domingo, 1 de dezembro de 2013

Pianista Anna Fedorova é atração de abertura do Festival Internacional de Música Clássica

Secom-JP
No lugar dos sinos, acordes do hino nacional soarão no belo adro da Igreja de São Francisco, às 18h deste domingo, 1° de dezembro. É a abertura de gala do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Sob a regência do diretor artístico do festival, o maestro Laércio Diniz Sinhorelli, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa dá partida ao evento que, durante uma semana, reunirá atrações mundiais e grupos brasileiros, pareados ao nível dos grandes eventos de música clássica vistos na Europa. São 22 concertos e dez masterclasses, todos com entrada gratuita.
Para a noite de abertura, o maestro contará com a participação de uma estrela internacional de primeira grandeza, a premiada pianista ucraniana Anna Fedorova. Nascida na Ucrânia, a jovem virtuose vem arrebatando todos os principais prêmios dos concursos internacionais de piano: o Rubinstein, na Polônia, em 2009; o Fréderic Chopin para jovens pianistas, em Moscou, e ainda o Concurso de Lyon na França e o prêmio do Verbier Festival.
Fedorova nasceu em Kiev, em 1990, em uma família de músicos. Ela começou a tocar piano aos 5 anos de idade - seu primeiro recital público ocorreu quando ela tinha 6, na Sociedade Filarmônica Nacional da Ucrânia. Estudou no seu país e na Royal College de Londres.
Tem feito concertos em diversos locais da Europa, América do Norte e América do Sul. Em 2014, salas de maior renome mundiais, como a Concertgebouw de Amsterdam e a Sala Verdi de Milão, e os festivais de Annecy e Anvers-sur-Oise, na França, vão ouvir Federova. Mas antes, e de graça, dá seu recado a João Pessoa.
"Fedorova tem feito muito sucesso nos palcos europeus", lembra o maestro Laércio Diniz, que escolheu um repertório bastante conhecido e agradável para o público em geral dessa primeira noite.

A nova Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (antiga Orquestra de Câmara da Capital) também estreia a formação sob a batuta do competente maestro. Filho de pernambucano e neto de paraibana, Laércio assume a função com a missão de dar um outro status à orquestra, transformando-a em um grupo (que chegará a 55 integrantes) à altura das orquestras das cidades, como Nova York, Berlim e São Paulo.
Serviço: 
Concerto de abertura do I Festival Internacional de Música Clássica
Quando: 1º de dezembro (domingo), às 18h
Com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa  
Regência: Laércio Diniz.
Solista: Anna Fedorova (Ucrânia) - piano
Local: Adro da Igreja de São Francisco / Praça São Francisco, s/nº

Programa
Francisco Manoel da Silva - Hino Nacional
Gioachino Rossini - Abertura "O Barbeiro de Sevilha"
Sergei Rachmaninoff - Concerto para piano nº 2 (Moderato; Adagio sustenuto; Allegro scherzando)
Beethoven - Sinfonia nº 5 - Primeiro movimento (Allegro con brio)
Villa-Lobos - O Trenzinho do Caipira
Johann Strauss Jr. - Danúbio Azul
Tchaikovsky - Valsa das Flores

Informações: Sylvana Toscano, assistente de produção do festival (9926-1129, 8700-3797)

festivaldemusicajoaopessoa.com.br
www.facebook.com/funjopejp
Twitter: @IFestivalMúsica
Instragram: @funjopeJP

Entrada gratuita
Capacidade: 250 lugares

UFCG abre inscrições para o Vestibular 2014.1 nessa segunda

Assessoria
  UFCG abre inscrições para o Vestibular 2014.1 nessa segunda
Começam na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, as inscrições para o Vestibular 2014.1 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Serão oferecidas 3.090 vagas, nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.
As inscrições serão exclusivamente pela internet, na página da UFCG (www.ufcg.edu.br) mediante pagamento da taxa de R$ 15 - através de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no próprio site.
O período de inscrição se encerrará no dia 19 de dezembro, com data limite para o pagamento da taxa, dia 20. Para efeito de classificação, serão utilizadas as notas do Enem 2013 - realizadas em outubro passado.
A concorrência será divulgada no dia 7 de janeiro, com a relação dos aprovados publicada no dia 29. Ficando reservado o período de 3 a 25 de fevereiro para a confirmação do interesse pela vaga e, logo após, no dia 7 de março, será disponibilizada a lista dos classificados.
Veja: Edital do Vestibular com o calendário, critérios, documentos e orientações.

Municípios do Semiárido recebem segunda doação de carros-pipa; veja cidades contempladas

Governo Federal fará a entrega de mais 30 carros-pipa a 24 municípios da Paraíba, segunda-feira
Cidades | Em 01/12/13 às 12h44, atualizado em 01/12/13 às 12h55 | Por Redação, com assessoria
Divulgação
Governo Federal entrega carros-pipa nesta segunda
O Governo Federal fará a entrega de mais 30 carros-pipa a 24 municípios da Paraíba, segunda-feira (02), em Campina Grande, às 15h, no Museu de Artes Assis Chateaubriand. A doação faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e irá auxiliar no combate aos efeitos da estiagem no estado. A solenidade de entrega dos carros contará com a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba, Giucélia Figueiredo, informa que essa será a oitava entrega de equipamentos do PAC2 no estado e que eles chegam para apoiar os agricultores familiares que vivem em situação delicada na região. “Dizer a importância desse Programa, que causou um grande impacto na economia dos munícipios paraibanos, é pleonasmo. Nenhum município que está sendo beneficiado teria as condições de adquirir essas máquinas por recursos próprios. O Governo Dilma, através do MDA, ainda quer fazer muito mais diante desta grande estiagem”, afirmou Giucélia.
O investimento do MDA, na ação, atingiu R$ 7,9 milhões e beneficiarão 210 mil agricultores rurais, sendo 40 mil agricultores familiares. Até o final da ação, previsto para abril do próximo ano, serão doados a Paraíba 1.059 equipamentos, para melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 910 mil pessoas que vivem e trabalham no campo.
Municípios contemplados nesta etapa:
Água Branca, Araruna, Aroeiras, Bananeiras, Barra de Santana, Cacimba de Dentro, Juazeirinho, Juru, Lagoa Seca, Manaíra, Massaranduba, Mogeiro, Monteiro, Nova Olinda, Pedra Branca, Picuí, Pocinho, Queimadas, Salgado de São Félix, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Domingos e São Francisco.

Servente de pedreiro é assassinado a pauladas por dois homens, em Patos

Segundo testemunhas informaram a polícia, o servente foi atacados por dois homens que usaram pedaços de madeira para espancá-lo
Polícia | Em 01/12/13 às 12h14, atualizado em 01/12/13 às 12h22 | Por Redação
Patos Online
Homem é morto em Patos
Um servente de pedreiro de 30 anos foi cruelmente assassinado na noite desse sábado (30), em Patos, no Sertão paraibano. De acordo com a polícia, a vítima foi morta a pauladas. O crime aconteceu por volta das 19h no bairro Belo Horizonte.
Segundo testemunhas informaram a polícia, o servente foi atacados por dois homens que usaram pedaços de madeira para espancá-lo. 
Pessoas tentaram impedir as agressões e uma ambulância do Serviço de Atendimento de Urgência Móvel foi acionado e chegou a atender a vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar ao hospital.
Segundo a família do servente, ele não tinha envolvimento com drogas e nem inimigos. A polícia investiga o crime.

Jovem é assassinado com 11 tiros de pistola em João Pessoa

Vítima morreu em frente a uma residência próxima a sua
Polícia | Em 01/12/13 às 10h26, atualizado em 01/12/13 às 10h35 | Por Redação
Reprodução/Instagram/Aguinaldo Mota
Jovem é morto em Tambauzinho
Um homicídio foi registrado no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, na noite desse sábado (30). Um jovem de 24 anos foi assassinado a tiros. De acordo com a polícia, o suspeito de cometer o crime disparou com uma pistola 11 vezes contra a vítima. O jovem morreu no local.
Testemunhas informaram a polícia que um homem chegou em um carro preto, desceu do veículo e já abordou o jovem atirando. A vítima morreu em frente a uma residência próxima a sua.
A polícia investiga para saber o que motivou o crime e realiza diligência para capturar o suspeito. Imagens de câmeras de segurança próximo ao local do crime poderão ajudar na investigação.

Municípios do Sertão, Agreste e Cariri produzem e até já exportam maconha

7,5 t de maconha e 306 mil pés cultivados no Estado foram apreendidos em cinco cidades paraibanas e em Pernambuco
Polícia | Em 01/12/13 às 08h42, atualizado em 01/12/13 às 08h51 | Por Jornal Correio da Paraíba/Daniel Mota
Reprodução/Site Cariri Ligado 12
Plantação de maconha na zona rural de Monteiro
De consumidora à produtora de maconha, a Paraíba cultiva a erva e já exporta para Pernambuco. Nos últimos quatro anos, a Paraíba entrou significativamente na rota de produção da droga, com plantios encontrados em municípios do Sertão, Cariri e Agreste. A cidade de Monteiro, no Cariri, é considerada pela polícia e especialistas em combate às drogas como a principal área de risco, por conta da localização geográfica favorável à ação de traficantes foragidos do ‘Polígono da Maconha’, em Pernambuco. Em Prata e Ouro Velho (próximos a Monteiro), também já houve descoberta de plantios. Monteiro, há quatro anos, já era apontado pela Polícia Federal como um dos 10 principais produtores de maconha, em mapa que ainda colocou na rota, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e outras sete cidades.
Monteiro, maior produtor da PB
Apreensões feitas em cinco municípios da Paraíba e em Sertânia (PE) confirmam o potencial do Estado como produtor de maconha: 7,5 toneladas da droga e 306 mil pés da erva cultivados em solo paraibano foram apreendidos entre 15 de abril de 2011 e 6 de novembro deste ano. Entre as cidades estão Prata e Ouro Velho, no Cariri, próximas a Monteiro, considerado o maior produtor de maconha da Paraíba.
A apreensão de quase 3 toneladas de maconha produzidas no Sítio Generoba, a 25 Km de Monteiro, não foi a primeira colheita realizada pela quadrilha responsável. A Polícia Civil informou que o bando já havia plantado pelo menos 4,7 toneladas, apreendidas em Sertânia (PE), em agosto deste ano. No sítio, os criminosos já preparavam mais 4 hectares para novo plantio.
Não é de hoje que traficantes enxergam a Paraíba como área propícia à produção, mas a fuga deles para o Estado se intensificou nos últimos anos, com a pressão policial nas cidades do ‘Polígono da Maconha’, em Pernambuco. De 2011 a 2013, as polícias Federal, Civil e Militar encontraram os 306 mil pés de maconha em cinco plantios que, juntos, somavam uma área de 20 hectares.
O primeiro destes foi descoberto no dia 15 de abril de 2011, em Prata, após dois pescadores encontrarem a plantação de mil pés da erva. Quatro dias depois, a Polícia Federal encontrou uma área com 20 mil pés de maconha na zona rural de Queimadas, no Agreste. No mesmo ano, a Polícia Civil encontrou um plantio com 25 mil pés em Ouro Velho.
As maiores descobertas já realizadas em território paraibano aconteceram este ano. A primeira em uma comunidade rural localizada entre as cidades de São Bento e Catolé do Rocha, no Sertão. No sítio, foram encontrados 62 mil pés plantados em 3 hectares e em fase de colheita. A última e considerada a maior descoberta foi em outubro, na zona rural de Monteiro, quando foram encontrados 10 hectares onde haviam sido plantados cerca de 200 mil pés de maconha, que já estavam em fase de produção. Ao todo, foram apreendidos quase 3 mil quilos.
A descoberta chamou a atenção das autoridades policiais e da justiça e mostrou a vulnerabilidade do Estado. De acordo com o agente aposentado da Polícia Federal, com larga experiência no combate ao tráfico de drogas, Deusimar Guedes, os municípios que fazem divisa com Pernambuco, são os preferidos pelos traficantes, por acharem que nessas localidades é possível produzir e exportar a droga com facilidade.
Leia a matéria completa na edição de hoje no seu Jornal Correio da Paraíba. 

Em blitz da Polícia Rodoviária Estadual quadrilha é presa e armas são aprendidas

Quatro pessoas foram detidas, entre elas, um adolescente
Polícia | Em 01/12/13 às 11h10, atualizado em 01/12/13 às 11h18 | Por Naira Di Lorenzo
Divulgação/Capitão Túlito 12
Quadrilha é presa no Agreste
A Polícia Rodoviária Estadual realizou blitz na PB 097, que liga os municípios de Matinhas e Lagoa Seca, no Agreste paraibano, e prendeu uma quadrilha suspeita de realizar vários assaltos na região, na madrugada desse domingo (01). Quatro pessoas foram detidas, entre elas, um adolescente.
Com o bando a polícia apreendeu um revólver, duas facas, dois celulares, três capacetes, a quantia de R$ 1.080 e vários cartões de créditos.
De acordo com o capitão Túlio Ramalho da Companhia Polícia Rodoviária Estadual, a quadrilha iria praticar assaltos na Festa da Laranja, Matinhas. “Apreendemos uma arma de fogo com quatro elementos que iriam roubar uma moto na festa em Matinhas e praticar assaltos”.
Segundo o capitão, Diego Silva Sousa, 18 anos; Severino Batista de Oliveira, 25 anos; Carlos André Lima dos Santos, 24 anos; e o adolescente de 15 anos; estavam em um veículo branco e são de Campina Grande.
Eles foram levados para a Delegacia de Matinhas

Concurso da PF abre inscrição neste domingo; salário chega a R$ 5 mil e há vagas na PB

Na estado, há duas vagas para cargos de nível médio
Emprego e Educação | Em 01/12/13 às 08h57, atualizado em 01/12/13 às 09h21 | Por Redação
Reprodução
Concurso da PF
As inscrições para o concurso público da Polícia Federal é aberto a partir das 10h deste domingo (01). De acordo com o edital são 566 vagas, sendo 32 para o nível superior e 534 para o nível médio. Boa parte delas tem ofertas para pessoas portadoras de necessidades especiais e as remunerações vão de R$ 3 a R$ 5 mil. Na Paraíba, há duas vagas para cargos de nível médio.
Os interessados em participar do concurso devem se inscrever pelo site do Cespe/Unb. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet entre os dias 1º e 23 de dezembro.
Candidatos com nível superior devem desembolsar R$ 70 para a inscrição e podem concorrer aos cargos de administrador (4), arquivista (2), assistente social (7), engenheiro civil (5), engenheiro mecânico (3), engenheiro eletricista (3), psicólogo (3) e contador (5). A remuneração varia de R$ 4.039,32 a R$ 5.081,1, dependendo do cargo e do desempenho, em jornada de 40 horas semanais.

Já os concorrentes de nível médio devem pagar a taxa de R$ 60 para a inscrição e podem participar da seleção para o cargo de agente administrativo, que dispõe de 534 vagas em todo o Brasil, sendo duas para a Paraíba, com vencimentos que podem chegar a R$ 3.316,7, dependendo das gratificações por desempenho; a jornada também é de 40 horas semanais.

O maior número de vagas é oferecido no Distrito Federal, onde há 274 para o cargo de agente administrativo.

Todas as informações sobre o quadro de vagas, provas, prazos, formas de inscrição e requisitos necessários aos concorrentes estão no link do edital.