quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

09 de Janeiro de 2014

Presidente do DCE denuncia ‘indústria de vestibulares’ em universidade da PB

Presidente do DCE denuncia ‘indústria de vestibulares’ em universidade da PB
 
 Crítico contundente da gestão da reitora reeleita do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), João Augustinho denunciou em entrevista exclusiva ao PB Agora, uma verdadeira indústria de vestibular praticada de maneira abusiva pelo Unipê em João Pessoa.

De acordo com o representante da categoria estudantil, diversas irregularidades são praticadas na instituição de ensino, que chega a abrir até cinco vestibulares agendados para preencher as vagas, não respeitando a política da 2ª chamada.

"O vestibular é feito da seguinte forma: o aluno faz o vestibular em um curso, por exemplo, de 50 vagas, se preencheu 30 em vez de se chamar o restante por colocação se faz outro vestibular para que se complete e se não se completar, é feito outro até que se preencham as vagas. Para cada vestibular é cobrada uma taxa de inscrição onde o estudante chega a pagar até R$ 90,00” afirmou Augustinho.

Em outras instituições de ensino, a exemplo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), quando as vagas são preenchidas por alunos que atingiram a média do curso, os alunos que ficaram perto desta pontuação, ou seja, não atingiram a média, mas tiveram pontuação suficiente para conseguir o status de “aprovado” vão sendo chamados até que as vagas estejam completadas.





João Augustinho voltou a citar exemplos:

“Se eu fiz o vestibular, a pontuação era 500, eu fiz 500, só que colocaram apenas 30, se faz outro vestibular daqui a uma semana, aí eu pago de novo e faço de novo, não tem segunda chamada, ou aproveitamento de pontos. No semestre há cerca de 5 vestibulares em todos os cursos, com nomenclaturas diferentes, ‘vestibular agendado’, ‘novo vestibular’, etc. Se de 30 vagas preencheu 20, ao invés dos outros alunos serem recolocados, você tem outra prova para completar as 10 vagas remanescentes, se completou apenas 5, abre outro exame e com isso mais inscrições e mais dinheiro” concluiu o presidente.

A reportagem do PB Agora tentou entrar em contato com a reitora, porém seu celular estava desligado.

Com informações de Henrique Lima

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário