terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ONU suspende negociações sobre conflito na Síria por falta de acordo

G1
A reunião que seria realizada entre as delegações do governo e da oposição sírios na tarde desta terça-feira (28) foi cancelada pela ONU devido às diferenças entre os objetivos dos dois grupos, informou um dos negociadores da oposição.
O mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, cancelou a reunião da tarde para dar a Ibrahim Jaafari tempo para pensar sobre Genebra 1, disse Ahmed Jakal, negociador da oposição, se referindo ao chefe da delegação do governo da Síria.
"Há uma grande resistência do regime para mover as discussões para a questão de um governo de transição", disse.
Fontes declararam que a sessão da manhã desta terça-feira foi encerrada depois que a delegação do regime convocou os participantes a adotar uma declaração que condena uma suposta "decisão dos Estados Unidos de voltar a armar grupos terroristas na Síria".
A próxima reunião deve ocorrer apenas na quarta-feira.
As negociações de paz entre o regime sírio e a oposição foram retomadas nesta manhã em Genebra, onde a ONU espera resolver o bloqueio em torno de um governo de transição e conseguir o envio de ajuda humanitária urgente. Entretanto, não houve progressos.
A declaração de Genebra 1, adotada em junho de 2012 pelas grandes potências, é alvo de polêmica desde o início entre partidários e adversários do presidente Bashar al-Assad.
A oposição considera que Genebra 1 é sinônimo de governo de transição e saída de Assad, no poder desde 2000.
Mas o regime considera que a declaração convoca um governo de união nacional ampliado, e que a eventual saída do presidente deve ser decidida pelos sírios em eleições.
As delegações falaram no fim de semana, sem alcançar avanços, de questões humanitárias, como a situação em Homs e o problema de milhares de prisioneiros e desaparecidos no conflito.
arte síria versão 24.01 (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário