sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Foto no Facebook mostra enfermeiras brindando Réveillon em hospital

G1
Foto no Facebook mostra enfermeiras brindando Réveillon em hospital
Um fato causou indignação para uma paciente internada no Hospital Geral do Promorar, Zona Sul de Teresina. A técnica em enfermagem Laiane Dias, 23 anos, postou em sua conta no Facebook uma foto de funcionários da unidade de saúde brindando com champanhe a virada do ano no posto de enfermagem. O caso aconteceu na madrugada do dia 1º de janeiro. A imagem, que recebeu 132 compartilhamentos, mostra uma garrafa de bebida em cima da mesa e alguns copos.
Foto no Facebook mostra enfermeiras brindando Réveillon em hospital do Piauí (Foto: Laiana Dias/Arquivo pessoal)Foto mostra enfermeiras brindando Réveillon em hospital do Piauí (Foto: Laiana Dias/Arquivo pessoal)


Na publicação feita por Laiane Dias, ela relata que o posto da enfermaria em que ficou internada não tinha medicação e que a equipe estava sem médicos. Segundo a paciente, após se sentir mal, ela foi até o posto de enfermagem e ao chegar ao local flagrou a cena. "Fui me arrastando do meu leito com a ajuda da minha mãe até a frente do posto. Elas (enfermeiras) também estavam tirando foto e eu tirei uma delas. Elas viram, mas não falaram nada. Logo depois postei a imagem", relatou.

Laiane ainda relatou que na mesma enfermaria havia uma paciente que estava tendo uma crise de epilepsia. "Nesse momento eu sei que estava passando muito mal, com febre alta e tinha outra paciente que estava tendo uma crise de epilepsia. Foi rápido, logo depois já estavam trabalhando", disse.

Outra coisa que chamou atenção da paciente foi o fato dos funcionários estarem comendo no local onde são guardados medicamentos e realizados exames. "Reclamei também da comida no posto de enfermagem porque eu sei que não pode. É uma área crítica e contaminada".

G1 esteve no hospital na tarde desta sexta-feira (3) e fotografou o posto onde teria acontecido a comemoração das enfermeiras. A direção do hospital também foi procurada e informou que uma sindicância será aberta para apurar as responsabilidades dos funcionários que estavam no plantão.

"Não podemos julgar ninguém a partir dessa imagem. A assessoria jurídica foi acionada e vamos saber quem estava no plantão", disse a diretora Sandra Maria Gonçalves, que negou ainda a ausência de médicos e medicação no hospital durante o atendimento no Réveillon.

Após denúncias, polícia desmonta boca de fumo em Santa Rita

Da Redação com informações de Aguinaldo Mota
Após denúncias, polícia desmonta boca de fumo em Santa Rita
A Força Tática do 7º Batalhão da Polícia Militar apreendeu na manhã desta sexta-feira (03) armas e drogas no bairro Marcos Moura, em Santa Rita.
Após denúncias do funcionamento de uma boca de fumo na região, feitas por moradores, os policiais realizaram rondas no bairro e averiguaram o fato.
Foram apreendidas armas e drogas com as pessoas do local. Quatro homens foram levados até a 14ª Delegacia, no bairro de Tibiri. Os homens ainda não foram identificados.
drogas1
arma1

Biometria em JP poderá ser feita sem agendamento na segunda

Da Redação com Assessoria
Biometria em JP poderá ser feita sem agendamento na segundaImagem da Internet
Todos os postos de recadastramento biométrico em João Pessoa estarão atendendo aos eleitores, nesta segunda-feira (06), sem a necessidade de agendamento pela internet. Desta vez, para melhor atender ao eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) fará distribuição de duas mil fichas, que serão entregues no local, por ordem de chegada.
Serão distribuídas 500 fichas para a Cenatel (Fórum Eleitoral); 400 para o NATU (no bairro José Américo); 400 para a sede do TRE-PB; 350 para a Casa da Cidadania do Manaíra Shopping; e 200 para a Subprefeitura de Mangabeira.
Apenas a Casa da Casa da Cidadania de Mangabeira atenderá exclusivamente aqueles que já estão agendados, uma vez que todas as vagas disponíveis para o dia foram preenchidas com a abertura de vagas para agendamento pela Internet no último dia 30.

