quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Medicamentos de graça no SUS beneficiam cada vez mais diabéticos no Brasil

O SUS oferece de graça cinco tipos de medicamentos para diabetes em mais de 25 mil farmácias populares no Brasi
Saúde | Em 14/11/13 às 20h07, atualizado em 14/11/13 às 20h15 | Por Redacação
Reprodução/Internet
SUS
Desde 2011, com o lançamento do programa Saúde Não Tem Preço do Ministério da Saúde, vários brasileiros já foram beneficiados com medicamentos de graça em farmácias próprias do SUS e em drogarias vinculadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.
O supervisor de recurso, Wanderley da Silva, por exemplo, descobriu que tem diabetes há cinco anos. Ele está satisfeito com o tratamento gratuito: "Eu comprava medicamento de marca e, com o tempo, eu descobri que o governo fornecia essa medicação. Então eu passei a pegar porque são sessenta comprimidos ao mês, então eu teria que comprar três caixas. Três caixas para uma pessoa de baixa renda comprar e gastar trinta e seis reais é tirando de outra coisa. Eu já sei que está certo pra mim. Está lá meu prontuário, então a pessoa, às vezes, liga, como é o farmacêutico que já conhece. Então eu não tenho como expressar aqui pra você o benefício porque é imenso."
O aumento do número de pessoas que estão adquirindo medicamentos para o diabetes está relacionado ao conhecimento sobre a doença.
De acordo com dados da Vigitel 2012 - pesquisa do Ministério da Saúde de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, o percentual de pessoas que se declararam diabéticas passou de 5,3% para 7,4%, entre 2006 e 2012, conforme explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
"Mas isso não significa, necessariamente, que cresceu a diabetes e sim que cresceu o número de pessoas que sabem que têm diabetes, o que é bom. As pessoas devem, pelo menos, uma vez por ano, os adultos, principalmente, deveriam fazer o teste que é oferecido no SUS de graça, o teste de glicemia para identificar se tem ou não diabetes. Se ela é identificada cedo, a pessoa recebe o tratamento e aí tem o medicamento gratuito pelo programa Farmácia Popular."
Atualmente, o SUS oferece de graça cinco tipos de medicamentos para diabetes em mais de 25 mil farmácias populares no Brasil. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário