domingo, 1 de dezembro de 2013

Pianista Anna Fedorova é atração de abertura do Festival Internacional de Música Clássica

Secom-JP
No lugar dos sinos, acordes do hino nacional soarão no belo adro da Igreja de São Francisco, às 18h deste domingo, 1° de dezembro. É a abertura de gala do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Sob a regência do diretor artístico do festival, o maestro Laércio Diniz Sinhorelli, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa dá partida ao evento que, durante uma semana, reunirá atrações mundiais e grupos brasileiros, pareados ao nível dos grandes eventos de música clássica vistos na Europa. São 22 concertos e dez masterclasses, todos com entrada gratuita.
Para a noite de abertura, o maestro contará com a participação de uma estrela internacional de primeira grandeza, a premiada pianista ucraniana Anna Fedorova. Nascida na Ucrânia, a jovem virtuose vem arrebatando todos os principais prêmios dos concursos internacionais de piano: o Rubinstein, na Polônia, em 2009; o Fréderic Chopin para jovens pianistas, em Moscou, e ainda o Concurso de Lyon na França e o prêmio do Verbier Festival.
Fedorova nasceu em Kiev, em 1990, em uma família de músicos. Ela começou a tocar piano aos 5 anos de idade - seu primeiro recital público ocorreu quando ela tinha 6, na Sociedade Filarmônica Nacional da Ucrânia. Estudou no seu país e na Royal College de Londres.
Tem feito concertos em diversos locais da Europa, América do Norte e América do Sul. Em 2014, salas de maior renome mundiais, como a Concertgebouw de Amsterdam e a Sala Verdi de Milão, e os festivais de Annecy e Anvers-sur-Oise, na França, vão ouvir Federova. Mas antes, e de graça, dá seu recado a João Pessoa.
"Fedorova tem feito muito sucesso nos palcos europeus", lembra o maestro Laércio Diniz, que escolheu um repertório bastante conhecido e agradável para o público em geral dessa primeira noite.

A nova Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (antiga Orquestra de Câmara da Capital) também estreia a formação sob a batuta do competente maestro. Filho de pernambucano e neto de paraibana, Laércio assume a função com a missão de dar um outro status à orquestra, transformando-a em um grupo (que chegará a 55 integrantes) à altura das orquestras das cidades, como Nova York, Berlim e São Paulo.
Serviço: 
Concerto de abertura do I Festival Internacional de Música Clássica
Quando: 1º de dezembro (domingo), às 18h
Com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa  
Regência: Laércio Diniz.
Solista: Anna Fedorova (Ucrânia) - piano
Local: Adro da Igreja de São Francisco / Praça São Francisco, s/nº

Programa
Francisco Manoel da Silva - Hino Nacional
Gioachino Rossini - Abertura "O Barbeiro de Sevilha"
Sergei Rachmaninoff - Concerto para piano nº 2 (Moderato; Adagio sustenuto; Allegro scherzando)
Beethoven - Sinfonia nº 5 - Primeiro movimento (Allegro con brio)
Villa-Lobos - O Trenzinho do Caipira
Johann Strauss Jr. - Danúbio Azul
Tchaikovsky - Valsa das Flores

Informações: Sylvana Toscano, assistente de produção do festival (9926-1129, 8700-3797)

festivaldemusicajoaopessoa.com.br
www.facebook.com/funjopejp
Twitter: @IFestivalMúsica
Instragram: @funjopeJP

Entrada gratuita
Capacidade: 250 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário