segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Prefeitura de JP realiza programação alusiva ao Dia de Combate a Intolerância Religiosa

Assessoria
Prefeitura de JP realiza programação alusiva ao Dia de Combate a Intolerância Religiosa
Combater a intolerância religiosa e fortalecer o exercício do direito a liberdade de expressão é um dos principais objetivos da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, que acontece na próxima terça (21) e quarta-feira, na Capital. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e da Igualdade Racial.
Segundo a coordenadora de Promoção a Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, Socorro Pimentel, esse é o momento de colocar a pauta na rua e mostrar o sentimento de solidariedade e respeito que a gestão tem com a população no exercício dos seus direitos. "O Brasil é um Estado laico e a liberdade religiosa é um direito fundamental dos cidadãos. Queremos que todos possam exercer esse direito igualmente e que ninguém seja perseguido por suas crenças", afirmou.
Nesta terça-feira (21), a partir das 15h, será realizada a I Caminhada de Combate a Intolerância Religiosa. A Concentração acontece no Parque Solon de Lucena (Lagoa). De lá, os participantes seguem para a Praça João Pessoa onde acontece um ato público e em seguida para o Ponto de Cem Reis. No local, acontecerão apresentações de diversos segmentos religiosos.
"A Constituição Federal assegura a inviolabilidade a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício de cultos religiosos e garantida na forma da lei a proteção aos locais e cultos e suas liturgias. O que estamos fazendo é trabalhando para que esse direito seja respeitado por todos", frisou Socorro Pimentel.
A programação continua na quarta-feira (22), no auditório da OAB/PB, na Rua Rodrigues de Aquino, Centro da Capital. Das 8h às 12h, acontece a exibição do vídeo "Diversidade Religiosa e Direitos Humanos", produzido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e uma roda de diálogos com a presença de líderes religiosos.
No período da tarde, das 15h às 18h, no mesmo local, será realizada uma audiência pública sobre o desrespeito a diversidade religiosa com a presença de representantes do poder público municipal e estadual.
Os eventos em alusão ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa contam com a parceria da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da OAB/PB e Academia de Livres Pensadores da Paraíba. A caminhada, a exibição do vídeo e a audiência são abertas ao público. "Contamos com a presença e a participação de todos", destacou Socorro.
Mesa Temática - Na terça-feira (21), a coordenadora Socorro Pimentel participa também de uma mesa Temática sobre a diversidade religiosa e cultural no contexto escolar e social que acontecerá às 19h, na Câmara Municipal de Alagoa Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário