segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CMCG concede títulos de cidadania a diretores da Facisa

Proposituras foram dos vereadores Alexandre do Sindicato e Ivonete Ludgério
Legislativo | Em 25/11/13 às 16h34, atualizado em 25/11/13 às 16h41 | Por Assessoria
Divulgação
Dalton Gadelha e Gisele Gadelha
Os diretores da Facisa, Dalton Roberto Benevides Gadelha e Gisele Bianca Nery Gadelha, receberão da Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande títulos de cidadania campinense. A sessão acontecerá nesta quarta-feira (27), às 19h, no plenário da Casa de Félix Araújo.
As proposituras foram dos vereadores Alexandre do Sindicato e Ivonete Ludgério, justificadas pelo relevante papel desempenhado pelos empresários na sociedade campinense e paraibana.
Dalton Gadelha
Paraibano natural de Sousa, no Sertão do Estado, Dalton Roberto Benevides Gadelha é filho de José de Paiva Gadelha e de Miriam Benevides Gadelha. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, no ano de 1980, fez residência em Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia em Belo Horizonte e especialização em Ultrassonografia na Universidade Federal de Minas Gerais.
Durante o período de formação acadêmica e início da vida profissional, conheceu a mineira de Belo Horizonte, Gisele Bianca Nery Gadelha, com quem casou-se em 1982. Em seguida fixou residência em Campina Grande.
Na cidade, Dalton clinicou, chefiou o serviço de ultrassonografia do Hospital João XXIII, atuou na Sociedade Médica e foi presidente do Conselho da Unimed. Em 1999 abraçou também a atividade de ensino, com a fundação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Facisa, sequenciada pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande-FCM e pela Escola Superior de Aviação Civil – Esac, sendo atualmente diretor das três Instituições de Ensino Superior. Como diretor das faculdades construiu um teatro com mais de 700 lugares.
Dalton também fundou a TV Itararé, canal 19, educativa, filiada à Rede Cultura de Televisão, sendo até hoje diretor presidente da emissora. Ele também criou a Fundação Pedro Américo, mantenedora da TV e atuante no desenvolvimento de projetos sociais e culturais.
No momento Dalton Gadelha está envolvido em dois grandes projetos: o Help – Hospital de Ensino e Pesquisa e a Central Nordestina de Produção Cultural.
Gisele Gadelha
Mineira nascida em Belo Horizonte, Gisele Bianca Nery Gadelha tem ascendência italiana e portuguesa, filha de Oswaldo Santa Cruz Nery e Marly Gusmão Nery. Formada em Psicologia pela Universidade FUMEC, iniciou sua atividade profissional como educadora aos 17 anos, ainda estudante universitária, no Colégio Imaculada Conceição, de Belo Horizonte.
Após sua formatura, especializou-se em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e, concomitantemente, fundou uma escola de ensino fundamental em Belo Horizonte. Durante esse período de formação acadêmica e início da vida profissional, conheceu o paraibano de Sousa, então estudante de Medicina, hoje médico e empresário Dalton Gadelha. Casaram-se em 1982, logo em seguida vieram para a Paraíba, onde fixaram residência em Campina Grande. Já na Rainha da Borborema, Gisele Gadelha clinicou como psicóloga e fundou o IPEN – Instituto de Pedagogia Natural – Escola Infantil Casinha de Brinquedo. Escola essa que se destacou no cenário paraibano e nordestino como uma das mais importantes, tendo sido premiada nacionalmente pelo projeto alfabetização solidária, presidido pela saudosa professora Ruth Cardoso, bem como homenageada pela Casa de Félix Araújo.
Em 1999, junto com seu esposo, fundou a Facisa. Hoje ocupa o cargo de diretora-presidente do Cesed, entidade mantenedora, o que equivale ao cargo de reitora da Facisa, FCM e Esac.
Além disto, preside a Fundação Pedro Américo, instituição sem fins lucrativos, mantenedora da TV Itararé, canal 19, educativa, filiada à rede Cultura de Televisão, como também é responsável por projetos sociais de grande relevância na cidade, a exemplo do Envelhecendo com Saúde, Projeto Brotar, e Ponto de Leitura e Cultura.

PSDB terá candidato, diz Ruy minimizando encontro de Cássio e RC

Presidente do PSDB-PB informou que os debates acerca de formação de chapa acontecerão em janeiro
Eleições | Em 25/11/13 às 14h42, atualizado em 25/11/13 às 16h20 | Por Redação
Reprodução
Ruy Carneiro
O presidente do PSDB da Paraíba, deputado federal, Ruy Carneiro, voltou a afirmar que o partido lançará candidatura própria para governador do Estado em 2014.Ele comentou sobre a presença do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na festa de aniversário do governador Ricardo Coutinho e garantiu que o encontro amigável entre os dois líderes não significa que a aliança das eleições de 2010 será mantida.
O senador tucano além de prestigiar a comemoração do aniversário do governador, falou sobre especulações de rompimento. Ao saudar Ricardo Coutinho no palanque improvisado, Cássio disse que “tentam politizar tudo. Estamos ( ele e Ricardo Coutinho) vacinados e unidos para à Paraíba continuar avançando".
Apesar das declarações de Cássio reforçando a união com o PSB, para Ruy Carneiro o comparecido do senador a uma festa não demonstra que uma composição política. Ele afastou a possibilidade de conversar com governador para discutir aliança para eleições do próximo ano.
“Não é deixar de ir ou ir ao aniversário que significa que o Partido fará composição”, disse o presidente estadual.
Ruy Carneiro informou ainda que os debates acerca de formação de chapa acontecerão em janeiro.   

Posto de biometria no Procon-PB da Lagoa atende sem agendamento

Recadastramento biométrico será feito até o dia 21 de março de 2014
Justiça | Em 25/11/13 às 14h51, atualizado em 25/11/13 às 17h28 | Por Redação, com Assessoria
Divulgação 12
O abertura do posto é uma parceira entre os órgãos
A partir desta segunda-feira (25), os eleitores de João Pessoa que ainda não fizeram o recadastramento biométrico passam a contar com mais um posto de atendimento espontâneo, sem a necessidade de agendamento pela internet. Instalado no Procon Estadual, no Parque Sólon de Lucena (Lagoa), o posto de biometria tem capacidade média de atendimento para 800 eleitores ao dia.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, visitou na manhã desta segunda-feira as novas instalações, acompanhado do secretário Executivo do Procon-PB, Marcos Santos, e do Defensor Público Geral do Estado, Vanildo de Oliveira Brito, que aproveitou para fazer a biometria e recebeu do Presidente do TRE-PB, em mãos, o novo título recadastrado.

Para o presidente do TRE-PB, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a parceria com o Procon-PB e Defensoria Pública é importante para garantir que todos os eleitores da Capital façam o recadastramento até o dia 21 de março de 2014. “Estamos com uma parceria salutar, conquistada com o intermédio do juiz membro do Tribunal, Sylvio Pélico Porto, que nos cederam esse espaço, em que pretendemos atender cerca de 800 pessoas por dia e, o mais importante, sem a necessidade de agendamento. É um atendimento diferenciado e acredito que vamos avançar muito na biometria”, afirmou.

Segundo o secretário Marcos Santos, o público externo começou a formar filas desde as primeiras horas da manhã. “Estamos num posicionamento estratégico, pois todos os bairros e setores da cidade de João Pessoa passam na Lagoa. Só no Procon temos um média diária de atendimento de 500 pessoas, que deverá ser absorvida pela biometria. Este posto estará disponível pelo tempo em que o TRE precisar e estamos confiantes que atenderá às necessidades da Justiça Eleitoral”, disse.
Também participaram da visita o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio, e o coordenador das Eleições, Clóvis de Oliveira. Segundo Lívio, que coordena a campanha da biometria na Paraíba, até a última sexta-feira (25), cerca de 190 mil eleitores fizeram a biometria na Capital.
“Estamos dentro da média esperada e com a abertura desse grande posto de atendimento no Procon, acreditamos que superaremos a meta de pelo menos 80% do eleitorado recadastrado até o final da campanha, em março do próximo ano”, concluiu.

Além do Posto do Procon-PB, o eleitor de João Pessoa tem a opção do atendimento espontâneo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ou por agendamento pela internet em um dos seis postos em atividade: sede do TRE-PB, Fórum Eleitoral (Tambiá), Casas da Cidadania de Mangabeira e Manaíra, Subprefeitura de Mangabeira e Núcleo de Apoio às Urnas (NATU), no bairro do José Américo.

Casal que pilotava moto é atingido por carro e morre em rodovia federal que corta o estado

Casal perdeu o controle da moto após um veículo ter batido na traseira da moto. Com o impacto, o casal acabou tombando e as vítimas morreram no local
Polícia | Em 25/11/13 às 08h45, atualizado em 25/11/13 às 10h58 | Por Redação
Reprodução/ Folha do Sertão
Casal morreu no local
Um casal morreu na noite desse domingo (24) após um veículo colidir contra a motocicleta que conduzia na BR-361, nas proximidades do município de Piancó, a 395 quilômetros de João Pessoa. O motorista fugiu do local antes da chegada da polícia.
Segundo informações do sargento Rufino, o casal perdeu o controle após um veículo ter batido na traseira da moto. Com o impacto, os dois tombaram e morreram no local. O acusado de ter provocado o acidente fugiu sem prestar socorro.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) na cidade de Patos,m a 305 km da Capital, onde passaram por perícia e foram liberados para o sepultamento.
O acusado de ter  provocado o acidente já foi identificado, mas, ainda não foi localizado.

Criança morre atropelada após carro desgovernado subir calçada, na Capital

Criança teve traumatismo craniano e morreu no local. Acusado pagou fiança e foi liberado
Polícia | Em 25/11/13 às 10h57, atualizado em 25/11/13 às 13h12 | Por Redação
Reprodução/TV Correio HD
Motorista foi detido
Uma criança morreu na noite desse domingo (24) após ser atropelada por um carro desgovernado no bairro do Grotão (Zona Oeste) em João Pessoa. A criança estava na calçada em frente a casa dela quando foi atingida pelo veículo.
As informações da polícia são de que o homem de 34 anos, que mora na mesma rua onde a criança vivia, perdeu o controle enquanto manobrava o carro para estacionar. A vítima teve traumatismo craniano e morreu no local.
O acusado que não havia ingerido bebida alcoólica, foi preso em flagrante e levado para a 9ª Delegacia Distrital que fica no bairro de Mangabeira, Zona Sul da Capital, onde pagou pouco mais de R$ 1.300 e foi liberado. 
Assista à matéria do repórter Marcos Antônio exibida na TV Correio HD.

Assaltantes invadem casa de padre e roubam todo o dinheiro arrecadado na Romaria da Penha

Até às 12h desta segunda-feira (25) nenhum dos assaltantes havia sido preso. O valor roubado pelos criminosos não foi revelado pela Pascom
Polícia | Em 25/11/13 às 12h01, atualizado em 25/11/13 às 15h00 | Por Redação
Reprodução/TV Correio HD
Casa onde houve o assalto
A casa do coordenador geral da Romaria de Nossa Senhora da Penha, Padre Luiz Antônio, foi invadida na manhã desta segunda-feira (25) por dois homens armados, que roubaram todo o dinheiro arrecadado na Procissão de Nossa Senhora da Penha, que começou na noite de sábado (23) e terminou na manhã de domingo (24), em João Pessoa.
De acordo com informações da Pastoral de Comunicação, o padre e algumas mulheres foram trancados em um banheiro, enquanto um dos bandidos ficou na porta da casa e o outro concluía o assalto.
Além de roubar o dinheiro arrecadado na Romaria, os bandidos ainda levaram valores que estavam guardados em um cofre e serviriam para pagar outras despesas.
Até às 12h desta segunda-feira (25) nenhum dos assaltantes havia sido preso. O valor roubado pelos criminosos não foi revelado pela Pascom.

Sensação térmica no Sertão chega a 38ºC; na Capital, temperatura fica próxima dos 30ºC

No Cariri e Curimataú, os termômetros devem ultrapassar os 34ºC. Já no Agreste e Litoral, a máxima fica em torno dos 30ºC
Cidades | Em 25/11/13 às 10h20, atualizado em 25/11/13 às 11h22 | Por Redação com Assessoria
Reprodução/Skyscrapercity
Capital já enfrenta calor
A semana começa com altas temperaturas do Sertão paraibano. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) é de que, nesta segunda-feira (25), a sensação térmica chegue a 38ºC na região. Além do calor, o clima vai ficar seco. A perspectiva é de que a umidade relativa do ar alcance níveis abaixo dos 40%. No Cariri e Curimataú, os termômetros devem ultrapassar os 34ºC. Já no Agreste e Litoral, a máxima fica em torno dos 30ºC.
“O sol deve predominar em todas as regiões do Estado, favorecendo ao registro de altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa. No período da tarde, principalmente entre as 13h e 16h, o clima deve ficar bastante seco em algumas áreas do Sertão, Cariri e Curimataú”, informou a meteorologista Marle Bandeira.
Trimestre
Meteorologistas de todo o país participaram, semana passada, da Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte da Região Nordeste que aconteceu em São Luís (MA). Depois de dois dias de análise conjunta dos fenômenos meteorológicos, eles concluíram que a previsão para o próximo trimestre é de chuvas dentro da normalidade.
“A maioria dos modelos oceânicos e atmosféricos analisados durante a reunião, bem como os modelos acoplados oceano-atmosfera, indica tendência de chuvas variando de normal a abaixo da média, com maior probabilidade de chuvas dentro da média”, comentou Bandeira. Em dezembro, a Paraíba sedia um novo encontro para avaliação climática. A reunião está programada para o dia 18, na sede da Aesa, em Campina Grande.

Homens em carro preto matam jovem com tiros nas costas e cabeça

Luan Ramos estava no meio da rua quando foi baleado e não resistiu aos ferimentos
Polícia | Em 25/11/13 às 18h32, atualizado em 25/11/13 às 18h38 | Por Redação
Reprodução/CabulosoPB 12
Vítima estava na rua onde morava
Um homicídio foi registrado na tarde desta segunda-feira (25), em João Pessoa. O crime ocorreu na Comunidade Capadócia, localizada no bairro Colinas do Sul II.
De acordo com a polícia, a vítima foi identificada como Luan Ramos da Silva, 18 anos, que residia na localidade onde ocorreu o homicídio, na Rua Joana Coutinho de Oliveira, no Conjunto Marinês.
Testemunhas informaram às autoridades policiais, que a vítima foi abordada por homens que estavam em um carro de cor preta. Luan Ramos estava no meio da rua quando foi baleado nas costas e cabeça.
O caso está sendo acompanhado pelo delegado Pedro Ivo, da Delegacia de Homicídios da Capital, localizada na Central de Polícia, no bairro do Varadouro, Centro.

CMJP realiza, em parceria com a Astral, Seminário Nacional sobre “Comunicação Legislativa e Interatividade”

Assessoria
CMJP realiza, em parceria com a Astral, Seminário Nacional sobre “Comunicação Legislativa e Interatividade”IMAGEM DA iNTERNET
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), realiza, nos dias 28 e 29 de novembro, o "Seminário Nacional sobre Comunicação Legislativa e Interatividade". Nesse evento, os presidentes e assessores de comunicação das câmaras e assembleias do Brasil vão ter uma grande oportunidade de conhecer e receber orientações necessárias de como funciona, com detalhes, uma TV legislativa e como eles poderão ter acesso à estrutura dessas emissoras institucionais.
O Seminário vai ocorrer no auditório do anexo da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes e contará com a participação de técnicos e especialistas no assunto. No dia 28, a programação conta com debates sobre temas como a integração de redações, racionalizando recursos na era da convergência digital; a apresentação do caso de integração da Câmara dos Deputados; e a interatividade da TV Digital. Depois, haverá uma apresentação das possibilidades do Middleware Ginga Brasileiro; por volta das 15h, será a vez da interatividade da TV Digital - um aplicativo para TVs Legislativas. Neste mesmo dia, acontecerá ainda a discussão sobre o papel das TVs legislativas na construção da cidadania.
Já no dia 29, será realizado o debate sobre a rede legislativa de TV Digital, com informações básicas sobre rede, às 9h30, e em seguida haverá uma visita à estrutura da TV Câmara de João Pessoa.
A presidência da CMJP e a Astral convidam todos os presidentes e assessores de comunicação das casas legislativas municipais e estaduais da Paraíba e dos demais estados brasileiros a participarem do seminário. "É importante que haja uma grande mobilização para que o maior número possível de representantes de casas legislativas e assembleias estaduais esteja presente nesse evento", ressaltou o presidente da Casa Napoleão Laureano, vereador Durval Ferreira (PP).
Para Durval, serão dois dias de debates fundamentais para que os representantes de câmaras e assembleias do país possam saber, entre outras informações, quais os caminhos que eles podem seguir para implantar as emissoras de TVs públicas nas suas instituições.
Durval esclareceu ainda que os participantes poderão ver e receber informações, por exemplo, de como funciona a interatividade na TV digital, como estão sendo feitos os testes do aplicativo em várias residências da cidade e quais são as atribuições das TVs legislativas na construção da cidadania. "A nossa expectativa é das melhores com a realização desse seminário. Por isso, esperamos contar com a participação de todos. A Casa, os servidores e os assessores estão envolvidos para que o evento seja um sucesso. A imprensa local terá um papel fundamental na divulgação e no acompanhamento dos debates", avaliou o presidente da CMJP.
A TV Câmara de João Pessoa transmite atualmente suas atividades e programas através dos canais analógico 52 (sinal aberto) e digital 61.2, além do canal 23 da Net. Com uma vasta programação, a TV tem ampliado o número de expectadores, com conteúdos sobre o dia a dia dos parlamentares, as atividades legislativas e tudo o que acontece no plenário e nas audiências das comissões.

Sobe para 15 o número de mortos em batida de micro-ônibus e carreta

G1
Sobe para 15 o número de mortos em batida de micro-ônibus e carreta (Foto: Lucas Tadeu Miranda/ Jornal Folha Regional
Subiu para 15 o número de mortos no acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira (25) entre um micro-ônibus e uma carreta, na BR-251. De acordo com com o Samu, 11 feridos foram encaminhados para hopitais de Taiobeiras e de Salinas (MG).
Mapa acidente com micro-ônibus em Padre Carvalho (Foto: Arte / G1)
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o micro-ônibus do Serviço de Transporte em Saúde de Rubelita (MG) levava pacientes para tratamento em Montes Claros, quando bateu de frente com uma carreta, a 30 metros do trevo que dá acesso ao município de Padre Carvalho (MG).
Ainda segundo a polícia, o micro-ônibus saiu de Rubelita nesta madrugada para levar 24 pacientes que fazem tratamento de hemodiálise e pacientes com consultas agendadas em Montes Claros.

Testemunhas disseram à polícia que chovia no momento do acidente e o motorista da carreta teria perdido o controle da direção fazendo um "L", colidindo com o micro-ônibus que vinha em direção contrária. A carreta transportava um motor V8, o que potencializou o impacto da colisão devido ao peso da carga, não dando chance ao motorista do micro-ônibus de desviar.
O motorista da carreta, um homem de 37 anos, natural de Curitiba, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao hospital de Salinas.
O trânsito foi interrompido nas duas pistas por mais de seis horas e a retirada dos corpos presos às ferragens foi realizada por militares do Sétimo Batalhão de Bombeiros.

O micro-ônibus pertence à frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp) e, segundo o secretário executivo, Célio Brito, o veículo estava com a manutenção e documentação em dia.

"A vistoria em todos os veículos da frota é feita anualmente e a próxima acontece agora no mês de dezembro. Acreditamos que se trata de uma fatalidade, visto que o outro veículo bateu de frente com o micro-ônibus não dando chance ao motorista de evitar o acidente", afirma Brito.

Consulado dos EUA emite alerta sobre violência no Rio

G1
O consulado norte-americano no Rio emitiu sexta-feira (22) alerta sobre o aumento da violência na capital fluminense nos últimos dias. O comunicado oficial relata os últimos casos de arrastões nas praias cariocas.
De acordo com o consulado, a recomendação é para turistas e americanos que moram no Rio. Eles pedem que os cidadãos em viagem ao Brasil procurem informações nos consulados e na embaixada.
Na nota, o consulado explica que o aumento de crimes contra turistas é maior nas áreas onde ficam as praias e outros pontos turísticos. Segundo o comunicado, os criminosos buscam telefones celulares, joias, bicicletas, bolsas e carteiras.
Policiais ocupam a areia em Ipanema após confusão (Foto: Vitor Silva / Agência O Dia / Estadão Conteúdo)
]Policiais ocupam a areia em Ipanema após
confusão (Foto: Vitor Silva / Agência O Dia
/ Estadão Conteúdo)
Ação do governo
Após os episódios de arrastões, o Governo do estado do Rio de Janeiro decidiu instalar uma delegacia móvel na praia do Arpoador, na  orla da Zona Sul. O efetivo policial aumentou em mais de quatro vezes, saltando de 140 homens para 600, conforme anunciado pela Secretaria de Segurança do Estado. O reforço policial foi direcionado para as praias mais visitadas.
Segundo a secretaria, o Batalhão de Choque da Polícia Militar ajudará no policiamento em Copacabana, Ipanema, Leblon e Arpoador, e agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.
Dentre as ações, foram definidas revistas a passageiros de ônibus que saem das regiões do Méier, da Maré e de Olaria rumo à Zona Sul. Os pontos de embarque e desembarque que concentram grande número de passageiros serão os principais alvos dos policiais.

Onda de arrastões
No feriado da Proclamação da República, a polícia apreendeu pelo menos sete menores  suspeitos de praticar furtos em praias da Zona Sul do Rio, de acordo com a Polícia Civil. Um cinegrafista amador registrou, na Praia do Arpoador, um princípio de tumulto nas areias na tarde de sexta-feira (15).
De acordo com testemunhas, alguns banhistas se assustaram, acreditando que se tratava de arrastão. A Polícia Civil, no entanto, negou que tenha havido arrastão já que nenhuma vítima relatou o caso na delegacia.
Segundo a delegada Beatriz Senra, que coordenou os flagrantes durante o feriado, informou que foram registrados somente casos isolados de furtos, principalmente de cordões.
No sábado (16)  os policiais militares tiveram o apoio dos guardas municipais para conter a onda furtos a banhistas.
Na Praia do Leblon, dois menores foram apreendidos, mas, segundo testemunhas, a mulher que teve o colar roubado não quis prestar queixa na delegacia e os dois foram liberados. Mesmo com policiamento ostensivo, banhistas contaram que não se sentem seguros.
Minutos depois, a equipe de reportagem flagrou uma correria na areia do Arpoador. Os guardas municipais correram e conseguiram deter um adolescente.
Rio de Janeiro polícia praia arrastões (Foto: Reprodução/TV Globo)
Polícia nas praias do Rio após arrastões
(Foto: Reprodução/TV Globo)
No  Dia da Consciência Negra, quarta-feira(20), os cariocas voltaram a ter um dia tenso, com muita confusão nas areias. Cento e oitenta agentes patrulhavam a orla, mas a equipe do Bom Dia Rio flagrou três arrastões em apenas um trecho do Leblon.
Os policiais precisaram sair pelas ruas atrás do menor de idade suspeito de participar de um arrastão na areia. Houve correria em um dos pontos da praia.
"Eu fui assaltado. Quem foi não dá para ver, junta uma massa de cinco, seis segurando o meu braço", contou o estudante Matheus de Andrade.
"Eles arrebentaram o meu cordão, mas na hora eu percebi, segurei e aí eles não conseguiram levar nada", disse a estudante Ana Souza.
No Arpoador, os arrastões flagrados durante o feriado da Consciência Negra, se repetiram, mesmo com o reforço no policiamento; eram 260 policiais militares e 140 guardas municipais na orla da Zona Sul. Apesar da quantidade, os banhistas ainda se sentiram inseguros.
"A gente fica apreensiva. Você está andando e de repente você vê aquele movimento e você não sabe o que você faz. Você entra no primeiro lugar que você acha seguro, mas é estranho", disse a professora Alessandra Santana.