terça-feira, 24 de dezembro de 2013

24 de Dezembro de 2013

Padre aproveita momento do Natal e pede para que os casais sigam o exemplo a Família de Nazaré

 O Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, aproveitou o momento que antecede o Natal para pedir às famílias campinenses que observem o exemplo da Família de Nazaré. Ele pediu para que os casais aproveitem o exemplo de Maria e José para fortalecer a união entre si.

Segundo Pe Márcio, ao tomar conhecimento da gravidez de Maria, José deu uma grande demonstração de amor, antes mesmo que o anjo do Senhor aparecesse a ele, em sonho, para informar-lhe sobre o nascimento do Filho de Deus. Pe Márcio iniciou sua homilia, na Missa que marcou o acendimento da quarta vela do Advento (tempo que marca a espera do nascimento do Menino Jesus) falando sobre a proximidade do Natal.



“Estamos nas portas do Natal, quando teremos a contemplação do Filho de Deus. O Verbo vai se fazer carne. O Filho de Deus vem para salvar a humanidade. Deus, infinito, inclinou-se sobre a nossa humanidade. O advento é a espera deste momento”, disse Padre Márcio, para em seguida afirmar que o nascimento de Jesus representa “um mistério tão grande que não conseguimos abarcar com a nossa realidade”.



Para Pe Márcio, ao dizer sim ao Anjo, Maria deixou que Deus fosse Deus na vida dela e na de José. “Aquele casal tinha sonhos e, de repente, tudo se transforma em tempestade, tudo muda completamente. De um lado Maria se lança nas mãos de Deus e, do outro, José, que sabia que aquele filho não era dele. Mas José era justo e a Palavra diz que ele não difamou sua noiva, mas a deixou secretamente. Imagine a dor que passou José”.



Ele lembrou que, da mesma forma como anjo apareceu a Maria, apareceu em sonho a José, marcando outro momento importante e definitivo para a vinda do Cristo Salvador. “O anjo falou: ‘José, filho de Davi’ e a profecia dizia que Jesus viria da linhagem de Davi. Se José tivesse dito não, Jesus não poderia ser o Messias. A gente nunca reflete sobre o sim de José. Da mesma forma como Maria acreditou, José também acreditou”.



*Casais de hoje – *Pe Márcio lembrou que a vinda de Jesus foi “um sonho de Deus concretizado na vida de um casal que enxergou Deus” e que, às vezes, não enxergamos Deus em nossas vidas. “Mas Ele está sempre presente, através do Espírito Santo. Será que sabemos reconhecer a presença de Jesus? Estamos abertos para Jesus? Como vamos reconhecer que nossa vida tem a presença de Jesus diariamente? Peçamos ao Senhor que se faça presente em nossa vida”.



O pároco lembrou que o Natal nos remete a um clima familiar e que, nesta época, é bom lembrar a Família de Nazaré, de Jesus e Maria. “Percebamos que houve uma crise entre Maria e José. Penso que muitos casais são incapazes de amar da mesma forma que o amor deles, acreditando na esposa, no esposo. Veja que José não difamou Maria”.



No caso dos casais de hoje – prosseguiu – podemos dizer que um não acredita no outro porque não acredita que um quer o bem do outro. “Vivem brigando, discutindo, um quer impor algo ao outro, fica relembrando coisas do passado para enfraquecer o casamento”.



Ele lembrou que, ao falar sobre os casais em sua homilia, não estava se referindo a casais que não frequentam a igreja, mas a muitos que vão à missa semanalmente e, no entanto, tem posturas bem diferentes da adotada por José e Maria. “Muitos desses casais estão aqui na igreja. Não estou falando de casais que estão distantes, não. Casal que não se abre ao acolhimento se afasta um do outro, buscando, inclusive, justificativa para trair um ao outro. Então, eu os convido a contemplar essa figura do casal de Nazaré”.



E finalizou pedindo uma reflexão sobre a Família de Nazaré. “Que neste Natal descubramos este elemento bonito do casal de Nazaré: o acolhimento. Busquem rezar pensando em José e Maria, porque eles nos ajudam a enfrentar os problemas com mais serenidade, através do amor”.



*Pascom – Catedral*

Nenhum comentário:

Postar um comentário