quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Leto reúne dois secretários, procurador e assessores para fazer levantamento sobre a máquina pública

Wellington Viana tomou posse no começo da noite dessa quarta-feira, após renúncia de Luceninha
Poder | Em 20/11/13 às 14h36, atualizado em 21/11/13 às 11h51 | Por Hermes de Luna e Naira Di Lorenzo
Diego Nóbrega (Jornal Correio da Paraíba)
Leto Viana
O novo prefeito de Cabedelo, Leto Viana (PTN), está reunido desde o início da manhã desta quinta-feira (21) com o procurador do Município Lincoln Mendes Lima; os secretários de Finanças, Nicodemus de Lima Trindade e de Administração, Liene Santa Praxedes; e assessores. O encontro acontece a portas fechadas e não tem previsão para o término. Leto assumiu a Prefeitura após a renúncia do então prefeito Luceninha (PMDB), comunicada na tarde dessa quarta-feira (20), à Câmara de Vereadores.
De acordo com a assessoria de gabinete do novo prefeito, a reunião tem o objetivo de fazer o levantamento de informações sobre a máquina pública.
“Em primeiro lugar eu tenho que saber o custo da máquina pública para a gente fazer um bom trabalho, fazer o controle das despesas. Hoje é o dia para saber como está a prefeitura. Preciso me atualizar de tudo que está acontecendo na Prefeitura”, disse nesta manhã Leto Viana.
Leto foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Luceninha em 2012. Ambos eram do PMDB. Em entrevista nessa quarta, o novo prefeito revelou que uma das primeiras medidas será exonerar todos os cargos comissionados, inclusive secretários, num só ato.
Ele também promete enxugar a máquina administrativa, reduzindo consideravelmente o número de secretarias. Nos próximos dias, Leto pretende nomear a equipe de confiança dele e anunciar outras medidas de contenção de despesas. 
O presidente da Câmara de Vereadores revelou que problemas financeiros podem ter formado o motivo da renúncia de Luceninha. Para ele, o gestor não pode ficar no cargo apenas por vaidade. “Ele assumiu a prefeitura com muitas dívidas das gestões passadas e ficou muito difícil de manter a administração. É por isso que a decisão foi tomada", avaliou.
Em ofício endereçado ao juiz da Comarca, João Marchado do Sousa Júnior, o prefeito Luceninha destaca que a renúncia foi “difícil e solitária” e que a gestão da cidade será “melhor governada” pelas mãos do vice-prefeito, a quem considera "sucessor natural". O ex-gestor frisa também que teve "coragem e desprendimento público" ao decidir pela renúncia.
O presidente da Câmara Municipal, Lucas Santino da Silva (PHS), amigo pessoal de Luceinha, ficou surpreso. Outro ofício comunicando a renúncia foi enviado a Lucas pelo próprio ex-prefeito O presidente da Câmara vai deu posse a Wellington Viana em sessão extraordinária que começou às 17h dessa quarta (20) e seguiu até as primeiras horas da noite; a posse ocorreu conforme artigo 65, paragrafo 4, da Lei Orgânica do Município de Cabedelo.
A informação foi trazida em primeira mão pelo programa Correio Debate, da 98 FM Rede Correio, através do jornalista Fabiano Gomes.
Para o presidente da Câmara, a renúncia de Luceninha foi "um ato de coragem e de muita dignidade”. 
Luceninha e Leto
Foto: Luceninha e Leto
Créditos: Reprodução/Internet
Assista às matérias exibidas na TV Correio HD.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário