sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Semob define plano de trânsito e transporte para o cortejo de Iemanjá

Efetivo vai acompanhar todo o trajeto do cortejo, promovido pela federação dos Cultos Africanos da Paraíba, em homenagem à Iemanjá - Nossa Senhora da Imaculada Conceição na religião católica
Cidades | Em 06/12/13 às 10h55, atualizado em 06/12/13 às 12h04 | Por Redação, com Secom JP
Dayse Euzébio 12
Cortejo de Iemanjá em João Pessoa
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa já está com tudo pronto para a Procissão de Iemanjá que vai ser realizada, neste domingo (8), do bairro Cruz das Armas até o Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Para dar segurança aos participantes, condutores de veículos, pedestres e evitar transtornos ao trânsito, a Semob vai disponibilizar seis motociclistas e uma viatura com quatro agentes de mobilidade. O efetivo vai acompanhar todo o trajeto do cortejo, promovido pela federação dos Cultos Africanos da Paraíba, em homenagem à Iemanjá - Nossa Senhora da Imaculada Conceição na religião católica.

Trajeto – O cortejo está previsto para sair às 16h da Rua Dr. João Soares da Costa, seguindo pela Avenida Cruz das Armas, Rua Francisco Manoel, avenidas Vasco da Gama, Américo Falcão, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa e, finalmente, por volta das 19h, Busto de Tamandaré, na orla de Tambaú.

Bloqueios – Para reduzir os transtornos causados ao trânsito durante o percurso, os agentes da Semob vão bloquear o tráfego transversal à passagem da procissão apenas quando os devotos estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado imediatamente após a passagem da procissão. Apenas parte da via (meia pista) será segregada para o cortejo, ficando a outra parte para o tráfego de veículos que deverão circular em velocidade reduzida ao se aproximarem dos participantes. Agentes da Semob estarão acompanhando o cortejo com motos e carros. 

Busto de Tamandaré –
 O final da Avenida Epitácio, encontro com a Rua Antonio Lira (Banco do Brasil), será bloqueado para o tráfego de veículos, a partir das 18h, para a chegada da procissão ao Busto de Tamandaré, onde os religiosos entregam oferendas à Iemanjá. O acesso a Tambaú vai ser pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, já o acesso ao Cabo Branco será feito pela Rua Antonio Lira.

Procissões católicas – Os católicos também receberão apoio dos agentes da Semob nas procissões que serão realizadas pelas paróquias do Varadouro, Bancários e Miramar, em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Esquema de trânsito
Foto: Esquema de trânsito 
Créditos: Divulgação/ Semob 
A partir das 16h, sairá do Santuário da Imaculada Conceição, no Varadouro, uma procissão em direção à Central de Polícia, depois retornando ao Santuário, na Rua São Miguel. Nos Bancários, o cortejo será na Avenida Flamboyant, por trás do Shopping Sul, com saída às 16h30 indo à Praça da Paz. Em Miramar, será realizada caminhada do Santuário da Imaculada Conceição, com saída às 18h30 da Rua Abdias G. Almeida, Salustiano Ribeiro, Rep. José Mariz, Wandick Filgueiras, Dep. Geraldo Mariz, Salustiano Ribeiro, Abdias G. Almeida, retornando à igreja. Em Tambiá, às 8h30, sairá uma procissão do Condomínio Arruda Câmara, na Avenida Des. Boto de Menezes, seguindo pela Rua Raul Henriques de Sá, circundando o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), depois retorna ao local de saída.

Ônibus – A Divisão de Ônibus (Dion) da Semob solicitou às empresas reforço nas linhas 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; Circulares 1500 e 5100 para atender à demanda dos usuários que vão ao Busto de Tamandaré acompanhar as comemorações à Iemanjá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário