quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

02 de Janeiro de 2014

Criança que teve 25% do corpo queimado segue internada em estado grave no Trauma

Criança que teve 25% do corpo queimado segue internada em estado grave no Trauma
 A entrada de uma criança de um ano e seis meses no Hospital de Trauma de João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (2), reacende os questionamentos referentes à vulnerabilidade de crianças a queimaduras causadas por acidentes domésticos. O menino, internado na Unidade de Pediatria, tem 25% do corpo queimado e está em estado grave.

De acordo com números divulgados pela Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Trauma, em 2013 foram registrados 1.282 atendimentos, deste total, 351 vítimas foram crianças na faixa etária de 0 a 12 anos de idade e 89 pacientes com apenas um ano de idade.

Todos os anos o Hospital de Trauma de João Pessoa realiza campanhas recomendando ações que devem ser adotadas para evitar acidentes e o que deve ser feito até a vítima ser levada para o hospital. As orientações são intensificadas principalmente no período relativo às festas juninas, quando o número de atendimento a queimados cresce significativamente.

De acordo com o diretor técnico do Hospital, Edvan Benevides, a maioria das queimaduras em crianças é doméstica e ocorre com líquidos superaquecidos, contato com fogo e objetos quentes, substâncias químicas e exposição à eletricidade. “Algumas medidas podem ser tomadas para evitar queimaduras em crianças: mantê-las sempre fora da cozinha, manter produtos químicos fora do alcance, evitar que manipulem fogos de artifício, usar protetores de tomadas e substituir os fios desencapados”, recomendou.

O diretor explicou ainda que jamais se deve passar pomadas, pasta de dentes ou manteiga no local afetado. “Toda queimadura necessita em primeiro momento ser lavada com água fria e em seguida a vítima precisa ser encaminhada ao hospital, no caso da grande João Pessoa, o Hospital de Trauma, já que temos um setor destinado ao tratamento”, orientou.



Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário