sábado, 16 de novembro de 2013

Homem se desequilibra e morre atropelado por um trem na Grande João Pessoa

Vítima andava pela linha da CBTU no trecho que passa na comunidade Vila Feliz, no Jacaré, quando se desequilibrou e foi atingido
Polícia | Em 16/11/13 às 10h19, atualizado em 16/11/13 às 10h28 | Por Alisson Correia
Reprodução/Internet
Linha da CBTU em Cabedelo
Uma pessoa morreu atropelada por uma composição da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Cabedelo, na Grande João Pessoa, no começo da manhã deste sábado (16).
De acordo com informações da Gerência de Medicina e Odontologia Legal, o homem andava pela linha da CBTU no trecho que passa pela comunidade Vila Feliz, no Jacaré, quando se desequilibrou e foi atingido por um trem, por volta das 5h da manhã. Ele teve as pernas decepadas e morreu na hora.
O corpo da vítima foi levado para a Gemol e liberado para a família fazer o sepultamento.
No final de agosto de 2013, uma criança de oito anos também morreu atropelada por um trem da CBTU, na Vila Feliz. A estatal afirma que não pode se responsabilizar por acidentes que ocorrem devido à imprudência provocada por pessoas que se descolam próximo da linha, local que não é adequado para o trânsito de pedestres. Os moradores protestaram e responsabilizaram os gestores municipais devido às péssimas condições de infra-estutura da comunidade, que os obrigam a ter que passar pelos trilhos dos trens.

Presídios da Paraíba tinham celulares, espetos, drogas e fabricação de bebidas

De acordo com WallberVirgolino, o sistema penitenciário da Paraíba vai continuar dando oportunidade de ressocialização aos reeducandos que quiserem mudar de vida, mas não deixará de exigir a disciplina
Polícia | Em 16/11/13 às 09h57, atualizado em 16/11/13 às 10h07 | Por Redação
Reprodução/Click Monteiro
Serrotão, Campina Grande
Várias unidades prisionais do estado realizaram operações de segurança, nessa sexta-feira (15), feriado nacional.
Segundo informações do secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, WallberVirgolino, na Penitenciária Geral Beltrão (“Máxima de Mangabeira”), em João Pessoa, os agentes apreenderam drogas e aparelhos celulares.
No Presídio Raymundo Asfora (“Serrotão”), em Campina Grande, a 125 km da Capital, foram apreendidos telefones celulares e facas de fabricação artesanal.
Ainda em Campina, desta vez na Penitenciária Padrão, os agentes encontraram garrafas com água e frutas em processo de fermentação, que é uma técnica desenvolvida por apenados para produzir bebida alcoólica. Celulares e espetos também foram retirados das celas.
Na Cadeia de Esperança, a 152 km de João Pessoa, a vistoria foi realizada na quinta-feira (14) e também apreendeu aparelhos celulares.
Material apreendido
Foto: Material apreendido
Créditos: Divulgação/Seap 
De acordo com WallberVirgolino, o sistema penitenciário da Paraíba vai continuar dando oportunidade de ressocialização aos reeducandos que quiserem mudar de vida, mas não deixará de exigir a disciplina. “Nosso trabalho já é, inclusive, reconhecido em todo o Brasil. Tanto as ações de reintegração social dos presos quanto a implantação rígida da disciplina são destacados na imprensa nacional, graças à seriedade com que a Seap e seus servidores atuam”, disse Wallber.

PMDB estreia nas redes sociais e busca interação com população

Intenção do diretório municipal é modernizar o partido em João Pessoa e disponibilizar um espaço democrático e aberto para todos
Poder | Em 16/11/13 às 11h22, atualizado em 16/11/13 às 11h26 | Por Jornal Correio da Paraíba/Amanda Carvalho
Divulgação
Manoel Júnior lança projeto nesta segunda-feira
O diretório municipal do PMDB de João Pessoa vai estrear nas mídias sociais nesta segunda-feira, com um café da manhã de lançamento, na sede da legenda, às 9h. O presidente do diretório, o deputado federal Manoel Júnior, disse que o principal objetivo é abrir o canal de interação entre o partido, filiados e simpatizantes, assim como às pessoas que queiram conhecer o trabalho do PMDB. “Vamos integrar o partido e receber as sugestões e opiniões da população”, disse.
A intenção do diretório municipal é modernizar o partido em João Pessoa e disponibilizar um espaço democrático e aberto para todos que queiram conhecer o trabalho do PMDB na Paraíba e no País. Além do perfil do partido no Facebook, Twitter e Instagram, o diretório vai lançar um jornal impresso e uma versão online. “Vamos interligar os diretórios municipais, o estadual, os movimentos sociais e culturais. Ouvir as sugestões, opiniões e questionamentos das pessoas e ser um canal aberto de interação”, afirmou.
O projeto visa atrair os jovens para se politizarem, cujo papel foi destaco por Manoel Júnior. “O jovem tem papel importante de responsabilidade com o País. Por seu espírito irrequieto e revolucionário, os jovens precisam se embasar para criticar os problemas locais e do País, promover crítica propositiva. Por isso, é importante eles conhecerem o cenário político atual. Hoje vemos que os jovens estão despolitizados e isso é ruim para o processo democrático, empobrece a vida pública e o nosso País”, analisou.
Leia a matéria completa na edição de hoje do seu Jornal Correio da Paraíba. 

TCE investe em processo eletrônico para análise de contas

Além da complexidade de alguns processos de prestações de contas, o presidente atribuiu também à demora na tramitação processual para julgamento das contas aos prazos da Constituição Federal e Estadual
Tribunal de Contas | Em 16/11/13 às 11h17, atualizado em 16/11/13 às 11h21 | Por Jornal Correio da Paraíba/Adriana Rodrigues
Divulgação
Tribunal de Contas do Estado (TCE)
Investimentos em tecnologia, implantação do processo eletrônico, empenho da auditoria e dos integrantes da Corte garantem a redução do estoque de prestações de contas anuais das prefeituras paraibanas. Quem garante é o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, que revelou que uma das metas do órgão é conseguir reduzir para até um ano e meio o prazo de julgamento das prestações de contas anuais, que segundo ele, não há base legal para apreciá-las dentro do próprio exercício financeiro.
“Com as inovações e a introdução do processo eletrônico, conseguimos reduzir o julgamento de uma prestação de contas que levava mais de cinco anos para ser julgada, para no máximo dois anos. Mas, nossa meta, é julgar todas, do ano anterior, no exercício subsequente, a partir do próximo ano”, revelou.
De acordo com Fábio Nogueira, para se ter uma ideia dos resultados positivos obtidos, este ano, há pendentes para julgamento apenas seis contas relativas ao exercício de 2010, uma relativa a 2009 e uma de 2008. “Esses processos ainda estão pendentes para julgamento porque são mais complexos, tiveram algum tipo de decisão judicial para sobrestamento, ou até mesmo, porque necessitaram de citações de terceiros interessados, ou foram designadas diligências mais complexas, bem como uma série de atos e manifestações. Mas consideramos este número muito reduzido e acreditamos que sejam solucionados ainda este ano”, comentou.
Além da complexidade de alguns processos de prestações de contas, o presidente atribuiu também à demora na tramitação processual para julgamento das contas ao próprio prazo estabelecido na Constituição Federal e na Constituição Estadual para que os gestores entreguem a prestação de contas anuais ao Tribunal de Contas, que é no dia 31 de março do exercício subsequente.
Leia a matéria completa na edição de hoje do seu Jornal Correio da Paraíba. 

Após discussão por barracas, comerciantes matam administrador do mercado do Conde

Autores dos disparos de revólver foram identificados como Ricardinho (funcionário da prefeitura) e Jovelino (comerciante); Flávio Paulino foi morto em Barra de Gramame
Polícia | Em 15/11/13 às 23h07, atualizado em 16/11/13 às 01h05 | Por Redação
Reprodução/Portal do Litoral
Os dois foram presos em flagrante
O administrador do mercado público da cidade do Conde, região metropolitana de João Pessoa, Flávio Paulino, 38 anos, foi assassinado por dois homens, na tarde dessa sexta-feira (15). Eles foram presos em flagrante, após perseguição da Polícia Militar.

Segundo o relato de testemunhas à polícia, o administrador estava promovendo mudanças nos pontos dos barraqueiros do mercado do Conde. Ele teria entrando em atrito com alguns comerciantes que não aceitavam a determinação de ficar apenas com uma barraca no local. Os dois suspeitos eram um dos que não concordavam com as alterações.

Conforme a polícia, os dois autores dos disparos teriam usado uma moto para fazer rondas na cidade, à procura da vítima e descobriram que o administrador do mercado estaria em Barra de Gramame, onde era proprietário do Bar da Taínha. A dupla teria cercado Flávio e efetuado vários disparos.

A vítima ainda foi socorrida com vida para o hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu antes de receber atendimento médico.

Os suspeitos do homicídio tentaram fugir de moto, mas foram surpreendidos por uma blitz da Policia Militar e fizeram uma manobra arriscada para continuar a fuga, o que provocou um acidente com um carro. Uma equipe da 1ª Companhia Integrada da Polícia Militar alcançou a dupla e efetuou a prisão.

Eles foram levados para a delegacia do Conde, onde confessaram o crime e a motivação. Até a noite de sexta-feira (15), as armas utilizadas no homicídio ainda não haviam sido localizadas.

Acidentes matam três pessoas nas rodovias que cortam o Sertão da Paraíba

Em Cajazeiras, um motociclista bateu em um carro e morreu no local; em Santa Luzia, um servidor do IBGE e outra pessoa também morreram após colisão.
Polícia | Em 16/11/13 às 10h43, atualizado em 16/11/13 às 11h13 | Por Redação
Reprodução/Folha do Sertão
Colisão na BR 230
Um jovem que pilotava uma moto pela BR 230, em Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa, morreu depois de um grave acidente na tarde dessa sexta-feira (15).
Segundo a polícia, a vítima bateu em um automóvel que seguia no sentido contrário. O motorista do carro não sofreu ferimentos, mas o impacto foi tão forte que causou estragos na lataria do veículo.
O serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas o condutor da moto morreu a caminho do Hospital Regional de Sousa.
As causas do acidente ainda são investigadas.
Colisão na BR 230
Foto: Colisão na BR 230
Créditos:
 Reprodução/Folha do Sertão
Outro acidente
No mesmo dia, duas pessoas morreram na estrada que liga Santa Luzia e Várzea, a cerca de 240 km de João Pessoa, no Sertão paraibano.Dois carros colidiram de frente.
Segundo a polícia, uma das pessoas que morreu trabalhava no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O servidor bateu em uma caminhonete que transportava mais cinco pessoas. Ele ficou preso nas ferragens e morreu; a outra vítima fatal seguia na caminhonete e as outras quatro que estavam nesse carro ficaram feridas.