segunda-feira, 3 de junho de 2013

Funcionário do Carrefour é assassinado a tiros, no meio da rua em Várzea Nova
 

O funcionário do Carrefour, Edson da Silva Oliveira, 33, foi assassinado na tarde desta segunda-feira (3), no bairro Várzea Nova, por dois indivíduos em uma moto.

Segundo relatos do sargento J. Ferreira, do 7º BPM, a vítima tinha ido à feira de Várzea Nova cortar o cabelo e, quando saia da barbearia, foi abordado por dois homens, em uma motocicleta, que efetuaram vários disparos. Ele caiu e morreu no local.

Edson Oliveira não tinha passagem pela polícia e não tinha envolvimento com nenhuma criminalidade. No entanto, há três anos, o seu irmão, usuário de drogas, foi assassinado e ele foi testemunha do ato.

Na época, o irmão da vítima estava envolvido com o tráfico de drogas e também foi morto, a tiros, por dois homens montados em uma moto. A semelhança dos crimes levantou a possibilidade de que o atentado realizado hoje tenha sido uma forma de represália à Edson.

Luciano Cartaxo dá reajuste de 8% aos servidores públicos de João Pessoa

O gestor também divulgou que no dia 17 de junho será efetuado o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário
Divulgação/Assessoria
Cartaxo anuncia reajuste
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), anunciou nesta segunda-feira (3) o reajuste linear de 8% para todos os servidores municipais. Na ocasião, o gestor também divulgou que no dia 17 de junho será efetuado o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário (50%) e nos próximos dias 27 e 28 os servidores recebem o salário do mês de junho.
De acordo com Cartaxo, o reajuste representa um aumento real de 36.98%. Ele explicou que com o reajuste a folha de pagamento do mês de junho ultrapassará R$ 60 milhões.
“Nós estamos colocando em prática nossa promessa de campanha que é a política de valorização do funcionalismo. Os servidores são tratados como parceiros municipais do governo. Nenhuma prefeitura conseguiu dar esse reajuste, muito menos o Governo do Estado. O ganho real é de 36,98%". afirmou.
Segundo o prefeito, o reajuste para os servidores efetivos foi fruto do permanente diálogo do Governo Municipal dentro da ‘Mesa Permanente de Negociação’ instalada pelo prefeito Luciano Cartaxo no início do mandato.
Nesses primeiros meses de governo, a Prefeitura de João Pessoa já garantiu o pagamento do 14° salário dos professores, além de 10% de reajuste para a categoria; um reajuste de 7,79% para o Fisco e o pagamento do 14° salário criado no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), dos agentes de mobilidade urbana da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
 
Durante a solenidade, Luciano Cartaxo destacou todo o respeito e diálogo que marcou o processo de negociação entre o Município e os representantes das categorias. “Este reajuste é importante não só pelo valor anunciado, mas pela forma como ele foi construído, com respeito, valorização e muito diálogo”, declarou Luciano Cartaxo. “Quando reunimos todas as entidades envolvidas no processo em uma mesa de negociação, significa dizer que o Governo está cumprindo o compromisso de respeitar seus trabalhadores. Nosso Governo nunca vai deixar de beneficiar os servidores”, garantiu o prefeito.

De acordo com o secretário municipal da Administração, Roberto Wagner, o processo foi longo pela determinação do prefeito em preservar a valorização do servidor, aliado ao respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal e ao Limite Prudencial. “Foi um trabalho conjunto, que envolveu diversas Secretarias e que culminou com esse resultado tão positivo anunciado hoje pelo prefeito”, declarou.

Categorias 

 Diversos representantes de categorias profissionais da PMJP estiveram presentes durante o anúncio, além de entidades trabalhistas como a Central Única dos Trabalhadores (CUT). “O prefeito Luciano Cartaxo está reconhecendo o funcionalismo como se deve. Nós, da CUT, reconhecemos o esforço e determinação do prefeito e nos sentimos na obrigação de nos colocar a disposição para contribuir com o Município”, destacou o presidente da entidade, Paulo Marcelo.
 
O presidente do Fórum dos Servidores Municipais, Daniel de Assis, afirmou que as categorias estão passando por uma nova fase no que se refere à relação com a Prefeitura. “É um momento onde as associações e sindicatos podem trazer suas propostas para discutir com o Poder Público e o reajuste de 2013 foi o primeiro teste”, destacou. “Avançamos em muitos pontos e tenho certeza que isso vai refletir na qualidade do serviço oferecido pela PMJP, já que um servidor motivado apresenta melhores resultados”, previu.
 
Presenças
O evento ainda contou com a participação do gerente-geral de Agência do Banco do Brasil, Marcelo Gondin, e dos vereadores Marcos Vinícius, Djanilson Fonseca, Marmuthe Cavalcante, Raoni Mendes, Santino e Benilton Lucena.

Prefeitura de João Pessoa fará concurso este ano para contratar mil professores

Outras 300 vagas serão disponibilizadas para servidores administrativos
Reprodução/Internet
Imagem Ilustrativa
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou a abertura de edital de concurso para contratação de mil novos professores da rede pública municipal. Outras 300 vagas serão disponibilizadas para servidores das áreas administrativas. 
Cartaxo disse ainda que a instituição que elaborará a prova ainda não foi escolhida, mas garantiu que o concurso será realizado ainda este ano.
O edital do concurso, no entanto, não tem previsão de divulgação, conforme informações da Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa. Também ainda não se sabe quais as áreas de ensino recrutarão profissionais. Remuneração e carga horária a ser cumprida pelos novos funcionários públicos também não foram divulgadas pela Secretaria. 

Mulher é achada morta em Jacarapé e principal suspeito é o ex-marido

O delegado de homicídios, Marcos Paulo, revelou que a mulher foi morta por asfixia
190 PB
Mulher é achada morta em Jacarapé
Uma mulher foi encontrada morta em uma mata localizada na praia de Jacarapé, que é conhecida como local de desova, na manhã desta segunda-feira (3), em João Pessoa. O principal suspeito pelo crime é o ex-marido. 
Josivânia da Silva, 30 anos, havia saído com o ex-marido, Emanuel Teixeira de Oliveira Filho, conhecido como Manoelzinho, para tentar uma reconciliação no domingo (2). O suspeito levou a mãe dele e os filhos para casa da sogra, saindo com a mulher para conversar. Por volta das 20h, ele mandou um táxi buscar os filhos, avisando que a mulher tinha morrido em um acidente de motocicleta no bairro de Mangabeira.
A família preocupada foi atrás de notícias da vítima. Já na manhã desta segunda, o corpo encontrado em Jacarapé, se confirmou ser de Josivânia. O delegado de homicídios, Marcos Paulo, revelou que a mulher foi morta por asfixia.
De acordo com os familiares, no sábado (1º), houve uma intensa discussão entre o casal e ele a ameaçou de morte. Eles também revelaram que Manoelzinho já havia matado outra esposa e tentando matar um homem recentemente.
Policiais estão tentando localizar o acusado na Capital.

Corpo de criança é encontrado em estado de decomposição no Agreste

De acordo com o tenente Florestan Ferreira (comandante da Cia de Esperança), por volta das 16h, populares estavam passando pelo local e encontraram o corpo em estado de decomposição.
Internet
Zona rural da cidade
O corpo de uma criança foi encontrado em um matagal localizado no sítio Manguape, na zona rural da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste paraibano.
De acordo com o tenente Florestan Ferreira (comandante da Cia de Esperança), por volta das 16h, populares estavam passando pelo local e encontraram o corpo em estado de decomposição.
“O local foi isolado até a chegada da perícia. Estamos fazendo o levantamento para saber se o corpo de uma criança que está desaparecida da cidade de Alagoa Nova. Mas, não podemos afirmar com precisão”, comentou o policial.

Trade turístico da Paraíba oferece cursos gratuitos de inglês e espanhol

Os cursos fazem parte de uma parceria entre a Abrasel/PB, a ABIH/PB, o Senac, o Governo Federal e o Governo do Estado, com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam no segmento turístico na Paraíba
Divulgação
Hotelaria
As empresas que integram o trade turístico na Paraíba interessadas em incluir funcionários nos cursos de inglês e espanhol que serão oferecidos pelo Senac/PB, por meio do Pronatec Copa, devem realizar suas inscrições até quinta-feira (6). Os cursos são gratuitos e fazem parte de uma parceria entre a Abrasel/PB, a ABIH/PB, o Senac, o Governo Federal e o Governo do Estado, com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam no segmento turístico na Paraíba.
Para inscreverem suas equipes, as empresas devem procurar suas respectivas entidades representativas e informar o nome do estabelecimento, nome dos funcionários que participarão dos cursos, as opções de idioma (inglês ou espanhol) e o turno (manhã, tarde ou noite). A iniciativa soma-se ao projeto de qualificação do setor turístico lançado pelo governo do Estado em parceria com o Sebrae-PB e a Fecomercio-PB, que vai oferecer cerca de 40 cursos e consultorias e tem a perspectiva de qualificar 2,5 mil trabalhadores.
Os cursos são abertos para todo o segmento turístico, mas, para participar, a empresa precisa ser formalizada. Os bares e restaurantes interessados podem procurar a Abrasel, através do telefone (83)-3247-3549 ou pelo e-mailabraselpb@abrasel.com.br. Já os estabelecimentos do setor de hospedagem podem procurar a ABIH-PB, pelo telefone (83)-3247-2440.