terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ClickPB desvenda um mistério chamado "Papai Noel"

Da redação
ClickPB desvenda um mistério chamado "Papai Noel"
Por incrível que pareça a lenda do Papai Noel, que desce pelas chaminés na noite de Natal, não tem nada de capitalista e surgiu a partir de um homem de verdade, que resolveu praticar o bem e foi declarado Santo pela Igreja Católica, ficando para a história como São Nincolau.
Os trajes certamente eram de um padre e dificilmente seu biotipo era de um gordinho, mas que Nicolau virou lenda após distribuir presentes, isto é verdade. Filho de pais ricos, Nicolau nasceu no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor, tendo se tornado sacerdote da diocese de Mira, onde evangelizou os pagãos em meio a perseguição que os cristãos viviam.
São Nicolau é conhecido principalmente pela sua atitude bondosa para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por causa disso o próprio pai, na loucura, aconselhou-as à prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí para todos passarem a sonhar com bolsas de dinheiro caindo pela chaminé ou janela, foi um pulo...
Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.
São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo. Sua transformação para o símbolo natalino ocorreu na Alemanha e passou a ser conhecido no mundo todo. Toda essa história está contada no livro "Papai Noel: uma biografia" escrito pelo professor de história Gerry Bowler, um detalhado registro da vida do bom velhinho, de onde tiramos estas informações.
Mas de onde veio a roupa vermelha e os quilos a mais do bom velhinho?
Atualmente, Noel é retratado como um homem velho, gordo, alegre e sempre com um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem surgiu no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário