sábado, 14 de dezembro de 2013

Prefeito comemora um ano do ‘Acesso Cidadão’ e garante ampliação do apoio

Secom-JP
Prefeito comemora um ano do ‘Acesso Cidadão’ e garante ampliação do apoio
O prefeito Luciano Cartaxo participou, na manhã deste sábado (14), do evento de comemoração de um ano da existência do projeto Acesso Cidadão, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O evento aconteceu na praia do Cabo Branco, em frente à Fundação Casa de José Américo, onde o projeto é desenvolvido todos os sábados proporcionando lazer e sociabilidade a pessoas com deficiência.
"A Prefeitura tem garantido um apoio fundamental para assegurar o desenvolvimento desse belo projeto em parceria com a AC Social", ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo. "Esta ação tem garantido o direito ao lazer e à sociabilidade para pessoas com deficiência, que podem desfrutar dessa praia maravilhosa. Vamos continuar investindo em projetos de acessibilidade como fizemos recentemente com a entrega de 12 ônibus escolares adaptados, que vão atender estudantes especiais", complementou.
O vice-prefeito Nonato Bandeira, que coordena o Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoas com Deficiência da PMJP, também participou do evento. "Este é um projeto que resgata a cidadania das pessoas com deficiência, que agora podem se divertir, confraternizar e ter acesso a um bem tão precioso quanto o mar, sendo que muitos nunca tinham sequer entrado no mar por não ter as condições necessárias", destacou.
Por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), a PMJP garante a manutenção do projeto oferecendo toda a estrutura de base dos voluntários e participantes, além de equipamentos como cadeiras anfíbias e esteiras. "O projeto traz perspectiva de inclusão social, cultural e mostra a superação das pessoas com deficiência, que precisam apenas de oportunidades de inclusão", destacou a secretária da Sedes, Marta Moura.
Acesso Cidadão - O projeto, uma iniciativa da entidade AC Social, atende cerca de 30 pessoas com deficiência, que, todos os sábados, podem ter acesso a equipamentos e acompanhamento especializado para desenvolver atividades de arte, cultura e esporte na praia do Cabo Branco. A ajuda é assegurada por 47 voluntários, entre enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos, que passaram por cursos para conseguir lidar com as diversas deficiências e avaliar riscos nas atividades.
De acordo com o coordenador do projeto, Genilson Machado, as atividades chegam a receber excursões de entidades de outras cidades do Estado, que percebem os benefícios do projeto. "Todos os que participam melhoram muito a sua autoestima e o seu bem-estar social por perceberem que eles também podem viver socialmente e existem pessoas dispostas a possibilitar isso", afirmou.
Um exemplo é o do estudante Pedro Ivo Costa, de 29 anos, que participa da ação há quase 10 meses. "Estava passando pela praia, vi as atividades e me interessei, desde então nunca deixei de vir", contou. Para ele, o Acesso Cidadão foi uma grande oportunidade para conquistar amigos. "Gosto muito de vir para conversar, conhecer mais gente e também entrar no mar. Desde que entrei no projeto sinto que sou mais aberto, mais comunicativo", relatou.
MPS - Outro destaque do evento foi à comemoração dos dois anos da liberação, no Brasil, de pesquisas com humanos para o combate à Mucopolissacaridose 4A (MPS), doença genética degenerativa que afeta muitas crianças na Paraíba. A conquista foi fruto da luta de Patrick Teixeira, hoje com 16 anos, que possui a doença e atualmente é voluntário no teste dos medicamentos.
Tento enfrentar isso da melhor forma possível e passar uma sensação positiva para as pessoas, pois todos podemos ser um bom exemplo uns para os outros", contou Patrick, que faz parte do projeto Acesso Cidadão. "Aqui nós podemos conversar, trocar experiências e aproveitar o mar. Quem vem não quer mais deixar de participar, porque aqui a questão maior é o amor. Aqui nos sentimos aceitos", resumiu.

Jovem é atingido com dois tiros na boca na Rua da Areia no centro da Capital

Aguinaldo Mota
Jovem é atingido com dois tiros na boca na Rua da Areia no centro da Capital   Foto: Aguinaldo Mota
Um jovem foi atingido com dois tiros na boca na madrugada deste sábado, 14, em João Pessoa. A vítima foi abordada por dois homens quando estava na Rua da Areia, que se aproximaram e sem falar nada efetuaram os disparos.
Assim como outros crimes que seguem a mesma linha, a possibilidade é que tenha sido um acerto de contas por causa do tráfico de drogas.
Após os disparos na boca, a vítima correu para pedir socorro e foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Ele permanece internado, mas os acusados não foram identificados.
O jovem reside no bairro de Mandacaru, na comunidade Cinco Bocas, e costumava frequentar a Rua da Areia para consumir drogas.

Operário cai de cobertura da Arena Amazônia e morre

Terra
Operário cai de cobertura da Arena Amazônia e morre
Morreu na madrugada deste sábado um operário que trabalhava na obra da Arena da Amazônia, em Manaus. A tragédia foi confirmada pela construtora Andrade Gutierrez, responsável pela construção do estádio que será utilizado na Copa do Mundo 2014.
"Reiteramos o compromisso assumido com a segurança de todos os funcionários e que uma investigação interna está sendo feita para apurar as causas do acidente. As medidas legais estão sendo tomadas em conjunto com os órgãos competentes", informou a construtora, em nota oficial.
Marcleudo de Melo Ferreira, 22 anos, natural de Limoeiro do Norte (CE), caiu quando fazia a instalação da proteção lateral dos refletores do estádio a uma altura de 35 metros. Ele chegou a ser encaminhado com vida ao Pronto-Socorro 28 de agosto, na Zona Centro-Sul da cidade, mas não resistiu.
Trata-se da segunda morte registrada nas obras de construção da Arena Amazônia. Em março, o operário Raimundo Nonato Lima Costa caiu de um andaime e morreu. A Arena da Amazônia é um estádio construído do zero que terá capacidade para 44,5 mil pessoas em Manaus e receberá quatro jogos na Copa do Mundo de 2014. Nenhum deles contará com a Seleção Brasileira, no entanto, já que as partidas são apenas da fase de grupos da competição.O corpo do operário passa por perícia no Instituto Médico Legal (IML). As obras do estádio ficarão paralisadas até a próxima segunda-feira e também estão suspensas as visitas ao local.

Ataques no Iraque deixam 13 mortos e 30 feridos

Terra
Pelo menos 13 iraquianos morreram e 30 ficaram feridos em diferentes ataques registrados ao longo do Iraque neste sábado, informou à Agência Efe uma fonte policial.
Um carro bomba explodiu perto de uma tenda montada por fiéis xiitas no bairro de Rasala, no sudoeste de Bagdá, para repartir comida e bebidas com os correligionários que participavam da comemoração da morte do imã Hussein e se dirigiam à cidade de Karbala, no sul do país.
A explosão deixou seis mortos e 14 feridos, além de danos materiais nos carros estacionados nas imediações, explicou.
Em outro incidente armado, um grupo de homens não identificados matou dois policiais e feriu outros dois durante um ataque a um posto de controle da polícia federal no bairro de Al Jihad, no sudoeste de Bagdá.
Já no leste da capital um civil morreu e outros nove ficaram feridos pela explosão de duas bombas perto de um mercado popular na área de Nahrauan.
Outra explosão de uma bomba deixou um morto e cinco feridos em Rashidiya, no nordeste de Bagdá.
Além disso, um grupo de pistoleiros atacou uma loja de comida na cidade de Al Huriya, no noroeste de Bagdá, e matou a tiros o dono do local.
Homens armados invadiram a casa de Jassim Maini, comandante de ferrovias na cidade de Biji, no norte de Bagdá, e o mataram com vários tiros.
Em outro fato, desconhecidos atacaram um posto de controle da polícia iraquiana na província de Al Hauz, a oeste de Bagdá, onde mataram um policial e deixaram outro gravemente ferido.

Polícia prende acusados de matar policial militar em Campina Grande

Secom/PB
Polícia prende acusados de matar policial militar em Campina Grande
A Polícia Militar, através de uma ação conjunta entre policiais do 2º Batalhão e do Bope (Batalhão de Operações Especiais), prendeu os quatro acusados de matar a tiros, na noite da última quinta-feira (12), o soldado Janderson Pereira, de 28 anos, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande. A quadrilha foi presa entre a noite da sexta-feira (13) e manhã deste sábado (14). Eles confessaram que praticaram o crime para tentar roubar a vítima.
Segundo o tenente Thiago Feitosa, do Bope, desde o momento em que aconteceu o crime os policiais foram colhendo informações até identificar um dos acusados, Cristiano de Souza Medeiros, de 23 anos, que morava próximo ao local onde o policial foi morto.
"Nós montamos um cerco na noite de ontem (sexta-feira) na rua da casa dele e conseguimos interceptá-lo quando ele chegava em casa. Na delegacia ele desconversou e disse que no momento do crime estava na casa de um amigo (Michael Ventura dos Santos, de 20 anos), que encontramos no bairro da Conceição e também levamos até a delegacia, onde os dois entraram em contradição, confessando em seguida a participação no crime, mas apontaram Felipe Ferreira Nogueira, de 23 anos, como autor dos disparos", detalhou.
Os policiais continuaram as buscas pelo terceiro acusado e na madrugada deste sábado (14) conseguiram prendê-lo, também no bairro do Alto Branco. Felipe Ferreira já responde por tráfico de drogas e roubo e atualmente cumpria pena alternativa, prestando serviços na sede do 2º Batalhão, em Campina Grande.
Na manhã deste sábado, o subcomandante do 2º BPM, Major Sinval Albuquerque, recebeu uma ligação informando que o quarto acusado, o mototaxista Josimar Barbosa Cruz, de 29 anos, estaria circulando pelo bairro onde aconteceu o crime e conseguiu prendê-lo, apresentando assim à Polícia Civil todos os envolvidos na morte do policial militar.
A quadrilha foi apresentada em uma coletiva de imprensa, na manhã deste sábado, que teve a participação do próprio secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, que acompanharam todo o trabalho para localizar os bandidos, destacado o empenho dos policiais para prender os quatro suspeitos.
A delegada Cassandra Duarte, que está apurando o caso, revelou como seria a participação de cada um dos presos no crime. "A princípio colhemos a informação de que o autor dos disparos foi Felipe Ferreira e o mototaxista deu fuga a ele, conforme relatos dos envolvidos. Os outros dois presos estavam presentes dando todo apoio contra uma possível reação de terceiros, já que eles pretendiam roubar a vítima que estava naquele momento em um bairro de pessoas consideradas de alto poder aquisitivo, ao lado de um carro bom e com objetos de valores, o que atraiu a atenção dos quatro suspeitos", relatou.
O policial  -  O soldado José Janderson Pereira Bezerra ingressou na Polícia Militar em maio de 2007 e atualmente trabalhava no serviço de rondas policiais com apoio de motocicletas (Rotam), tendo o comportamento considerado 'ótimo', conforme informou o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Souza Neto.
"É uma perda irreparável, um policial exemplar, mas nossa tropa cumpriu o dever de tirar de circulação todos os acusados para apresentá-los à Justiça para que ela também faça sua parte e não deixe que pessoas como essas voltem logo ao convívio da sociedade e façam novas vítimas", desabafou Souza Neto, ao destacar a resposta rápida que a polícia deu à sociedade acerca do crime.
O soldado Janderson foi sepultado com honras militares, na tarde dessa sexta-feira (13), no Cemitério do Monte Santo, em Campina Grande.
morte policial

Reginaldo Rossi termina primeiro ciclo de quimioterapia, diz boletim médico

Terra
Reginaldo Rossi termina primeiro ciclo de quimioterapia, diz boletim médico
De acordo com boletim médico divulgado neste sábado (14), Reginaldo Rossi terminou o primeiro ciclo de quimioterapia. O cantor, que segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Memorial São José, no Recife, foi diagnosticado com câncer no pulmão.
Além disso, o músico não precisa mais de medicamentos para controlar a pressão arterial e teve uma discreta melhora da função renal. Ele ainda respira com ajuda de aparelhos e em terapia hemodialítica.
O músico de 69 anos foi internado em 27 de novembro, após sofrer um derrame pleural, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido no pulmão. Na quarta-feira (11), foi divulgado o diagnóstico de Reginaldo: carcinoma de pequenas células - tumor primário e maligno - no pulmão.
Conhecido como o Rei do Brega, Rossi está em atividade desde 1964. Entre seus maiores sucessos estão GarçomEm Plena Lua de Mel e A Raposa e as Uvas.

Explosão mata 21 operários em mina de carvão em Xinjiang

Terra
Uma explosão de gás causou ontem a morte de 21 operários em uma mina de carvão na região autônoma de Xinjiang, China, informou neste sábado a agência oficial Xinhua, que citou os serviços de emergência da província. Um total de 22 mineiros ficaram presos na mina após a explosão, mas apenas um foi resgatado com vida.

A explosão aconteceu na mina de carvão de Baiyanggou, no condado de Hutubi, uma zona povoada pela etnia muçulmana hui. No momento do incidente, 34 operários trabalhavam no interior da mina, mas 12 conseguiram escapar.

As minas de carvão chinesas são as que registram os maiores índices de acidentes no mundo. Todos os anos, cerca de 3 mil trabalhadores morrem nas minas do país, devido a fatores como a falta de medidas de segurança e a superexploração dos poços, em um país cuja principal fonte de energia continua sendo o carvão. 

Dilma vai comemorar aniversário em jantar com a família

Globo
Dilma vai comemorar aniversário em jantar com a família
PORTO ALEGRE - Um buque de rosas vermelhas e brancas foi entregue neste sábado para a presidente Dilma Rousseff, que comemora 66 anos com a família, em Porto Alegre. O presente chegou de táxi, e o motorista, que não quis se identificar, disse que foi instruído a não revelar o autor da homenagem.
Dilma vai reunir a família num jantar no apartamento que mantém em Porto Alegre. O salão de festas do prédio está sendo preparado para a comemoração. Desde cedo, o movimento de assessores foi grande em frente ao edifício, numa rua tranquila da zona sul da cidade.
O militar aposentado João Moreira da Silva, de 86 anos, aproveitou o sábado de sol para presentear a presidente com livros de sua autoria.
- Trouxe esses livros porque ela merece. Eu venci como ela venceu - disse.
Dilma chegou a Porto Alegre na tarde de sexta-feira. Ela desembarcou na base aérea da Canoas, na região metropolitana, e foi de helicóptero para seu apartamento.
Na próxima sexta-feira, a presidente volta ao estado para participar da inauguração da BR-448. A rodovia, que pretende desafogar o trânsito na região metropolitana, custou R$ 1 bilhão e levou três anos para ser construída.

Incêndio em arranha-céu deixa 7 mortos e 6 bombeiros feridos na Índia

Terra
Pelo menos sete pessoas morreram e seis bombeiros sofreram queimaduras em um incêndio que começou ontem à noite em um arranha-céu de 26 andares na cidade de Mumbai, no oeste da Índia, informaram neste sábado fontes oficiais.
O incidente começou por volta das 19h30 locais (12h de Brasília) no 12º andar do edifício Mont Blanc, situado no bairro de Kemps Corner, no sul da metrópole indiana, e os bombeiros não puderam controlar o fogo até hoje de manhã. De acordo com funcionários da administração local citados pela imprensa, alguns corpos ainda não puderam ser identificados devido à gravidade de suas queimaduras.
As autoridades, segundo a agência local Ians, suspeitam que o incêndio se iniciou por causa de um curto circuito em um apartamento que estava em obras e se estendeu rapidamente devido à explosão de bujões de gás nas casas adjacentes.
Um responsável do Departamento de Bombeiros explicou ao canal NDTV que as equipes de resgate conseguiram evacuar os moradores do edifício abaixo do 12º andar, e que se indicou aos demais que fossem à parte superior do imóvel. Segundo este canal, até 14 veículos dos Bombeiros chegaram ao local do incêndio, mas só um deles estava equipado com uma escada apta para chegar ao andar que estava em chamas.
Na Índia são bastante comuns os incêndios em imóveis, especialmente em edifícios industriais, devido a deficiências da instalação elétrica e à quase inexistência de medidas elementares de segurança.

Polícia prende fugitivo de Presídio de Segurança Máxima de Pernambuco

Secom/PB
A Força Tática do 7º Batalhão prendeu, na tarde desta sexta-feira (13), um foragido do Presídio Desembargador Augusto Duque, localizado na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Wellington Souza Santos faz parte de um grupo de fugitivos de alta periculosidade que estava sendo procurado desde julho e foi preso dentro de um clube, no bairro Rio do Meio, em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa.
Os policiais montaram um cerco no local após receber uma denúncia sobre a presença do fugitivo. Segundo os levantamentos realizados pela PM, ele é suspeito de abastecer alguns pontos de venda de drogas da cidade de Santa Rita, além de ser apontado na participação de crimes de homicídios registrados no município.
O acusado foi levado para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, de onde será encaminhado para a justiça de Pernambuco.
O comandante do 7º BPM, tenente-coronel Júlio César, informou que a prisão faz parte de um plano de segurança que foi montado para retirar de circulação os acusados dos crimes praticados nos últimos meses na área do Batalhão.
"Estamos identificando os locais onde mais acontecem crimes e aplicando o policiamento de uma forma intensa nestas localidades. A tropa não está medindo esforços para retirar de circulação todos os acusados de crimes praticados em Santa Rita e região", ressaltou o tenente-coronel.

Incra/PB realiza leilão de 25 veículos neste sábado

Assessoria
Vinte e cinco veículos, entre eles caminhonetes de cabine dupla, Pickup Toyota Bandeirante e modelos de passeio, a exemplo de Gol e Parati estão no leilão que a Superintendência Regional do Incra na Paraíba (Incra/PB) realiza, neste sábado (14), a partir das 10 horas  (horário local), no pátio interno da autarquia, na Avenida Desportista Aurélio Rocha, 592, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.
Podem participar do leilão pessoas físicas ou jurídicas com o CPF e o CNPJ em situação regular, com exceção dos servidores e ocupantes de cargos em comissão do Incra.
O objetivo do leilão, de acordo com o chefe da Divisão de Administração do Incra/PB, José Antônio Queiroz, é renovar a frota para oferecer um melhor atendimento às cerca de 14,5 mil famílias assentadas na Paraíba e ainda liberar espaço no pátio de veículos da autarquia no estado.
Lances mínimos
Os lances mínimos, ou seja, os menores preços para que os lotes (cada um composto por um veículo) sejam vendidos, variam de R$ 316 a R$ 9,5 mil e foram estabelecidos a partir da média aritmética calculada após avaliação realizada por três empresas que trabalham com sucata e revenda de peças automotivas.
Os recursos arrecadados com a arrematação dos bens serão recolhidos para a Conta Única do Tesouro Nacional. O leilão será coordenado pelo leiloeiro oficial Armando Guzman Torres, devidamente matriculado na Junta Comercial do Estado da Paraíba, com vasta atuação no ramo de leilões.

Música e efeitos especiais marcam a abertura do Simplesmente Natal

Secom-JP
Música e efeitos especiais marcam a abertura do Simplesmente NatalFoto: Rafael Passos
Um espetáculo de luzes, cores, pirotecnia e muitos efeitos especiais aliados à belíssima apresentação musical proporcionada pela Orquestra Sinfônica de João Pessoa (OSJP) e pelo Coral Villa Lobos. Assim foi a noite de abertura do Simplesmente Natal, programação de fim de ano da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (13), em frente Parahyba Palace, no Ponto de Cem Réis, Centro, e contou com as presenças do prefeito Luciano Cartaxo e da primeira-dama, Maísa Cartaxo.
Na oportunidade, o prefeito Luciano Cartaxo afirmou que o Simplesmente Natal é um evento pioneiro e diferenciado, que veio para marcar definitivamente João Pessoa no roteiro das grandes festas de final de ano no País. "A ideia é fazer com que o mês de dezembro, que já se consolidou na primeira semana com o 'Festival Internacional de Música Clássica' passe também a oferecer aos pessoenses e turistas uma programação vasta com cantos natalinos, espetáculos, iluminação diferenciada na cidade, entre outras opções típicas desta época", comentou.
Ainda segundo Luciano Cartaxo, a realização do Simplesmente Natal contempla o envolvimento de toda a cidade nas comemorações de final de ano. "É um evento extraordinário, que ornamenta a cidade, favorece o nosso turismo e que veio para ficar. Ele é realizado em pleno Centro de João Pessoa e também no Busto de Tamandaré. Eu tenho certeza de que as pessoas vão aproveitar bastante o evento", concluiu o prefeito.
Também estiveram presentes secretários municipais, dirigentes de órgãos da PMJP, vereadores da Capital, entre outras autoridades.
Durante pouco mais de uma hora de espetáculo, a OSJP e os integrantes do Coral Villa Lobos apresentaram um repertório musical variado, que foi desde clássicos de Natal como "Noite Feliz" e "Adeste Fideles", até canções internacionais famosas, como "Oh Happy Day", do U.S.A Gospel Choir, e "What a Wonderful World", de Louis Armstrong, e eruditos com "Carmina Burana" e a peça "Aleluia", de Handel.
A primeira noite do Simplesmente Natal foi encerrada com a chegada de Papai Noel, que do auto do Parahyba Palace, desejou um feliz Natal a todos os pessoenses. A direção musical do espetáculo é de Walter Neto. A empresa Veritas é a responsável pela organização do evento. Ela também organiza o Natal Luz, na cidade de Gramado (RS).
Potencial turístico - O secretário Municipal do Turismo, Roberto Brunet, afirmou que o Simplesmente Natal é uma espécie de divisor de águas no calendário de eventos da Capital, neste final de ano. Segundo ele, a proposta do prefeito Luciano Cartaxo é fomentar o crescimento turístico por meio de uma nova proposta para as comemorações natalinas de João Pessoa.
"A tendência é melhorar esse projeto, ano após ano, proporcionando mais qualidade de vida para a população, por meio deste clima natalino e fomentar a cadeia produtiva do turismo, pois, a realização desse evento favorece a chegada de visitantes também no mês de dezembro, que antecede a alta estação na cidade, que tem o seu pico nos meses de janeiro e fevereiro", destacou.
Aprovação da população - Várias pessoas que compareceram ao Ponto de Cem Réis, na noite desta sexta-feira (13), ficaram encantadas com o espetáculo. O funcionário público federal Luiz Antonio Mousinho foi um deles. Ele, que trabalha em uma repartição a poucos metros do local do evento, atrasou um pouco o retorno para casa, no bairro dos Ipês, para acompanhar a apresentação.
"É um espetáculo extremamente iluminado e muito bonito. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa. Eu que já rodei muito nessa Paraíba, jamais tinha visto uma apresentação de Natal com essa qualidade e com esse repertório", comentou.
Já a psicopedagoga Érica Renata veio do bairro de Mandacaru para acompanhar a abertura do Simplesmente Natal. "O Coral Villa Lobos deu um show de interpretação musical. É um evento maravilhoso, tal como o que é realizado em Gramado, onde pessoas do mundo inteiro vêm assistir. Quem ainda não assistiu, aproveite a oportunidade, pois, vale a pena", disse.
Fascinada por música clássica, a tabeliã Soraya Xavier Bustorf foi mais uma a acompanhar a primeira noite do evento. Ela que mora no Cabo Branco, não aguentou esperar a edição no Busto de Tamandaré. "A programação de final de ano com a música clássica tem um diferencial enorme e quando acompanhado de um show de luzes e de uma estrutura como essa, fica melhor ainda. Foi uma apresentação belíssima", comentou.
Próximas edições - A programação do Simplesmente Natal continua neste domingo (15), também com as apresentações da Orquestra Sinfônica de João Pessoa (OSJP) e do Coral Villa Lobos, desta vez no Busto de Tamandaré, divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco. O evento terá início às 20h. Ao todo, serão seis apresentações.
Confira o calendário:
Dias 18 e 20 de dezembro 

Local: Parahyba Palace - Ponto de Cem Réis
Hora: 18h
Dias 15, 22 e 25 de dezembro
Local: Busto de Tamandaré
Hora: 20h
Dia 25 de dezembro
Chegada do Papai Noel, no Busto de Tamandaré
Hora: 20h

Shoppings populares da Capital realizam promoções e sorteios de fim de ano

Secom-JP
Shoppings populares da Capital realizam promoções e sorteios de fim de ano
Os shoppings populares de João Pessoa estão realizando promoções e sorteios de brindes neste fim de ano. Denominado de 'Natal Popular', a campanha visa aquecer a economia dos estabelecimentos e contribuir para o cliente comprar bons produtos com preços mais acessíveis. A iniciativa é Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
A promoção 'Natal Popular' acontece entre os dias 13 de dezembro de 2013 e 3 de janeiro de 2014. Em todos os estabelecimentos, o cliente que comprar acima de R$ 10 ganhará um cupom para participar do sorteio. Para isso, os shoppings resolveram estender o horário e todos os boxes estarão abertos de domingo a domingo, das 08h às 19h.
No Centro Comercial de Passagem, serão sorteados vários prêmios, como um forno micro-ondas, liquidificador, dois ventiladores, ferro de passar roupa, sanduicheira, espremedor de frutas, cafeteira, batedeira, jogo de jantar e conjunto de panelas. No Shopping Varadouro, o cliente que comprar acima de R$ 10 vai concorrer a uma máquina de lavar roupas.
Quem também resolveu entrar de vez na campanha foram os Shoppings Frutuoso Barbosa, Terceirão e o Quatro 400. O Shopping Frutuoso Barbosa vai sortear um ventilador, uma batedeira, um liquidificador e um relógio de parede. O Shopping Terceirão terá como prêmios quatro bicicletas infantis e quatro bicicletas para adulto. Já o Shopping Quatro 400 sorteará três batedeiras de bolo, dois espremedores de frutas, dois fornos micro-ondas, dois liquidificadores, dois ventiladores, um fogão de 4 bocas, uma TV LED 32", um tablet e uma máquina fotográfica.
O secretário da Sedurb, Assis Freire, ressaltou que uma campanha assim ajuda os comerciantes dos shoppings populares, além de ser um incentivo à população frequentar os locais. "É bom para o comerciante que precisa de uma renda extra no fim de ano e melhor ainda para o cliente que pode comprar com segurança e fazer economia", afirmou.
Cinco shoppings populares - Atualmente, a Capital tem cinco shoppings populares, onde o cliente encontra os mais variados produtos, como roupas, bijuterias e equipamentos eletrônicos, são eles: o Shopping Varadouro, o Centro de Comércio de Passagem (CCP), o Shopping Frutuoso Barbosa, o Shopping Terceirão e o Shopping Quatro 400.

Piscina de dinheiro com 8 milhões de moedas é posta à venda na Suíça

Ig
Piscina de dinheiro com 8 milhões de moedas é posta à venda na Suíça
O site de artigos de luxo James Edition colocou à venda na internet uma "piscina de dinheiro" com nada menos que 8 milhões de moedas pesando 15 toneladas, ao estilo Tio Patinhas, personagem criado por Carl Barks nos anos de 1947.
Situada no interior de um cofre com 1619 gavetas, a inusitada peça pertenceu ao antigo banco suíço Schweizer Volksbank. Quem comprar a piscina levará, além do cofre, o equivalente a US$ 446 mil em moedas, já que cada uma vale 5 centavos de pesos suíços.
Construído em 1912 e atualmente localizado em Basel, Suíça, o cofre que lembra a sala de ouro do pato mais rico do mundo foi eleito a mais fina peça de arte suíça do século XX.
"[A peça] será removida de seu local original para ser realocada para qualquer lugar do mundo. É você quem decide o que fazer com ela", diz o anúncio de venda no site James Edition.
As moedas do cofre foram despejadas por ativistas em frente ao parlamento suíço, na praça central de Berne, em outubro deste ano. O ato de protesto foi realizado para criticar as desigualdades sociais no país e em prol de um salário mínimo de US$ 2.800 para todos os cidadãos do país.

Prefeito participa da abertura do Fest Aruanda e homenageia Ney Matogrosso

Secom-JP
Prefeito participa da abertura do Fest Aruanda e homenageia Ney Matogrosso
Com patrocínio máster da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Fest Aruanda chega à sua oitava edição com novo fôlego para movimentar o calendário cultural da cidade. A sessão de abertura contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, que homenageou o cantor e ator Ney Matogrosso, e foi realizada, nesta sexta-feira (13), no Cine Espaço do Mag Shopping, em Manaíra.
"A Prefeitura de João Pessoa possui o compromisso de investir e fortalecer a nossa produção cultural nas mais diversas modalidades, e o audiovisual é uma dessas prioridades", destacou o prefeito. "Adianto que a organização do evento pode começar a planejar as próximas edições, pois o nosso apoio está garantido. Nosso objetivo é tratar a cultura de João Pessoa com muito respeito", complementou.
O coordenador do festival, cineasta e professor Lúcio Villar, afirmou que aquele era um momento de celebração. "Estamos trazendo uma programação pujante e encorpada, o que nos deixa mais motivados na perspectiva de consolidação do Fest Aruanda. Com o apoio da Prefeitura de João Pessoa tenho certeza de que vamos continuar juntos nos próximos anos", afirmou.
Homenagem - O grande homenageado da noite foi o cantor e ator Ney Matogrosso, que recebeu o Troféu Aruanda das mãos do prefeito Luciano Cartaxo, pela sua trajetória artística. O documentário "Olho Nu", que fala sobre a vida do artista, foi o filme principal do evento de abertura do Festival. O longa foi dirigido pelo cineasta Joel Pizzini.
"Conheço muito bem a Paraíba e o público paraibano. É ótimo poder voltar aqui para apresentar este filme, que vai além de uma biografia e busca mais focar em meus pensamentos", contou Ney Matogrosso. "Nunca sei muito bem como reagir a homenagens, mas fico encantado em ser lembrado como ator quando considero ter uma carreira tão tímida no cinema", afirmou.
O diretor Joel Pizzini disse que o filme não é sobre Ney, mas com ele, tamanha a participação do artista no projeto. "É impossível contar a história de Ney Matogrosso em um filme. Tínhamos mais de 500 horas de gravação e foi um grande esforço resumir isso em 104 minutos", revelou.
Filmes - A sessão desta sexta-feira também contou com uma homenagem ao cinema paraibano, com a exibição do curta-metragem "O mural que o vento levou", de Wills Leal e Mirabeau Dias. Após a exibição dos filmes, os presentes puderam acompanhar a apresentação da Banda 5 de Agosto, com grandes sucessos de trilhas sonoras do cinema.

A sessão de abertura do Fest Aruanda também contou com a presença do vice-prefeito, Nonato Bandeira, e da primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo, o diretor-executivo da Fundação Cultura João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, e convidados.
Festival - O 8º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro acontece até a próxima quinta-feira (19). No total, serão exibidos 14 longas e 40 curtas, além da realização de oficinas, lançamento de livros. Nos próximos dias, o Festival ainda homenageia o ator Lázaro Ramos, o cineasta Sílvio Tendler e o crítico de cinema Jean-Claude Bernadet.

Aplicativo permite programar telefone para receber ligação do Papai Noel

O Tempo
Aplicativo permite programar telefone para receber ligação do Papai Noel
Quem não gostaria de receber uma ligação do Papai Noel? Claro que não substitui o presente, que foi esperado durante todo o ano, mas a chamada pode arrancar uma reação emocionada de uma criança que a recebe.
E essa a proposta do aplicativo Santa Calls. Ele permite que você programe o horário que quer receber uma "ligação" do bom velhinho, que pode conversar com as crianças que estiverem por perto.  Mas de que adianta falar com o Papai Noel se você não pode provar para ninguém que isso aconteceu? É aí que entra a segunda proposta do app: gravar a ligação para ouvir novamente quando quiser. Há também a opção de compartilhar a gravação em redes sociais.
O app está disponível para iOS e custa US$ 0,99.

João Pessoa Espectros entra em campo para decidir título de Futebol Americano

Da Redação
João Pessoa Espectros entra em campo para decidir título de Futebol Americano
O João Pessoa Espectros, time de futebol americano da capital, entra em campo neste sábado para enfrentar o Coritiba Crocodiles (PR) em busca do título Brasileiro de Futebol Americano. A partida acontecerá às 17h no Estádio Teixeirão, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.
O time pessoense chega à final de um campeonato nacional pela primeira vez em sua história. Ostentando o tetracampeonato nordestino, o Espectros chega à final invicto no campeonato, que disputa pela segunda vez. Já o Crocodiles é um time mais experiente na competição e procura o seu primeiro título. O time coritibano também chega à final sem perder nenhum jogo.
O time paraibano realizou preparação intensa durante a semana visando a grande final. Os jogadores intercalaram treinos táticos em campo e análises de vídeos de jogos da equipe adversária.
Caso o João Pessoa Espectros sai campeão desta partida, será a primeira equipe nordestina a levar uma competição nacional de Futebol Americano.