segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Na rota do crime: Paraíba é o segundo Estado do NE com mais operações da PF

Janildo Silva
Na rota do crime: Paraíba é o segundo Estado do NE com mais operações da PF
A Paraíba foi alvo de nada menos que 10 operações da Polícia Federal no ano de 2013, "conquistando" o nada honrado segundo lugar na Região Nordeste. Combate a corrupção e mortes por encomenda foram alguns dos crimes que estiveream na mira dos Federais no Estado.
Considerando todos os Estados da Federação, a Paraíba está no sétimo lugar nacional em Operações da Polícia Federal, figurando ao lado do Amapá nesta posição nada confortável. Na Região Nordeste, perdemos apenas para a Bahia (13 Operações), enquanto que no Brasil, São Paulo lidera com 33 operações, Paraná está em segundo com 21 operações, Rio Grande do Sul em terceiro com 19, seguido por Minas Gerais (17), Bahia (13) e Pará (11).

Listagem das Operações realizadas na Paraíba:

Astringere - Cabedelo/PB - Desbaratar uma organização criminosa que, com a participação de um magistrado, atuava mediante os mais diversos tipos de fraude. Foi constatada a existência de uma verdadeira usina de astreintes, uma multa processual que tem a finalidade de incentivar o cumprimento de decisão judicial 
Cinzas - Campina Grande/PB - Desarticular um grupo criminoso especializado em roubos a agências dos Correios no estado da Paraíba.
Dealers - A PF deflagrou a Operação Dealers, com objetivo de desarticular um esquema internacional de importação de veículos e náuticos de luxo.
Falso Apoio - Fortalecer as provas já existentes acerca de um desvio de mais de R$ 2 milhões de recursos federais destinados à Fundação José Américo, que presta apoio à UFPB- Universidade Federal da Paraíba.
Falso Chico - Desarticular uma quadrilha especializada na obtenção fraudulenta de benefícios previdenciários, mediante a utilização de documentos falsos.
Jogada Ilegal - Dar cumprimento a 49 mandados de busca e apreensão devido a exploração do "Jogo do Bicho".
Kuarup - Cabedelo/PB - PF cumpre cinco mandados de busca e apreensão na Reserva Indígena Potiguara, para levantar indícios que auxiliem o inquérito policial que apura o homicídio de índios ocorrido em 2012.
Mãos Vazias - Cumprir mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decorrência de inquérito instaurado na Paraíba, com base na Lei de Lavagem de Dinheiro.
 Premier - Conceição/PB - Filho da ex-prefeita, intervinha de maneira determinante nos negócios do município, intermediando a relação entre a prefeitura e empresas que executavam obras licitadas.
 Ravel - Desarticular um esquema de concessão fraudulenta de benefícios previdenciários. O INSS identificou um prejuízo de cerca de R$ 89.913,64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário