quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Agência Nacional de Saúde suspende 150 planos de saúde

Estão sendo aplicadas suspensões preventivas por um período de três meses
Saúde | Em 14/11/13 às 20h20, atualizado em 14/11/13 às 20h31 | Por Redação com Agência do Rádio
Reprodução/Internet
Mais de 15 mil reclamações foram atendidas
Cento e cinquenta planos de saúde de 41 operadoras vão ter a comercialização dos serviços suspensa a partir da próxima segunda-feira. A decisão da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, é para garantir assistência de qualidade aos pacientes. A Agência identificou descumprimento de prazos e negativas indevidas de cobertura assistencial. O diretor de Fiscalização da ANS, Bruno Sobral, ressalta que a medida protege os beneficiários dos planos.
"A lógica é a de que os beneficiários dessas operadoras que já estão contratados não sejam prejudicados com novas adições de beneficiários num plano que já tem problema. Então não acontece nada com os beneficiários atuais. Eles permanecem com seus contratos vigentes, eles têm que ser atendidos. A ideia é que eles sejam, inclusive, melhor atendidos agora porque naqueles planos não poderá haver, durante três meses, nenhuma inclusão de novos beneficiários".
Entre junho e setembro deste ano, a ANS recebeu mais de 15 mil reclamações sobre 516 operadoras de planos de saúde. Por isso, estão sendo aplicadas suspensões preventivas por um período de três meses. A atual suspensão beneficia mais de quatro milhões de consumidores. O diretor de Fiscalização da ANS, Bruno Sobral, explica como o beneficiário pode denunciar irregularidades.
"Todos os beneficiários de planos de saúde procurem primeiro as suas operadoras. Suas operadoras devem estar preparadas para atendê-los dentro dos prazos estipulados. Caso isso não seja possível, existe um canal da ANS através da internet, que é o www.ans.gov.br e tem também o nosso 0800, que é 0800 701 9656".
As operadoras que não cumprirem os critérios de garantia de atendimento definidos pela ANS podem ser multadas. Os valores variam de 80 mil a 100 mil reais. Para saber mais, acesse: www.ans.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário