quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PT rebate vereador e dispara: 'Lucas de Brito esquece dos escândalos envolvendo seu aliado RC'

Da Redação
A presidência municipal do PT de João Pessoa rebateu com veemência o requerimento apresentado pelo vereador Lucas de Brito (DEM) oferecendo  voto de aplauso ao Supremo Tribunal Federal (STF). O requerimento é direcionado ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, pela condenação e prisão dos acusados no escândalo do "Mensalão".
Na nota, assinada pelo presidente do PT Jackson Macêdo, lembra a tradição familiar  do vereador: 'vereador do Democratas, oriundo de uma família de linha conservadora e de Direita, de tradição oligárquica de nosso Estado' e que Lucas bate no PT, mas esquece dos escândalos que envolveram seu aliado, o governador Ricardo Coutinho, a exemplo do Caso Cuiá e do Jampa Digital, dentre outros.
Confira a Nota

Sobre o requerimento apresentado no dia de hoje (20/11) na Câmara Municipal de João Pessoa pelo Vereador Lucas de Brito Pereira (DEM), sugerindo "Voto de Aplauso ao STF pela prisão imediata dos réus da AP 470" aprovado por unanimidade pela casa, inclusive com o voto de filiado ao nosso partido, vimos de público esclarecer:

1 - Não nos impressiona um vereador do Democratas, oriundo de uma família de linha conservadora e de Direita, de tradição oligárquica de nosso Estado, apresente este tipo de requerimento em nossa casa legislativa Municipal. Para nós do PT é claro que tal sugestão de voto de aplauso apresentado e aprovado por unanimidade não quer apenas parabenizar a Suprema Corte do país por uma decisão. O que quis o nobre Vereador com a iniciativa foi expressar todo o seu ódio como integrante de uma elite politica conservadora que não aceita que o Brasil viva o pleno desenvolvimento social e econômico com reconhecimento internacional, justamente no período dos governos de um ex-metalúrgico e de uma mulher que foi presa politica e militante de esquerda;

2 - O Sr. Lucas bate no PT todavia fica silente sobre escândalos que envolvem o seu partido, como o "mensalão do DEM", cujo processo se arrasta lentamente em gavetas de tribunais pelo país e os escândalos que envolveram seu aliado, o governador Ricardo Coutinho, a exemplo do Caso Cuiá e do Jampa Digital, dentre outros.

2 - É público que todo o longo processo da AP 470, teve um grande caráter midiático promovido em especial pelo Ministro Presidente do STF Joaquim Barbosa e por grande parte de uma Impressa Golpista e de direita do nosso país. Nunca em nossa história, tivemos uma cobertura midiática de um processo no STF como neste caso. É claro que o que eles queriam e querem não era só julgar pessoas e sim julgar de forma inquisitória toda uma história politica de um partido que mudou e vem mudando os rumos sociais e econômicos do Brasil;

3 - No mérito da ação Penal 470 ficou muito claro que o Governo não pagou mesada a Parlamentares para votar questões de seu interesse, além de que, o próprio processo tem erros jurídicos graves como o simples direito constitucional de réus sem foro privilegiado terem seus julgamentos iniciados em instancias inferiores, para assim terem a garantia sagrada do direito ao recurso e ao contraditório. Além de inúmeros erros de procedimento várias vezes citados por Juristas e lideranças defensores dos Direitos Humanos. Sobre estas questões, sugerimos a leitura do Artigo intitulado: "A Farsa do Mensalão" do Ex Deputado Federal e Professor de Direito Inaldo Leitão publicado no dia de hoje em vários sites e blogs de nossa cidade - Uma verdadeira Aula de Direito Constitucional! ;

4 - Entendemos que os nossos companheiros estão presos não pelo que fizeram, e sim pelo que eles e o nosso partido representam. Uma história de mais de 30 anos de dedicação a democracia e ao Brasil. São 10 anos de um Governo que incluiu milhões de Brasileiros no consumo e que colocou milhares de Negros e pobres na faculdade, que ampliou o ensino superior como nunca visto em nossa história e que vai, em pouco tempo, acabar em definitivo com a pobreza extrema no Brasil. Esse é o verdadeiro motivo que faz a elite golpista e conservadora não engolir o PT e a nossa história;

5 - Desta forma, lamentamos que a CMJP aprove este tipo de requerimento sem debater e discutir a fundo o significado da AP 470 e o seu processo golpista e inquisitório. Mas, o que profundamente lamentamos é que tal aprovação tenha sido efetuada com o voto de um parlamentar de nosso partido. O PT e sua direção não abrirá mão de defender seus filiados, nosso governo e sua história. A nossa luta está apenas no começo. Viva o PT! Viva a Democracia Brasileira!

João Pessoa, 20 de Novembro de 2013.

Jackson Macêdo
Presidente

Trocolli Jr teme pelo futuro de Cabedelo e diz que a cidade foi vítima de estelionato eleitoral

Da Redação

O deputado Trocolli Júnior lamentou a decisão que o prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena (Luceninha) tomou de renunciar ao mandato e disse que além da população, o PMDB  e o ex-governador José Maranhão  foram enganados por Luceninha e pelo vice-prefeito Leto - recentemente abandonou a sigla para se filiar ao PTN -.
"O PMDB foi usado por uma farsa e o povo foi o penalizado", disparou o deputado para quem à prática política do grupo que governa Cabedelo nos últimos 24 anos, só provocou o afundamento da cidade com práticas nocivas.
Para Trocolli Júnior, Luceninha foi vítima dos próprios erros, de extorsão e chantagem que o levaram a renunciar.
O parlamentar prever  que Cabedelo vai sofrer o maior desastre administrativo dos quase 60 anos de emancipação política, e disse que como o segundo deputado mais votado na região estará atento a todos os passos do novo prefeito. "Vamos denunciar qualquer desvio de conduta e de irregularidades que forem cometidas na gestão de Leto", tranquilizou o povo de Cabedelo o parlamentar.
Ainda de acordo com Trocolli,  o que foi praticado em Cabedelo foi um grande estelionato eleitoral perpetrado por duas pessoas alheias ao PMDB e com lamentável histórico político.
Segundo Trocolli, Cabedelo teria condições de ser vitrine administrativa da Paraíba e do Brasil já que sua arrecadação supera os 11 milhões de reais por mês e detém o título de maior renda per capita do Estado.
"Nós estamos constatando que, ultimamente, os gestores só têm pensado em se locupletar dos recursos", alfineta.
Trocolli revela que tem andado por todo o município de Cabedelo - Salinas do Ribamar, Renascer, Camalaú, Carandiru,  Recanto do Poço e centro da cidade - e observa que Cabedelo é uma cidade de ex-presidiários, presidiários  e de dependentes químicos , demonstrando que o futuro do município continua ameaçado pelas práticas políticas e realizado por parte de políticos, onde se inclui Luceninha e Leto.

Confusão marca tarde de autógrafos da ex-rebelde Mel Fronckowiak em livraria de João Pessoa

Da Redação
Confusão marca tarde de autógrafos da ex-rebelde Mel Fronckowiak em livrariaFotos: Walla Santos
Tumulto, gritaria e empurrões marcaram à tarde de autógrafos do livro “Inclassificável - Memórias da Estrada”, escrito pela ex-rebelde, a atriz Mel Fronckowiak. O evento aconteceu nesta quarta-feira (20), na Livraria Leitura do Shopping Manaíra.
A fila começou antes mesmo da abertura das lojas, e segundo alguns fãs, até o começo da tarde não haviam sido distribuídas as fichas para a compra dos livros. A partir das 15h, começou as vendas dos livros, mas o número de exemplares que a produção de Mel Fronckowiak trouxe para o evento foi insuficiente para a quantidade de fãs presentes, e a partir daí começou a confusão das mães e dos adolescentes com os seguranças  do local.
Segundo a gerente da Livraria Leitura, Valdelita Cândida, nunca aconteceu um evento com tamanha desorganização como esse promovido pela produção da ex-rebelde. “Felizmente, o que está ocorrendo nessa tarde de autografo não é de nossa responsabilidade, já recebemos aqui o Padre Marcelo, Edi Macedo e outros, e nunca aconteceu tanta confusão”, ressaltou.
foto
A adolescente Lizandra Maia era a primeira da fila e disse que chegou ao local por volta das 9h da manhã, e mesmo muito cansada, nem as confusões e nem a demora, diminuía a expectativa. “É muita emoção, ainda não me caiu à ficha que vou conhecê-la pessoalmente”.
A equipe do ClickPB tentou entrevistar Mel Fronckowiak, mas a produção da atriz impediu de forma grosseira. 
Mel
foto

Ministro Aguinaldo Ribeiro e Dilma abrem a 5a. Conferência Nacional das Cidades

Da Redação
Ministro Aguinaldo Ribeiro e Dilma abrem a 5a. Conferência Nacional das Cidades
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), participa na noite desta quarta-feira (20/11), da cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional das Cidades, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Com o tema "Quem Muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já", a conferência reunirá mais de três mil representantes municipais e estudais de movimentos sociais do dia 20 a 24 de novembro. Na abertura está prevista a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, além dos governadores, prefeitos e outras autoridades.
Desde sua criação, o Ministério das Cidades defende a reforma urbana como um eixo estruturante de suas ações. Por este motivo, a Conferência Nacional das Cidades é um importante canal de interlocução entre o ministério e os movimentos sociais na luta pela reforma urbana.
O Ministério das Cidades reserva, a cada três anos, o momento da conferência para debater com os movimentos sociais a implantação das Políticas Urbanas. Antes do encontro nacional, são realizadas as conferências municipais e estaduais para construir uma relação entre o estado e a sociedade civil organizada e escolher os representantes, chamado de delegados, para participar do encontro em Brasília.
Na quinta-feira (21) pela manhã, o ministro Aguinaldo Ribeiro e os secretários nacionais de habitação, saneamento, mobilidade urbana, acessibilidade e programas urbanos farão um balanço dos dez anos do MCidades . Um dos temas de destaque será "Os desafios enfrentados pelas Políticas Urbanas".
No período da tarde de quinta e na sexta-feira (22), os delegados participarão de quatro painéis sobre o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Nestes encontros, estarão em debate os seguintes temas: participação de controle social, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, instrumentos e politicas de integração intersetorial e territorial e Politicas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
Ao final dos painéis, os delegados irão escolher por meio do voto os temas prioritários a serem desenvolvidos pelo Ministério das Cidades.
No sábado (23), os grupos de debates vão discutir durante todo o dia as prioridades para o Ministério das Cidades. No fim do dia, acontecerá uma plenária dos segmentos para a eleição das entidades que serão representadas no Conselho Nacional das Cidades.
No último dia da conferência (domingo 24/11), haverá uma plenária para votação final dos principais temas a serem desenvolvidos pelo Ministério das Cidades. E para finalizar, será homologada a eleição das entidades do Conselho Nacional das Cidades e um ato de encerramento da Conferência. 
Seminário – Durante a 5ª. Conferência Nacional das Cidades acontecerá o Seminário Internacional Instrumentos Notáveis de Intervenção Urbana. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, fará a abertura do evento na quinta-feira (21/11), às 8h30, no auditório Planalto, do Centro de Convenções
O objetivo é difundir e compartilhar instrumentos notáveis de intervenção urbana desenvolvidos e implementados nas cidades da América Latina. Serão 18 instrumentos selecionados pelo critério de relevância sobre temas críticos, existência de avaliação concreta e potencial de aplicabilidade em outras cidades. O Seminário é uma iniciativa do Programa Nacional de Capacitação do Ministério das Cidades e do Lincoln Institute of Land Policy, por meio do Programa para América Latina e Caribe, com apoio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Estado do Equador.a

Cariocas investem em 'cílios' para carros e maridos têm vergonha

Globo.com
Cariocas investem em 'cílios' para carros e maridos têm vergonha
Quem diria que até os carros poderiam ganhar cílios postiços. O acessório, que é um adesivo colado sobre o farol, é usado por mulheres que dizem querer dar um "up" no visual do veículo e tem sido visto nas ruas do Rio. Perto deles, bolinhas para antenas, placas personalizadas e detalhes em LED no para-choque, mais comuns como itens de personalização, ficam discretos.
A estudante de medicina Stephanie Marie Ferraz Gomes Plácido colocou o adereço no carro para ter um diferencial. “Coloquei os cílios porque achei estiloso. Para alguns era brega, para outros, engraçado, e para mim era estilo”, justifica.
O analista de sistemas Edil Lobato de Melo, morador de Campo Grande, na Zona Oeste, comprou o acessório para o carro da mulher, Roseli Fernandes Monteiro de Barros. “Comprei para colocar no carro dela e por onde ela passa é a sensação. Roubaram o primeiro, quando ela estacionou o carro, aí eu comprei outro", diz ele.
Porém, desde que o veículo adotou a "maquiagem", Melo evita pedí-lo emprestado. "Não posso pegar o carro dela porque o pessoal vai me confundir com o Félix [personagem da novela 'Amor à Vida']. O carro dela é vermelho, ficou bonito, mas meio 'boiola’, para homem não presta”, opina.
A projetista de interiores Jessyca Nogueira também desfila pelas ruas do Rio com o carro personalizado. O noivo, que trabalha na área de automóveis, costuma não dirigir o carro para não ser "zoado" pelos amigos.
“Eu achei bonitinho, a minha cara. Chama muita atenção, todo mundo comenta e quer parar para ver", diz Jessyca. "O meu noivo não dirige o meu carro. Quando eu coloquei uma anteninha ele já foi 'zoado'.”
 Diversidade de modelos e preços
As motoristas mais ousadas podem escolher entre diversos modelos, que vão desde os simples, os coloridos e até com "delineador". O produto pode ser comprado na internet e os preços variam entre R$ 15 a R$ 40. Em sites estrangeiros, o acessório pode ser adquirido por aproximadamente US$ 1 (R$ 2,27). Os valores não incluem taxas e impostos.
A empresária Alexandra Venetillo tem dois canais de vender para os cílios: na internet e em sua loja, na Zona Oeste do Rio. Segundo ela, a atividade é um hobby que ajuda a a garantir uma renda extra no final do mês.
“Os cílios são importados e eu vendo por R$ 29,99. Eles são feitos de um plástico durinho. No auge, já cheguei a vender cem por mês. Eu mesmo não uso, acho que chama muita atenção, os bandidos ficam logo sabendo que é carro de mulher”, avalia.
Moradora do Rio comercializa cílios para os carros na internet. (Foto: Alexandra Venetillo/Arquivo Pessoal)

PF será acionada para investigar venda do vídeo de jovem que se matou

Globo.com
PF será acionada para investigar venda do vídeo de jovem que se matou
A Polícia Civil do Piauí informou nesta quarta-feira (20) que irá acionar a Polícia Federal para investigar a venda do vídeo íntimo em que a adolescente Júlia Rebeca aparece com mais dois jovens. De acordo com o delegado geral James Guerra, a página é hospedada fora do Brasil e por esta razão solicitará para a PF que também avalie o conteúdo do anúncio publicado no dia 18. A garota foi encontrada morta e a hipótese é que ela tenha se matado após a divulgação do vídeo.
“Tomamos conhecimento desse anúncio hoje e vamos avaliar, mas a Polícia Federal será acionada para que também verifique o conteúdo que foi publicado em um site que está hospedado fora do Brasil”, disse o delegado geral James Guerra.
O advodado da família da adolescente, Paulo Roberto, informou que soube do anúncio e que os familiares têm interesse em buscar a responsabilização criminal e civil de quem fez o anúncio. "A Polícia Federal tem condições de buscar pelo IP a identificação de quem postou o anúncio e buscar a responsabilização criminal", disse.
O vídeo em que a piauiense aparece é vendido por R$ 4,90 e o site garante o envio do link para o e-mail do comprador e que o nome do ‘produto’ não aparecerá na fatura do cartão. A página é intitulada como ‘SP News’ e administrada por ‘Master Web World’. Outro vídeo colocado à venda no site é o da jovem Fran de Goiânia (GO), que também teve imagens íntimas compartilhadas na internet.
O anúncio do vídeo de Julia Rebeca foi postado às 6h54 do dia 18 de novembro.  O G1 tentou acessar a página nesta quarta-feira (20), mas por volta das 11h30 (horário local) o site não estava mais disponível.
Na terça-feira (19) o advogado da família afirmou que a polícia suspeita que uma quarta pessoa tenha gravado o vídeo e divulgado nas redes sociais, mas o delegado regional de Parnaíba, Rodrigo Moreira, disse que a investigação corre em segredo de justiça.

Mulheres podem escolher onde descer do ônibus durante à noite, em João Pessoa

Lei da Parada Segura surgiu para contribuir com a redução dos índices de violência contra a mulher
Cidades | Em 20/11/13 às 11h54, atualizado em 20/11/13 às 12h58 | Por Jornal Correio da Paraíba/ Aline Martins
Reprodução/ Assueiro Lima
Leia da Parada Segura
Este ano, até o mês de outubro, 101 mulheres foram assassinadas na Paraíba segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds). Com o intuito de contribuir para a redução da violência contra as mulheres nas ruas, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres da Capital (SEPPM) realizou nessa terça-feira (19) uma ação para divulgar a Lei da Parada Segura (1.824/2013).
A determinação garante às usuárias de transportes coletivos de João Pessoa o direito de desembarcarem fora do ponto regular, desde que no mesmo trajeto de circulação do ônibus, após às 22h. A lei de autoria do vereador Benilton Lucena, foi sancionada em setembro pelo prefeito Luciano Cartaxo. As mulheres apoiaram a iniciativa. Alguns motoristas já adotam a prática como gentileza, mas outros acham que pode atrasar o itinerário.
Segundo Socorro Borges, secretária da SEPPM, a lei surgiu para contribuir com a redução dos índices de violência contra a mulher. Como este mês é dedicado à mobilização pelo enfrentamento à violência contra a mulher, a secretaria realizou a ação no Terminal de Integração do Varadouro.
“A Prefeitura tem um trabalho de educativo e de conscientização com os motoristas para que cumpram a lei. Além disso, também estamos divulgando a lei para as mulheres através de panfletos. Para que elas tenham conhecimento e que possam solicitar a parada segura”, afirmou, destacando que serão colocados adesivos nos coletivos informando sobre a lei e como deve denunciar se for descumprida. Os motoristas de ônibus serão capacitados também nas garagens.
Assista à matéria exibida na TV Correio HD.
 

Dez novos detectores de metais entram em funcionamento nas unidades prisionais

Wallber Virgolino comentou ainda que este é mais um passo importante para o melhoramento do monitoramento
Polícia | Em 20/11/13 às 18h28, atualizado em 20/11/13 às 18h36 | Por Secom-PB
Reprodução/Assessoria
Detector de metais portátil
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), adquiriu mais nove aparelhos detectores de metais portáteis em formato de banquinho. O equipamento detecta metais em cavidades corpóreas e possui ajuste digital de sensibilidade com diferentes níveis e avisos sonoro e luminoso, com barra de leds indicativa.
O aparelho começou a ser utilizado no dia 25 de setembro deste ano, quando a Seap adquiriu a primeira unidade para ser testada na Penitenciária Flósculo da Nóbrega (Presídio do Roger).
Com a aprovação do equipamento por parte dos agentes lotados naquela unidade prisional, o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, determinou a aquisição de mais nove exemplares, totalizando dez detectores, que começaram a ser usados nesta terça-feira (19).
“Estes novos equipamentos tecnológicos que entraram agora em funcionamento fazem parte da politica de estruturação e automação das unidades prisionais paraibanas, numa busca constante de minorar cada vez mais a entrada de objetos ilícitos nas unidades prisionais. Nós adquirimos o primeiro exemplar deste detector de metais há cerca de dois meses, e como verificamos a eficácia do mesmo, resolvemos adquirir mais unidades para funcionarem nas maiores unidades prisionais do Estado, sendo que duas delas serão itinerantes e utilizadas pela Gerência de Planejamento e Inteligência (Geplasi) da Seap”, explicou.
Virgolino comentou ainda que este é mais um passo importante para o melhoramento do monitoramento da entrada de materiais nas unidades prisionais, minimizando constrangimentos durante as revistas íntimas, em consonância com os direitos humanos.

Flagra na Máxima - Na manhã desta quarta-feira (20), o detector de metais que entrou em funcionamento na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em Mangabeira, detectou um aparelho celular em poder de Maria da Conceição dos Santos, que iria visitar o apenado Gutemberg Moreira Muniz, conhecido por ‘Berg’, condenado por assalto, recentemente transferido da cidade de Guarabira por tentativa de fuga. Após encontrarem o celular, as agentes lotadas naquela unidade também localizaram aproximadamente cem gramas de maconha nas partes íntimas.

Segundo o diretor da Unidade, João Rosas, "esse novo equipamento contribui com a melhoria dos procedimentos de segurança, inibindo a entrada de ilícitos no interior da unidade prisional, tornando possível uma contenção qualificada e humanizada. Essa maneira esperamos sufocar o crime organizado, que tenta de toda forma ordenar crimes de dentro das Prisões".

Quase 2 mil comprimidos de estimulante sexual proibido são apreendidos em feira livre

Além do Pramil, 16 mil e 500 carteiras de cigarro contrabandeados também foram apreendidos com a quadrilha
Polícia | Em 20/11/13 às 14h13, atualizado em 20/11/13 às 17h08 | Por Luciana Rodrigues
Ascom PF
Pramil e cigarros contrabandeados eram descarregados
Quase dois mil comprimidos do estimulante sexual masculino Pramil foram apreendidos na feira livre do Centro de Campina Grande, a 125 km de João Pessoa, nessa terça-feira (19). O medicamento tem venda proibida em todo território nacional.
Quatro homens foram presos em flagrante no momento em que descarregavam a mercadoria. Além do Pramil, 16.500 carteiras de cigarro contrabandeados também foram apreendidas com a quadrilha.
A apreensão aconteceu durante uma operação da Polícia Federal que ocorreu com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com a Delegacia da PF em Campina Grande, o trabalho foi iniciado após informações recebidas pelo Núcleo de Inteligência da PF, que permitiram a identificação da ação criminosa.
Os quatro homens foram levados para o Presídio Regional Padrão daquela cidade e devem responder pelos crimes previstos nos artigos 334 e 273 do Código Penal Brasileiro, que tratam de contrabando e tráfico de substâncias ilícitas.

Aprovado projeto que prevê tratamento grátis para amputações geradas pela diabetes

Proposta será encaminhada para o Poder Executivo para a sanção do governador
Legislativo | Em 20/11/13 às 14h02, atualizado em 20/11/13 às 18h03 | Por Redação, com assessoria
Divulgação
Deputado Trócolli Júnior é o autor do projeto
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nessa terça-feira (19), projeto de lei que busca beneficiar os quase 200 mil portadores de diabetes da Paraíba. Intitulado de Programa Paraibano de Saúde do Pé Diabético, a proposta faz com que o poder público ofereça serviços para o diagnóstico precoce e para o tratamento de graça das lesões ocasionadas pela doença nos pés dos pacientes. Projeto foi levado a Assembleia pelo deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB).
O projeto agora será encaminhado para o Poder Executivo para a sanção do governador. “O plenário da Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou meu projeto de lei que trata do “Pé Diabético”, causa de mais de 20% das amputações dos portadores de diabetes no Brasil. Agora devemos cobrar do Governo do Estado que o sancione e que seja distribuído em toda rede pública, onde podólogos sejam disponibilizados para tratarem desses pacientes e de suas lesões”, cobrou Trócolli Júnior.
O deputado lembrou a importância desses tratamentos para quem tem diabetes. “É uma contradição que, apesar dos grandes processos no conhecimento e no tratamento da diabete, ‘o pé diabético’ continue sendo um grande causador de mutilações e amputações nesses pacientes. Isso ocorre por que não existem atividades educativas sobre o tema, que busquem prevenir as complicações relacionadas a essa doença. A mesma deve ser reconhecida e tratada de maneira apropriada, com o emprego de todos os esforços no sentido de prevenir e reabilitar essas pessoas”, ressaltou o legislador.
Trócolli, que tem a defesa dos portadores do diabetes como uma de suas bandeiras parlamentares, informou que com a lei os hospitais da rede estadual de saúde e clínicas conveniadas serão obrigados a oferecer aos pacientes diabéticos, serviços de podologia, com finalidade exclusivamente terapêutica, em datas e horários agendados; e atividades educativas, esclarecendo e ensinando como prevenir complicações relacionadas às lesões.
“Diabete e problemas dos pés são quase que sinônimos. É fato conhecido que os diabéticos são propensos a doenças dos pés, áreas povoadas por uma imensa quantidade de bactérias, que facilmente provocam infecções difíceis de controlar em pacientes que sofrem desta patologia. Tendo ainda, o temor da gangrena, que está sempre presente na mente dos diabéticos que se esforçam para manter sua saúde e proteger suas vidas”, enfatizou.
O projeto do deputado Trócolli prevê que as despesas decorrentes da execução da lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias. “Os Encargos econômicos, associados às complicações do ‘pé diabético’ e às amputações são muito altos e traumáticos, bem diferentes do que desejamos instituir com esse programa de prevenção ora apresentado. Além dos custos diretos como despesas de internação, tratamento e cirurgia, existem outros custos indiretos como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez”, explicou.

Senado aprova minirreforma eleitoral; projeto segue para sanção

O senador Romero Jucá (PMDB-RN), autor do projeto, declarou que houve uma “má interpretação” do dispositivo
Poder | Em 20/11/13 às 18h55, atualizado em 20/11/13 às 19h02 | Por Redação, com Valor.com
Reprodução/Divulgação
Imagem ilustrativa
O Senado aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, o projeto conhecido como minirreforma eleitoral, que faz mudanças pontuais na legislação atual. O texto segue para sanção presidencial.

Em plenário, o relator Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou duas modificações à versão aprovada anteriormente pelos senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele retirou a autorização para concessionário ou permissionário de serviço público fazer doação de campanha, desde que não seja o responsável direto pela doação. Também foi suprimido trecho que liberava a doação de associações sem fins lucrativos que não recebam recursos públicos.

O senador Romero Jucá (PMDB-RN), autor do projeto, declarou que houve uma “má interpretação” do dispositivo.

“A jurisprudência diz que empresa que é sócia de concessionária, a empresa não pode doar e a concessionária não pode. Mas houve uma má interpretação de que nós estávamos liberando concessionárias para doar. Então para não haver má interpretação, nós não vamos botar nada e a jurisprudência do tribunal é que vai prevalecer nessas questões”, explicou.

Entre outras mudanças feitas pelo projeto, está a proibição do uso de faixas, placas, pinturas, inscrições, cavaletes e bonecos em locais e bens particulares. Também foi colocado um limite para a contratação de cabos eleitorais de aluguel de veículos.

Jucá disse ainda que as mudanças valem para 2014, porque são regras “administrativas e procedimentais”, que não “impactam o direito de cada um disputar a eleição”.

Polícia Militar apreende 21 armas de fogo com quadrilha de assaltantes

Grupo era responsável por invasões a residências, conforme informou o capitão Helder Muderno, comandante da 5ª CIPM de Princesa Isabel
Polícia | Em 20/11/13 às 12h25, atualizado em 20/11/13 às 13h07 | Por Hyldo Pereira
Reprodução/divulgação PM 12
Apreensão feita pela Polícia Militar
Denúncias anônimas foram fundamentais para a Polícia Militar da Paraíba prender sete homens e apreender 21 armas de fogo e munições de vários calibres na manhã desta quarta-feira (20), na cidade de Imaculada, a 294 km de João Pessoa, no Sertão paraibano. A quadrilha é responsável por invasões a residências, conforme informou o capitão Elder Muderno, comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Princesa Isabel.
O capitão revelou ainda que a polícia estava investigando a ação de uma quadrilha no povoado ‘Crioulo’, situado zona rural de Imaculada. Uma operação denominada ‘Abolição’ foi montada e os integrantes foram presos dentro das residências onde moravam, sob o comando do tenente Firmino. 
"O grupo invadiu duas residências nessa terça (19) e logo começamos a receber informações anônimas sobre a atuação da quadrilha, que é formada por jovens com idades entre 20 e 25 anos. Fizemos o levantamento e conseguimos prender todos os envolvidos nos crimes dentro das casas onde moravam", comentou o capitão Elder.
De acordo com o policial militar, foram presos o pernambucano Marcelo Venâncio de Oliveira, 22, Jaime Antério Leite, 39, Zé Paulo, Geomar Conceição Silva (Lula), 24, Severino Pereira da Silva, 67, Reginaldo José de Sousa, 53, e Otaviano José de Sousa, 67 anos.
Com o grupo, os policiais militares apreenderam “21 armas de fogo, sendo 18 espingardas e três revólveres, munições, um veículo Fiat Pálio, 8 kg de chumbo, aproximadamente 1 kg de pólvora, duas toucas e objetos oriundos dos roubos”, disse o policial. O bando vai para a cadeia pública de Princesa Isabel.
Armas apreendidas com o grupo
Foto: Armas apreendidas com o grupo
Créditos: Reprodução/divulgação PM