"Nosso objetivo é ter um melhor controle de acordo com a capacidade de atendimento de cada local, considerando que os agendamentos também serão atendidos", destacou o secretário de Tecnologia da Informação, Leonardo Lívio Angelo Paulino.
Além destes, o PROCON Estadual, onde o atendimento espontâneo já é realizado, serão disponibilizadas mais 150 fichas extras para os eleitores que comparecerem na próxima segunda.
Quem preferir agendar a vaga pela Internet, o secretário informa que há ainda mais de mil vagas disponíveis para a segunda-feira. "O eleitor pode acessar ao longo deste final de semana, normalmente, o Sistema de Agendamento da Biometria, disponível na página do Recadastramento Biométrico (http://apps.tre-pb.jus.br/AgendaBiometria/publico/principal.jsp), no site do TRE-PB e preencher o formulário.
O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, disse que o acréscimo somente foi possível pelo reforço da equipe e para melhor atender os eleitores neste período de recesso e férias. "A procura permanece crescente e temos que nos desdobrar para acompanhar a rotina do eleitor e alcançar a meta até o final do prazo, em 21 de março", destacou o presidente, revelando preocupação em manter o esforço concentrado dos últimos dias.
"Além disso, os eleitores de Campina Grande devem comparecer, seja agendando seu atendimento ou de modo espontâneo, pois precisamos melhorar as estatísticas do Município", reforçou o secretário.
O atendimento espontâneo, por ordem de chegada, acontece das 8h às 17h em todos os locais divulgados para a Capital, e em Campina Grande, no Fórum Eleitoral, no bairro da Liberdade, e no Museu Vivo, no Açude Novo.
A biometria continua sendo realizada em Mamanguape, Massaranduba, Boa Vista, Lagoa Seca, Mataraca, Cuité de Mamanguape, Capim, Itapororoca, Caiçara, Logradouro, Serra da Raiz, Emas, Catingueira, Olho D'água, Aguiar, Igaracy e Nova Olinda.

Leonardo Livio reiterou que é "obrigatória a convocação aos eleitores dos municípios onde acontece o recadastramento biométrico", alertando o Secretário de TI do TRE-PB que todos os interessados devem evitar o risco de ter o título cancelado, caso não compareçam até o próximo dia 21 de março.

Baleia encalha e morre em praia do Ceará

O Povo Online
Baleia encalha e morre em praia
Uma baleia cachalote de aproximadamente16 metros encalhou na manhã da última quarta-feira, 1°, na praia dos Curimãs, localizada no município de Barroquinha, 413,3 km de Fortaleza. Pescadores disseram aos técnicos do Projeto Biomade que o animal chegou vivo no local, mas morreu em seguida. A operação de enterramento da baleia acontece nesta sexta-feira, 3.
De acordo com a coordenadora técnica do Projeto Biomade, Werlanne Magalhães, equipes foram acionadas ao local pelo presidente da associação de pesca de Barroquinha e, juntamente com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) do Ceará, analisaram o animal e constaram que se tratava de uma cachalote, maior dos cetáceos com dentes e maior animal do planeta com dentes. 
A cachalote, embora seja conhecida como baleia, é da família dos golfinhos e só é chamada assim devido ao seu enorme tamanho, podendo atingir até 20 metros e pesar até 40 toneladas. Após o isolamento do local, o Biomade iniciou uma articulação com a Prefeitura e Marinha para enterrar a baleia. "É o procedimento mais correto nesses casos, pois sendo um mamífero, esse animal pode transmitir doenças ao seres humanos", explica Werlanne.

A causa da morte da baleia ainda não foi descoberta.William Rodriguez Schepis, diretor do Instituto Eco Faxina, acredita que vários motivos podem ter ocasionado o encalhe da cachalote, desde afogamento por ingestão de lixo ou aparelhos de embarcações. ''Essas baleias que nadam muito fundo sofrem com atividades de prospecção de pretróleo, pois algumas embarcações trabalham com aparelho de som muito fortes, que adeixam os animais desorientados'', completa.

Litoral
Segundo Werlanne Magalhães, o número de encalhes de animais marinhos no litoral piauiense, cearense e maranhense cresce. "É uma preocupação que requer mais estratégias de conservação na região. A parceria com outras ONGs é importante para nós somarmos e dividirmos conhecimentos em prol da pesquisa e conservação do meio ambiente".

Em agosto deste ano, uma baleia Jubarte de quase nove metros encalhou na praia de Flexeiras. Equipes de biólogos trabalharam para manter o animal vivo, mas ele não resistiu e morreu três dias depois.
O animal encalhou vivo na praia mas já estava morto quando os técnicos da Biomade chegaram | Foto: Divulgação Projeto Biomade









MP realiza na próxima semana fiscalização nos estádios de futebol da PB

Da Redação com Assessoria
MP realiza na próxima semana fiscalização nos estádios de futebol da PB
Novas vistorias serão realizadas nas próximas segunda e terça-feira (6 e 7) nos estádios "Perpetão", em Cajazeiras, "Marizão", em Patos, "Amigão", em Campina Grande, e "Almeidão", em João Pessoa, para definir quais têm condições de receber partidas do Campeonato Paraibano de Futebol. A medida foi acordada, nesta sexta-feira (3), durante reunião promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), na Sala de Sessões localizada no prédio da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa.
Uma nova reunião será realizada na quarta-feira (8), às 10h, para definir todos os detalhes da liberação ou não dos estádios. As vistorias nos estádios serão feitas pelo Ministério Público da Paraíba, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Juventude e Esporte (Sejel) e Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). O início do campeonato ficou mantido para o dia 12 de janeiro.
 Na reunião de quarta-feira, deverá ser apresentado um relatório por parte dos órgãos que farão as vistorias apontando quais estádios receberão as partidas, as medidas que deverão ser adotadas para garantir a segurança e qual o prazo de cada medida, se as partidas terão a presença de torcidas, se serão jogos com torcida única e qual a capacidade dos estádios.
Segundo o procurador-geral de Justiça, a segurança é, para o Ministério Público, a questão fundamental para a liberação dos estádios. "Não vamos abrir mão da segurança. O interesse financeiro dos clubes não vai se sobrepor ao interesse da cidadania e da vida. Não vamos relativizar", declarou.
O procurador de Justiça e coordenador da Comissão Permanente de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios do Estado da Paraíba, Valberto Lira, informou que foram realizadas fiscalizações nos estádios de Lucena, Bananeiras e "O Renatão", em Campina Grande, e que eles foram desaprovados. O procurador disse ainda que somente o estádio "José Cavalcanti", em Patos, tem condições atualmente para a realização de jogos. Ele acrescentou ainda que todos os jogos serão realizados com capacidade de torcida reduzida.
Representantes da Suplan informaram que o estádio "Amigão" já estará com a arquibancada sol pronta já para a partida entre Campinense e Santa Cruz, no dia 12, mas outros itens de segurança ainda serão avaliados. Quanto ao "Almeidão", a Suplan também informou que a arquibancada sol estará pronta para a partida entre Botafogo e o Esporte de Pernambuco no dia 19 de janeiro, pela Copa do Nordeste.
Participantes
Além do procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, e do coordenador da Comissão Permanente de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios, Valberto Lira, estiveram presentes os promotores de Justiça Ismael Vidal, que coordena o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, as promotoras de Justiça Ana Cândida, Erika Bueno Muzzi e Fabiana Pereira Guedes (plantonistas em João Pessoa, Patos e Sousa), o coordenador do NCap em Campina Grande, Marcus Leite, e o coordenador das promotorias de Justiça Criminais, Osvaldo Lopes.
Também participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PB), Polícia Militar, da Sejel e Suplan, da Federação Paraibana de Futebol (FPF), de clubes de futebol, da Prefeitura de João Pessoa (responsável pelo Estádio da Graça) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB).

Mãe de Santo revela que Cássio será candidato a governador

Da Redação
 Mãe de Santo revela que Cássio será candidato a governador Imagem da Internet
"Cássio é candidato", segundo a previsão feita hoje (3), no programa Correio Debate pela mãe de Santo Zefinha.  
De acordo com a mãe de Santo, a vida política do senador Cássio Cunha Lima neste ano será de altos e baixos. Entretanto sua candidatura ao governo do Estado está certa e confirmada pelos búzios.
A religiosa revelou que o atual governador Ricardo Coutinho não terá chances de reeleição, se Cássio lançar seu nome na disputa. Mas, ela alertou se o senador desistir da candidatura, Ricardo é reeleito. 

Romero Rodrigues anuncia redução no quadro de prestadores de serviço em CG

Da Redação com Assessoria
Romero Rodrigues anuncia redução no quadro de prestadores de serviço em CGImagem da Assessoria
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (3) , durante uma reunião com todo o secretariado no Palácio do Bispo, uma série de medidas para conter gastos da administração municipal em 2014 e a principal delas é a redução imediata de 20% da folha de prestadores de serviços.
Com a decisão, mais de 500 funcionários  podem ser demitidos, já que, conforme dados do sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado relativos ao mês de outubro de 2013, Campina Grande tem 2.698 servidores nessa categoria.
Segundo Romero o objetivo da medida é economizar, e destacou que é preciso ter cautela com a possibilidade de queda de receitas municipais, gerando a necessidade das medidas. Além da redução da folha, Romero recomendou aos secretários o corte de despesas com diárias, combustíveis, compras em geral e horas extras.

"A economia será a ordem inicial neste ano de 2014, pois é preciso precaução, afinal ninguém sabe como será o comportamento de receitas municipais. A medida também é fundamental porque haverá a elevação mensal, estimada em quase R$ 800 mil por mês, em contrapartidas da administração para com a execução de muitas obras e novos investimentos na cidade", afirmou.

Neste contexto, o prefeito adotará uma programação de remanejamento de servidores e, sobretudo, fará estudos para fusão de secretarias. As fusões, também como forma de economia para os cofres municipais, deverão ser anunciadas até o final do mês de janeiro, podendo tudo começar a se concretizar já a partir de fevereiro. "Faremos a fusão de secretarias, tendo como meta economizar e, ao mesmo tempo, oferecer uma prestação de serviços de qualidade à população", garantiu.

Ainda segundo Romero, não há data precisa para acontecer uma reforma administrativa em Campina Grande. Foi anunciada, porém, que a primeira mudança acontece no Procon, pois o atual coordenador, Floriano Brito Júnior, deixará o cargo para concluir um doutorado na Argentina, ficando em seu lugar o procurador adjunto Paulo Porto de Carvalho Júnior. "Esta é a primeira alteração, mas tudo se dará de forma gradativa", ponderou.

Senador vê crime eleitoral em mensagem de fim de ano de RC e promete acionar Justiça

Da Redação com Assessoria
Senador vê crime eleitoral em mensagem de fim de ano de RC e promete acionar Justiça
O senador Cícero Lucena concedeu a sua primeira entrevista no ano de 2014 na manhã desta sexta-feira, 3, na rádio Sanhauá, e promete causar polêmica.
O tucano disse que vai entrar com uma ação na justiça eleitoral pedindo a cessação do governador Ricardo Coutinho (PSB).
A base da ação será às mensagens de final de ano gravadas pelo governador, e exibidas em redes de rádio e TV nos últimos dias do ano passado.
De acordo com Cícero, as mensagens do governador extrapolaram os limites do institucional e se tornaram uma verdadeira promoção pessoal paga com recursos públicos.
"Eu não sei como o Ministério Público ainda não se pronunciou sobre isso, mas não vou esperar e vou provocar a Justiça contra mais essa imoralidade desse governo", destacou o senador.

Banhistas devem evitar três praias neste fim de semana

Da Redação
Banhistas devem evitar três praias neste fim de semana
Os banhistas devem evitar os  trechos das praias do Jacaré, em Cabedelo; de Manaíra, em João Pessoa; e do Maceió, em Pitimbu, neste fim de semana, conforme recomendação da  Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).A Sudema classificou 53 praias do litoral paraibano como próprias para o banho. 
Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba. Em João Pessoa, apenas o trecho de 100 metros à direita e à esquerda da galeria pluvial. Em Pitimbu, a recomendação para os banhistas é respeitar a área 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho.
A Sudema também recomenda aos banhistas que, mesmo em áreas classificadas como própria para o banho, sejam evitados os trechos de praia localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
O monitoramento é realizado semanalmente pela equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é feita mensalmente.