terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Dupla de atletas cruzará a Paraíba de bike em favor de crianças com câncer

Assessoria
Dupla de atletas cruzará a Paraíba de bike em favor de crianças com câncerFoto Jonas Andrade
A dupla paraibana Edmilson Fonseca e André Sena lança nesta sexta-feira (3) o projeto Sangue de Nossas Veias - uma expedição de 23 dias que cortará a Paraíba de bicicleta para arrecadar doações em favor de crianças com câncer. O evento de lançamento será no auditório do Hotel Verde Green, às 19h30, no bairro de Manaíra, em João Pessoa.
O atleta Edmilson Fonseca é instrutor da National Outdoor Leadership School (NOLS), nos Estados Unidos, Brasil e Chile; e André Sena é industriário e educador ao ar livre.
A dupla fará, durante a expedição com percurso de 1.000 km, palestras nas escolas  de ensino médio, centros comunitários e sedes dos Sebrae em nove cidades polos - Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Piancó, Patos, Sumé, Monteiro, Campina Grande, Bananeiras, Araruna, Guarabira e João Pessoa.
Segundo Edmilson Fonseca, a expedição percorrerá o Estado de Oeste a Leste durante o mês de abril e o público poderá acompanhar a trajetória percorrida por meio de uma ampla divulgação nas redes sociais, site na internet e nos veículos de comunicação.
 "Resolvemos nos unir em defesa de uma causa: ajudar crianças com câncer na Paraíba. Para isto, vamos incentivar a prática do cicloturismo e os cuidados com a saúde, alimentação e atividade física e mental. A ideia também é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce", afirma.
Segundo o atleta, trabalhar com a questão de saúde envolve também o conceito de responsabilidade universal. "O Sangue de Nossas Veias é um protejo sem fins lucrativos e tem como foco a responsabilidade universal e o altruísmo como ferramentas para mudança de realidade". Toda renda que será arrecadada será destinada para a Associação Donos do Amanhã que atua no atendimento a crianças com câncer, disse.
Dados
O Ministério da Saúde prevê o diagnóstico de 576.580 novos casos de câncer no Brasil em 2014, um aumento em relação aos 519 mil casos projetados para 2012. Segundo as estatísticas, o câncer é atualmente a segunda maior causa de morte natural no Brasil e  no mundo, só perdendo para doenças cardiovasculares. Hoje, já mata três vezes mais que as doenças parasitárias, e quatro vezes mais que acidentes de trânsito.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) revela que o câncer já representa a primeira  causa de morte por doença entre crianças e adolescentes, de 1 a 19 anos, para todas as regiões do Brasil.
Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e  adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o  tratamento adequado.
Objetivo
Cruzar a Paraíba de Oeste a Leste usando bicicleta tipo "mountain bike", utilizando recursos renováveis e recursos locais. Durante o percurso de 1.000 km pretende mobilizar a população para doar verbas em benefício de uma ONG que atue em João Pessoa (PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário