quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mosteiro São Bento é cenário para obras de Bach e Beethoven

Evento é promovido pela Prefeitura, por meio Funjope, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Eventos | Em 05/12/13 às 10h02, atualizado em 05/12/13 às 12h54 | Por Redação com Assessoria
Reprodução/ Google 12
Mosteiro de São Bento
Sonatas para violino e piano compostas por Beethoven e Bach ressoarão pelas paredes barrocas da Igreja São Bento no concerto desta quinta-feira (5), às 14h. O violinista americano Nathan Olson e o pianista brasileiro Paulo Gazzaneo farão o recital, que abre o quinto dia de apresentações gratuitas do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. O evento é promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Olson fará a abertura com a “Chacona”, de Bach, peça de 13 minutos que é o movimento final da partita nº 2 m ré menor, composta para violino solo. A melancólica “Sonata em Sol maior”, de Brahms, conta com três andamentos em tempo suave, com uma cadência intimista. Fechando o concerto, a sonata para violino e piano em Sol maior, op. 30, n. 3, do mesmo Brahms.
Nathan Olson
Nasceu em Berkeley, Califórnia, e graduou-se no Institute of Music’s do Concertmaster Academy, em Cleveland, onde estudou com William Preucil e Paul Kantor. É concertino da Orquestra Sinfônica de Dallas. Vencedor do concurso Joseph and Elsie Scharff, atuou como solista em orquestras como a Dallas Symphony, Canton Symphony Orchestra, City Music Cleveland, San Francisco Chamber Orchestra, Berkeley Symphony, Oakland East Bay Symphony, Lexington Bach Festival Orchestra. É primeiro violinista do Quarteto de Cordas Baumer.
Paulo Gazzaneo
Voltou à sua cidade natal, São Paulo, em 1993, após cinco anos de estudos na Europa. Em 14 anos, com os selos Paulus, YBrazil Concerto e PMC, gravou oito discos. Tem se dedicado nos últimos anos ao trabalho camerístico com o São Paulo Arte Trio, do qual é membro fundador, e à composição. Discípulo de István Lantos, na Academia Franz Liszt, de Budapeste, Hans Graf, em Viena, e mestre pela Unicamp, é professor da Faculdade Cantareira e da Escola de Música do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário