sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Advogada consegue alvará de soltura de cantor de brega inocentado de estuprar duas irmãs em Santa Rita

Da Redação
Advogada consegue alvará de soltura de cantor inocentado de estuprar irmãs em Santa Rita
O cantor de música brega Cristiano Vasconcellos, preso ano passado por ter sido acusado de estuprar duas irmãs, em Santa Rita, deve sair do presidio a qualquer momento. A advogada de Cristiano, Laura Almeida chegou na manhã desta sexta-feira (17),  ao presídio padrão de Santa Rita com um alvará de soltura expedido pela comarca de Bayuex.  

Segundo a advogada, após o resultado do exame de material genético colhido no cantor de música brega ter dado negativo ficou comprovado que ele não estuprou as irmãs.

“Foram feitos dois exames. Um confirmou que as irmãs foram abusadas e o resultado do outro – onde o cantor era acusado do estupro - deu negativo. Isso prova que o Cristiano Vasconcellos não estuprou as irmãs, como sempre afirmou. O exame só veio comprovar que ele é inocente”, comemorou a advogada.

A advogada disse ainda, que irá sentar com a família para estudar se vai processar o Estado pelo engano. “Vou sentar com a família e analisar as possibilidades”.

Aesa prevê variação de 16 °C na temperatura e chuvas ocasionais em toda Paraíba

Assessoria
A temperatura na Paraíba deve variar entre a mínima de 20°C e a máxima e 36°C nas próximas 24 horas. A previsão, feita pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), também indica chuvas ocasionais em todo Estado.

A instabilidade climática é causada pela circulação de ventos nos altos níveis da atmosfera. O fenômeno meteorológico está concentrado no centro-oeste do Estado. “Por conta desses ventos, a previsão é de chuvas isoladas no Alto Sertão e Sertão da Paraíba. Nas demais regiões: nebulosidade variável com possibilidade de chuvas ocasionais”, explicou a meteorologista Marle Bandeira. Os ventos devem variar entre fracos e moderados.

Monitoramento - Meteorologistas do Governo do Estado acompanham diariamente as mudanças climáticas na Paraíba. A observação dos fenômenos naturais também ocorre nos finais de semana. Aos sábados e domingos, os técnicos da Aesa se revezam em sistema de plantão. A cada 12 horas, eles emitem um boletim de análise meteorológica com a previsão do tempo. O prognóstico climático fica disponível na internet, na página www.aesa.pb.gov.br. Outras informações sobre tempo e clima do Estado podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-6367.

Confira a previsão detalhada para cada região:


Região
Análise
Temperaturas
Litoral
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 30°C
Min.: 24°C
Brejo
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 29°C
Min.: 20°C
Agreste
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 30°C Min.:21°C
Cariri/Curimataú
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 35°C
Min.: 22°C
Sertão
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas isoladas.
Max.: 36°C Min.: 23°C
Alto Sertão
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas isoladas.
Max.: 35°C Min.: 22°C

Cinco praias do litoral paraibanos estão imprópias para o banho, aponta Sudema

Da Redação com Assessoria
Cinco praias do litoral paraibanos estão imprópias para o banho, aponta Sudema
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (17), o relatório semanal de balneabilidade das praias do litoral paraibano. Trechos das praias do Jacaré, em Cabedelo; Cabo Branco e Manaíra, em João Pessoa; além das praias de Ponta de Lucena e Lucena, no município de mesmo nome, devem ser evitados pelos banhistas. O relatório tem validade até a próxima quinta-feira (23).
Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba e, no município de Lucena, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda das desembocaduras do maceió e das galerias. Em João Pessoa, a mesma distância deve ser evitada em relação às galerias de Manaíra e do contorno da Avenida Cabo Branco.
Conforme o relatório, as demais praias do Estado são consideradas adequadas para o banho e são classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias do Estado, por meio de coleta de material para análise. O monitoramento é semanal nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.

Justiça nega habeas corpus a acusado de ser o mandante

Globo.com
Justiça nega habeas corpus a acusado de ser o mandante
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede no Recife, negou, nesta quinta-feira (16), o pedido de habeas corpus impetrado por Flávio Inácio Pereira, acusado de ser um dos dois mandantes do assassinato do advogado Manoel Mattos. O crime aconteceu na Paraíba. A decisão unânime da Terceira Turma do TRF5 acolheu o parecer do Ministério Público Federal (MPF). Desta maneira, o réu não conseguiu o direito de aguardar o julgamento em liberdade.
No pedido, Flávio Inácio, sargento reformado da Polícia Militar, alegou estar sofrendo constrangimento ilegal por excesso de prazo para conclusão da instrução processual. Entretanto, o MPF, representado pelo procurador regional da República Roberto Moreira, ressaltou que a instrução, que consiste na coleta de provas e ouvida de testemunhas, entre outros procedimentos, encontra-se concluída, e o réu já pronunciado para ser submetido a júri popular.
Mattos, vice-presidente do PT de Pernambuco na época do crime e defensor dos direitos humanos, foi assassinado em 2009. No final do ano passado, o julgamento dos cinco acusados pelo crime, que ocorreria no Fórum da Justiça Federal na Paraíba, foi adiado duas vezes e segue sem data definitiva para ser realizado.
Na primeira ocasião, em novembro de 2013, não houve número suficiente de pessoas para compor o júri. Alguns dos jurados e suplentes convocados não compareceram ao tribunal e outros pediram dispensa alegando problemas de saúde.
Remarcado para o último dia 5 de dezembro, o julgamento voltou a ser adiado porque o TRF5 acatou o pedido de desaforamento, que é a mudança de local em que ocorrerá o julgamento, feito pelo MPF e a pela assistência da acusação. Eles entendem que a realização do júri popular na Paraíba colocaria jurados e testemunhas em risco. O novo local do julgamento também não foi definido.
Este é o primeiro júri a ser federalizado no Brasil a pedido do Ministério Público Federal. A federalização de um caso acontece quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que os sistemas de investigação e julgamento não terão condições de executar seu trabalho com a agilidade devida.
Entenda o caso
Mattos atuava, principalmente, contra grupos de extermínio na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco, região conhecida como "Fronteira do Medo". A ação desses criminosos foi tratada em Comissão Parlamentar de inquérito da Câmara dos Deputados em 2005, que recomendou várias ações específicas.
Antes disso, a Organização dos Estados Americanos (OEA) havia concedido medidas cautelares para que o Estado brasileiro desse proteção a Mattos. Mesmo assim, segundo o Ministério Público Federal (MPF), não foram tomadas providências quanto à repressão e  investigação dos crimes, o que acabou resultando na morte de Manoel Mattos. Além de advogado, ele também foi vereador e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco.
Em outubro de 2010, o STJ acolheu o pedido da Procuradoria Geral da República de federalização do processo. O caso foi retirado da Justiça Estadual e transferido para a Justiça Federal da Paraíba. Este foi o primeiro, e até agora único, pedido de federalização aceito pelo STJ. Em dezembro de 2012, o processo foi incluído no Programa Justiça Plena, com a tramitação sendo acompanhada mais de perto pela Corregedoria Nacional de Justiça.
De acordo com os autos do processo, os réus Flávio Inácio Pereira e Cláudio Roberto Borges foram apontados como os principais mentores do assassinato e contaram com apoio direto de José Nílson Borges, irmão de Cláudio e proprietário da arma utilizada no crime, sendo que José da Silva Martins e Sérgio Paulo da Silva foram os executores do homicídio.

Diário Oficial traz nomes da nova diretoria do Hospital de Patos

Da Redação
Diário Oficial traz nomes da nova diretoria do Hospital de Patos
Após denúncias de erros médicos no Hospital Regional de Patos, e da visita do Secretário de Saúde Waldson Sousa, o Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 17, traz a nomeação da nova diretoria da unidade hospitalar. Foi nomeado Adilson de Albuquerque Viana Junior para diretor geral, João Herbete Laureano como diretor técnico e Ankilma do Nascimento Andrade para a chefia do Núcleo de Auditoria.
Mesmo com as mudanças no hospital, o Ministério Público Federal (MPF) determinou a abertura de um inquérito civil público para a apuração das irregularidades verificadas pelos membros do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), além de questionar a administração estadual sobre as medidas adotadas para corrigir os problemas constatados pelo Conselho.
O CRM-PB registrou 110 irregularidades, entre elas precariedade no atendimento dos pacientes, inclusive nos casos de urgência, e irregularidades na jornada de trabalho dos plantonistas.

'Lei Seca' realiza 436 testes de bafômetro e autua 16 motoristas na noite desta quinta-feira

Da Redação
'Lei Seca' realiza 436 testes de bafômetro e autua 16 motoristas na noite desta quinta
Durante a tarde e a noite dessa quinta-feira (16), a Operação Lei Seca aplicou 436 testes de bafômetro durante as blitzes realizadas em frente a Estação Ciências e na Avenida Tancredo Neves. A ação é executada por agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). 

Durante a operação, foram realizados16 flagrantes, com um motorista preso. Do começo do ano até agora, a operação contabiliza 4.040 testes, com 151 flagrantes e 12 prisões. Desde que foi criada, em 21 de setembro de 2012, a Operação Lei Seca flagrou 3.291 motoristas sob efeito de álcool e 406 foram presos. Neste período, foram aplicados 43.962 testes do bafômetro. Durante todo o ano de 2013, foram aplicados 30.969 testes, resultando em 2.246 motoristas flagrados e 284 presos. 

17 de Janeiro de 2014

Terminal Rodoviário de JP é terceirizado e empresa promete investir R$ 2,4 mi em reforma

Terminal Rodoviário de JP é terceirizado e empresa promete investir R$ 2,4 mi em reforma
O Terminal Rodoviário localizado em João Pessoa deve passar por uma grande reforma em breve. O motivo é que o local agora é de responsabilidade de uma empresa de gestão integrada no apoio ao transporte de passageiros e atendimento ao cidadão (Socicam). Uma terceirizada que vai apresentar projetos ao DER- Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba e em seguida executá-los. Serão investidos cerca de R$ 2,5 milhões de reais em obras que devem ser finalizadas em 2015.

O terminal foi construído na década de 80, tem 32 plataformas de embarque, desembarque e seis delas estão interditadas, pois está com o chão cedendo. Na rádio CBN, o gerente da Socicam, Nilton Filho, disse que o Terminal passará por uma ampla reforma com implantação de novos equipamentos.

De acordo com Nilson, serão realizadas obras de paisagismo, investimentos em tecnologia, sistemas de segurança, circuito interno de câmeras. “Vamos implantar cronobus, sistema de informação de partidas e chegadas dos ônibus e melhorar o sistema sonoro rodoviário”, explicou.

Segundo o diretor Administrativo do DER, Felipe Braga, a escolha por uma empresa privada para a realização da obra e posterior gestão do Terminal visou dar à população um serviço de boa qualidade. “Com certeza a população será muito beneficiada com as melhorias", ressaltou Braga.


Redação

17 de Janeiro de 2014

Deputado defende aliança entre Cássio e Vené e sentencia: “Coisas mais difíceis já aconteceram”

Deputado defende aliança entre Cássio e Vené e sentencia: “Coisas mais difíceis já aconteceram”
Mesmo com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB – com pré-candidato ao governo do estado, o deputado Trócolli Junior (PMDB) arrisca defender uma aliança entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), na majoritária das próximas eleições. Segundo o deputado, a união entre Cássio e o governador Ricardo Coutinho (PSB) já não existe mais. “Na verdade eu tenho defendido a candidatura do meu partido, do PMDB, agora imagino que com o afastamento do senador Cássio do atual governador, que já está aí a olhos vistos em toda Paraíba, se remonta uma nova geografia política no estado”, afirmou.
Trócolli disse ainda que pregar o entendimento entre os dois partidos não causará nenhum tipo de insatisfação dentro do PMDB pelo fato do partido ter candidatura própria. “Temos maturidade necessária para imaginar que podemos ter uma união de todos. Coisas mais difíceis já aconteceram na Paraíba”, destacou.



PB Agora

17 de Janeiro de 2014

População de Alhandra vai ganhar Policlínica com diversas especialidades médicas

 A população de Alhandra vai ganhar mais uma unidade de promoção da saúde. Trata-se da Policlínica Joaquina Francisca do Nascimento “Dona Quina”, que será inaugurada pelo prefeito Marcelo Rodrigues, na próxima quarta-feira ( 22). “Nossa Policlínica começa oferecendo atendimento em sete áreas da medicina, incluindo acompanhamento psicológico, com previsão de ampliação de acordo com a demanda”, adiantou o prefeito, lembrando que a melhoria da saúde tem sido umas das prioridades da atual gestão e que a implantação da unidade acontece com recursos próprios do município. A Policlínica fica na Avenida João Pessoa, no Centro da cidade.

Com ações integradas de assistência, promoção da saúde e prevenção de doenças, a Prefeitura de Alhandra tem priorizado a oferta de novos serviços médicos e hospitalares, por meio da Secretária de Saúde, com o objetivo de evitar o deslocamento da população para outras localidades, a exemplo de João Pessoa. “Nossa meta é diminuir o desgaste físico e psicológico que os nossos pacientes eram submetidos em épocas passadas. Nós só promovemos a transferência em casos de extrema complexidade”, explicou a secretária de Saúde de Alhandra, Albarina Kelly.

De acordo com a secretária, na Policlínica serão disponibilizadas, gratuitamente, consultas especializadas nas áreas de Pediatria, Urologia, Cardiologia, Reumatologia, Ginecologia, Nutrição, Oftalmologia e Psicologia, assim como pequenas intervenções cirúrgicas, a exemplo de retirada de sinais. O atendimento será feito de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, sempre das 8 às 12h e das 13 às 16h, com agendamento a partir dos oito Postos de Saúde da Família (PSF’s), localizados nas áreas urbana e rural de Alhandra.

A Policlínica de Alhandra atuará com demanda programada, pré-agendada pelos PSF’s para dar maior agilidade aos atendimentos. O procedimento é importante para que a unidade de saúde atinja o sucesso desejado tanto pelos usuários do serviço quanto pelos profissionais envolvidos nesse trabalho. “A primeira avaliação médica do paciente no PSF vai dinamizar o trabalho da Policlínica, potencializando o tempo utilizado para o diagnóstico e tratamento e a própria cura das doenças”, esclareceu Albarina Kelly.

Além da Policlínica Joaquina Francisca do Nascimento “Dona Quina”, a cidade de Alhandra vai ganhar também um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), fruto da parceria entre os Governos Municipal e Federal. O núcleo de atenção bucal faz parte do Programa Brasil Sorridente e terá o atendimento também originado a partir de encaminhamento dos PSF’s do município.


Ascom

17 de Janeiro de 2014

PERTO DO RACHA: Vital ameaça votar em inimigo de Dilma se não obtiver ministério em seu Governo

Em matéria divulgada pelo Jornal O GLOBO o PMDB não está gostando nada dessa indefinição do Governo Dilma Roussef (PT) em relação a sua reforma ministerial. O senador Vital do Rego (PMDB) foi um dos que reclamou fortemente sobre a situação e fez ameaças.

Segundo a publicação Vital revelou que vai votar no PSDB caso o PMDB não receba mais um ministério.


"O senador Vital do Rêgo (PB), nome escolhido pelo PMDB para ocupar uma nova pasta na reforma, também deixou claro que, caso seja preterido, poderá apoiar o candidato do PSDB na Paraíba", revelou a reportagem.


Confira a matéria:


 Após conversar com o vice Michel Temer e com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a presidente Dilma Rousseff conseguiu colocar em banho-maria o princípio de crise do PMDB com o governo. Mas a insatisfação rapidamente mudou de destinatário e agora o alvo é o PT. As dificuldades nas alianças regionais marcaram o jantar da cúpula do partido, quarta-feira, no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice. Dois dos líderes presentes — Eunício Oliveira e Vital do Rêgo — deixaram claro que podem se unir em seus estados ao arquirrival PSDB. Além disso, ressurgiu no partido um debate sobre a possível antecipação da convenção do partido para abril.

Temer e Renan chegaram ao jantar afirmando que a presidente havia sinalizado ainda haver possibilidade de o PMDB crescer na Esplanada, seja com mais um ministério, seja melhorando o que já tem. Assim, convenceram os presentes que a melhor alternativa é baixar o nível dos ataques até o dia 29 deste mês, quando a presidente volta de uma viagem internacional a Davos, na Suíça, e a Cuba.

Prontamente o encontro se transformou em uma análise dos palanques estaduais. Ao menos três dos presentes defenderam que o PMDB realize prévias em abril para definir os rumos da aliança com o PT. A antecipação é um tradicional instrumento de pressão para forçar o governo a ceder nas negociação de palanques locais.

O mais exaltado era o líder no Senado, Eunício Oliveira (CE). Pré-candidato ao governo do Ceará, ele vem sendo preterido pelo PT, que deve formalizar aliança em torno do candidato do governador Cid Gomes, do PROS. Para completar, Dilma já avisou que Cid deve manter o controle sobre o Ministério da Integração Nacional, o sonho de consumo dos peemedebistas. Eunício avisou que pode formalizar uma aliança com o tucano Tasso Jereissati.


O senador Vital do Rêgo (PB), nome escolhido pelo PMDB para ocupar uma nova pasta na reforma, também deixou claro que, caso seja preterido, poderá apoiar o candidato do PSDB na Paraíba  

Redação com O Globo

Prazo para matrícula de aprovados no Sisu começa nesta sexta-feira

Globo.com
UFPB e UEPB iniciam hoje matrículas de aprovados no Sisu
Os candidatos que foram aprovados nos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer a matrícula na instituição correpondente a partir desta sexta-feira (17). A matrícula também poderá ser feita na segunda (20) e terça-feira (21) nas universidades que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas. Se não aparecer dentro do prazo, perde a vaga.
Segundo o MEC, o Sisu teve 2.559.987 candidatos inscritos, o que representa um aumento de 31,28% de inscrições em relação à edição do primeiro semestre de 2013. Estes fizeram 4.988.206 inscrições, já que os candidatos podem optar por mais de um curso. Foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de graduação de 115 instituições do país.
A primeira lista de chamada dos aprovados pode ser consultada pelo site http://sisu.mec.gov.br.
De acordo com o edital do Sisu, o candidato selecionado deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. As universidades têm programas de assistência estudantil que podem ajudar os alunos que vão precisar de moradia e transporte .
Próximas convocações
A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.
Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.
A relação entre os cotistas foi de 31,76 candidatos por vaga, maior do que na ampla concorrência, que foi de 27,19 candidatos por vaga. A relação entre inscritos pela modalidade de ações afirmativas, que são cotas específicas oferecidas pelas instituições, foi de 30,35 candidatos por vaga.
Segundo o governo, 43% das vagas foram reservadas para estudantes de escolas públicas pela lei federal de cotas, sendo 37% pela lei de cotas e 6% pelas ações afirmativas.

Irmãos cruzam e tigre branco nasce com síndrome similar à Síndrome de Down

Globo.com
Irmãos cruzam e tigre branco nasce com síndrome similar à Síndrome de Down
Para atender a procura de parques e zoológicos por animais exóticos, um cativeiro particular nosEstados Unidos incentivou o cruzamento entre tigres brancos. Além de raros, eles eram irmãos e o resultado foi o nascimento de Kenny: o primeiro tigre com síndrome bastante similar à Síndrome de Down, nos seres humanos.
tigre_down02_plaeta_bicho (Foto: Divulgação/Turpentine Creek Wildlife Refuge)

Raríssimo, o animal sofre de problemas mentais e motores. Fisicamente, o tigre apresenta um focinho mais curto e achatado do que normal para sua espécie, além de olhos afastados, cabeça mais larga e dentição deformada.
tigre_down04_planeta_bicho (Foto: Divulgação/Turpentine Creek Wildlife Refuge)

A condição do bicho está intrigando estudiosos. Eles visitam Kenny com frequência para a realização de testes e exames.
O tigre resgatado hoje vive em um refúgio para animais selvagens, o "Turpentine Creek Wildlife Refuge", localizado em Eureka Springs, no estado de Arkansas.
tigre_down03_planeta_bicho (Foto: Divulgação/Turpentine Creek Wildlife Refuge)

Polícia registra dois homicídios e uma tentativa de assassinato na PB

Da Redação
Dois homicídios e uma tentativa de assassinato foram registrados pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira (16) em Campina Grande. De acordo com a Polícia, foram três vítimas, sendo dois adolescentes, e um deles está internado no Hospital de Trauma.
O primeiro crime aconteceu por volta das 19h, no bairro Glória II. Ao chegar no local, os policiais encontraram um homem de 20 anos caído. Ele foi atingido por quatro tiros no tórax e um na cabeça, que também apresentava marca de pedradas. O jovem morreu no local.
No bairro de Bodocongó, aproximadamente às 23h50, a polícia foi chamada por moradores do bairro que testemunharam quando dois adolescentes foram atingidos por tiros disparados por pessoas desconhecidas. Segundo a PM, um dos jovens, de 15 anos, morreu no local com um tiro na cabeça. O outro, de 16 anos, foi encaminhado para o Hospital de Trauma. Rondas foram feitas nos bairros, mas até as 7h30 desta sexta-feira (17), ninguém havia sido preso.

17 de Janeiro de 2014

Sinais de rompimento de aliança entre Cássio e Ricardo já levam vereadores de CG a pensarem em futuro político

Sinais de rompimento de aliança entre Cássio e Ricardo já levam vereadores de CG a pensarem em futuro político
A possibilidade do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), disputar o governo do Estado este ano, rompendo assim, a aliança celebrada em 2010 com o governador Ricardo Coutinho (PSB), já tem levado os vereadores de Campina Grande a pensarem em um novo futuro político e o caminho a que irão trilhar.

Os sinais do provável rompimento da aliança entre PSDB e PSB da Paraíba, ficaram mais visíveis nos últimos dias, depois que o senador tucano disse que chegou a hora do PSDB avaliar o trabalho desenvolvido pelo socialista a frente do Palácio da Redenção nos últimos três anos. Cássio também disse que iria ouvir as lideranças do partido para decidir se seria ou não candidato ao Palácio da Redenção.

Líder da bancada tucana na Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Bruno Cunha Lima, já adiantou que na próxima semana vai se reunir com os tucanos da cidade para avaliar o quadro político e definir as estratégias e os caminhos a seguir este ano. “Vamos nos reunir e tomar uma decisão. Vamos avaliar o que deve ser feito junto às lideranças que estão do arco do PSDB, e ouvir os companheiros em relação à candidatura própria, ou apoiar a reeleição de Ricardo. Não é uma decisão que deve ser tomada por uma pessoa só – argumentou Bruno.

Presidente da Casa e aliado de Cássio, o vereador Nelson Gomes (PRP) adiantou que se houver “racha” ele vai conversar com a presidente do seu partido Maria da Luz para saber a que rumo tomar.

Apesar da presidente estadual do PRP, Maria da Luz, já ter declarado apoio do partido à reeleição do governador, Nelson falou que pretende se reunir com ela e expor sua posição. - Eu me dou muito bem com ela. Se houver o racha vou escutá-la, agora tenho meu direito de escolher e essa posição será minha e não da presidente do meu partido – declarou Nelson.

Caso seja confirmada a hipótese de racha entre o senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho, muitos vereadores de Campina Grande, seguirão o tucano. Exercendo o seu terceiro mandato, Marinaldo Cardoso (PSDB), já deixou claro que se manterá fiel a Cássio.

De todos os vereadores campinenses ligados politicamente ao senador Cássio, a vereadora  e Murilo Gaudino enfrentarão dificuldades para decidir o caminho a seguir é Ivonete Ludgério (PSB). Ivonete vive um drama, visto que o seu marido, o deputado licenciado Manoel Ludgério é secretário do governador Ricardo Coutinho, e torce pela manutenção da aliança entre PSDB e PSB.  Mesmo assim, se houver racha, o provável é que Ivonete e Manoel Ludério optem em acompanhar o senador Cássio, devido a ligação histórica com o tucano.

Por sua vez o vereador Murilo Galdino (PSB), que é irmão do deputado Adriano Galdino, defendeu que a aliança com o PSDB em torno da reeleição do governador Ricardo Coutinho deva ser mantida. Ele disse que as declarações do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) soam como sugestões para melhorar o governo socialista.

- Essa parceria deve continuar porque o que está bom não deve mudar. O senador Cássio pode sim dar sugestões ao Governo Ricardo – disse Murilo.

Severino Lopes

PBAgora