quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cabo da Polícia Militar é baleado durante tentativa de assalto; bandidos são presos

De acordo com o tenente coronel Souza Neto, comandante do 2º BPM, um cabo de 46 anos e sua esposa estavam retornando da igreja quando o veículo do casal foi interceptado por dois bandidos
Polícia | Em 07/11/13 às 08h37, atualizado em 07/11/13 às 08h49 | Por Hyldo Pereira
Ten. Coronel Souza Neto
Assaltante preso em flagrante
Policiais militares do 2º BPM prenderam dois jovens acusados de tentar assaltar um cabo da Polícia Militar da Paraíba na noite dessa quarta-feira (6) na cidade de Campina Grande, Agreste paraibano. O policial e um dos criminosos foram baleados, mas passam bem.
De acordo com o tenente coronel Souza Neto, comandante do 2º BPM, o cabo Boergio de 48 anos e sua esposa retornavam da igreja quando o veículo do casal foi interceptado por dois bandidos.
“Os assaltantes estavam em um carro e quando o policial e sua esposa deixaram o veículo dos criminosos ultrapassar, um dos bandidos estava com arma na mão e ordenando que o carro do PM parasse. O cabo pegou a pistola que estava nas pernas dele e revidou. Houve perseguição e viaturas da Polícia Militar se descolaram até o local, cercaram o Distrito Mecânico e conseguiram prender Vannily Eduardo Rodrigues de Oliveira, 19, e Ayron Willy Sampaio Santos ”, disse Souza Neto.
Houve troca de tiros e o policial ficou ferido com um tiro de raspão no pé. Um dos bandidos também se feriu com um disparo. Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O bandido foi reconhecido pelas vítimas e recebeu voz de prisão.
Um dos feridos durante troca de tiros
Foto: Um dos feridos durante troca de tiros 
Créditos: Ten. Coronel Souza Neto

Estação exibe ‘Priscilla’ e ‘O homem bicentenário’ no fim de semana

Assessoria
 Estação exibe ‘Priscilla’ e ‘O homem bicentenário’ no fim de semanaImagem (Assessoria)
O projeto Estacine, da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, exibe neste sábado (9), na abertura da Mostra Gênero Diverso, a comédia australiana 'Priscila, a rainha do deserto'. Já no domingo (10), a Mostra Ficção Cientifica traz 'O homem bicentenário', com Robin Williams. A entrada é gratuita e os filmes começam sempre às 16h, no miniauditório 1 da Estação das Artes.

Priscilla, a rainha do deserto é uma comédia dramático-musical, escrita e dirigida por Stephan Elliott, é um dos grandes sucessos do cinema australiano de todos os tempos. Com muita afetação e bom-humor, mas também sensibilidade, narra a amizade entre três drags queens que partem rumo a uma jornada pelo interior daquele país em shows de transformismo.

O homem bicentenário é uma adaptação de um livro escrito em 1976 pelo russo Isaac Asimov. Nesta produção, realizada por Michael Barnathan e Chris Columbus, um homem de lata passa por um processo de humanização. Rodeados de novas tecnologias e descobertas, a odisséia de Andrew (personagem principa) para entender o mundo e a alma assemelha-se à eterna busca humana pela sua origem e, principalmente, para onde vai depois da morte. Mal sabe Andrew que questionamentos assim ultrapassam seus 200 anos.

Serviço:
Projeto Estacine
Mostra Gênero Diverso
"Priscila, a rainha do deserto"
Dia: sábado(9)
Mostra Ficção Científica
"O homem bicentenário"
Dia: domingo (10)
Horário: 16h
Local: miniauditório1 da Estação das Artes
Informações: 3214-8270/8303
Sessões gratuitas

"Me arrependo de ter usado anabolizantes. Hoje sei que há limites para a vaidade", diz Maria Melilo

Globo.com
"Me arrependo de ter usado anabolizantes. Hoje sei que há limites para a vaidade", diz Maria Melilo
A ex-apresentadora do "Casseta & Planeta Urgente!" Maria Melilo surpreendeu a todos esta semana ao anunciar que se submeteu a uma delicada cirurgia para a retirada de um câncer no fígado. Aos 29 anos, Maria perdeu 70% do órgão, afetado por tumores. A campeã do Big Brother Brasil 11 deixou na terça-feira (5) a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi operada. Já no quarto particular, Maria respondeu por e-mail, com exclusividade para Marie Claire, algumas perguntas sobre seu real estado de saúde e como o uso de anabolizantes pode ter agravado o problema.

Este mês, Marie Claire traz uma reportagem completa sobre os graves riscos do uso da substância por mulheres. Para atingir um padrão de beleza com pouquíssima gordura e músculos rígidos, elas recorrem aos esteroides. Só que a maioria ignora (ou desconsidera) as consequências desastrosas que eles trazem para a saúde, como  tumores no fígado e ataque cardíaco. Para ler a matéria “A Droga das Academias”, clique aqui.

Abaixo, a entrevista exclusiva de Maria para Marie Claire:

MARIE CLAIRE: Como você está se sentindo após passar por uma cirurgia tão delicada?
Maria Melilo: Estou me recuperando super bem. A cirurgia foi um sucesso.

M.C.: Quando recebeu a notícia de que estava com câncer? Como reagiu ao saber que estava com uma doença tão grave com apenas 29 anos?
M. M.: Há 2 anos. Quando descobri foi um choque, mas sei que sou forte e guerreira para vencer essa batalha.

M.C.: O médico explicou para você os motivos que podem ter feito você desenvolver os tumores?
M.M.: É uma doença rara, mas não sabemos o motivo, é difícil precisar as causas da doença.
M.C.: O médico te explicou como será o tratamento a partir de agora? Que tipo de restrição (alimentar, física) você terá de fazer?
M.M.: Há 2 anos o médico vem acompanhando a doença. Como houve evolução dos nódulos hepáticos, ele achou que seria o momento da remoção dos nódulos. A partir de hoje vamos manter o acompanhamento com exames. Assim que sair do hospital, terei uma vida normal.
M.C.: Você terá de tomar algum tipo de cuidado para o resto da vida?
M.M.: Sim, manter a rotina dos exames e levar uma vida saudável como sempre levei: alimentação saudável e exercícios físicos. Sempre fiz esporte e isso é o que está me ajudando na recuperação.
M.C.: Você já assumiu publicamente, quando estava no Big Brother Brasil, que tomou anabolizantes. Acredita que o surgimento do câncer tenha alguma ligação com o uso dessas substâncias?
M.M.: Pode ser que tenha agravado, mas não podemos afirmar .
M.C.: Você se arrepende de ter usado os anabolizantes?
M.M.: Sim, hoje eu sei que há limites para a vaidade! As pessoas precisam se preocupar mais com a saúde e menos com aparência.

M.C.: Você é um ícone de beleza para muitas mulheres, que se inspiram na sua boa forma e seu jeito espontâneo de ser. Você gostaria de deixar um alerta para essas pessoas que pensam em usar ou já estão usando anabolizantes para conquistar a boa forma?
M.M.: Recomendo a todos que se alimentem bem e pratique esportes, pois essa é a forma mais saudável de conseguir um corpo desejado.

Comissão discute na tarde de hoje, na Assembleia, inclusão de municípios no semiárido

Da Redação com Assessoria
 Comissão discute na tarde de hoje, na Assembleia, inclusão de municípios no semiáridoMunicípio de Guarabira
A Comissão técnica responsável pela elaboração do documento “Inclusão da microrregião de Guarabira e adjacências no semiárido nordestino” se reúne nesta quinta-feira (7), a partir das 14h, no auditório João Eudes, na Assembleia Legislativa, para discutir o assunto e realizar encaminhamentos.
Devem participar da reunião representantes da Sudene, Instituto Nacional do Semiárido(INSA), Banco do Nordeste do Brasil, INCRA - PB, Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Interpa, Emater, SUDEMA, Pólo Sindical além dos geógrafos responsáveis pelos estudos já feitos na Paraíba, sobre a necessidade da inclusão dos Municípios do Agreste no Semiárido.
Segundo o deputado estadual Frei Anastácio (PT),a reunião é resultado dos encaminhamentos De uma sessão especial, realizada em Guarabira, em agosto deste ano, proposta pelo mandato dele, e que reuniu autoridades governamentais, sindicatos rurais e instituições públicas sobre o tema.
A reunião desta quinta-feira tem o objetivo de reunir os representantes dos órgãos envolvidos no tema. A proposta é ampliar e atualizar a delimitação regional, para adequar a operacionalização do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste – FNE, visando a inclusão da microrregião de Guarabira na área de atuação da SUDENE, bem como para servir de base para as políticas públicas do Ministério da Integração Nacional destinada à região semiárida”, explicou o deputado Frei Anastácio.

Maioria dos deputados poderá ter o ponto cortado nesta quinta-feira

Da Redação com informações de Graça Macena
Aproximadamente 21 deputados estaduais correm o risco de ter o ponto cortado, pelo não comparecimento na sessão desta quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Dos 36 parlamentares em exercício, até às 10h20 apenas 15 deputados estavam presentes no plenário.
Conforme anunciado pelo presidente da Casa Epitácio Pessoa, Ricardo Marcelo (PEN), os deputados que faltasse às sessões teriam o ponto cortado e o valor descontado do salário. 
Foto: Assembleia Legislativa

TJPB determina afastamento de prefeito por formação de 'quadrilha'

De acordo com a denúncia do MP, o prefeito de Manaíra e os membros da Comissão Permanente de Licitação formaram uma “quadrilha”
Poder | Em 06/11/13 às 18h22, atualizado em 06/11/13 às 19h00 | Por Redação com assessoria
Internet
Prefeito de Manaíra - Zé Simão
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu, por unanimidade, denúncia do Ministério Público contra o prefeito de Manaíra, José Simão de Sousa. Também foi determinado o afastamento preventivo do prefeito, dessa vez por maioria, em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (6).
De acordo com a denúncia do MP, o prefeito de Manaíra e os membros da Comissão Permanente de Licitação formaram uma “quadrilha” com a intenção de fraudar, de forma permanente e mediante prévia combinação e ajuste, o caráter competitivo licitatório, resultante na Carta Convite 11/2009.
Conforme o relatório de inteligência do Grupo de Atuação Especial contra Crime Organizado (Gaeco), as empresas Construtora Consmar LTDA, Construtora Constrular LTDA e Equilibrium Construções e Serviços LTDA concorriam no Processo Licitatório 030/2009, sendo a primeira a vencedora e a última uma empresa “fantasma”, criada exclusivamente para beneficiar-se de licitações fraudulentas.
Com tantos indícios, o relator, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, considerou necessária a instauração do processo-crime contra José Simão de Sousa, Deine José Pereira Henrique, Romeu Silva dos Santos, José Henriques Tavares e Evandro Silvino Cosme.
Eles foram incursos no artigo 90 da Lei 8.666/93, artigo 288 do Código Penal ambos c/c artigos 29 e 69 do CP

TCU recomenda paralisação de 7 obras pagas com recursos federais

G1

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (6) relatório que recomenda ao Congresso a paralisação de 7 obras executadas com recursos do governo federal devido a irregularidades graves encontradas durante fiscalização.
Em relação a outras 8 obras, o TCU recomenda ao Congresso o bloqueio de parte dos recursos, também por conta de irregularidades - neste caso, a decisão não implica necessariamente na interrupção dos trabalhos.

OBRAS COM PARALISAÇÃO RECOMENDADA PELO TCU
OBRALOCAL
Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)Entre Caetité e Barreiras, na Bahia
Ferrovia Norte-SulTO
Esgotamento sanitárioPilar, AL
Avenida Marginal Leste - controle de enchente no Rio PotyTeresina, PI
Vila olímpicaParnaíba, PI
Implantação de pavimentação na BR-448RS
Construção de ponte sobre o Rio AraguaiaTO

 As informações constam do Fiscobras de 2013, relatório que consolida as fiscalizações realizadas por técnicos do tribunal nas principais obras públicas por determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O TCU apenas faz as recomendações. Cabe ao Congresso acatá-las ou não.

Foram feitas pelo menos 136 fiscalizações e, de acordo com o tribunal, elas resultaram em uma economia que já soma R$ 484 milhões em recursos públicos, mas que pode chegar a R$ 1,2 bilhão.

Irregularidades graves
Entre as sete obras que o tribunal recomenda a paralisação estão a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Barreiras, na Bahia, e obras da ferrovia Norte-Sul, em Tocantins. As duas são de responsabilidade da Valec, estatal do setor ferroviário, e têm custo estimado em cerca de R$ 4,8 bilhões.
Segundo o relatório, nas duas obras foram encontradas irregularidades como projeto básico deficiente e sobrepreço decorrente de custos mais altos que os praticados no mercado nos serviços contratados e insumos adquiridos.

As outras obas que o tribunal recomenda paralisação são: esgotamento sanitário em Pilar, em Alagoas; avenida Marginal Leste - controle de enchente no Rio Poty, em Teresina (PI); construção de vila olímpica em Parnaíba (PI); implantação de pavimentação na BR-448 (RS); e construção de ponte sobre o Rio Araguaia, no Tocantis.

Bloqueio de recursos
Entre as obras que o TCU recomenda o corte parcial de recursos está a construção do Canal do Sertão, em Alagoas, realizada pelo Ministério da Integração Nacional e que tem custo estimado em R$ 2,3 bilhões.

De acordo com o relatório, foram verificadas irregularidades como superfaturamentos decorrentes de inconsistência no contrato, de despesas indiretas apresentadas em excesso e de serviços e insumos adquiridos com preço acima do mercado.

Outra obra que o TCU recomenda retenção de recursos é a construção da refinaria Abreu e Lima, em Recife (PE), que tem custo global estimado em R$ 12,1 bilhões. Segundo o tribunal, sua fiscalização identificou superfaturamento na contratação de serviços e compra de insumos.

O TCU também recomenda o bloqueio de verba das seguintes obras: terminal fluvial de Barcelos (AM); Trens Urbanos de Salvador, entre Lapa e Pirajá (BA); implantação do trecho sul do Trens Urbanos de Fortaleza (CE); construção do trecho em Goiás da ferrovia Norte-Sul; construção de adutora em Pirapama (PE); e obras de melhoria no complexo esportivo Canarinho, em Roraima.

Proinfância
O relatório também destaca irregularidades encontradas pela fiscalização na construção de creches dentro do Proinfância, programa do governo federal com investimento previsto de R$ 9,2 bilhões. Foram fiscalizadas 44 creches em seis cidades e o principal problema encontrado foi a "execução de serviços com qualidade deficiente."

De acordo com o relatório, foram identificadas também deficiências na assistência técnica prestada às prefeituras e na gestão do programa, além de irregularidades na metodologia utilizada para contratação de obras por meio do sistema de registro de preços.
O TCU aponta que a economia gerada pela auditoria no programa pode chegar a R$ 325,2 milhões, devido a ajustes realizados em planilhas referenciais e no projeto.

Outro destaque apresentado no relatório foram as irregularidades, como sobrepreço e restrição à competição na licitação para contratação da obra de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Porto Alegre (RS).

Segundo o relatório, a fiscalização - e as mudanças realizadas depois dela - levou a uma economia de R$ 6,2 milhões. A obra no aeroporto tem custo estimado em cerca de R$ 189 milhões.

Sem diálogo: RC ignora reunião com Aguinaldo Ribeiro e Cartaxo em Brasília

Da Redação
Sem diálogo: RC ignora reunião com Aguinaldo Ribeiro e Cartaxo em BrasíliaCartaxo e Ricardo Coutinho
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, ignorou o convite do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro para uma reunião hoje (6), com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo,em Brasília.
O ministro se dispôs a intermediar um debate entre o governador e o prefeito de João Pessoa para tentar solucionar o impasse sobre os locais onde as administrações pretendem instalar o 'Trevo de Mangabeira' e o Terminal de Integração.
O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Diógenes Cunha L

TRE julga processos contra RC por uso da Tabajara para propaganda eleitoral

Da Redação com Assessoria
TRE julga processos contra RC por uso da Tabajara para propaganda eleitoral Foto: Walla Santos
O Tribunal Regional Eleitoral  julga nesta quinta-feira (06) dois dos três processos aos quais responde o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), por uso das Rádios Tabajara AM e FM e de uma cadeia com mais de 20 emissoras de rádio em todo o estado, pagas com dinheiro público para fazer propaganda eleitoral irregular.
Os processos tramitam na corte paraibana com parecer pela aceitação da denúncia e pedido de punição para o governador. O PMDB, autor das ações, acusa o governador de utilizar o programa Fala Paraíba e as emissoras para fazer propaganda política de sua reeleição, em 2014, citando entrevistas e comentários dos apresentadores do programa enaltecendo politicamente o governador e citando supostos apoios à sua reeleição.
Como a Rádio Tabajara é um órgão estatal, custeado com dinheiro público; e como as emissoras que fazem parte da rede - mais de 20 - são pagas com dinheiro público, o partido ingressou com as representações para conter o que considera crime por parte do gestor estadual. "Tal prática seria ilegal ainda que o veículo de comunicação fosse privado. Sendo público, patrocinado pelo contribuinte, a lesão adquire contornos bem mais solertes", diz o advogado do PMDB, Luciano Pires.
Duro parecer com pedido de punição - O Procurador Geral Eleitoral Duciran Van Marsen Farena pediu punição ao Governador Ricardo Coutinho nos dois pareceres que emitiu sobre as ações. Segundo ele a imprensa "não pode estar a serviço de grupos políticos, deixando que seu mister de informar submeta-se ao império da doutrinação político-partidária ou favorecimento eleitoral".
Ao analisar as gravações do programa Fala Paraíba anexadas ao processo, o Procurador verificou "alusão ao aumento da força político-eleitoral que o provável candidato à reeleição vem adquirindo com a adesão de grupos políticos que se comprometeriam a apoiá-lo nas eleições de 2014", de acordo com notícias e comentários do programa.
Nos pareceres, Duciran Farena registra algo mais grave: a informação de que as supostas adesões à reeleição de Ricardo Coutinho estariam ocorrendo em troca de obras para as cidades governadas pelos prefeitos que anunciam o apoio político. "...inclusive se afirmando que tal apoio se adviria das obras, diga-se de passagem, públicas, atribuídas ao provável candidato à reeleição".
Para o Procurador, os comentários dos radialistas, todos agentes públicos, pagos com dinheiro público, evidenciam que Ricardo Coutinho "seria o mais apto para o exercício do cargo de governador e que está criando musculatura eleitoral para concorrer à reeleição, angariando apoio de enumeradas lideranças, caracterizando a propaganda eleitoral antecipada".
Uso da máquina e conduta vedada - Nos Pareceres, Duciran Farena deixa claro que houve "uso da máquina estatal para favorecer a futura candidatura do atual governador, constituindo-se em uso indevido de meios de comunicação e conduta vedada aos agentes públicos em campanha".
O Ministério Público Eleitoral se manifesta pela aplicação da penalidade, prevista no parágrafo 3º do artigo 36 da Lei das Eleições, a todos os representados e determina que o governador e os radialistas parem imediatamente com a veiculação da propaganda eleitoral antecipada, ao pedir que o TRE determine que eles "se abstenham de conduta similar".
O advogado do PMDB, Luciano Pires acredita em punição ao governador, considerando o parecer da PGE. "A posição adotada pelo Procurador Duciran Farena é de extrema relevância. Creio que o TRE haverá de aplicar punição ao governador e demais responsáveis, a fim de resguardar a igualdade entre os candidatos nas eleições e estancar as transgressões eleitorais que vem sendo cometidas por meio da tabajara com o dinheiro do povo."

MPF ajuíza 71 ações de improbidade contra gestores da Paraíba

Procurador diz que maioria das irregularidades diz respeito ao enriquecimento ilícito de prefeitos e ex-prefeitos
Governo | Em 06/11/13 às 09h07, atualizado em 06/11/13 às 09h36 | Por Jornal Correio da Paraíba/ Amanda Carvalho
Reprodução/Internet
Ministério Público Federal
Até setembro deste ano, o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) ajuizou 71 ações de improbidade administrativa, a maioria delas (cerca de 90%) contra ex-prefeitos e prefeitos reeleitos (em 2012) na Paraíba. Os mais recentes foram contra o ex-prefeito de Catingueira José Edivan Félix e o ex-prefeito de Imaculada José Ribamar da Silva. Os dois deixaram de prestar contas referentes aos recursos federais que receberam na época da gestão.
O procurador da República, João Bernardo da Silva, informou que grande parte das irregularidades encontradas visa o enriquecimento ilícito dos gestores ou de pessoas envolvidas. Neste ano, outras três ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo MPF foram julgadas e os réus condenados pelo Justiça. No ano passado, foram 72 ações ajuizadas e, em 2011, 97 ações.
O procurador João Bernardo analisou que a quantidade de ações ajuizadas é elevada para a Paraíba, que é um Estado pequeno e que até o final do ano o MPF divulgará, pelo menos dois por dia, as ações ajuizadas pelo órgão. Ele explicou que as principais irregularidades encontradas são nos processos licitatórios e na execução de convênios, meios usados para fins de enriquecimento ilícito e condutas que causam danos ao erário.
“Para fazer uma obra, a lei determina uma licitação, que varia de acordo com o valor da obra. Nas irregularidades, as empresas se juntam aos responsáveis para fraudar a licitação, superfaturam a obra ou não a terminam. O que nós temos é investigar essas situações”, explicou.
Confira a matéria na integra na edição desta quarta-feira (06), no Jornal Correio da Paraíba.

Presidente da Câmara de Vereadores de Guarabira renuncia ao cargo

Vereador Saulo de Biu (PPS) assume interinamente a presidência, vaga deixada por Lucas Porpino (DEM), que alegou "motivos pessoais". Nova eleição para mesa-diretora deve ser na próxima quarta
Poder | Em 06/11/13 às 14h38, atualizado em 06/11/13 às 15h04 | Por Redação
Divulgação
Lucas Porpino (DEM)
Após nove meses de mandato, o presidente da Câmara Municipal de Guarabira, o vereador Lucas Porpino (DEM), renunciou ao cargo, na tarde desta terça-feira (5). Em carta renúncia, o parlamentar alegou que os compromissos pessoais estão atrapalhando a gestão à frente da mesa-diretora da Câmara.
“Tenho me esforçado para cumprir os compromissos que o cargo me obriga, mas sou consciente que não estou rendendo o melhor, pois os assuntos particulares não me deixam exercê-lo como gostaria, logo estou falhando como presidente, vereador e empresário”, disse. “Decidi renunciar ao cargo de presidente para poder dedicar-me ao mandato e continuar meus negócios”.
Com a renúncia, o vereador Saulo de Biu (PPS) assume interinamente a presidência da Câmara já a partir desta quarta-feira (6). Três nomes estão sendo cogitados para substituir o cargo: Inaldo Júnior (PTB), Beto Meireles (PDT) e o próprio Saulo Fernandes.
O novo nome deve ser apresentado na próxima quinta-feira (7), dia da eleição para a nova mesa-diretora.