quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

01 de Janeiro de 2014

Cai número de alunos matriculados nas escolas públicas do estado, diz Censo Escolar 2013

Cai número de alunos matriculados nas escolas públicas do estado, diz Censo Escolar 2013
O número de pessoas matriculadas em escolas da rede estadual daParaíba caiu 25,34% de 2012 para 2013. Os dados do Censo Escolar 2013, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram divulgados ontem no Diário Oficial da União e revelam que a redução foi mais expressiva nas séries do ensino fundamental nas escolas estaduais.

De acordo com a pesquisa, no ano passado a rede pública estadual contabilizou 343.300 matrículas e reduziu para 256.278 neste ano, entre as séries do ensino fundamental e ensino médio. Na fase do ensino fundamental, do total de 487.447 estudantes matriculados, somente 145.453 frequentavam unidades educacionais da rede mantida pelo Governo do Estado e em 31 municípios não há mais escolas estaduais ofertando vagas nesta fase do ensino regular.

Os outros 341.994 estudantes do ensino fundamental estudavam em escolas geridas pelos municípios. O estudante Matheus Mouzinho, de 15 anos, faz parte do número de matrículas reduzidas nas escolas estaduais da Paraíba. O garoto conta que deixou a escola pública que frequentava para terminar o ensino fundamental em uma escola da rede particular.

A secretária estadual de Educação, Márcia Lucena, explicou que a redução de matrículas no ensino fundamental se deve à municipalização das escolas que pertenciam ao Governo Estadual. Segundo ela, esseprocesso vem ocorrendo desde 2011 e também desde este período a secretaria tem concentrado as ações na qualificação do ensino médio da rede.

“Estamos repassando as matrículas do ensino fundamental para os municípios e também fortalecendo a rede municipal.

Antes de 2011, o Estado concentrava as ações no ensino fundamental e pouco se investia no ensino médio. Estamos reordenando a rede desde 2011, com ampliação de matrículas e melhoria na educação do ensino médio. De 2012 para cá, foram oferecidas 100 mil vagas no ensino médio, mas os alunos, principalmente os novatos, ainda não vieram.

Esperamos que isso mude em 2014 e que tenhamos uma melhor participação dos estudantes”, disse a secretária.

Já no ensino médio, em que no Estudo aparecem apenas as escolas estaduais, foram contabilizados 110.825 alunos.

Gabriela Oliveira integrou o Censo e fará o terceiro ano do ensino médio no ano que vem. A adolescente conta que sempre estudou em escola pública e almeja uma vaga na universidade.

Para conseguir o objetivo, ela planeja dedicar-se mais aos estudos na escola e fazer um cursinho preparatório. “Espero poder participar de um cursinho e me preparar melhor para o Enem. Mas não sei se vou fazer o cursinho oferecido pelas escolas estaduais”, disse a jovem.

Acompanhando a queda nas matrículas registradas na rede estadual, o total geral de alunos da rede pública da Paraíba, contabilizando as escolas municipais e estaduais, caiu 2,11%, comparando-se o total de matrículas de 2012 e 2013. Este ano foram registradas ao todo 832.094 matrículas, 18.006 a menos que no ano anterior.



Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário