terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Excesso de peso pode aumentar chances de surdez, diz estudo

Terra
Excesso de peso pode aumentar chances de surdez, diz estudo
Um estudo que analisou 70 mil mulheres ao longo de 20 anos concluiu que o excesso de peso pode aumentar as chances de surdez. A pesquisa foi realizada pela Brigham and Women's Hospital, em Boston, e as informações são do Daily Mail.
Para chegar a este resultado, a cada dois anos durante duas décadas, as participantes do estudo foram questionadas sobre a saúde e o estilo de vida, incluindo hábitos de alimentação, peso e audição. A partir das respostas, os pesquisadores descobriram que as que estavam muito acima do peso, com IMC (Índice de Massa Corporal) a partir de 40 eram 25% mais propensas a ter problemas de audição do que as que apresentavam um índice abaixo de 25. Também foi descoberto que as mulheres que tinham mais de 87 cm de cintura apresentavam 27% mais riscos de sofrer sintomas de surdez do que aquelas cujas cinturas mediam menos de 71 cm.
Apesar dos resultados, os pesquisadores não sabem ainda precisar por que as mulheres com mais sobrepeso estão mais propensas a ter problemas de audição. No entanto, acreditam que o acúmulo de gordura poderia obstruir áreas dos ouvidos, limitando a circulação do sangue e, consequentemente, causando danos às células. "O ouvido é altamente ativo metabolicamente, o que significa que é muito dependente de um fluxo sanguíneo adequado", explica a pesquisadora Sharon Curhan.
O novo estudo mostrou também que atividade física regular, como 2 horas de caminhada por semana, poderia reduzir o risco de surdez em até 15%. Embora a pesquisa tenha sido focada em mulheres, os resultados se estendem também às pessoas do sexo masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário