domingo, 22 de dezembro de 2013

21 de Dezembro de 2013

Pré-candidato a governador do PMDB vence enquetes realizadas por emissoras de rádio

Pré-candidato a governador do PMDB vence enquetes realizadas por emissoras de rádio
A pouco menos de um ano para às eleições estaduais, o ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Veneziano Vital do Rêgo tem liderado as principais enquetes realizadas por emissoras de rádio da Paraíba. Na manhã deste sábado (21), Veneziano foi o mais citado em uma nova consulta realizada pela da Rádio Cultura de Guarabira. Ele foi o nome mais apontado pelos ouvintes noprograma Espaço Aberto, comandado pelo jornalista Rudney Araújo. A enquete foi realizada durante 40 minutos e ouviu a opinião de 145 ouvintes de Guarabira e região.

Desta vez, diferente das outras enquetes que vem sendo realizadas em outras cidades, a produção do programa sugeriu os nomes dos pré-candidatos que poderiam ser votados. Os ouvintes poderiam votar no atual governador, Ricardo Coutinho (PSB); no pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital;  no senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), além da pré-candidata do PT, Nadja Palitot; e o do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP). Na enquete, não foi apresentado o nome do pré-candidato do PSC, Leonardo Gadelha.

Veneziano Vital obteve– 75 votos (51,73%); Cássio Cunha Lima – 48 votos (33,10%); Ricardo Coutinho – 15 votos (10,34%); Nadja Palitot – 2 votos (1,38%), Aguinaldo Ribeiro – 0 voto (0,0%) e Não sabe ou votariam em ninguém – 5 votos (3,45%).

Esta foi a terceira enquete em que o peemedebista vence em menos de uma semana. Ele também foi o mais citado no programa “Debate Sem Censura”, transmitido por uma rede de emissoras de rádio para todo o Estado. Foi a primeira enquete que a emissora realizou para saber a opinião dos ouvintes em relação aos pré-candidatos a governador, nas Eleições 2014.

Os participantes tiveram a liberdade de escolher o nome que preferissem, numa espécie de consulta espontânea. Os apresentadores informaram que os ouvintes não precisariam, necessariamente, se ater às pré-candidaturas já anunciadas pelos partidos, podendo citar nomes de quaisquer paraibanos. Foram ouvidas 82 pessoas e o resultado foi o seguinte:

Desta vez Veneziano Vital obteve 40 votos (48,79%), contra 22 de Cássio Cunha Lima votos (26,82%); 9 de Ricardo Coutinho (10,97%) e 2 Nadja Palitot – 2 votos (2,44%).

Chamou a atenção o fato de Veneziano ter praticamente o dobro do segundo colocado, o atual senador Cássio Cunha Lima. Este fato indica uma proximidade com a votação obtida em João Pessoa pelo irmão de Veneziano, atual senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) na eleição para o Senado em 2010. Na ocasião Vital foi o mais votado para Senador, vencendo o colega de parlamento Cássio Cunha Lima, que ficou em segundo.

Em outra enquete só que no Sertão, realizado na Rádio Sousense FM, da cidade de Sousa Veneziano também levou a melhor. Ele obteve 51,6%, Cássio 33,8% e Ricardo 14,5% para governador da Paraíba em nova enquete no Sertão. A enquete realizada no programa Jornal da Tarde, apresentado pelos radialistas Mamédio de Roque, Fábio Kamoto, Araújo Silva e Francisco Marques, foram consultados 62 ouvintes.

Consultado sobre os números, Veneziano disse que recebia o resultado com humildade. Para ele, ainda é muito cedo para fazer qualquer prognóstico a respeito do cenário a ser formado em 2014. Visto que muita coisa ainda poderá mudar com as alianças e definição de candidaturas. No entanto, observou que os paraibanos visivelmente clamam por mudanças, e veem no peemedebista a oportunidade de recolocar o estado no caminho do desenvolvimento.

Severino Lopes 

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário