quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PMJP beneficia Instituto dos Cegos da Paraíba com credenciamento junto ao SUS

Assessoria
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), credencia, nesta sexta-feira (22), o Instituto dos Cegos da Paraíba no Sistema Único de Saúde (SUS). O credenciamento será oficializado às 10h, na sede da entidade, localizada na Avenida Santa Catarina, Bairro dos Estados. A iniciativa da PMJP vai possibilitar que a entidade passe a receber recursos de até R$ 30 mil mensais, para serviços de educação, reabilitação e entretenimento.

"O credenciamento do Instituto ao SUS possibilitará o desenvolvimento de ações ainda mais qualificadas e abrangentes para os seus usuários. Estamos muito felizes por estabelecer essa parceria", disse o prefeito Luciano Cartaxo. Segundo ele, o teto orçamentário da entidade será de até R$ 360 mil ao ano.

Para o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, o recurso que será repassado pelo município é também um reconhecimento pelos serviços prestados pela entidade. "Com esse credenciamento, o município vai remunerar a assistência que o Instituto dos Cegos dá ao deficiente visual", destacou.

A partir desta sexta-feira, a entidade terá acesso aos recursos do SUS para realizar reabilitações visuais, terapias ocupacionais, consultas psicológicas e fisioterapia, entre outras atividades.  "Este é um marco na história do Instituto dos Cegos. Agora vamos ter a possibilidade de fornecer um serviço melhor e mais amplo ao nosso usuário", disse o presidente da entidade, José Antônio.

Instituto dos Cegos da Paraíba - Entidade filantrópica que atua há 69 anos no Estado, já atendeu mais de 10 mil pessoas, desde sua fundação. No local, são acolhidas pessoas de todas as idades, de recém-nascidos a idosos com mais de 80 anos. Também é fornecido um contraturno para alunos da rede municipal de ensino com deficiência visual, que recebem reforço escolar e cursos de braile.

O usuário do Instituto também recebe orientações de como andar sozinho com segurança, além de se habilitar para cuidar de coisas simples, como limpar a casa, e mais complicadas, como a utilização dos programas de informática que facilitam a navegação na internet e a leitura de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário