns membros da imprensa internacional, detalhes da cirurgia realizada na madrugada de sábado para domingo no Centro Médico Universitário de Las Vegas. Ele afirmou que o brasileiro está se recuperando muito  bem, mas descartou que ele tenha alta nesta segunda-feira.
- Falando de uma forma geral, as pessoas que sofrem esse tipo de lesão ficam no hospital por alguns dias, porque precisamos tomar alguns cuidados de ordem preventiva, como monitorar o nível de dor e tomar antibióticos. Nos dias seguintes, ele também deve iniciar fisioterapia. É um processo longo e eu não posso dizer se ele receberá alta hoje, amanhã ou depois. Cada dia é um novo dia, então estamos falando de um dia por vez.  Ele não receberá alta hoje (segunda) - declarou o médico.
Dr Sanders ainda revelou que, apesar de fazer menos de 48 horas que o brasileiro se submeteu à cirurgia, ele já está se movimentando de forma limitada e inclusive já fez uso de muletas no quarto do hospital:
- Faz menos de 48 horas que ele passou pela cirurgia e já o vi utilizando muletas. Eu acho isso maravilhoso porque não sei se conseguiria fazer isso de forma tão rápida!
O médico também contou detalhes do procedimento feito em Anderson e revelou que inseriu uma placa de titânio de 11,4 milímetros de diâmetro na tíbia do lutador através do joelho esquerdo.- Nós a parafusamos no osso e também utilizamos dois parafusos acima do tornozelo para prevenir rotação e estabilizar o osso. A fíbula também estava quebrada da mesma forma, mas por diversas razões optamos por não fazer uma cirurgia separada nessa área, pois teríamos que abrir um corte na região, o que poderia gerar infecção pela exposição ao ambiente, ou ainda arriscar estressar a reparação da tíbia. Nós acreditamos que a fíbula vai se curar sozinha.
Segundo o depoimento do cirurgião, assim que chegou ao hospital, a primeira coisa que Spider o questionou foi "Quando vou poder voltar a treinar?". O procedimento cirúrgico demorou em torno de uma hora, e a haste inserida no corpo de Anderson não deverá ser retirada no futuro:
- A placa de titânio se adapta muito facilmente ao corpo humano e, nesse caso, não precisa ser removida, pode ficar na perna dele para o resto da vida. A fratura aconteceu longe da articulação, portanto o osso deve sarar e voltar a ter a mesma força de antes. O único problema são os tecidos ao redor da fratura, que podem precisar de mais tempo para se recuperar. Foi uma lesão bastante severa, mas poderia ter sido pior. Se a pele tivesse se rompido ali no octógono, aumentariam as chances de infecção e poderia ter interrompido a circulação de sangue ao pé, podendo até ocasionar uma amputação. Mas no caso do Anderson, o problema real ali no momento era que, como a pele não se rompeu, ela ficou segurando a perna dele junta e, quando isso acontece, você acaba tento um estresse muito grande nos músculos e nos tecidos da região.
O cirurgião ortopedista do UFC ainda descartou que Anderson Silva tivesse uma pré-lesão nos ossos da canela ou qualquer condição que pudesse ter ocasionado a fratura:
- Pelo Raio-X dá para ver, além das fraturas, a característica dos ossos. Eu tentei ver se havia alguma micro fratura no osso, especialmente porque ele já vem treinando há tanto tempo, está com 38 anos e acostumado a esse tipo de chutes. Mas a natureza do osso dele estava completamente normal, não havia nada que explicasse ou que indicasse uma pré-disposição para esse tipo de lesão. Do ponto de vista médico, o que aconteceu com o Anderson, caso ele volte a treinar, não deve deixá-lo com uma pré-disposição maior para sofrer nova lesão no futuro na área afetada.

- Eu não posso precisar quando ele poderá colocar a perna no chão, mas assim que a dor melhorar ele poderá começar a colocar mais peso na perna. A reabilitação real que ele terá que fazer será nos músculos, que vão se atrofiar no tempo que ele ficar parado. O osso se cura sozinho, são os músculos que precisam ser trabalhados. E é preciso dizer que a idade dele não o coloca em risco ou não deixa o processo de recuperação mais lento. Eu diria que, no melhor cenário possível, ele poderia voltar a treinar em seis a nove meses.Dr Sanders trabalha para o UFC desde que a organização foi adquirida pelos irmãos Fertitta e atua na cidade de Las Vegas desde 1991. O médico afirma que o processo de reabilitação de Anderson já começou e que ele vai ter que trabalhar lentamente a rotação da perna afetada, fazendo exercícios e sessões de fisioterapia:
Quanto ao aspecto mental e emocional, o médico disse que Anderson se comporta como qualquer paciente que sofre um tipo de fratura grave:
- Quando um paciente sofre uma fratura dessa dimensão e do jeito que o Silva sofreu, isso é algo que ele terá que digerir sozinho. Como lutador, Anderson está em uma categoria diferente dos demais pacientes porque já foi exposto a muitas situações de dor. Eu acredito que ele vai superar isso sem problemas - finalizou o médico.

Intercalar água e carboidrato com álcool diminui efeitos da ressaca

Bem Estar
Intercalar água e carboidrato com álcool diminui efeitos da ressacaImagem da Internet
Fim de ano é sempre marcado por comemorações regadas a muita comida e bebida. Para amenizar os efeitos da ressaca, para quem costuma abusar do consumo de bebidas alcoólicas, a dica é intercalar o consumo do álcool com água, alimentos ricos em carboidratos e água, e até doces - por mais que a combinação não pareça muito saborosa. A recomendação é evitar os quitutes gordurosos.
"Para amenizar os efeitos do álcool, o ideal é dilui-lo o máximo possível. Alimentos ricos em água, como frutas, são hidrossolúveis, e são mais fáceis de ser metabolizados, o que ajuda o álcool a ser eliminado mais fácil", afirma Claudio Miguel Rufino, clínico médico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Luiz Carneiro d'Albuquerque, professor de medicina da Universidade de São Paulo (USP) e hepatologista, diz que um dos problemas do consumo do álcool é a hipoglicemia (diminuição do nível de glicose no sangue), por isso o ideal é conciliá-lo com carboidratos, frutas e doces.
Ao contrário do que muita gente pensa, o consumo de comida gordurosa aliado ao álcool pode piorar os efeitos da ressaca. "A gordura faz com que o organismo leve mais tempo para metabolizar e absorver o álcool, mas não diminui seus efeitos", diz Rufino.
"É necessário se hidratar e ingerir glicose. A ressaca é uma gastrite alcoólica, é um sinal do estômago, não do fígado, por isso a indicação de não comer nada pesado. O fígado para apresentar sintomas precisa de um comprometimento bastante grande", afirma Rufino. Segundo ele, ao passar dos anos a pessoa fica menos tolerante ao consumo do álcool. "Com a idade todos nós temos o envelhecimento celular e o metabolismo fica mais lento."Se no dia seguinte, mal estar, dor de cabeça, náusea e dores pelo corpo persistirem, a recomendação dos médicos é de colocar em prática o combo: hidratação, repouso e dieta leve com baixa concentração de gordura. O organismo pode levar entre 12 a 18 horas para metabolizar o álcool. 
Para o hepatologista, a ressaca é um sinal de alarme do organismo. "Repouso, cafeína ou chá e proteção gástrica com alimentação bem leve é a recomendação. Só o tempo cessa o efeito completamente. A melhor maneira de prevenir a ressaca é beber com moderação."
O clínico Rufino explica que o consumo de álcool em doses moderadas e em períodos espaçados não deixa sequelas. O prejuízo, no entanto, pode ocorrer quando este passa a virar rotina. "O que existe de sequela é para as pessoas que têm tendência acabar desenvolvendo o uso crônico de álcool."

Guerra civil matou mais de 130 mil em quase 3 anos na Síria, diz ONG

AFP
Mais de 130 mil pessoas morreram desde o começo da guerra civil da Síria, há quase três anos, informou nesta terça-feira (31) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Segundo a ONG ligada à oposição, 130.433 pessoas morreram desde o começo do conflito, entre elas 46.266 civis.
Entre os mortos, há mais de 7.000 crianças e mais de 4.600 mulheres, segundo a ONG.
A entidade afirmou ainda que 52.290 combatentes partidários do contestado presidente Bashar al-Assad perderam a vida, assim como 32 mil soldados regulares e 262 reforços do movimento xiita libanês Hezbollah.
Do lado rebelde, a organização fala de 29.083 mortos, entre eles 6.913 combatentes de grupos jihadistas como o Estado Islâmico do Iraque e Levante.
O OSDH informou sobre a morte de outras 2.794 pessoas sem identificar.
O conflito na Síria começou em março de 2011, depois de manifestações pacíficas que resultaram em uma sangrenta guerra civil.
A ONG, ligada à oposição e com sede em Londres, recolhe informação de uma extensa rede de civis, médicos e militares que estão no meio do conflito, que gerou uma crise humanitária e de refugiados no país.

Ônibus do sanfoneiro Dorgival Dantas tomba na BR-101

Portal JH
Ônibus do sanfoneiro Dorgival Dantas tomba na BR-101Imagem da Internet
O ônibus do sanfoneiro Dorgival Dantas, tombou em uma ribanceira, na BR-101, próximo a Usina Maravilhas, em Goiana, no início da manhã de hoje (31). O veículo seguia de Natal para Maceió, por volta das 06h, com cinco técnicos da banda, quando saiu da pista e tombou. Apenas um do integrantes, identificado por Daniel, teve ferimentos e foi socorrido pelo SAMU Goiana.
O motorista, Germano Gonzaga, contou que perdeu o controle do veículo. Chovia no momento. "A pista estava molhada e parecia estar com óleo. Não consegui frear. Tentei parar o ônibus batendo na árvore, mas não segurou e o veículo tombou na ribanceira. Graças a Deus ninguém se feriu gravemente", disse. O músico Dorgival Dantas não estava no ônibus.
O músico Dorgival Dantas não estava no ônibu. Foto: Arquivo/FacebookO músico Dorgival Dantas não estava no ônibu. Foto: Arquivo/Facebook
A cerca de 300 metros, um outro acidente. Um veículo capotou, também no trecho próximo a Usina Maravilhas. Os feridos foram socorridos pelo SAMU. Ninguém se feriu gravemente.
Alguns técnicos do SAMU se dispuseram a ajudar mesmo estando de folga. Enfermeiros do Hospital Regional Belarmino Correia também estiveram no local para dar apoio.
DSC00046-001
ukrr
ytjytj
RHTRH
ytjj
TRHRTHWT
RTHW

Confira os truques de maquiagem que ajudam na produção para o réveillon

Da Redação com Personare.com.br
Confira os truques de maquiagem que ajudam na produção para o réveillon
Depois de escolher onde passar a virada do ano é hora de escolher o look ideal para o ambiente. Além disso, a maquiagem e o cabelo dão um toque que faz toda a diferença. O brilho é uma das tendências que não pode faltar na maquiagem para a virada do ano.
Se você vai comemorar a virada de ano em grande estilo, é importante investir na maquiagem certa para o visual ficar bonito e durar a noite toda.
RITUAL DE BELEZA
Para garantir uma maquiagem duradoura, primeiro é fundamental lavar o rosto com água e sabonete para retirar as impurezas. Depois a plique uma base no mesmo tom de sua pele. Se quiser esconder alguns defeitos, como olheiras, manchas ou marcas de espinha, aplique o corretivo nessas regiões.
CORES DO VERÃO
Quem mora em cidades mais quentes costuma optar por uma maquiagem leve. Apesar dos tons nudes, como marrom e bege, nunca saírem de moda, dá para ousar no make de ano novo. Confira abaixo algumas sugestões de cores que estão na moda e podem combinar com seu tipo de pele.
Pele bronzeada - No Brasil, o réveillon acontece durante o verão e, por isso, muita gente costuma estar bronzeada na festa de fim de ano. Se esse é o seu caso, use nos olhos cores cítricas em tons quentes, como rosa e lilás.
 Pele negra - Para garantir um visual luminoso, aposte nas cores vibrantes para os olhos e use um blush rosa. Outra opção é usar batom vermelho para destacar os lábios. Nesse caso, basta preparar a pele com base, corretivo e pó facial.
Pele branca - O tom dourado é ideal para quem tem a pele muito clara ou rosada. Aposte em sombras nessa tonalidade, como amarelo e bronze. Quem preferir, pode somente preparar a pele com base, corretivo e pó fácil e depois usar um delineador azul nos olhos. Para criar um efeito natural nas maças do rosto, misture blush bronze com rosa.
 Pele amarela - Esse tipo não pertence só às orientais. No Brasil, muitas mulheres apresentam pele amarela, por conta da miscigenação entre diferenças raças. Se esse é o seu caso, use nos olhos cores frias, como rosa, azul, lilás ou pêssego. Evite os tons dourados, como amarelo, marrom e bronze, que deixam o rosto sem vida. Para destacar as maças do rosto, aposte na mistura de blush bronze com rosa.
Passo a passo de um Make
Passo 1: Com a ajuda de um pincel, espalhe a base por todo o rosto para criar uma textura homogênea.
Passo 2: Com a ponta do dedo indicador, espalhe o corretivo nas pálpebras inferiores dos olhos para disfarçar as olheiras, caso seja necessário.
Passo 3: Aplique delicadamente a sombra azul cintilante na pálpebra móvel e esfumace até o canto externo.
Passo 4: Em seguida, complete a maquiagem dos olhos com a sombra cintilante branca, no canto interno da pálpebra.
Passo 5: Para realçar o olhar, aplique o máscara para cílios preta.
Passo 6: Nos lábios, use um gloss rosa ou da cor de sua preferência.
Passo 7: Para finalizar, aplique com um pincel um pó iluminador nas maçãs do rosto, para destacar a maquiagem.
Pronto! Você estará linda para entrar 2014 com o pé direito.

Lei Seca reforça efetivo para fiscalizações durante réveillon e verão

Secom/PB

Todo o efetivo do policiamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) será utilizado no plano operacional montado para o réveillon e Operação Verão. A garantia foi do superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, ao anunciar a intensificação das ações para evitar a violência no trânsito durante os festejos de final de ano.
Desde o Natal, a equipe de policiamento de trânsito foi reforçada para evitar a mistura álcool e direção e outras infrações. Só no feriadão do Natal, foram flagrados 85 motoristas embriagados e dez foram presos em João Pessoa e Campina Grande. Do dia 20 de dezembro até hoje, a Operação Lei Seca já flagrou 130 motoristas embriagados e 12 foram presos. Da quinta-feira (26) até o domingo (29) , já dentro das ações planejadas para o réveillon, a Lei Seca flagrou 45 motoristas embriagados e prendeu dois.
Até o dia 1º de janeiro, todo o efetivo da Operação Lei Seca estará nas ruas com ações simultâneas em vários locais e as delegacias estarão de plantão para os casos de prisões em flagrante. Na semana passada, dois motoristas embriagados e que tentaram a fugir do bloqueio da Operação Lei Seca só foram liberados da prisão após o pagamento de fiança no valor de 10 mil reais cada.
Procedimento - Durante a Operação Lei Seca, todos os veículos que passam pela barreira policial são parados. O procedimento para o teste do bafômetro é simples: o motorista é parado e os agentes de trânsito pedem para que ele apresente os documentos do carro e do condutor, enquanto o veículo é vistoriado. Neste momento, o condutor é convidado a fazer o teste de consumo de álcool utilizando o etilômetro, equipamento conhecido popularmente como bafômetro. Em caso de recusa, é feito um procedimento administrativo com multa de R$ 1.915,40 e com o registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, que é apreendida. Um parente devidamente habilitado é chamado para retirar o carro do local. A penalidade é considerada gravíssima.
Se o motorista aceitar fazer o teste e for detectado o volume entre 0,05 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar exalado, o motorista responde ao mesmo processo administrativo do caso da recusa em realizar o teste. Caso o resultado seja superior a 0,34mg/l, o condutor é encaminhado para a delegacia para ser lavrado a prisão em flagrante e uma fiança é estipulada para a soltura. Se o condutor se negar a fazer o teste do bafômetro, mas os agentes perceberem que ele não tem condições de dirigir, o procedimento é igual ao flagrante por consumo superior a 0,34mg/l.
Mais de 3 mil flagrantes em um ano - Desde que foi criada, em 21 de setembro do ano passado, a Operação Lei Seca flagrou 3.093 motoristas embriagados e 394 chegaram a ser presos. Neste período, a Operação Lei Seca abordou 43.406 veículos e aplicou 39.805 testes do bafômetro.
Só este ano, foram abordados 31.008 veículos e aplicados 30.852 testes de alcoolemia. De janeiro até agora, 2.243 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e 284 foram presos.
Operação Verão - Além das ações pelo cumprimento da Lei Seca, os agentes de trânsito estarão fiscalizando a documentação de veículos e condutores em todas as praias do litoral paraibano e verificando o descumprimento das leis de trânsito. Um dos focos é a proibição da circulação ou estacionamento de veículos nas praias. Os casos mais comuns são de motocicletas e quadriciclos em circulação ou de veículos estacionados na areia.

Inscrição de Concurso para serviços notariais e registrais das Serventias Extrajudiciais se encerra dia 21 de fevereiro

Da Redação, com informações da Assessoria

As inscrições para o concurso público para outorga de delegação de serviços notariais e registrais, das Serventias Extrajudiciais, acontecerão no período de 20 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014, no valor de R$ 200, e serão realizadas através dos sites www.cartorio.tjpb.ieses.org ou www.tjpb.jus.br.
 Ao todo são 278 vagas existentes no Estado, sendo 186 por provimento e 92 por remoção. O edital na íntegra está disponível no site do TJPB (www.tjpb.jus.br), a partir da página 5.
Conforme o edital, no dia 15 de janeiro de 2014, a partir das 16h, será realizada uma audiência pública, no auditório do Tribunal de Justiça, para definir, por sorteio, a ordem de vacância e as que serão reservadas a pessoas portadoras de deficiência.
O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) é a empresa responsável pela realização do certame.

Salário de dezembro de docentes e técnicos administrativos da Universidade Estadual é pago com antecipação

Assessoria
Os professores e servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receberam antecipadamente seus salários referentes ao mês de dezembro. Inicialmente previsto para ser efetuado no primeiro dia útil de 2014, o pagamento foi realizado no final da tarde desta segunda-feira (30), através de depósito em conta.
O pagamento antecipado foi possível em virtude da decisão do Governo do Estado, que autorizou a liberação de recursos que faltavam, na ordem de R$ 9 milhões, após várias negociações feitas pela Administração Central da Instituição com as secretarias de Finanças, Educação, Planejamento e Controladoria Geral do Estado, nas quais foram apresentados todos os dados de cálculos e planilhas que esclareceram sobre toda a situação financeira da Universidade.
De acordo com o reitor, os salários de docentes e servidores técnicos administrativos tiveram ajuste ao longo do ano, que representaram um incremento significativo na folha de pessoal, com a aprovação do reajuste de 5,83%, resultado de negociação com os sindicatos, além da implantação dos adicionais de insalubridade, vantagens individuais e direitos de professores e técnicos administrativos da Universidade, que foram implantados nos contracheques. Segundo ele, todos estes detalhes foram apresentados ao governador Ricardo Coutinho, que empreendeu esforços para assegurar a tranquilidade institucional da Universidade e tornar possível que a UEPB comece o ano de 2014 com as condições estabelecidas e sem atropelos.

Prefeitura lança edital para seleção de projetos do Fundo Municipal de Cultura

Secom-JP
O prefeito Luciano Cartaxo lançou nesta segunda-feira (30) o edital de seleção de projetos artístico-culturais que receberão incentivo do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Um aporte maior, de 1,5 milhão de reais (25% a mais do que no ano passado), subsidiará a produção cultural local dividida em dez categorias gerais: música, dança, teatro, circo, livro, leitura, literatura, cultura popular, artes visuais (nos seus diversos variações) e integradas. O edital já está disponível no portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa no link http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2013/12/Edital-FMC-2013.pdf.
"Ao passo que a Prefeitura garante mais incentivo à cultura local, abre espaço para a participação de mais segmentos que antes se sentiam prejudicados ou ficavam de fora das seleções", analisa Maurício Burity, diretor executivo da Funjope, citando os projetos audiovisuais como exemplo. O Edital Walfredo Rodrigues de Curta e Longa-Metragem atenderá especificamente a esses projetos, alimentado por recursos do FMC, que lançará em breve editais específicos também para o Carnaval e as quadrilhas juninas.
Inscrições - As inscrições para o FMC estarão abertas de 10 de fevereiro a 14 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no setor de Protocolo Geral da Funjope (situada na Rua Duque de Caxias, 352, Centro) e também via postal.
Para participar, o proponente, sendo pessoa física ou jurídica, poderá inscrever apenas um projeto. Como condições é preciso morar em João Pessoa, estar quite com a Receita (municipal, estadual e federal) e com a prestação de contas de projetos culturais anteriores, não ser funcionário municipal e nem pertencer à comissão deliberativa do fundo. A inscrição de parentes até o 2° grau também é proibida.
É preciso que o candidato também reúna todos os documentos requeridos em edital e atenda às especificações relativas à área proposta. Uma vez habilitados os projetos jurídica, técnica e administrativamente pela secretaria do FMC, estes serão submetidos à análise de mérito e viabilidade de execução, considerando critérios como qualidade, abrangência e relevância sociocultural para a cidade, contribuição para o seu desenvolvimento, compatibilidade entre os valores pretendidos e o mercado local e notoriedade dos participantes (mais especificações devem ser consultadas no edital).
O proponente aprovado deverá abrir uma conta corrente exclusiva para movimentação dos recursos e será convocado para assinar contrato e apresentar a documentação necessária, sem a qual a sua aprovação será revogada. É preciso estar atento aos prazos.
A comissão deliberativa do fundo terá autonomia para decidir sobre pedidos de modificação em qualquer item. Como explica o edital, os projetos escolhidos deverão ser executados de 1° de maio a 31 de dezembro de 2014. Para mais informações, o telefone do Fundo Municipal de Cultura é o 3218-9809.

Prefeito se reúne com secretários e ajusta esquema de infraestrutura e segurança para o Réveillon

Secom-JP
Prefeito se reúne com secretários e ajusta esquema de infraestrutura e segurança para o Réveillon
Para garantir a segurança e o bem-estar de milhares de pessoenses e turistas na festa de Réveillon, que irá acontecer nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco na terça-feira (31), o prefeito Luciano Cartaxo se reuniu na manhã desta segunda-feira (30) com parte do seu secretariado para ajustar os detalhes das ações e providências a serem tomadas pela gestão municipal. A reunião aconteceu em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
"Criamos nesta reunião uma coordenação geral que vai ajudar na organização antes e durante o evento. Queremos agregar à festa muita qualidade no show, na queima de fogos, e acima de tudo muito planejamento, organização e limpeza para que na quarta-feira, quando encerrar o evento, ninguém perceba que ali houve uma grande festa," ressaltou Luciano Cartaxo.
Estão integradas nesse planejamento as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Comunicação (Secom), Saúde (SMS), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Megaestrutura - Para reduzir o tempo de espera entre uma banda e outra, a PMJP está inovando este ano com colocação de dois palcos medindo 15 x 12 e com um sistema de som moderno. Também serão instalados seis telões que ficarão espalhados por pontos da praia para que ninguém perca um só momento da festa. "Peço a todas as pessoas tranquilidade, paz e harmonia para que possamos entrar 2014 com muita fé e muita paz", disse o prefeito.
De acordo com diretor adjunto da Funjope, André Coelho, haverá, no mínimo, 13 minutos de queima de fogos que serão divididos em duas balsas, que além de possibilitar um espetáculo mais bonito também irá reduzir o tempo de queima de uma explosão para outra. "Ainda haverá uma sincronização entra a queima de fogos e a música que estará tocando com um repertório composto por composições nacionais e internacionais, que vai do forró a música clássica", afirmou.
Para garantir a segurança dos milhares de pessoenses e turistas, as balsas estarão a uma distância de 200 metros da faixa de areia e distante 150 metros uma da outra. Pontualmente a meia noite os fogos serão disparados por meio de um sistema computadorizado.
Segurança e limpeza - Irão trabalhar na segurança da festa 150 guardas municipais. Destes, 20 foram capacitados para resguardar a balsa com os fogos de artifício até a queima deles à meia noite.
O evento contará também com presença de 1.200 policiais militares em toda a orla, além da presença de 20 bombeiros militares que contarão com um stand, juntamente com o Samu, ao lado do palco, caminhão de combate a incêndio, moto aquática e botes salva vidas. Vinte tendas de resgate dos bombeiros serão instaladas durante toda a orla de Tambaú e Cabo Branco.
Em relação à limpeza, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) escalou mais de 200 agentes que estarão trabalhando do dia 31 de dezembro a 1º de janeiro para fazer o recolhimento e acondicionamento de todo o lixo. Também foram instalados coletores e manilhas de concreto na praia, que irão contribuir para o descarte correto do lixo. A PMJP também estará disponibilizando 120 banheiros químicos.
Saúde - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu- 192), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá contar com um contingente de cinco ambulâncias, 3 motolâncias, assim como um posto médico avançado ao lado do palco. Este contará com um médico, sete enfermeiros e sete técnicos de enfermagem. Ao todo serão 27 profissionais da saúde envolvidos no evento.
Central de informações - No calçadão da praia de Tambaú e Cabo Branco serão instaladas três tendas que servirão como um ponto de apoio para esclarecer as dúvidas das pessoas como, por exemplo, o local das ambulâncias e dos banheiros químicos. Cada tenda contará ainda com a presença de três representantes de cada secretaria envolvida.
Atrações do Réveillon - Às 20h, os irmãos sertanejos Paulo Sérgio & Daniel farão o esquenta para as atrações principais com o seu animado sertanejo universitário. Às 22h45, conforme a programação, é a vez de o reggae brasiliense do Natiruts invadir o palco para um show de uma hora de duração. À meia-noite, o espetáculo sai do palco e ganha os céus, com um show pirotécnico. A queima de fogos, além do ano novo, também anunciará o sincretismo entre samba e rock do Sambô, a atração principal da noite. Por último, a DJ CrisL assume as pick-ups já às 2h30.