terça-feira, 17 de dezembro de 2013

17 de Dezembro de 2013

Governo Federal volta atrás e mantém obrigatoriedade de freios ABS e airbag em 2014

Governo Federal volta atrás e mantém obrigatoriedade de freios ABS e airbag em 2014
 A obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS em todos os carros novos foi mantida para o ano de 2014, anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (17) após reunião com representantes dos trabalhadores e do setor automobilístico em Brasília.

As resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito, ambas de 2009, que determinam que estes acessórios de segurança deverm ser obrigatórios já a partir do ano que vem em todos carros fabricados no Brasil, portanto, continuam valendo.

O possível adiamento da entrada em vigor da obrigatoriedade para instalação de airbag e freios ABS em 2014 foi avaliado pelo governo, segundo o Ministério da Fazenda, por conta da preocupação com preço dos carros, que ficarão de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil mais caros, segundo cálculos da indústria automotiva, além do impacto noemprego do setor automobilístico - visto que algumas linhas de produção podem acabar.

Entretanto, depois de discussão com representantes da indústria automobilísta, a regra que determinaobrigatoriedade a partir de 2014 foi mantida. Segundo Mantega, o preço dos carros populares, que não contam com airbag e freios ABS, vai subir de 4% a 8% no ano que vem por conta da obrigatoriedade da instalação dos equipamentos de segurança.



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário