quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Estudante de Direito é preso com 18 kg de droga quando viajava do Sudeste para a PB

Jovem estava em um ônibus de viagem, procedente do Rio de Janeiro, com destino ao Nordeste
Polícia | Em 06/11/13 às 17h01, atualizado em 06/11/13 às 21h27 | Por Redação
Reprodução / TV Vitória ES 12
Universitário e material apreendido na ação
O universitário, estudante de Direito, Tiago de Oliveira Meira, 32 anos, foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (6) por tráfico de drogas, no município de Viana, na Grande Vitória, no Espírito Santo. A prisão ocorreu quando o rapaz estava em um ônibus de viagem que havia saído do Rio de Janeiro com destino à Paraíba, onde morava.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os cães farejadores auxiliaram na identificação, do entorpecente escondido na mala durante uma revista no veículo. Na ação, foram apreendidos pouco mais de 18 kg de maconha.
Conforme os policiais, o suspeito disse em depoimento que era viciado há 18 anos e estava transportando a droga para pagar uma dívida de R$ 5 mil que tem com traficantes da Paraíba.
O estudante e o material apreendido foram levados para o Departamento de Polícia Jurídica de Cariacica/ES, na região metropolitana de Vitória.
Assista à cobertura desse caso em uma matéria produzida pela TV Vitória, afiliada da Rede Record no Espírito Santo.

Vítima reage à tentativa de assalto, espanca acusado e defende sobrinha de estupro

Roberto da Silva Ferreira estava com duas armas, mas foi rendido por uma das vítimas e foi imobilizado
Polícia | Em 06/11/13 às 09h57, atualizado em 06/11/13 às 17h49 | Por Hyldo Pereira
TV Correio
Armas utilizadas pelo suspeito do crime
Um homem de 35 anos foi espancado após tentar assaltar um rapaz e estuprar a sobrinha dele de 12 anos na madrugada desta quarta-feira (6) no bairro Alto da Boa Vista, no município de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa. Roberto da Silva Ferreira estava com duas armas [ sendo uma quebrada], mas foi rendido por uma das vítimas e imobilizado.
De acordo com o relatório da 4ª CIPM de Bayeux, por volta das 00h30, tio e sobrinha vinham de uma partida de futebol quando foram surpreendidos por um homem, que estava armado. A adolescente teria pedido ao tio para fazer necessidade fisiológica, quando o acusado aproveitou e rendeu os dois.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, Roberto da Silva pedia os celulares das vítimas, mas como estavam sem os aparelhos, ele passou a acariciar as partes íntimas da menina. Apesar de estar sob a mira de uma arma, o tio reagiu, tomou os revólveres do suspeito e o espancou. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o homem em flagrante.
O acusado foi socorrido por uma viatura da Polícia Militar para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa onde passou por cirurgia. Ele está internado - sob custódia da PM - em estado regular, segundo a assessoria de imprensa da casa de saúde.
Suspeito tentou estuprar a menor
Foto: suspeito tentou estuprar a menor
Créditos: TV Correio

Vale quanto pesa

'De fato pouca gente consegue mensurar suas proporções. E seu valor'
Cidades | Em 06/11/13 às 19h07, atualizado em 06/11/13 às 19h09 | Por Roberto Cavalcanti
Você deve lembrar da marca de sabonete, extremamente popular na década de cinquenta. E que fazia sucesso com razão: grandão e com cheiro forte, conseguia se destacar como “bom e barato”.
Tanto tempo depois, o vale quanto pesa continua no imaginário popular com múltiplas significâncias. E, não raro, muita confusão de interpretação.
De fato pouca gente consegue mensurar suas proporções. E seu valor.
É importante deixar claro que não tratamos aqui de dimensão corpórea; não estamos falando sobre arroba de gado.
O vale quanto pesa é mais uma referência que evoca a importância subjetiva. E que apesar da subjetivação, acaba por ser pragmaticamente confirmada nas “balanças” da vida.
Geralmente em cálculos de subtração.
Pois como estamos tratando de gente e não de sabão, a maioria “majora” peso e valor. São os pretensiosos – grupo numeroso e muito comum na seara política.
Políticos, de fato, não sabem fazer estes cálculos. Nanicos se enxergam gigantes. E alimentam pretensões maiores ainda.
E é por isso que a Paraíba, em especial, sempre é apresentada a candidaturas esdrúxulas.
De fato me divirto muito ao assistir gente se colocando na disputa para Governo do Estado, Senado Federal e Câmara Federal quando mal podem conquistar uma vereança.
Me perdoe a falta de cerimônia, mas quando faço análise é impossível conter o riso.
Outro fenômeno “risível” em terras paraibanas é o suposto poder de transferir e ou herdar peso e valor – um movimento familiar para se perpetuar no poder e que quase sempre naufraga nas urnas da realidade. Pois valoração é pessoal e intransferível. E, infelizmente, nem sempre pais conseguem repassar aos filhos.
Mas tentam. E insistentemente, muitas vezes ocupando diversas siglas para ver se, em algum reduto “ideológico”, o sobrenome se viabiliza politicamente.
O que a maioria consegue, porém, é constrangimento.
Claro que sou adepto do atrevimento, da ousadia, do destemor.
Mas também sou dos que acreditam na importância do “semancol” – expressão tão inteligente e tão antiga quanto o vale quanto pesa em forma de sabão.
Ignorá-lo é um equívoco que custa amargas derrotas. E muito escárnio social.

Jovem é baleado com 3 tiros enquanto conversava com amigos em via pública em JP

Investigações policiais apontam que a vítima tentava se recuperar do vício em drogas e esteve em tratamento nos últimos meses
Polícia | Em 06/11/13 às 21h53, atualizado em 06/11/13 às 22h12 | Por Pollyana Sorrentino
Aguinaldo Mota
Jovem sendo socorrido

Um jovem de 19 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta quarta-feira (6), no bairro de Cruz das Armas em João Pessoa. Ele estava acompanhado de amigos na Rua Presidente Félix Antônio, quando foi baleado com três tiros. 

Testemunhas revelaram á Polícia, que dois homens em uma motocicleta de cor vermelha seriam os responsáveis pelo crime, sendo o que seguia como carona autor dos disparos. 

Investigações policiais apontam que a vítima tentava se recuperar do vício em drogas e esteve em tratamento nos últimos meses, no entanto, não havia se afastado do tráfico, comercializando entorpecentes. 

O jovem foi atingido com um tiro nas costas e dois na cabeça, sendo socorrido por amigos ao Hospital Édson Ramalho, posteriormente, ele foi transferido em estado grave ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Secretarias de Estado articulam enfrentamento a crimes homofóbicos na Paraíba

Medida deverá diminuir os casos de homofobia no estado da Paraíba
Cidades | Em 06/11/13 às 19h08, atualizado em 06/11/13 às 19h11 | Por Secom-PB
Divulgação
Imagem ilustrativa
Um grupo de trabalho envolvendo representantes das Secretarias da Segurança e da Defesa Social (Seds), da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), de Administração Penitenciária (Seap), e ainda representantes do Movimento LGBT foi criado a fim de intensificar o enfrentamento à homofobia na Paraíba.
A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (5), no prédio da Seds, no bairro de Mangabeira, João Pessoa. Além de gestores das secretarias de Estado, esteve presente um representante do Ministério da Justiça (MJ).
De acordo com a gerente executiva de direitos sexuais e LGBT da Semdh, Roberta Schultz, o grupo de trabalho tem como objetivo desenvolver ações constantes no Termo de Cooperação Técnica para Combate à Homofobia, firmado em junho de 2012 entre o Governo Federal e o Governo Estadual. “Estão previstos formação, capacitação e fomento à Delegacia Especializada Contra Crimes Homofóbicos, por exemplo, com expansão para outras cidades”, acrescentou a gerente.
Nesta quarta-feira (6), o secretário da Segurança, Cláudio Lima, por meio da Portaria nº 223/2013/SEDS, publicada no Diário Oficial, designou uma comissão especial formada por três servidores, entre eles o delegado titular da Delegacia Especializada contra Crimes Homofóbicos de João Pessoa, Marcelo Falcone. A comissão será responsável por receber denúncias de manifestação de discriminação, coação e atentado contra qualquer pessoa, em razão de orientação sexual e ainda por instaurar procedimento administrativo para apuração.
“Temos a missão de implementar, em parceria com outras secretarias, formas de diminuir a violência, inclusive os crimes de caráter homofóbico, tanto com ações preventivas como ostensivas, e ainda com a Polícia Judiciária apurando e elucidando o que acontecer. A Segurança tem papel essencial no processo”, frisou o secretário executivo da Segurança, Jean Nunes, que participou da reunião de criação do grupo de trabalho.

Grupo de jovens católicos fica ferido após carro cair em barranco de oito metros

Cinco jovens, juntamente com o motorista do veículo, estavam seguindo para a cidade de Curral Velho
Cidades | Em 06/11/13 às 20h56, atualizado em 06/11/13 às 21h33 | Por Pollyana Sorrentino
Diamante Online
Local do acidente
Um grupo de jovens integrantes da Igreja Católica do município de Conceição, a 402 km de João Pessoa, no Vale do Piancó, ficou ferido após um acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira (6), em uma área rural, próxima à cidade de Diamante, a 378 km da Capital.
Cinco jovens, juntamente com o motorista do veículo, seguiam para a cidade de Curral Velho, a 436 km de João Pessoa, para divulgação de um evento católico. Eles estavam em um veículo do tipo S-10 preto, quando o carro tombou e caiu em um barranco com oito metros de altura.
Apesar do susto, apenas um dos ocupantes do carro teve que ser socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Hospital de Itaporanga, cidade próxima de onde aconteceu o acidente. Os demais tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local da ocorrência.
De acordo com informações da polícia, o grupo de jovens tem entre 16 e 18 anos.

Foto de acidente em João Pessoa gera polêmica por causa de suposto rosto de espírito

Nas redes sociais, há quem questione a imagem, alegando que é montagem fotográfica; outros dizem acreditar num fenômeno estranho
Ciência e Tecnologia | Em 06/11/13 às 16h48, atualizado em 06/11/13 às 21h57 | Por Redação
A foto do acidente entre uma moto e um ônibus, que deixou um adolescente de 16 anos morto em João Pessoa, no sábado (2), está gerando polêmica na internet. No Facebook várias pessoas questionam o que seria a imagem que aparece ao lado de um homem com blusa vermelha, que estava próximo ao local onde o acidente aconteceu.
O internauta que postou na rede social afirma que um ‘rosto estranho’ foi flagrado no registro. A foto mostra o momento em que duas pessoas, uma delas funcionária do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estão retirando o corpo do adolescente do local.
Nos comentários da publicação, algumas pessoas acreditam que o rosto seria de um espírito, outras questionam a veracidade da foto e afirmam que não passa de uma montagem. Alguns acham ainda que a imagem se trata apenas de uma ilusão óptica e, por isso, é possível ver o que parece um rosto.
Em três horas, a foto foi compartilhada por 70 pessoas e teve 54 comentários.
Suposto rosto 'sobrenatural', no círculo
Foto: Suposto rosto 'sobrenatural', no círculo
Créditos: Reprodução/Faceook/Face News
O acidente
O acidente aconteceu no último sábado (02), no bairro das Indústrias, Zona Sul de João Pessoa. Segundo informações do cabo Bernardo, do BPTran-PB, os adolescentes estavam em uma moto fan preta quando não perceberam que o ônibus, que faz transporte de funcionários de uma fábrica de cerâmica, estava entrando na empresa.
O policial disse que devido à velocidade da motocicleta, as vítimas não tiveram tempo de frear nem desviar do veículo. O rapaz que pilotava a moto, morreu na hora durante a colisão frontal. O menor de 15 anos foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa por uma ambulância do resgate do Corpo de Bombeiros, em estado grave

ONU indica que a concentração de gases na atmosfera aumentou em 2012

Relatório sobre o efeito estufa indica que a concentração de dióxido de carbono bateu recorde em 2012, contribuindo para a aceleração das alterações do clima
Ciência e Tecnologia | Em 06/11/13 às 13h11, atualizado em 06/11/13 às 13h56 | Por Agência Brasil
Divulgação
Imagem Ilustrativa
A concentração de gases na atmosfera atingiu um novo recorde em 2012 e contribuiu para uma aceleração das alterações do clima, segundo as Nações Unidas. No relatório anual sobre o efeito estufa, divulgado nesta quarta-feira (6), a Organização Mundial de Metereologia (OMM) indica que a concentração de dióxido de carbono (CO2), principal gás causador do efeito estufa, atingiu novos patamares durante 2012: 393,1 partes por milhão, 141% a mais do que os níveis registrados no período pré-industrial. O CO2 que tem origem nas emissões relacionadas ao uso de combustíveis fósseis, é responsável por 80% do aumento da concentração de gases na atmosfera.  
De acordo com o relatório da OMM, essa concentração de gases - entre os quais estão o CO2, o metano e o óxido nitroso - aumentou 32% entre 1990 e 2012. O secretário-geral da organização, Michel Jarraud, disse que a presença dessas substâncias na atmosfera atingiram níveis sem precedentes e, como consequência o clima mudou.   
“Desde o início da era industrial em 1750, a média da concentração atmosférica mundial de CO2 aumentou 41%; a de metano, 160%; a de óxido nitroso, 20%”, informou o relatório. Para reverter essa tendência, o secretário-geral da organização defende a redução de emissões de gases de efeito de estufa de forma substancial e sustentável.   
“Caso continue a atual evolução, no final deste século, as temperaturas médias mundiais podem chegar a aumentar 4,6 graus Celsius - ou até mais em algumas partes do mundo, o que pode ter consequências devastadoras. Devemos atuar agora porque de outra forma estaremos pondo em risco o futuro dos nossos filhos, netos e gerações futuras. O tempo não corre a nosso favor”, disse Jarraud.

Pesquisa do Procon-PB aponta variação de até 319% no valor de produtos da cesta básica

Secom/PB
Pesquisa do Procon-PB aponta variação de até 319% no valor de produtos da cesta básica
Os preços dos alimentos nos supermercados de João Pessoa têm uma variação de até 319% em um mesmo produto vendido em estabelecimentos diferentes. A constatação foi feita pelo Procon Estadual da Paraíba, em pesquisa de preços realizada entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro. A maior variação de preços foi observada no quilo da cebola, cujo valor cobrado vai de R$ 0,88 (no Supermercado Manaíra) a R$ 3,69 (no Pão de Açúcar).
Outro destaque no que diz respeito à diferença de preços foi o quilo do pão francês, que vai de R$ 4,98 (no Bompreço) a R$ 9,99 (no Pão de Açúcar), perfazendo uma diferença de 101%. Ao todo, foram pesquisados os preços de 93 itens, entre alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal das marcas mais vendidas em dez estabelecimentos na Capital.
Além do levantamento de preços de cada produto, a pesquisa também contém o valor total da feira, considerando a compra de uma unidade de cada item nos supermercados. Como existem itens de variadas marcas, foram realizados dois preços totais: um considerando apenas as marcas mais baratas em cada supermercado e outro com o preço total da feira no caso em que o consumidor escolher apenas produtos das marcas mais caras.
O Supermercado Todo Dia foi o estabelecimento que apresentou o menor valor total, tanto com relação aos itens de marcas com preços mais baixos (R$ 123,55), quanto nos itens de marcas de preços mais altos (139,70). Por sua vez, o supermercado Pão de Açúcar apresentou os maiores preços tanto na relação com itens de marcas mais baratas (R$ 191,11), quanto na lista com itens das marcas mais caras (R$ 208,18).
O secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, ressaltou que além de ficar atento aos preços, os consumidores devem também observar os folhetos de promoções dos estabelecimentos. "Muitos supermercados escolhem dias da semana para fazer promoções de frutas e verduras, por exemplo. Ficando atento a isto, o consumidor pode aumentar a economia no momento de comprar os alimentos", destacou.
Variação de preços - Conforme o levantamento do Procon-PB, os preços das feiras com os produtos mais baratos subiu em seis dos dez estabelecimentos pesquisados, em comparação com o mês de setembro. A maior elevação de preços foi verificado no supermercado Bompreço (22%). Já com relação à feira contendo apenas os produtos das marcas mais caras, o preço total caiu em cinco estabelecimentos. A maior redução foi observada no Supermercado Latorre (-5%).
A pesquisa completa pode ser conferida no site do Procon-PB (www.procon.pb.gov.br), no link 'Pesquisa de Preço' ou na sede do órgão de defesa do consumidor, localizada no Parque Solon de Lucena, 234

Agricultores do Nordeste poderão ter dívidas anistiadas

Agência Brasil
Brasília - Os limites de valores para anistia e renegociação de dívidas de agricultores - contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) - podem passar de R$10 para R$ 30 mil. A proposta (PLS 622/2011) foi aprovada hoje (6) em caráter terminativo pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Isso significa que se não houver apresentação de recurso para votação no plenário do Senado a matéria segue direto para a Câmara.
Pelo texto, os agricultores que têm dívidas até R$ 200 mil também serão beneficiados. Para liquidar o saldo devedor, eles poderão ter mais descontos. O benefício pode ser solicitado até 31 de dezembro de 2014.
Apesar de a nova redação prever mais impacto fiscal para o governo federal, na avaliação do relator, senador Benedito de Lira (PP-AL), esse custo adicional é vantajoso, pois "permitirá a reinserção de médios produtores no mercado de crédito rural, a redução do grau de endividamento do setor, a adequação do montante da dívida rural à capacidade de pagamento do produtor e a efetiva quitação de suas obrigações financeiras".

Segundo a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), autora do projeto, por ser muito baixo o atual limite exclui muitos produtores da possibilidade de renegociação e eventual anistia das dívidas oferecida pelo governo.

Audiências de negociação do ProEndividados começam nesta quinta na Capital

TJPB
O projeto ProEndividados de João pessoa inicia nesta quinta-feira (7), a partir das 13h, a fase de audiências, que acontecerá no Fórum Cível da Capital. Em Campina Grande, as audiências estão sendo realizadas desde o início da semana no Centro de Conciliação e Mediação da cidade, localizado no prédio da Facisa, no bairro da Prata.
A juíza Deborah Cavalcanti, que coordena o ProEndividados em Campina, informou que as audiências estão tendo resultados positivos. "As pessoas e as empresas atenderam ao chamamento da Justiça. Os devedores estão saindo satisfeitos, pois estão recuperando seus créditos", ressaltou. No município o projeto alcançou mais de 60 inscritos.
O processo já superou a etapa de intimação das partes envolvidas, quando foi possível dar andamento às negociações entre credores e devedores. Neste momento ocorre a chamada das partes, com a realização das audiências, onde serão estipulados prazos e valores para findar o débito.

O projeto, Idealizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba, tem como principal objetivo estabelecer acordos através da conciliação, mediação e negociação entre as pessoas com alto grau de endividamento e seu credores. O Projeto é direcionado àquelas pessoas que possuem dívidas maiores que suas rendas

Vereador diz que ausência de RC em Brasília foi desrespeito com João Pessoa

Da redação
Para o vereador pessoense, Marcos Vinícius (PSDB), a ausência do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), na reunião desta quarta-feira (06) com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), e com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), foi um desrespeito com a capital.  
Ao invés de viajar para o Distrito Federal, Ricardo manteve agenda na cidade de Campina Grande, onde participou da cerimônia de entrega de conjunto residencial. O governador era esperado para debater com o ministro um projeto de Mobilidade Urbana proposto para João Pessoa e apresentado pelo prefeito Luciano Cartaxo, entre eles: o Terminal de Integração de Mangabeira e a instalação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), que vai garantir cinco corredores exclusivos de ônibus na Capital.
Marcos disse ainda que a decisão do governador de sequer comunicar oficialmente sua ausência é a atitude típica de quem não se abre ao diálogo. "O que vemos é que enquanto o prefeito e o próprio governo Federal, através do ministro Aguinaldinho, se mostram dispostos a sentar à mesa para debater as melhores propostas para nosso povo, Ricardo mantém o hábito de não ouvir a classe política, faltando com o respeito para com todos". E completou: "Um homem que sequer se dá ao trabalho de viajar para captar recursos que podem melhorar a vida do seu povo, não apresenta nada quando tem chance e nem aceita que outros apresentem, não tem condições de governar um Estado", arrematou.

TCE desaprova contas apresentadas por três ex-prefeitos

Assessoria
TCE desaprova contas apresentadas por três ex-prefeitos
O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido nesta quarta-feira (6), emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2011 do ex-prefeito de Remígio Luís Cláudio Régis Marinho impondo-lhe o débito de R$ 142.828,76 por despesas irregulares com locação de veículos e aquisição de combustível. A decisão decorreu de proposta do relator Antonio Gomes Vieira Filho contra a qual o ex-prefeito ainda pode recorrer.
Pagamentos indevidos a servidores ajudaram na reprovação às contas de 2011 do ex-prefeito de Santana dos Garrotes José Alencar Lima, a quem o TCE imputou o débito de R$ 15.360,00. Ainda cabe recurso da decisão tomada segundo voto do conselheiro Fernando Catão, relator do processo.
Pagamentos irregulares, desta vez a títulos de honorários advocatícios, acarretaram, ainda, à reprovação das contas de 2012 do ex-prefeito de Logradouro Humberto Lisboa Alves. O TCE requer dele a devolução da importância de R$ 60.460,00, como entendeu o relator do processo Oscar Mamede Santiago Melo. O ex-gestor de Logradouro também pode recorrer dessa decisão.
Tiveram suas contas aprovadas os ex-prefeitos de Patos (Nabor Wanderley, exercício de 2010), Catingueira (Nilton de Almeida, 2011), Emas (Fernanda Maria Marinho de Medeiros Loureiro, 2011) e Tenório (Denilton Guedes, Alves, 2011).
Foram aprovadas, ainda, as contas das Câmaras Municipais de Junco do Seridó (2011, por maioria), Teixeira (2012), Paulista (2012, com ressalvas), Santa Fé (2012) e Cabaceiras (2011, com ressalvas). O TCE também aprovou as contas do Projeto Cooperar (2011 e 2012).
Aos processos inscritos na pauta de julgamento correspondeu uma movimentação de recursos da ordem de R$ 481.119.886,37. Conduzida pelo presidente Fábio Nogueira, a sessão plenária do TCE teve as participações dos conselheiros Umberto Porto, Arthur Cunha Lima, Nominando Diniz, Fernando Catão, André Carlo Torres Pontes e Oscar Mamede Santiago Melo (auditor em substituição ao conselheiro Arnóbio Viana, então em gozo de férias).
Também, as dos auditores substitutos de conselheiros Antonio Cláudio Silva Santos, Marcos Costa, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de contas foi representado pela nova procuradora geral do TCE Elvira Samara Pereira de Oliveira.

Parlamentares paraibanos opinam sobre PEC da reforma política

Da Redação
Nesta terça-feira (05), o grupo de trabalho criado na Câmara Federal para discutir a reforma política aprovou o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que apresenta mudanças no sistema eleitoral e de representação dos partidos.
Dentre as mudanças apresentadas, está o fim do voto obrigatório, o fim da reeleição para os cargos do executivo, a criação de regras para limitar a atuação de partidos com poucos votos e a mudança na forma de eleição de deputados, que seriam eleitos por regiões de cada estado.
O deputado federal Ruy Carneiro, em entrevista ao Click PB, falou o que pensa acerca da proposta que tramitará na casa. Para o deputado, a proposta de voto facultativo é democrática e poderia ter algumas dificuldades no início, porém, "com o tempo a população vai criando consciência política". Quanto à restrição à reeleição, Ruy afirmou que "sou a favor de aumentar o mandato de quatro para cinco anos sem reeleição", já que geralmente é utilizada a máquina pública para fins de campanha.
Ruy ainda considera interessante a proposta de eleição por regiões, já que "seria melhor para o deputado ser cobrado e para atuar". E sobre a limitação da atuação de partidos com poucos votos, Ruy Carneiro considerou importante já que "tem muito partido de aluguel no Brasil".
O Click PB também ouviu o deputado estadual Anísio Maia que considera que é necessário dar fim ao financiamento público de campanha e o fim das coligações proporcionais. O deputado acredita que o voto deve ser partidário "o cidadão tem que votar no partido". Anísio é contrário ao que chamou de voto distrital, já que "o Brasil não tem histórico de voto distrital".
Para Anísio Maia, a mudança mais importante seria "eliminar a influência do poder econômico. O resto é conversa fiada"