quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Trócolli constata que reajuste abaixo da inflação deixou 80% dos servidores fora dos benefícios

Assessoria
"A propaganda tenta esconder, em síntese, o aumento que não aconteceu para a maioria e também para tentar fazer com que o povo esqueça que o governo fechou 25 coletorias, 30 delegacias na grande João Pessoa, vários hospitais, a exemplo do regional de Itabaiana, e mais de 200 escolas". A constatação é do deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB), que fez um levantamento e descobriu que o aumento dado pelo governo do estado foi abaixo da inflação e deixou 80% dos servidores públicos fora da lista dos beneficiados com o reajuste.
Segundo o legislador, o índice linear de 5% sequer supera a inflação de 5,91% acumulada no ano passado. Trócolli Júnior esclareceu, também, que o reajuste dado aos professores foi o estipulado pela lei do piso nacional, ou seja, obrigatoriamente o governador Ricardo Coutinho teria que dar o aumento, do contrário estaria contrariando a legislação nacional.
Além disso, os 27 mil servidores da educação, para os quais foi anunciado reajuste de 13, 57% (8,32% do Piso Nacional + 5,25%), o aumento atende apenas aos professores. O restante dos servidores e professores com carga horária inferior às 40h não serão contemplados com este índice.
Trócolli garantiu, ainda, que os servidores das áreas da saúde e segurança ficaram com um percentual de aumento que não cobre as perdas salariais dos três anos do governo socialista. Com relação aos 3.098 funcionários da saúde, para os quais o aumento anunciado foi entre 5% e 10%, poucos setores da área receberão valores superiores a 5%. "A grande maioria não vai sequer receber a inflação de 5,91%", falou o deputado.
Já sobre a área de segurança (21.334 servidores com reajuste de 10%), o aumento não foi estendido aos reformados e licenciados. As categorias da área não serão totalmente contempladas.  
 "O anúncio do aumento foi mais uma oportunidade para Ricardo fazer propaganda do governo, citando pequenas ações nas áreas de saúde, segurança e educação. O governo fala de aumento superior a 50% para os soldados da PM, porém, considera gratificações que podem cair a qualquer tempo para o cálculo. Se fosse ganho real, a gratificação teria sido incorporada ao vencimento básico", explicou Trócolli Júnior.
Outro ponto que deve ser esclarecido, de acordo com o parlamentar, é o anúncio de 6,78% para 41.528 servidores, que ganham um salário mínimo e representam 34% da folha de pessoal. "Isso não foi aumento, apenas cumpre a legislação federal, que obriga os estados e municípios a pagarem o salário mínimo nacional", informou.
Conforme Trócolli, "a inflação acumulada nos 3 anos desta administração estadual beira os 20% ( 2011- 6,5%, 2012- 5,83% e 2013- 5,91%), enquanto as reposições que este governo insiste em chamar de aumento foram respectivamente: 3%, 3% e 5%, representando uma perda para os funcionários neste período de quase 10%".

Nenhum comentário:

Postar um comentário