terça-feira, 17 de dezembro de 2013

17 de Dezembro de 2013

Em reunião presidida por Vital CCJ aprova paraibano para Conselho do Ministério Público

 Em reunião presidida por Vital CCJ aprova paraibano para Conselho do Ministério Público
Em mais uma reunião presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, na tarde desta terça-feira (17), o nome do procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Indicado pelo Ministério Público Federal (MPF), Nóbrega recebeu 13 votos a favor e apenas um contrário. A indicação ainda será apreciada pelo Plenário do Senado.

“Na CCJ, aprovada a indicação do Procurador Fábio George Cruz da Nóbrega para compor o Conselho Nacional do Ministério Público” comemorou Vital. O senador disse que era uma honra presidir a sessão que colocou um paraibano no cargo de procurador e destacou as qualidades do indicado. Fábio da Nóbrega é natural de João Pessoa (PB) e graduou-se em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba no ano de 1992. Foi promotor de Justiça entre 1994 e 1996, mesmo ano em que ingressou no MPF. Sua atuação é reconhecida pelo combate à corrupção, tendo coordenado o Fórum Estadual de Combate à Corrupção (Focco), na Paraíba e em Pernambuco.

Ao fazer sua apresentação, Fábio da Nóbrega lembrou que tem experiência em órgãos colegiados e quase 20 anos de exercício dentro dos ministérios públicos estadual e federal. Para o procurador, o Ministério Público (MP) ainda registra áreas carentes de aprimoramento. Ele defendeu a parceria com a sociedade civil organizada em ações de controle público.

Na visão de Fábio da Nóbrega, o CNMP é um espaço de fortalecimento da discussão sobre o papel doMinistério Público e a importância do controle externo. Ele acrescentou que questões como justiça, segurança pública, combate ao racismo e corrupção estão entre as mais importantes para o cidadão brasileiro. Segundo ele, o Ministério Público quer colaborar na busca de saída para esses desafios.

– Ninguém vai conseguir superar esses desafios sozinho. O Conselho poderá contribuir grandemente para superá-los. O momento é de aproximação e busca de soluções que atendam ao clamor popular – disse o procurador. Questionado sobre a criação de um código de ética para o Ministério Público o procurador definiu o código como “importantíssimo” e registrou que o MP já está discutindo o assunto. Segundo Nóbrega, um código de ética pode auxiliar na regulamentação da atuação dos membros do MP e será benéfico para a sociedade brasileira.

Vários senadores participaram da sabatina a exemplo do senador Blairo Maggi (PR-MT), relator da indicação designado por Vital; o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP); o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e Pedro Taques. O presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo, disse que, como paraibano, era testemunha da carreira e da competência do indicado. Vital definiu Nóbrega como um “destemido homem do MP”. - Certamente ele vai oferecer seu equilíbrio e seu saber para o conselho – apontou Vital, ao elogiar o potencial do indicado.

Vital do Rego apresentou um breve relato sobre a atuação da CCJ em 2013. Ele lembrou que a comissão realizou 33 sabatinas para indicados a conselhos e tribunais superiores. Foram votadas 13 indicações para o CNMP e outras 13 para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A comissão ainda votou a indicação do ministro Luís Roberto Barroso para o STF, o nome de Rodrigo Janot para o cargo de procurador-geral da República, e a recondução de Haman Tabosa Moraes como defensor público-geral da União. Houve, ainda, a aprovação de um ministro para o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e outros três para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário