terça-feira, 21 de janeiro de 2014

21 de Janeiro de 2014

Governador Ricardo Coutinho visita obras das ruas que dão acesso ao Trevo de Mangabeira

Governador Ricardo Coutinho visita obras das ruas que dão acesso ao Trevo de Mangabeira
O Governador Ricardo Coutinho está na manhã desta terça-feira (21) fazendi uma visita as obras de pavimentação das ruas que dão acesso ao Trevo de Mangabeira.


Serão ao todo 25 ruas entre os bairros dos Bancários e Mangabeira que serão pavimentadas em um investimento total, incluindo o Trevo de Mangabeira de R$ 21 milhões de reais.


O governador estava ladeado de auxiliares como o secretário de Interiorização, Carlos Antônio de Araujo, o secretário de comunicação Luis Torres, o superintendente do DER- Departamento de Estradas de Rodagem, Carlos Pereira e o líder do governo na Assembleia, o deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), além do presidente municipal de João Pessoa do PSB, Ronaldo Barbosa.




O Trevo de Mangabeira é uma obra de mobilidade urbana que vai beneficiar diretamente mais de 250 mil moradores da região, além dos motoristas que trafegam diariamente pelo local. A obra tem o objetivo de escoar o tráfego da Zona Sul da Capital e possui a extensão de aproximadamente 800 metros.




Vanessa de Melo com informações e fotos de Henrique Lima

PB Agora

21 de Janeiro de 2014

Ricardo alfineta Cartaxo e diz que “Ninguém pode ir contra a necessidade do povo!”

Ricardo alfineta Cartaxo e diz que “Ninguém pode ir contra a necessidade do povo!”
Ex-prefeito de João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho (PSB) fez uso nesta segunda (20) do seu programa semanal de rádio e não perdeu a oportunidade de fazer criticas a atuação do prefeito da Capital Luciano Cartaxo (PT), em ações voltadas para a melhoria da mobilidade urbana.Coutinho citou que a gestão socialista está fazendo diversas intervenções que seriam de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa e alfinetou seu desafeto político.


“Por traz do Shopping de Mangabeira você tem uma longa Avenida que está sendo feita pelo Estado, obra que foi judicializada e está aí sendo feita, por que ninguém pode ir contra a necessidade do povo!”, alfinetou o ‘mago’.


“Quando essa vontade é correta, a vontade é feita simplesmente de uma postura que procure levar soluções para uma cidade que está pelo seu tamanho estrangulado!”, disparou Coutinho criticando a falta de intervenções por parte da gestão no transito de João Pessoa.


Não satisfeito, Ricardo que foi um dos prefeitos melhor avaliados perante a opinião pública, elencou algumas intervenções feitas pelo Governo ‘Girassol’ nos seis anos que comandou João Pessoa.


“Eu fui prefeito e nós ampliamos o Retão de Manaíra, fizemos a ampliação da Pedro II e também fizemos as Alças da Beira-Rio”, frisou o governador.


Por fim, Ricardo destacou algumas obras que estão sendo feitas por seu Governo:


“São obras impactantes: estamos fazendo a duplicação da Avenida Cruz das Armas, uma obra eminentemente municipal, mas estamos fazendo, como fiz lá em Campina Grande a Almeida Barreto e estamos fazendo o Binário da Ponte do Jatobá e fizemos os Binários de Bayeux e do Conde e vamos fazer o Viaduto do Geisel e já começamos o Trevo de Mangabeira”, arrematou.


E você amigo internauta, acha que o governador Ricardo Coutinho tem razão? Opine no espaço destinado aos comentários.


PB Agora

21 de Janeiro de 2014

EM CG: auxiliares de Romero vão deixar cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa

EM CG: auxiliares de Romero vão deixar cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa
Pelo menos três auxiliares do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB), vão se desincompatibilizar de seus cargos paraconcorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.


Pleitearão uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa, a secretaria deCultura de Campina Grande, Marlene Alves, o vereador Tovar Correia Lima (PSDB), além do deputado licenciado Guilherme Almeida (PSC), que buscará à sua reeleição.


A ex-reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e atual secretária de cultura do município Marlene Alves, confirmou que vai entregar o cargo para concorrer a uma vaga na AL.


Segundo a secretária, o PCdoB definiu que vai militar para reeleger a presidente Dilma, mas que na Paraíba, o partido ainda está analisando o quadro político, não definindo apoio a nenhum grupo.


Por sua vez, Guilherme Almeida (PSC), confirmou que disputará eleições deste ano pela oposição pelo blocão.

O bloco composto pelos partidos PT, PP e PSC, segundo ele, ainda está lançando seus pré-candidatos, para chegarem a um consenso e propor um único nome ao governo da Paraíba. O Partido dos Trabalhadores lançou Nadja Palitot e Partido Social Cristão, o deputado Leonardo Gadelha.


Guilherme afirmou que estará nas eleições de 2014 fazendo oposição ao atual governo, mesmo ocupando agora o cargo de secretário de agricultura de Campina Grande.


- Minha decisão aqui quando optei por apoiar Romero Rodrigues, não dizia absolutamente que era um apoio ao governo do Estado, era apoio a uma administração que se vislumbrava no meu entendimento acertado para Campina Grande. – enfatizou.


O vereador Tovar Correia também manifestou o desejo de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, e para isso conta com o apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).


Por conta da saída de alguns de seus auxiliares, o prefeito Romero Rodrigues terá que fazer uma mini reforma no governo. A mudança deve provocar trocas de cadeiras na Câmara de Vereadores de Campina Grande. Isso porque, com volta de Tovar a Casa, a primeira suplente Ivonete Ludério (PSB), ficará sem cargo, devendo ser aproveitada na gestão municipal.


Severino Lopes

PBAgora

21 de Janeiro de 2014

Metade dos açudes da Paraíba está com volume abaixo de 20%, e 357 mil habitantes

 Metade dos açudes da Paraíba está com volume abaixo de 20%, e 357 mil habitantes
Os dados são preocupantes. Apesar das chuvas que caíram na Paraíba durante o fim de semana, 64 açudes no estado (52% do total) estão com volume abaixo de 20% da capacidade máxima.

O levantamento divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas(Aesa), mostra que a Paraíba está na inimência de sofrer um colapso no seu sistema de abastecimento de água. Dos 123 reservatórios monitorados pela instituição,  30 estão atualmente sob observação e 34 em situação considerada crítica, com volume abaixo de 5%.

Uma população estimada em quase 357 mil habitantes, nessas 25 cidades, enfrenta uma situação crítica no fornecimento de água tratada. De acordo com o levantamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), mais 15 municípios estão seriamente ameaçados devido ao baixo nível dos reservatórios.

Por conta da estiagem prolongada na Paraíba, são 26 localidades (ao todo) que enfrentam racionamento, sendo 19 cidades (Nova Palmeira, Barra de São Miguel, Areia, Umbuzeiro, Remígio, Esperança, Aroeiras, Gado Bravo, Belém, Caiçara, Logradouro, Alagoa Grande, Serraria, Arara, Casserengue, Solânea, Bananeiras,Cacimba de Dentro e Araruna) e sete distritos (São Miguel, Lagoa do Mato, Cepilho, Novo Pedro Velho, Rua Nova, Cachoeirinha e Braga).

Outras 12 localidades estão em colapso, sendo sete cidades (Triunfo, São João do Rio do Peixe, Imaculada, Riachão, Tacima, Dona Inês e Nazarezinho) e cinco distritos (Barreiros, Logradouro, Damião, Cozinha e Gravatá).

Devido ao baixo nível dos mananciais, se encontram em estado de alerta 15 cidades da Paraíba (Taperoá, Juru, Emas, Algodão de Jandaíra, Natuba, Montadas, Areial, Gurjão, Puxinanã, Jericó, Mato Grosso, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Lagoa e São José da Lagoa Tapada).

Pelo menos sete cidades do Sertão da Paraíba estão sofrendo colapso no abastecimento d’água desde o início deste ano por conta da seca e a empresa de abastecimento do estado, a Cagepa, teve que suspender as contas 66 mil moradores.

Os municípios onde não há mais água nos mananciais para serem distribuídas nas torneiras das moradias são Triunfo, Carrapateira e São João do Rio do Peixe, na região de Cajazeiras, a 468 quilômetros de João Pessoa; Nazarezinho, na região de Sousa, a 427 quilômetros da Capital; e Taperoá, Emas e Imaculada, na região de Patos, a 320 quilômetros de João Pessoa.

Durante o fim de semana, as maiores chuvas aconteceram nas cidades de Aguiar (63mm), São José da Lagoa Tapada (70mm), Cajazeirinhas (75mm), Piancó (92mm) e Coremas (120,5mm). "Tivemos um aumento de 12 centímetros na linha da água do açude de Coremas e 22 centímetros em Mãe D'água", informou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio Vieira.

Porém, as chuvas continuam a não gerar recargas significativas para os reservatórios. "Eventos como os deste final de semana são animadores, pois se tivermos outras chuvas, ainda que de menor intensidade, a recarga pode ser maior. Isso porque o leito do rio está saturado e vamos ter um melhor escoamento desta água", acrescentou.

Previsão

O boletim de análise meteorológica divulgado na manhã desta terça-feira(21) pela Aesa prevê ainda uma variação térmica de até 16°C, com a máxima chegando aos 36°C no Sertão e a mínima de 20°C no Brejo. "A previsão para hoje é de sol entre nuvens em praticamente todas as regiões do Estado. Poderão ocorrer chuvas isoladas no Sertão paraibano. Nas demais regiões, chuvas ocasionais", informou o meteorologista Emerson Rodrigues.

Severino Lopes

PBAgora

21 de Janeiro de 2014

Vereador ligado a Agra passa por processo de fritura e pode ser novo alvo da debandada CMJP

Um dos vereadores com maior prestígio na gestão do ex-prefeito Luciano Agra (PEN), Bruno Farias (PPS) é tido como o novo alvo para ser o próximo a sair da base de Luciano Cartaxo (PT) na Câmara Municipal de João Pessoa.

O motivo é o processo de isolamento e fritura que o parlamentar está passando. Bruno dava as cartas na gestão de Agra e agora não tem o mesmo espaço tendo sido figurante nesta nova gestão, seja na nomeação de aliados quando com prefeito.

Defensor fervoroso da candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o poeta como é carinhosamente chamado, deve estar pensando em romper com Cartaxo para receber mais atenção. No momento, ele está sendo tratado pelo gestor como figura neutra.

O sofrimento político de Bruno é tão grande que a indiferença que ele está recebendo pode até anular  sua disponibilidade para campanha eleitoral na Assembleia Legislativa.

Como consequência desta fritura, o parlamentar pode ir para a oposição logo após o retorno dos trabalhos na Casa de Napoleão Laureano, marcado para o próximo dia 29.

"Bruno não tem para onde correr. Ele vivi dando tapinha nas costas do prefeito, mas quando se encontra conosco na Casa as criticas e a choradeira é geral", afirmou um parlamentar da base governista que pediu anonimato.


PB Agora

Dirceu, Delúbio e João Paulo também vão pedir doações

Jornal do Brasil
Dirceu, Delúbio e João Paulo também vão pedir doações
Inspirados pelo exemplo do ex-deputado José Genoino (PT-SP), que conseguiu pagar com doações a multa de R$ 667,5 mil imposta pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão, os petistas João Paulo Cunha, Delúbio Soares e José Dirceu também vão abrir sites na internet para arrecadar dinheiro. De acordo com o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, os portais estão sendo criados pelas famílias dos três condenados e contam com o apoio do partido.
“Esses sites foram organizados pela família de cada um dos condenados e o PT apoia. A verba do fundo partidário não pode, por lei, ser usada para isso. Então, o PT vai acionar da militância para que, de forma solidária, participe dessa campanha”, afirmou.
Condenado a 10 e 10 meses de prisão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu terá que pagar 260 dias-multa no valor de 10 salários mínimos (no montante vigente à época do crime, de R$ 260), o que dá R$ 676 mil. O valor ainda vai aumentar porque será atualizado com base na inflação quando a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal intimar o petista, o que ainda não ocorreu.
O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares já foi intimado pela Vara a pagar multa de R$ 466,8 mil. O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) ainda não foi preso e a multa prevista na ocasião da condenação pelo STF era de R$ 370 mil, valor que ainda sofrerá alteração no momento da aplicação da pena.
Para o coordenador do setorial jurídico do PT, as campanhas na internet para obter os recursos serão “um sucesso”.
“Essa rede de solidariedade será ampliada e vai dar sustento. Vai ser um sucesso como a do Genoino. A solidariedade entre os companheiros é um valor que nos diferencia de tantos outros partidos. É uma marca importante que o PT tem. A gente chega ao final da campanha de Genoino com a compreensão de que a militância ajudou”, disse Marco Aurélio Carvalho

Ciência sem Fronteiras divulga resultados parciais de quatro editais

Agência Brasil
Os resultados parciais de quatro chamadas do Ciência sem Fronteiras estão disponíveis no painel de controle do programa. Os resultados são dos editais de intercâmbio para a França, Suécia, Irlanda e Áustria. O estudante recomendado ainda terá que ser aceito por uma universidade do país em que se candidatou.
O Ciência sem Fronteiras visa a promover a mobilidade internacional de alunos e pesquisadores e incentivar a visita de jovens pesquisadores qualificados e professores experientes ao Brasil. As áreas prioritárias são: ciências exatas (matemática e química), engenharias, tecnologias e ciências da saúde.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Até agosto do ano passado, foram concedidas 43,6 mil bolsas em graduação e doutorado-sanduíche, o equivalente a 43,17% da meta. 

Centro de Referência do IFPB oferta 460 vagas em 16 cursos

Assessoria
O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está ofertando 460 vagas em 16 cursos de extensão. As inscrições começam em 28 de janeiro e vão até 7 de fevereiro. A maioria dos cursos pede o Ensino Fundamental e alguns o Ensino Médio completo. É preciso ter mais de 16 anos de idade.
As vagas são relativas ao primeiro semestre de 2014. São turmas de Programação em Java, Informática, Legislação Marítima e Portuária, Oceanografia e Meteorologia, Inglês Básico e Marítimo, Espanhol Básico I e II, Navegação Astronômica, Navegação Costeira e Eletrônica, Marinheiro de Marina, Matemática Básica, Administração Empresarial, Português Instrumental, Logística e Segurança no Meio Portuário.
Para inscrever-se nos cursos é necessário apresentar CPF e Identidade. Tem preferência na inscrição os pescadores, aquaviários (marítimo ou fluviário), trabalhadores portuários e seus familiares em primeiro grau. Por isso, para quem se enquadra nessas categorias é preciso apresentar a documentação de identificação: Carteira de Pescador Profissional emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e/ou Caderneta de Inscrição e Registro da Marinha do Brasil (CIR), comprovante de que trabalha no setor portuário ou documento que comprove o parentesco em primeiro grau com esses profissionais.
O interessado deve procurar o Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha do IFPB, que fica na Rua Pastor José Alves de Oliveira, s/n, Centro de Cabedelo. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h por meio de preenchimento de formulário específico. As informações detalhadas estão no edital http://ifpb.edu.br/crpnm/editais/editais-2014/CRPNM%20IFPB%20Edital%20de%20Extensao%202014.1.pdf
A relação dos classificados será divulgada no dia 11 de fevereiro, no site www.ifpb.edu.br/crpnm e nos murais/quadros do Centro de Referência. A matrícula é feita entre os dias 12 e 21 de fevereiro. É necessário apresentar documentos originais com cópia ou cópia autenticada da foto 3x4; Título de Eleitor; Comprovante de quitação eleitoral; Comprovante de residência; Certidão de nascimento ou Casamento e Carteira de Reservista, para os homens.
As aulas começam em 24 de fevereiro, mas convocações ainda podem surgir até 17 de março através da lista de espera, é o que afirma o edital assinado pela diretora do CRPNM, professora Margareth Rocha. A cada semestre, novos cursos são ofertados pelo Centro do IFPB em Cabedelo.

'Fiquei apavorada', diz garota que flagrou ladrão pulando muro de casa

G1
'Fiquei apavorada', diz garota que flagrou ladrão pulando muro de casa
A foto de um ladrão pulando o muro de uma casa em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi compartilhada por milhares de internautas nesta segunda-feira (20). A autora da foto é uma estudante de 19 anos, que nem imaginava que poderia ajudar a polícia a esclarecer o crime. Além do criminoso da foto, outros dois invadiram a residência. Os suspeitos já foram identificados pelos investigadores e um deles foi preso na madrugada desta terça-feira (21).
A jovem, que preferiu não se identificar, lembra que fotografou o suspeito por coincidência, durante uma festa com amigos. "Eu e o meu namorado alugamos a casa na praia com alguns amigos. Estávamos na piscina ouvindo música e bebendo, aí eu fui fotografar meu namorado dando um pulo na piscina e flagrei o ladrão pulando o muro por coincidência", diz.
Ela conta que nove pessoas estavam na casa no momento do assalto, e que por sorte conseguiu se esconder no quarto. "O homem pulou o muro, rendeu todo mundo e abriu o portão para dois comparsas, que também estavam armados. Eu consegui correr para dentro da casa e me escondi atrás da porta de um quarto. O bandido chegou a entrar no quarto, mas não me viu. Eu estava tão apavorada que nem pensei em chamar a polícia naquela hora, só depois que eles foram embora", relata a vítima.
Segundo a polícia, os três homens levaram diversos objetos, como celulares, máquinas digitais, relógios, joias e dinheiro. O único celular que não foi levado foi o da estudante, que revela só ter percebido a presença do suspeito na imagem no dia seguinte. "Eu estava conversando com a minha sogra e decidi mostrar para ela a única foto que tinha do fim de semana. Quando eu vi a imagem fiquei em choque. Nós resolvemos jogar nas redes sociais para ajudar a identificar o suspeito, mas não imaginava que ia ter tanta repercussão", conta a garota.
O suspeito foi identificado pela polícia após a divulgação da foto em uma página no Facebook. A polícia aguarda o reconhecimento das vítimas para pedir a prisão. "Não é um alivio. Não sei se foi bom ter a foto porque ficamos relembrando o tempo todo daquele momento horrível. Por mais que eu delete a foto do celular, sempre vou encontrar na internet", afirma a jovem.
O investigador chefe da delegacia de Guarujá, Paulo Carvalhal, ressalta a importância de levar as provas de um crime imediatamente para a polícia. "A foto é verdadeira, mas jogar na internet para depois passar para a polícia é um erro. Isso pode atrapalhar a investigação. Então fica a dica para pessoas que passam por uma situação parecida", afirma Carvalhal.

Renato ataca gastos com festas em JP e dispara: "não quero nem pensar como será no carnaval"

Da Redação
Renato ataca gastos com festas em JP e dispara: "não quero nem pensar como será no carnaval"
O vereador Renato Martins (PSB/JP), disse hoje à tarde, por telefone, que os gastos em festas promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa chegam ao limite da irresponsabilidade. "O prefeito Luciano Cartaxo não mede esforços para aparecer" dispara o socialista.
Renato lembra que nas comemorações de Natal e final de ano de 2013, custaram mais de R$ 4 milhões ao erário público. "Não quero nem pensar quanto mais estimar dos gastos que serão feitos durante o Carnaval".
De acordo com o vereador, há uma inversão de valores nas prioridades da Prefeitura. Há um claro desrespeito a cidadania; a cidade vive apenas de propaganda para enaltecer a figura de Cartaxo.
Ainda de acordo com Renato Martins, a essência pública está comprometida: o sistema de saúde desmantelado; na educação até a merenda vem faltando. "Luciano Cartaxo só gasta com supérfluo" alfineta.
O vereador ainda lamentou que João Pessoa tivesse sido ridicularizada no programa Fantástico, da rede Globo, em decorrência do péssimo gramado do Estádio da Graça. Para Renato, a Prefeitura invista de forma equivocada em todos os setores administrativos.
Exemplificando, ele citou o futebol amador que é carente de ajuda pública. "O prefeito só que investir em futebol profissional que privado e sem nem um cunho social"